Piteco: Ingá

Piteco: Ingá Shiko

Resenhas - Piteco: Ingá

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Barbara.Luiza 24/06/2021

Pela primeira vez em uma Graphic MSP (e essa foi uma das histórias da primeira leva) vi uma história sendo contada por um protagonista que nã fosse o que dá nome a história.

Piteco é quem senta na roda para aprender a esperar que as sementes cresçam.

Quem conta a história é Thuga, que sai do espaço cômico da feiticeira que tenta laçar o protagonista para o de uma mulher respeitada, desejada e amada.

São as mulheres que, assim como o rio, traçam ciclos de vida e morte. Movimentam as tribos e fazem o organismo funcionar.

Shiko não faz apenas uma releitura das personagens de Maurício de Souza, mas também de lendas e folclores nacionais. Tudo com uma pitadinha paraibana.

Marina.leituras.da 01/06/2021

Eu estava muito animada para ler essa HQ e fiquei mais ainda quando chegou e pude dar uma olhada por dentro e já fiquei apaixonada pelas cores, infelizmente a história não me agradou tanto…

Como eu disse antes, eu gostei muito das cores, principalmete por ter bastante vermelho, que é minha cor favorita. Tam´bém gostei bastante das partes que os personagens tem contato com as divindades no decorrer de suas jornadas e no começo quando a Thuga está falando sobre os ancestrais e tal foi em interessante.

No entanto, senti que a história ficou muito superficial conforme foi andando, primeiro achei que era porque não tinha muitos diálogos ou porque eles eram curtos, mas recentemente li outra Graphic MSP, Bidu Caminhos, e nela tem pouquíssimo diálogo e mesmo assim senti que foi mais profunda emocionalmente do que essa história do Piteco.

Outra coisa que acabou me deixando mal com a HQ foi que as personagens femininas são hipersexualizadas. Ogra, uma gueirreria em suas cenas de luta há foco em partes que não precisavam ter, uma das divindades que aparecem, a M-Buantan, suas roupas são super reveladoras e também teve momentos em que as roupas da Thuga estava mais caídas em certos partes de seu corpo ou mais largas, ou seja, todas essas cenas eram bem desnecessárias.

Enfim, não gostei dessas coisas e me incomodou bastante, fiquei bem triste com isso porque queria muito que fosse 5 estrelas.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/03/resenha-piteco-inga.html

Ga 02/04/2021

Que viagem
Uma das graphics que me faltavam que mais me empolgavam, (infelizmente) ainda não conheço tanto os artistas nacionais quanto deveria, já cansei de ouvir o quanto o Shiko é fantástico e então fiquei curioso como seria conhecer o artista.
Logo no começo já causa um impacto, a primeira página começa com uma narrativa mostrando gravuras muito semelhantes a pedra do Ingá que existe e leva a uma página dupla linda que eu senti meu olho arregalar.
A história é uma aventura muito simples de resgate, mas o caminho é muito único, eu não sei quanto é criação do Shiko e quanto são mitologias que existem, mas é muito divertido o jeito que tudo acontece, os seres místicos, uma levada que parece uma aventura épica medieval só que na idade da pedra, os diálogos do piteco com a thuga são muito bons, apesar de poucos diálogos entre os personagens eles tem uma sintonia muito boa
Mas a construção de mundo é maravilhosa, os seres místicos que são colocados na trama dão um ritmo muito gostoso e trazem um sabor muito único
E claro, que arte maravilhosa, meu pai amado, o tom de vermelho dele é uma coisa linda o desenho já é fantástico mas as cores são um absurdo.
Se tiver que encontrar algum pelo no ovo eu diria que é o final que parece abrupto, o Sidney Gusman editor do projeto, já contou que tiveram que cortar algumas coisas do quadrinho "originnal" pois na época ele não tinha 80 páginas de quadrinhos, o que foi que o Shiko originalmente fez, e parece que a sequência de ação final tem uma quebra abrupta, mas definitivamente não incomoda
Adorei a leitura

umi minoris 02/03/2021

O quadrinho é, de maneira bastante resumida, uma grande aventura, com raízes e referências históricas do Nordeste brasileiro, além dos clássicos personagens do universo do Piteco. Você acompanha as personagens com bastante curiosidade e se depara com referências folclóricas e da história natural, que juntos compõem uma narrativa bem articulada e com desfecho satisfatório. A arte do Shiko é linda de contemplar, tanto pela pintura lindona com aquarela como pelo desenho praticamente impecável da figura humana, bastante técnico e inspirador. É uma ótima HQ, vale a pena!

jujamaia 21/02/2021

Adorei a história, a construção de personagens e tudo mais. O enredo e os detalhes são perfeitos, acho que trouxe uma nova essência pro Piteco - que só não teve mais impacto porque já tinha lido Fogo.

