Piteco: Ingá

Resenhas - Piteco: Ingá

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Giulli Patoléia 03/09/2022

Adorei!!!
Nunca fui muito fã dos quadrinhos do Piteco e Tuga nos Gibis, mas me surpreendi com a Graphic.
Desde os traços a história, vale muito a pena a leitura.

Alair R 11/01/2014

Excelente trabalho!
Piteco foi a primeira Graphic Novel do selo MSP que adquiri, confesso que me surpreendeu muito, tanto no enredo como na arte feita pelo Shiko. Ainda que não seja uma historia tão bem emocionante como a Turma da Monica Laços, Piteco entrega uma ótima aventura.

Maria Júlia 18/07/2022

A hq é de 2013, mas quando saiu não me interessei muito em comprar pq eu não curto muito as histórias do Piteco, e na época eu não estava tão ligada assim em quadrinhos - embora gostasse muito, estava numa pegada bem diferente de hoje. Mas no curso do Sidney Gusman ele falou sobre esse quadrinho, e aí eu precisei ler! A história é maravilhosa, uma releitura muito interessante, adorei a Thuga, a Ogra... E a arte do Shiko é belíssima. Ele pintou tudo com aquarela, é impressionante.

Se você não leu, leia que vale muitíssimo a pena.

Nelmaliana 03/08/2014

Me perdendo no Universo Mauricio de Sousa
Tudo começou em 2009 quando foi lançado o livro MSP 50 (1° de uma série de 4), em homenagem aos 50 anos de carreira do Mauricio de Sousa. Nesse livro 50 artistas diferentes fizeram releituras dos personagens clássicos dele. Esses livros ganharam diversos prêmios, e o sucesso foi tão grande que decidiram continuar com essa sequência de edições, mas dessa vez os artistas escolhidos teriam mais espaço para desenvolverem as histórias, então nasce o selo Graphic MSP.

O primeiro lançamento foi em outubro de 2012, e a partir daí vieram mais 3. E é sobre essas quatro obras de arte que vou falar um pouquinho nesse post.

Cada livro segue o traço do seu autor, mas mantendo o contexto do personagem clássico no qual foi baseado.

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/08/me-perdendo-no-universo-mauricio-de.html

Tinúviel 10/07/2022

Até que gostei de graphic novel. Uma surpresa, já que não gosto das histórias do Piteco. Os traços dos desenhos ficaram show.

Douglas MCT 06/08/2014

Chico Shiko reinventou um dos melhores personagens de Mauricio de Sousa, o Piteco, na graphic novel Ingá. Com uma aula de narrativa, o artista faz os personagens se moverem quadro a quadro, nessa interessante aventura por uma Paraíba ancestral, cheia de cultura nacional bem alocada, como versões mais sinistras de curupira e boitatá, além do belo e corajoso desfecho. As ilustrações, pintadas todas em aquarela, são um show a parte.

Que Shiko tenha novas oportunidades de fazer HQs por aqui. Ele trouxe um estilo europeu muito autêntico e tornou este em um grandioso material nacional.
Mais um ponto certeiro de Sidney Gusman e cia. Parabéns, valeu cada virada de página!

SABRI 10/08/2016

Piteco tem que salvar Thuga de um sequestro feito pelos homens-tigre. O tom da história é sério. Realmente um pouco contrastante com a tirinha do Piteco das revistas da turma da Mônica e que primavam pelo humor leve. Mas ficou incrível como grafic novel. Aliás, todas as publicações desta série são lindas. Vale cada centavo.

Del 17/08/2016

Muito legal essa graphic novel. O traço do Shiko é muito bonito. O roteiro é legal e o mais legal de tudo foi incluir a Pedra do Ingá que de fato existe compor lindamente o roteiro.

Carina 03/09/2016

Piteco no Nordeste
Assim como “Laços” e “Magnetar”, o lançamento da história da Turma do Piteco (versão graphic novel, por Shiko) trouxe uma boa releitura dos personagens de Mauricio de Souza. O autor da história foi além de inovar no desenho: há interessantes intertextualidades narrativas, um entrelaçamento da história dos personagens com lendas, mitos e características da região nordestina do Brasil. Vale a leitura.

