A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

ana bia 22/02/2022

decaiu hein
o trama de gregor, perdeu tudo e virou uma barata!
crítica social foda, mas achei tão caídinho.
é bemmm parado, só terminei de ler pra parecer culta pq é um livro russo
NÃO É RUSSO KAKKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAK

ana bia 23/02/2022minha estante
A NAOO??????

Nicolas230 23/02/2022minha estante
eh o ivan ilitch q eh russo KKKKKKKKKK

Nicolas230 23/02/2022minha estante
esse ai eh austro-húngaro continua chiquérrimo!

Xandy Xandy 07/12/2017

Acordou, olhou-se no espelho e viu...uma barata!
entem imaginar a seguinte situação: vocês acordam de uma linda noite de sono e, ao mirarem-se no espelho, deparam-se não com o reflexo que estão acostumados a ver de si mesmos, mas sim com a imagem de um ser com ventre marrom, acentuadamente abaulado, com saliências arqueadas e inúmeras perninhas, ou seja, durante a noite vocês transformaram-se em uma autêntica barata!

Que desespero vocês não experimentariam diante de tal acontecimento, não é mesmo?

Pois isto aconteceu de fato com Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que vivia com seus pais e sua irmã em seu pequeno apartamento. Gregor era arrimo de família, ou seja, era ele que praticamente sustentava a casa, justamente por ser um funcionário eficiente e muito produtivo.

Todavia, agora que ele havia metamorfoseado-se em uma asquerosa barata, sua família, envergonhada por ter que dividir o mesmo teto com semelhante criatura, o privara do contato com o mundo externo, obrigando-o assim a viver em um quarto poeirento e cheio de lixo!

Para piorar ainda mais as coisas, ele passou a depender da “bondade” da sua irmã para alimentar-se…

Será que Gregor, de algum modo, conseguirá reverter sua metamorfose e voltar a ser um producente homem, ou estará ele fadado a viver até o final dos seus dias como um desprezível e nauseabundo inseto?

O resto, só lendo muito!

Kafka conseguiu elaborar, de maneira brilhante, uma história convincente e muito tocante, que força-nos ao seguinte raciocínio: “Será que valemos pelo que somos ou apenas por aquilo que produzimos?”

A história é bem curta e pode ser lida em poucas horas.

Digno de 5 estrelas.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/12/07/a-metamorfose-kafka/
Mayara 07/12/2017minha estante
Se transformar em um bicho que tenho medo? Sai fora! Kkkk

Xandy Xandy 08/12/2017minha estante
Pois é, amiga. A barata foi apenas um simbolismo utilizado para uma doença terrível como câncer, depressão ou qualquer outra que impossibilitasse a pessoa de ser "produtiva", tendo que passar a depender da boa vontade da família.
Bjks e lindo final de semana pra ti, amiga querida!

Mayara 08/12/2017minha estante
Ah sim, interessante!
Um lindo final de semana para você também, bjs.

Rafa 04/01/2022minha estante
Como assim edição bilíngue?

Alice.Mandaj 04/01/2022minha estante
A primeira parte da edição é o livro em português e a segunda metade vem em inglês (tem as duas línguas no livro - ele é bem curtinho)

Rafa 04/01/2022minha estante
Que legal, obrigado Alice

Suzy 09/01/2022

Não sei dizer.
Ok, eu não entendi esse livro, ok é algo sobrenatural o cara se transformar numa barata, so tem que acreditar mesmo, mas no final como a família viu o Gregor é algo mesmo natural talvez eu mesma faria o mesmo, mas no sei se o livro quis passar uma mensagem ou só uma história mirabolante de uma barata(?)
Alexlindona 10/01/2022minha estante
acho que o livro quis passar uma mensagem, até agr onde eu to lendo na minha visão era como se ele estivesse passado por uma mudança/doença que impossibilitava ele de trabalhar então ele acabou se tornando inútil pra família dele pq era ele que sustentava a casa e a família não sabia lidar com a mudança dele

Alexlindona 10/01/2022minha estante
isso é só uma versão simplificada pq fiquei com preguiça de escrever tudo, mas é isto

Suzy 12/01/2022minha estante
Comecei a ver isso depois que li. Faz sentido sim, no final da pra perceber várias coisas. Mas na hora que li achei bem chato então tava cagando pra história no geral. Obrigada por esclarecer

fabiadielle 18/04/2022minha estante
Que revolta ?.
Compreensível. Mas com uma descrição engraçada.

Cecilia160 23/04/2022minha estante
Não poderia escrever uma resenha melhor para expressar tudo o que eu senti lendo esse livro...
A única diferença é que depois de ler eu fiquei com um pouco de pavor de baratas e besouros.

fabiadielle 13/05/2022minha estante
Eu tenho fobia de baratas. Então demorei muito a ter coragem de ler esse livro. Tentei sempre visualizar como uma aranha gigante pra não afetar meu psicológico ?

