Drácula Apaixonado Karen Essex

Resenhas - Drácula Apaixonado

1 | 2 | 3 | 4

Roneide.Braga 11/04/2020

[DRÁCULA APAIXONADO - KAREN ESSEX]
Eu gostei do livro e acredito que tenha gostado bastante porque fui de mente aberta. Não estava procurando romance quando iniciei a leitura; não estava procurando a complementação do livro original, porque eu nunca li O Drácula de Bram Stoker; não estava procurando erotismo; estava lendo um livro que foi indicado por uma pessoa que respeito. E confesso que fiquei surpresa, principalmente com a narração da autora ao mostrar como as mulheres eram tratadas na época, como seus maridos abandonavam as mulheres nos manicômios quando queriam se “livrar” delas, como as meninas desde pequena eram criadas para o papel de esposa perfeita.
Entrando no romance, não sei se teve “romance”, porque foram tantos homens escrotos, acho que bem condizente com a época (kkkkk). Confesso que esperava mais na entrada de Drácula, que só aparece mesmo lá nos últimos capítulos.
Tenho algumas críticas: 1) a autora explorou até demais os ambientes, sem necessidade; 2) não gostei das interferências da autora, que sempre se inicia com “Caro leitor”; 3) em alguns momentos fiquei um pouco confusa entre os sonhos, sonambulismo e o real (fiquei um pouco confusa porque li pelo celular, deve ter sido isso kkk). Mas vale a pena a leitura.

Bart 15/03/2020

*Karen Essex*
Caramba...mais uma vez fui pego de surpresa...e boa!!
Em 1897 o escritor irlandês, Bram Stoker lançou seu livro mais famoso, e simplesmente o melhor livro de vampiro que existe nesta galáxia.
Dia 25 de Dezembro de 1992, o cineasta e diretor Francis Ford Coppola, lançou o filme Drácula, uma adaptação baseada no livro de Bram Stoker. .
Esse flme me traz uma memória afetiva, por ter assistido a ele em 1993, como meus amigos de infância (do pré escolar) no cinema (de Etâneo) na mha cidade natal (Sobradinho-BA), todos crianças, numa 6feira à noite... voltando p/livro!!
Quem leu o livro, gostou!
Quem assistiu ao filme, gostou!
No livro, o vampiro é metódico e não tem pena de ninguém. O filme, é uma versão (adaptação) romantizada, mas tbm excelente do livro.
Por que eu falei isso?! Esse livro, "Drácula Apaixonado", p/mim ficou como uma versão definitiva do filme... vou explicar:
Todos conhecem a trama. Nesse livro, temos a visão de tudo, através dos olhos de Mina Harker, e ela é baseada na versão do filme. Pesado, principalmente em como ela descreve o desejo sexual (não dá p/criança) e pesado como ela mostra a representatividade da mulher na época em que a história se desenrola, como a psicologia e psiquiatria tentavam entender a mente insana naquela época (punk é apelido!), mas o melhor é como as lacunas do filme são preenchidas, a escritora foi mt bem sucedida nisso, e como passamos a entender a motivação do Conde, à qnt tempo ele já agia...leiam por favor, é um p#$@ de um Excelente livro!
Obs. Esse livro eleva e mt a censura (etária) do filme, seja através da volúpia da sexualidade, e tbm pela violência sofrida e narrada por Mina Harker.

Lawolft_ 11/03/2020

DRÁCULA APAIXONADO - KAREN ESSEX
Drácula apaixonado – que de Drácula e apaixonado não tem nada- conta a história de Mina nos anos 1890. Mina Murray é uma típica mulher conservadora, recatada, linda e extremamente elegante, com apenas 21 anos, órfã e trabalhando como professora numa escola para meninas. Recém-noiva de um advogado e futuro herdeiro chamado Jonathan Harker, ela está muito ansiosa para os preparativos de sua vida de casada.

Mina possui um passado obscuro, seu pai a espancava muito quando criança, pois acreditava que a menina era possuída pelo demônio, já que Mina é sonambula, sempre teve ‘sonhos’ lúcidos que a levavam a lugares diferentes, além de que se via sozinha conversando e brincando com crianças inexistentes.