A única coisa que me incomodou é que notei algumas vezes uma sexualização sutil no momento de desenhar mulheres, não sei se é algo da minha cabeça. Então fiquei meio incomodada mas tentei relevar.

Anny Campos 19/02/2021

Arte pré histórica brasileira
Amei essa edição. Além da arte linda e a história encantadora. Misturando mitologias pré histórica e brasileiras, com arte rupestre. Achei maravilhoso!

Gárgula 03/02/2021

A cada Graphic MSP uma surpresa
Terminar de ler Piteco – Ingá, roteirizada e desenhada por Shiko, foi realmente incrível. As leituras das Graphic MSP, lançamentos da Editora Panini, tem essa capacidade. São releituras interessantes demais sobre personagens queridos e cheios de lembranças para muitos leitores.

Piteco sobre um olhar espetacular
Misturando o universo ficcional primitivo de Maurício de Souza com um sobrenatural primevo, a história Piteco – Ingá é simplesmente fantástica.

Temos aqui a narração de uma mudança, predita por uma lenda antiga. O rio secou e agora é tempo de procurar novas terras, Os homens primitivos entendem o respeito ao meio ambiente, portanto não o enfrenta. Temos, já neste ponto, uma lição de vida.

O que o Povo de Lem não contava é que Thuga seria sequestrada por outras tribos. Deste ponto em diante a aventura ganha rumo. O protagonista Piteco divide seus holofotes com seus amigos Ogra e Beleléu. Vale salientar aqui um ponto positivo do trabalho em equipe, onde todos, independente do gênero, fazem diferença. Maravilhoso perceber as entrelinhas ensinadas através de uma sociedade, onde todos são igualmente importantes.

A aventura é repleta de perigos reais e fantásticos, apresentados de uma maneira muito natural. Isto cria uma noção de que estes elementos estão inseridos de alguma forma no mundo daqueles seres humanos. Tudo colocado com muito cuidado e precisão. Vontade de saber mais sobre este mundo enorme que se apresenta.

Ao final, fomos presenteados com uma reflexão poderosa. Em tempos de tanta polarização e separação, esta história se mostra extremamente lúcida e educativa.

Considerações finais
Não só explorar o potencial de Piteco foi incrível, como também adicionar em seu mundo camadas de misticismo, tão reais e possíveis, que fazem o leitor ir longe em seu pensamento.

Um exemplar excelente da coleção Graphic MSP, que espero tenha continuação. Fiquei imaginando onde mais o Piteco se aventuraria.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, de Daniel Gárgula.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-37-piteco-inga/

DAN LIMA 31/10/2020

Uma obra instigante, desbravadora, bem desenvolvida e inteligente. Simplesmente demais.
Recomendo a aquisição.
;-)

*Frases que me chamaram atenção:

"A beleza é o melhor disfarce da morte".
"Eu tenho uma coisa para falar sobre plantar, aguardar e colher".

joaoggur 16/08/2020

Fraco
Infelizmente achei a HQ muito fraca, esperava muito mais de um artista como o Shiko.

Isa Breve 05/04/2020

Faço das palavras de Maurício as minhas: E, para defini-la [a história], peço emprestado um trecho de um samba clássico do Paulinho da Viola: foi um rio que passou em minha vida, a meu coração se deixou levar.

shesmarshmallow 24/03/2020

Sensacional
Uma obra de arte belíssima!!

Rai 15/03/2020

Eu nem lembrava do Piteco
Confesso que esse sempre foi um dos personagens mais esquecíveis do Mauricio, pra mim. Só cheguei a lembrar quem realmente era o Piteco já na última página, quando apareceu o desenho original.

Contudo, isso não fez do quadrinho uma experiência ruim. Muito pelo contrário: é uma GN muito bonita, que retoma o folclore e os deuses/criaturas místicas da floresta de uma forma incrível. E também foi ótimo ver o Piteco e a Thuga finalmente juntos.

A única coisa que eu não gostei foi a hipersexualização de Ogra. Em todas as cenas de luta ela é desenhada em uma posição estranha, destacando as partes íntimas quase descobertas (a visão debaixo para cima, as pernas abertas, etc). Foi extremamente desconfortável, ainda mais em um quadrinho-releitura de um personagem de livros infantis.

K-Roll 06/03/2020

Uma das melhores Graphic Novel da MSP. Eu amei muito esse livro mpstrando a força da Thuga e finalmente mostrando ela junto com o Piteco.

Marco.Escobar 11/04/2019

Mistura genial!
A história mescla lendas importantes brasileiras como o boitatá e o caipora com a aventura de um homem das cavernas que tem muito da leitura e da escrita das pinturas rupestres. Uma constelação de referências que transforma a obra em muito mais que "uma simples história em quadrinhos". É uma imersão num Brasil rico, plural e histórico.
Altamente recomendável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5