Cinara... 21/02/2022

"Quando Gregor Samsa, certa manhã despertou de sonhos intranquilos encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso."

Pode haver várias interpretações deste livro, mas para quem viveu algum tipo de depressão ao ler este livro, se vê descrito de todas as formas. A inércia, a vontade de não sair, ficar trancado no escuro, a frieza com que parentes e próximos acabam te oferecendo. O incômodo causado aos outros. A depressão é assim, um dia você acorda completamente metamorfoseado em algo que nem você se reconhece mais.
Eliza.Beth 21/02/2022minha estante
Adorei sua resenha ???
Esse livro é um mar de interpretações

Cinara... 21/02/2022minha estante

Emanuela90 21/02/2022minha estante
Bem isso. ?

Thiago.Franklin 02/02/2018

Defitivamente não entendi.
As pessoas elogiam muito esse clássico do Kafka, mas eu não entendi que ponto ele queria alcançar com ele. Temos uma família com necessidades de família, um cara que sustenta essa família e um dia se transforma num inseto, porque? Não faz diferença. Na verdade quase nada faz diferença,o livro começa e termina e parece que não começou nem que terminou.
Pedro.Seleri 03/02/2018minha estante
Kafka na verdade retrata o quanto nos tornamos um peso quando não contribuimos economicamente para a sociedade. A transfotmação em inseto nada mais é do que a representação disso.

Pedro.Seleri 03/02/2018minha estante
null

Thiago.Franklin 09/02/2018minha estante
Ah sim, agora entendi, obrigado, não tinha pensado no livro por essa ótica.

Paulo 10/04/2022

A vida é uma metamorfose constante.
O livro A Metamorfose expõe uma reflexão bastante profunda da vida humana ao jogar na cara que o corre corre do dia a dia não leva a nada. Que nós temos que aproveitar os momentos da nossa vida e não viver apenas em uma determinada atividade, mesmo se está for a fomentadora da sua família. Porque ao amanhecer pode acontecer algo do acaso e você não conseguir mais fazer aquela função, e consequentemente, o fomentador se tornar um peso para quem o tinha como herói e insubstituível. Mas na verdade ninguém é insubstituível, pois no final todos irão seguir a vida sem você. Não importa o quanto você é dedicado, porque nós só somos visíveis para as pessoas quando temos uma função social para elas. Quando perdemos este encargo as pessoas esquecem da nossa existência. Por isto, vamos aproveitar o tempo ao máximo. Porque a metamorfose das nossas vidas pode nos buscar a qualquer momento, pois somos uma metamorfose constante.
Leandro.Conde 11/04/2022minha estante
Parabéns, soube entender o que o livro quer passar.

Paulo 11/04/2022minha estante
obg. fico feliz por vc ter gostado, fique com muito receio de posta, pq sempre ouvi dizer que é um livro bem complexo e aclamado ,

Leandro.Conde 11/04/2022minha estante
Sim, mas justamente por essa crítica social que ele atingiu esse patamar. Se fosse apenas uma historinha sobre um cara que virou um inseto não iria.

Alìce 04/01/2021

Gente!
Eu fiquei foi triste, Gregor morreu!
Passei a história todinha achando que ele ia voltar ao normal e no final ele morre? Que horror, embora não seja esse o tema retratado na leitura.
Lucas Trindrade 05/01/2021minha estante
spoiler

Milena 09/01/2021minha estante
isso é spoiler!!!!! devia ter sinalizado. não é atoa que o skoob tem essa opção. pqp

Alìce 11/01/2021minha estante
Aí, gente, eu sei que foi spoiler. Eu comecei escrevendo e me esqueci de sinalizar, desculpa. Ninguém vai morrer por causa de um spoiler!

Conça 03/01/2021

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Autor: Frank Kafka nasceu em praga no dia 3 de julho de 1883, filho de judeu. Se formou em direito. Ficou noivo duas vezes da mesma mulher e não se casou, nem com ela, nem com outras mulheres que marcaram sua vida. Sofreu com a tuberculose e ficou internado por muito tempo em um sanatório para tratamento da doença. Faleceu no dia 3 de junho de 1924.

Enredo: metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante ? o famoso Gregor Samsa ? transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é A trágico, grotesco e cruel na condição humana tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundivel da ficção universal.