Após o falecimento de seu pai a mãe de Mina a coloca numa escola para educar meninas aos 7 anos e lá ela se cria sendo a aluna exemplo e depois professora. Mina já adulta continua a ter episódios de sonambulismo e sonhos vividos perturbadores e outros sensuais, mas cética para o misticismo tem muito medo de entender o motivo desses casos.

Mina possui duas amigas, Kate e Lycy. A história de Mina se passa contando seu dia a dia ora com Kate, ora com Lucy e ora com Jonathan. Mina vai para casa de Lucy quando Jonathan viaja a trabalho e lá começa a ter episódios mais vívidos de seus sonhos onde ela se transforma numa criatura ou uma criatura a encontra. Por vezes esses episódios são com um cavalheiro - com quem tem momentos íntimos - que Mina jura que vê quando está acordada também, mas não sabe quem é.
O livro todo é um tédio. Todos os personagens são desinteressantes, inclusive a protagonista e o Drácula que só aparece mesmo lá nas últimas páginas, JURO, e pior que não causa nem alvoroço.

São momentos com fulano e com ciclano e depois com beltrano. Me perguntei muitas vezes se a autora sabia mesmo sobre o que queria escrever, porque parecem várias histórias desconexas com o passar dos capítulos.

Mina é uma mulher cheia de dúvidas, extremamente conservadora que por vezes se pune por seus pensamentos e atos. O livro sempre vagueia sobre a intimidade de Mina, pois volta em meia ela fica em devaneios sobre seus desejos sexuais.

A autora estudou e explorou até demais os ambientes descritos no livro, além de retratar muito bem a sociedade da época com o machismo e a posse dos homens sobre as mulheres, diminuído e menosprezando as mesmas, por vezes tratando-as como objetos e desmerecedoras de respeito. Ponto positivo, mas que CONVENHAMOS, ambientes e sociedade são importantes para construção do livro, mas não deveriam ser o FOCO PRINCIPAL da história.

Todos os homens nesse livro são péssimos, inclusive o Drácula. A leitura é maçante, eu só sonhava urgentemente com o final e quando ele finalmente chegou eu chorei de arrependimento por ter continuado, porque o final é ainda pior. Quando a autora tentou explicar os motivos das 250 páginas anteriores eu já não tinha interesse nenhum! Sem contar que a autora invade a história o tempo todo com frases de: 'Caro leitor'...Tenho pena de quem se propuser a pagar os R$40,00 cobrados por esse livro. Perda de tempo!

NOTA = 0,5 (PÉSSIMO)
Daocalia 04/04/2022minha estante
Queria ter lido essa resenha antes de ter começado ele !! E ainda fui generosa na nota !!

Lawolft_ 05/04/2022minha estante
Menina, eu não sei como que eu consegui terminar esse livro, é uó!

Ket 17/06/2019

algo de errado não está certo
Nota final: 2,5

Vamos começar pelo começo: de Drácula e apaixonado esse livro não tem quase nada. Acho que a história poderia se chamar Mina no Reino das Ilusões porque tudo que a protagonista faz no livro é se iludir e levar a gente de carona.

Drácula apaixonado é uma "releitura" de Drácula de Bram Stoker que tem como propósito contar a verdadeira história do que aconteceu no ano de 1890 com Mina e seu grupo de conhecidos. A autora pegou alguns elementos principais da trama de terror e teceu uma nova narrativa, colocando Mina no papel principal e dando à ela as chaves da história do Drácula. Até aí perfeito, maravilhoso, rainha, falou tudo... O problema, para mim, foi a execução da ideia: se perdeu numa curva de carruagem e nunca mais voltou!!!!

Tudo que você tem são cenas enormes com personagens desinteressantíssimos (um macho pior que o outro nessa história), uma protagonista que não sabe se impor, um Drácula que aparece de verdade só nos últimos 35% do livro, uma reinvenção da mitologia do vampiro que eu fiquei QUE (não é ruim, mas acontece tão no final do livro que eu nem tava mais interessada em saber como Drácula virou Drácula), e um amor eterno que não me convenceu a jogar nem um real nessa Megassena. E O FINAL.... nem vou comentar a decepção que foi.

O que eu gostei, porque sim, eu gostei de uma coisa: a autora fez uma boa pesquisa para relatar como eram horríveis e degradantes as condições a que eram submetidas as mulheres que a sociedade internava por serem "histéricas" e por demonstrarem desejos que não eram compatíveis com a frágil condição feminina. É revoltante ler as cenas em que as personagens são fisicamente e psicologicamente abusadas por "doutores" da mente. Um nojo.