Gláucia 28/09/2016

Piteco: Ingá - Shiko
Nunca gostei do Piteco e foi com esse espírito que iniciei a leitura dessa HQ. Mas a história me surpreendeu positivamente, das que li até agora foi o melhor enredo. Fiquei bem curiosa em conhecer a tal Pedra do Ingá na Paraíba, uma espécie de tesouro arqueológico. O autor misturou elementos que me fizeram lembrar lendas de nosso folclore com um drama vivido no nosso sertão, a seca.

Taty 03/07/2017

Imagens lindas ( desenhos, pinturas, acabamentos), história legal... Parabéns ao Mauricio pela iniciativa "diferente" do habitual. Até meus filhos gostaram ... Fora o acabamento do livro que é impecável.... Resumindo: Amei!!!

Lara 18/12/2017

Arte lindissima!Tem um bom roteiro!As cores combinam com o clima do quadrinho.
O ponto forte dessa HQ é a arte e tb a valorização de personagens femininas fortes como Thuga e a Ogra.O final faz a gente refletir.É um bom trabalho.

Mauricio (Vespeiro) 20/02/2018

Não fosse a “lacração” das cavernas, seria melhor.
O ilustrador Shiko é paraibano e sua proposta de homenagem aos personagens clássicos de Mauricio de Sousa levou Piteco e sua turma para o nordeste. Em “Piteco - Ingá”, a inusitada mescla de elementos pré-históricos com a mitologia nordestina chama a atenção desde o início. O interesse cresce à medida que o belíssimo traço se ajusta com perfeição à técnica de aquarela utilizada como finalização. E os fãs de graphic novels não ficarão decepcionados com a excelente diagramação, recheada com desenhos dotados de notáveis expressões em angulações nada convencionais. O título “Ingá” deriva da Pedra do Ingá, monumento pré-histórico do agreste brasileiro, uma pedra entalhada com inscrições rupestres. Shiko ainda traz alguns elementos mitológicos tupiniquins como o Boitatá e o Curupira (que também aparecem em “Chico Bento - Arvorada”), mas a associação descaracterizada de seus nomes e formas enfraquece os personagens.

O roteiro, que costuma ser o ponto fraco da coleção Graphic MSP, mais uma vez não empolga. Resta-lhe tentar ser apelativo, justamente onde fracassa de forma retumbante. O Piteco original é um homem das cavernas, macho-alfa, líder e personagem principal de sua tribo, forte e caçador. Nessa história, tornaram-no um Pithecanthropus nutellis. Coadjuvante em todas as ações, é colocado de lado para (argh!!) “empoderar” as mulheres. Thuga é o centro da história. Ela é a xamã, ela é sexy, ela lidera toda a tribo em busca de um lugar com água, ela se oferece em sacrifício para a tribo inimiga. Depois que todos os homens se acovardam, Piteco e Beleléu tentam resgatá-la. Mas só conseguem com a ajuda das forças místicas da natureza, invocadas espiritualmente por Thuga e Ogra. E quando chega o momento de salvar a Thuga, quem assume o papel principal? Piteco? Beleléu? Não, a Ogra. Celebra-se a “paz mundial” e, por fim, a Thuga - nas entrelinhas - é quem “arrasta” Piteco para a caverna. Bem, menos pior, pois neste ponto já fiquei surpreso por ela não preferir a Ogra...

Nota do livro: 7,06 (4 estrelas).

Ana 24/03/2018

Essa foi uma das Graphic Novels recentes da MSP que eu mais gostei, por conta do visual da pré-história e do enredo em si, que mistura elementos da mitologia brasileira com as histórias de Thuga, Piteco e companhia, que já conhecemos dos quadrinhos do Maurício de Sousa.
Aqui, Piteco e os demais habitantes da aldeia de Lem precisam migrar por conta do rio que secou, tornando a vida ali impossível. Porém, Thuga, que aqui nessa história é uma respeitada feiticeira, ou curandeira, algo assim, é sequestrada por homens da tribo dos Homens-Tigre. O sequestro de Thuga fazia parte de um presságio da aldeia, e Piteco, Beleléu e Ogra, amigos de Thuga, resolvem ir ajudá-la, libertando-a das garras dos Homens-Tigre, e no caminho, vão enfrentando diversos perigos.
Gostei em especial do traço, é muito realista e lindo demais. Uma graphic novel que dá prazer de ler e reler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5