Geral: muito fácil ler essa obra narrada na terceira pessoa, uma leitura fluida e dolorosa, e por diversas vezes tive que deixar de lado para recomeçar a ler até o final. É repugnante o tratamento dando a Gregor, como parente, como alguém que até então provia às necessidades da família, dando a maior prova de amor ao se sacrificar. E, não menos importante, a relação ao seu ?semelhante.? Como não buscar Nietzsche: ?humano, demasiadamente humano??
Os personagens foram bem definidos e, apesar do narrador não revelar os sentimentos do pai, mãe e irmã, acho que foi a forma de denotar que eles não tinham qualquer sentimento além daqueles que antes eram somente favoráveis aos mesmos. Foi bem assim: ?quero ser servido, mas não quero servir?. Me impressiona a correlação das nossas atitudes nessa tão pequena novela...a exclusão, o preconceito com a imagem do outro. Depois, o amor negligenciado, o abandono, falta de compaixão. Livro sofrido. Livro profundo.
Essa obra deixa uma grande mensagem para aprendermos a nos humanizarmos, olhar para o outro com amor, fazer por ele aquilo que gostaríamos que fizessem conosco, tratar o outro independente da sua opção sexual, raça, cor, religião, estrutura óssea....Às vezes penso que não tenho mais lágrimas para despejar com leituras, mas ao ler determinada obra, percebo o quanto estou longe disso. Espero imensamente que eu tenha aprendido o magnetismo de Kafka.
Impossível não recomendar...
Duda 03/01/2021minha estante
Essa leitura é realmente dolorosa, quando li tbm tive que parar várias vezes.

Conça 03/01/2021minha estante
Um volume tão pequeno com uma grande mensagem, não é?

Duda 03/01/2021minha estante
Sim, faz vc parar e refletir por um bom tempo.

Ryanne 13/12/2021

Reflexivo
O clássico pode ter várias interpretações, de alguém que de repente torna-se inválido e que necessita de cuidados. Traz a sensibilidade das relações familiares, de sonhos que poderiam ter se realizados, da exploração do trabalho, do desapontamento com familiares, enfim. Um livro que desperta emoções e sensações delicadas.
Katia.Borges 22/12/2021minha estante
Eu não consegui gostar desse livro não...hehe

Katia.Borges 22/12/2021minha estante
Eu não consegui gostar desse livro não...hehe

Ryanne 22/12/2021minha estante
Eu achei sensível, curti !

belacrns 10/02/2022

Confuso
No começo me parecia uma história normal, só entendi oq acontecia com Gregor depois de ter deixado essa história um pouco de lado. Me pareceu tudo muito confuso.
Mas coitado, fez de tudo, e por mais que tenha sido horrenda a sua situação acho q faltou um pouco de consideração da parte de seus pais e irmã.
mari is reading 11/02/2022minha estante
em que inseto vc acha q ele se transformou?

belacrns 11/02/2022minha estante
acho q talvez em um besouro ou uma barata

mari is reading 11/02/2022minha estante
eu sempre pensei na barata

Joao 14/07/2020

Nem ruim nem fantástico
A metamorfose foi uma leitura mediana. As críticas feitas pelo Kafka são realmente pertinentes mas acredito que por ser um livro cru de pouquíssimas páginas não conseguiu aflorar meus interesses pela história. A forma como Gregor lidou com toda sua transformação me cansou porque ao invés de desespero, medo, repulsa ou anseio (sentimentos oriundos de situações complexas de nossa vida) ele apenas ficou apático em quase toda a drama. Já a maneira como a família de Gregor lida com a situação não me surpreendeu já que devido ao meu atual estado de espírito não vejo mais com bons olhos a ?instituição família?.

Por agora me sinto um pouco estranho, igual ao Gregor trancado em seu quarto, pois vejo que pertenço a uma pequena parcela de pessoas que não amaram o livro.
Lise 14/07/2020minha estante
finalmente uma pessoa que também não amou esse livro.

Joao 14/07/2020minha estante
acho que existe até uma certa pressão para que amemos o livro jdksjdjsjd

Lise 14/07/2020minha estante
com certeza kkkk e eu jurava que ia ser um favorito, mas foi só decepção mesmo

Aquela que tá olhando pro céu 25/11/2021minha estante
Não tinha interpretado por este lado, mas realmente faz sentido! Esse livro permite muitas leituras e interpretações, todas muito importantes!! Como é necessário ter empatia e respeito...

Nicole 25/11/2021minha estante
Também adorei a sua resenha moça! Muito bem escrita e super pertinente seu ponto de vista ?

Aquela que tá olhando pro céu 25/11/2021minha estante
Ôoo muito obrigada!! :))

Larisse19 09/01/2022

Terminei e continuei sem entender nada
Vou assistir algumas resenhas no YouTube pra ver se consigo clarear a mente. A história é bem doida.

Sabe aquele meme de que "no começo, eu não entendia nada, e no final achava que estava no começo"? Pois é. Resume bem.
Monique 09/01/2022minha estante
Eu adoro a sinceridade dos leitores nessa rede social. Eu até tenho vontade de ler esse conto, mas também acho que não entenderia ?

Cristiane 09/01/2022minha estante
Kkkkkkkk

Taís 09/01/2022minha estante
Eu estou na mesma situação! Mas pelo que eu vi a história seria uma analogia para doenças, principalmente a depressão. Vou também procurar resenhas no YouTube!