Só não fiquei mais triste porque eu baixei o livro pelo Unlimited porque, olha, se eu tivesse gastado 40 reais nessa história ia MORREEEEEER ( de verdade, e não retornar como vampira). Enfim, ainda dei duas estrelas e meia porque, apesar do meu desgosto, tem um trabalho envolvido ali, tem pesquisa e dá pra ver, pela nota da autora, que ela realmente quis dar uma nova voz à Mina e eu admiro a tentativa.
Carous 17/06/2019minha estante
Eu achei esse livro muito cansativo. Quando o desfecho foi revelado, e eu achei interessante, já estava esgotada demais da lentidão do livro para me importar com as revelações

Ket 17/06/2019minha estante
Guria, passei pela mesma coisa. Quando ela explicou a mitologia eu já não tava mais me importando. Uma pena.

Dai 03/03/2019

Super Indico!
Em nenhum momento durante a leitura eu imaginei esse desfecho! Fiquei intrigada pelo titulo e imaginei que seria mais uma historia água com açúcar ou uma imitação dos classicos sobre vampiros, mas fui surpreendida pelo desenrolar dos fatos! Quase não consigo parar de ler... Confesso que fiquei meio triste com o fim do casal, mas gostei muito de não ter sido algo previsível. Recomendo pra quem gosta de romances sobrenaturais mas não sabem o que ler no momento!

Nicole | @estanteliiteraria 31/01/2019

...
MANO

M A N O

M

A

N

O!!!!!

Eu nem sei como avaliar esse livro porque e é simplesmente maravilhoso e me cativou completamente, mas esse final????? QUAL A NECESSIDADE DISSO? Que final cagado, pelo amor de Deus!

Carous 09/08/2018

História maçante e surpreendentemente parada para um livro classificado como nova ver~so de Drácula. Só consegui finalizar a leitura porque pulei mais páginas do que tive paciência para ler. Por muitas vezes me perguntei se Karen sabia o que estava fazendo e todos aqueles parágrafos que não levavam a lugar nenhum tinha alguma finalidade (no fim das contas, tinham, mas estava muito próximo ao fim do livro para reverter minha opinião sobre o livro - e nem foi um final tão maravilhoso assim)

Posso dizer que Mina é aquela personagem que você deseja jogar sal para ver se tem alguma GRAÇA. Entendi porque os homens machistas do círculo de convívio dela a admiravam tanto - ela se portava como uma dama, isto é, submissa às convenções da época e às ordens masculinas. Fazia de tudo para agradá-los e elevar o ego dos embustes. Mas não entendo como Kate e Lucy, tão mais cheias de vida e opinião, conseguiam ser amigas delas.

Mina também oscilava muito entre reprimir seus desejos sexuais quando estava sob domínio de si e sentir um fogo no rabo impressionante. Apesar da história se passar na era vitoriana, os desejos sexuais femininos sempre existiam, embora a sociedade fingisse que não e tentasse reprimir as mulheres. Mas Mina se portava como uma puritana e mais tarde tinha sonhos eróticos com qualquer homem que tenha se dirigido a ela enquanto estava acordada.
Me deu vontade de falar pra ela tomar um banho frio porque aquilo estava passando no limite do normal.

Mas tirando seu comportamento submisso e de ser bonita (padrão) eu realmente não entendi porque alguém com cérebro iria se interessar por alguém tão sem vida. Principalmente o Drácula. Não parecia nem que corria sangue pelas veias dela.

E o Jonathan... ok, esse eu entendo se apaixonar pela Mina: tão insosso quanto ela.

Apesar das críticas negativas ao livro, eu também tenho elogios a fazer. Acho que Karen Essex conseguiu descrever as partes sensuais muito bem. Minhas únicas experiências tinham sido com livros da Julia Quinn e da Eloisa James. Apesar da segunda não ser tão ruim assim, a da Julia Quinn era cafona, machista e infantil.
Não aqui. Não somos mais crianças então ao invés de "prova da virilidade", "semente" e todas as bizarrices que se encontra nos livros da sra. Quinn damos lugar à "pênis ereto/duro" etc, etc. Vamos dar nomes aos bois, por favor.

E gostei de como Karen soube equilibrar a mentalidade da época com a de hoje sem parecer falso. Mina reproduz bastante o machismo, mas não chegou a me incomodar porque havia sutis críticas a ele também e Kate e Lucy, contrapontos dos pensamentos retrógados de Mina.

O livro tem uma premissa interessante que a Karen não soube executar muito bem. Achei que haveria ação quando o conde Drácula f i n a l m e n t e aparecesse, mas ele se mostrou outro bocó tapete de Mina

Resumindo: este é um livro que não precisava existir.

Neilania 22/08/2017

Decepcionante.
A trama conta o que seria a história que inspirou Stoker a escrever Dracula. Criativa e envolvente a autora vai nos apresentando personagens cativantes. Nos leva a lugares impressionantes e nos coloca frente à sentimentos selvagens. Faz Mina sair de seu casulo e crescer infinitamente, mas por algum motivo escolheu um final bastante tétrico para a personagem. Foi muito decepcionante ver Mina retornar a sua pequenez.

Julia 14/06/2017

Eu apaixonada, né gente?!
Karen Essex, você é ousada hein, mulher!
Quando eu vi a capa desse livro pela primeira vez eu sabia q teria q tê-lo, mas eu não sabia muito bem o que esperar porque (me julguem) eu ainda não li Drácula, mas conheço a história toda. No entando, tive uma bela surpresa, porque a autora conseguiu remoldar uma história de tamanho sucesso com quase 100% de êxito.

Na trama temos Wilhelmina Murray como protagonista. Ela cresceu sendo vista pela sua própria família como uma menina estranha, que conversava sozinha e que foi taxada como louca. Na esperança de salvar a filha, sua mãe a manda para uma escola interna para meninas, aonde Mina aprende a ser uma perfeita dama, escondendo seu passado obscuro. Noiva de Jonathan Harker, um jovem advogado, e ansiosa para dar continuidade a sua vida deixando definitavamente o passado para trás, Mina não esperava voltar a ter seus antigos pesadelos.

Ele a chama nos sonhos, ela o atende. Ele sempre esteve presente.

Mina descobrirá a verdade sobre quem realmente é e quem é este homem de marcantes olhos azuis que parece conhecê-la melhor do que ela mesma. Que parece sempre tê-la conhecido.

Gente, eu chorei, ri, fiquei com muuuuita raiva da Mina muitaaaas vezes, e no geral posso dizer que adorei esse livro. A trama tem um suspense inteligente, a escrita da autora é sofisticada, porém de fácil compreensão e este livro nos desperta várias emoções. Tem muitas reviralvoltas que eu fiquei tipo... quê? Como essa mulher conseguiu pensar nisso gente?? Gênia!
Porém, o final me decepcionou um pouco. Claro que ela acompanhou a linha de pensamento de Bram Stoker em certas partes do livro, mas aquele final....... me deixou tristinha demais e a Mina me pareceu muito fria em relação a tudo.
No entanto é uma leitura que super indico, pela ousadia e criatividade da autora ao desenvolver este apaixonante romance gótico. Apesar de eu não ter amado o final, tenho q admitir que a forma como ela desenvolveu os sentimentos e as características pscicológicas dos personagens, principalmente Mina e o Conde, foi muito verdadeira. Eles sentiram como pessoas reais, com erros, raiva, paixão, e não como aqueles personagens engessados, que romantizam tudo. Eles não eram sempre romanticos e melosamente apaixonados um pelo outro, mas tinham suas diferenças. Ele perdeu a paciência com ela algumas vezes e ela nem sempre fez a escolha certa, e sinceramente discordo da maioria dos pensamentos da protagonista, mas ela estava sendo verdadeira.
Conclusão eu apaixonada né, gente?!

PS: Conde lindo, perfeito e tals. ;)

Tati 16/09/2016

Drácula Apaixonado
"Leitor, você está prestes a entrar em um mundo que existe simultaneamente ao seu. Mas atenção: nesse reino não há regras e, com certeza, não há uma fórmula infalível para se tornar - ou para destruir - aquele que se eleva acima da natureza humana. Isso não passa de ilusão. Apesar do que você leu na literatura popular, no mundo sobrenatural, ciência e religião são ineficazes, e alho, crucifixos e água benta - pouco importando quantas vezes tenha sido benzida e por quem - são igualmente inúteis e benignos. A verdade é mais profunda, mais tenebrosa e mais insólita do que você imagina."

site: Resenha no verso do livro.

Melissa 05/03/2015

Excelente!
O livro é fantástico. História de romance cheio de sedução, mistério, intriga, terror. Está na minha estante de favoritos. Recomendo!

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Mina nunca foi uma criança normal. Quando pequena ela jurava que brincava com amiguinhas, que só ela conseguia ver; afirmava para seus pais que os animais, como coelhos e raposas que passavam por ela no quintal, falavam com ela.
Não é preciso dizer que os pais achavam que ela era louca, né? Ou melhor, como estamos no ano de 1980, achavam que ela era possuída pelo demônio! Nessa época era comum que qualquer desvio de conduta fosse coisa do demônio...

Quando o pai de Mina faleceu, sua mãe a levou para um internato onde ela aprenderia tudo que uma moça de boa índole deveria saber, ou seja, regras de etiqueta e dicas de como arrumar um bom marido.
E quando a mãe de Mina veio a falecer também, a diretora da escola "adotou" Mina. Os sonhos que pareciam reais na sua infância, e as vozes que ela ouvia, deram uma trégua nesse período e tudo parecia bem, até o dia em que Mina acorda no meio do nada, só de camisola sendo praticamente estuprada por um homem desconhecido, sujo e provavelmente bêbado.

O que ela fazia naquele lugar? Tudo que ela se lembra era que estava sonhando com um homem, cujo o rosto ela não conseguia ver, que lhe dizia para se lembrar de quem ela era e que ela estava gostando muito da companhia dele, achando inclusive que era ele quem a estava tocando (e não o bêbado tarado).

Mas eis que um cavalheiro misterioso socorre Mina de seu "quase" estuprador. Porém, Mina tem a impressão que ela conhece aquele cavalheiro, mesmo não tendo conseguido ver o rosto dele. Será que era o homem com quem ela sonhava?

Mina consegue voltar para a segurança da escola, mas não consegue parar de pensar no cavalheiro que a salvou. Isso é um problema, visto que MIna esta noiva de um homem de caráter, que muito em breve irá lhe trazer tudo que Mina sempre quis: uma casa e uma família só dela.

Porém, seu noivo precisa viajar a negócio para a Holanda, afim de cuidar de um cliente da firma de advocacia que ele administra juntamente com o pai. O cliente é nada mais, nada menos que um conde!

Mina decide então, visitar uma amiga enquanto espera o regresso do noivo, porém, os sonhos com o misterioso cavalheiro se tornam mais frequentes, mais perigosos e mais intensos...bem mais intensos do que jamais forma com o noivo dela. E ele sempre repete a mesma coisa nos "sonhos": Você se lembra?

Esta claro que o misterioso cavalheiro deseja que Mina se lembre de algo, mas o que seria? E porque ela vem tendo esses sonhos, onde do nada ela começa a caminhar como uma sonâmbula? Tudo é muito intenso para ser apenas sonhos? Estaria Mina enlouquecendo? Quem é esse homem???

Pois é...
Como vocês podem perceber, existem muitas perguntas sem respostas. Mas tudo será explicado ao longo do livro, por isso não se preocupem.
A narrativa começa muito boa, com todo esse clima de mistério que envolve os sonhos de Mina e o misterioso cavalheiro, mas na minha opinião, a história começa a se perder do meio para o final.
Quando você lê um título como "Drácula Apaixonado", você logo imagina duas coisas:
1. Vampiros são seres que despertam a curiosidade de muitas mulheres, pois são em sua grande maioria seres sensuais. Então, no mínimo, você espera que o Drácula seja "O Vampiro", com letras maiúsculas! Ou seja, você espera que ele apareça e imponha respeito e você caia de quatro pelo sanguessuga.
Ele até aparece, mas passa a maior parte do livro como um "sonho" para Mina. Sua forma corpórea só vai dar as caras mais pro final...
2. Se um cara que vive, teoricamente, eternamente esta apaixonado, você imagina que será uma paixão louca e possessiva. Afinal, ele tem a vida inteira para amar aquela pessoa! Tudo nele deve ser mais intenso, certo?
De certa forma sim. Ele passou uns bons 700 anos esperando por Mina, mas ele é bem controlado e deixa que Mina decida o rumo da história deles. Não existe aquela possessividade que você imagina em um ser todo poderoso e imortal.

Mina é uma pessoa muito certinha, pois teve uma educação muito rígida no internato, logo, você não tem uma protagonista muito decidida. Ela é esperta, mas como a maioria das mulheres da época em que se passa a história, esta muito engessada pelas amarras da sociedade.
Quando você finalmente acha que Mina esta se tornando uma mulher forte, decidida, que vai tomar as rédeas da situação e mudar o destino dela....ela volta para o mesmo ponto de onde começou. Aff!

Quando eu cheguei ao final deste livro, eu pensei:" Eu não acredito que vai terminar assim!"
Eu até entendi. Trata-se de uma espécie de recontagem da história originalmente narrada por Bram Stoker, tanto que logo no início do livro Mina avisa:

"Diferente da maioria das pessoas, cujas histórias são mantidas reservadas, a minha foi escrita por outro, vendida em troca de dinheiro e oferecida ao público para entretenimento."

Ou seja, segundo a personagem, você finalmente irá conhecer a verdadeira história que deu origem ao Drácula. Trata-se de uma boa história, mas achei um pouco parada demais pro meu gosto. Você fica o tempo todo querendo que o Drácula apareça para que você obtenha respostas, para que a história chegue no que seria o ápice dela, mas quando este momento chega...não é tudo aquilo que você estava imaginando...

Não é que o livro não deva ser lido. Acho válido tentar contar a história que antecedeu todo o mito do maior e mais famoso vampiro da história, mas eu esperava bem mais.

A diagramação esta ótima, sem erros e dividida em oito partes que ajudam o leitor a se situar que haverá uma mudança na narrativa e nos rumos da personagem. Mas eu preciso falar mesmo é da capa...
Que capa é essa gente?!
Eu me peguei várias vezes, admirando essa belezinha! A capa é lindíssima! Ela tem um auto relevo no título e a imagem escolhida é hipnotizante e com uma textura que parece um vinil. Eu posso afirmar sem sombra de dúvidas, que essa é uma das capas mais bonitas da minha estante!

Se você ficou curioso pra descobrir quem era realmente Von Helsing, Bram Stoker (em momento algum ela afirma que o homem é Bram Stoker, mas para um bom leitor...) e Drácula, você precisa ler este livro.
Mas eu sugiro que ou leia o livro de Stoker, ou vejam o filme. Fica bem mais interessante a leitura quando você faz a associação das duas obras com este livro.

Não precisa ler primeiro Stoker pra depois ler esta obra. Eu por exemplo tinha uma vaga lembrança de como Stoker retratou a história de Drácula e fui ver o filme, de Francis Ford Copolla, depois de ler este livro... e foi bem interessante, pois como já conhecia a história pelos olhos de Mina, eu revivi todo o livro enquanto assistia o filme. Recomendo a experiência!

PS: Você consegue encontrar o livro original de Stoker com facilidade na internet, pois ele já caiu em domínio público e o filme completo aqui. Boa pedida para o seu fim de semana...

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/05/dracula-apaixonado-por-karen-essex.html

Larissa 13/04/2014

Surpreendente
Eu não esperava que a narrativa se desenvolvesse da forma como se desenvolveu. No entanto, isso foi incrível. O ponto de vista feminino transformou a história. O Drácula até é bem parecido com o original (não muito sentimental, sedutor, orgulhoso, apaixonado - mas racional) e baseado nas lendas locais, que há muito parecem esquecidas pelas pessoas. A autora puxou a lenda do vampiro do fundo do baú e criou uma versão, lendariamente falando, com mais sentido que a do Bram Stoker. Sem mencionar que os locais, personagens, contexto histórico e o enredo estão muito bem desenvolvidos. Fiquei encantada com a maneira utilizada por ela para contar como as coisas funcionavam naqueles tempos, de forma que obtive um perfeito panorama da sociedade londrina da época, principalmente se tratando das mulheres.
Karen Essex me deu a história que eu gostaria de ler sobre o Drácula (porque, na verdade, é da Mina), sem todo o machismo e os preconceitos que encontramos no livro original (mas não culpemos tanto o Stoker, afinal, aquela era a realidade dele).

1 | 2 | 3 | 4