Piteco: Ingá

Piteco: Ingá Shiko

Resenhas - Piteco: Ingá

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Taty 03/07/2017

Imagens lindas ( desenhos, pinturas, acabamentos), história legal... Parabéns ao Mauricio pela iniciativa "diferente" do habitual. Até meus filhos gostaram ... Fora o acabamento do livro que é impecável.... Resumindo: Amei!!!

Tinúviel 10/07/2022

Até que gostei de graphic novel. Uma surpresa, já que não gosto das histórias do Piteco. Os traços dos desenhos ficaram show.

Mauricio (Vespeiro) 20/02/2018

Não fosse a “lacração” das cavernas, seria melhor.
O ilustrador Shiko é paraibano e sua proposta de homenagem aos personagens clássicos de Mauricio de Sousa levou Piteco e sua turma para o nordeste. Em “Piteco - Ingá”, a inusitada mescla de elementos pré-históricos com a mitologia nordestina chama a atenção desde o início. O interesse cresce à medida que o belíssimo traço se ajusta com perfeição à técnica de aquarela utilizada como finalização. E os fãs de graphic novels não ficarão decepcionados com a excelente diagramação, recheada com desenhos dotados de notáveis expressões em angulações nada convencionais. O título “Ingá” deriva da Pedra do Ingá, monumento pré-histórico do agreste brasileiro, uma pedra entalhada com inscrições rupestres. Shiko ainda traz alguns elementos mitológicos tupiniquins como o Boitatá e o Curupira (que também aparecem em “Chico Bento - Arvorada”), mas a associação descaracterizada de seus nomes e formas enfraquece os personagens.

O roteiro, que costuma ser o ponto fraco da coleção Graphic MSP, mais uma vez não empolga. Resta-lhe tentar ser apelativo, justamente onde fracassa de forma retumbante. O Piteco original é um homem das cavernas, macho-alfa, líder e personagem principal de sua tribo, forte e caçador. Nessa história, tornaram-no um Pithecanthropus nutellis. Coadjuvante em todas as ações, é colocado de lado para (argh!!) “empoderar” as mulheres. Thuga é o centro da história. Ela é a xamã, ela é sexy, ela lidera toda a tribo em busca de um lugar com água, ela se oferece em sacrifício para a tribo inimiga. Depois que todos os homens se acovardam, Piteco e Beleléu tentam resgatá-la. Mas só conseguem com a ajuda das forças místicas da natureza, invocadas espiritualmente por Thuga e Ogra. E quando chega o momento de salvar a Thuga, quem assume o papel principal? Piteco? Beleléu? Não, a Ogra. Celebra-se a “paz mundial” e, por fim, a Thuga - nas entrelinhas - é quem “arrasta” Piteco para a caverna. Bem, menos pior, pois neste ponto já fiquei surpreso por ela não preferir a Ogra...

Nota do livro: 7,06 (4 estrelas).

Ana 24/03/2018

Essa foi uma das Graphic Novels recentes da MSP que eu mais gostei, por conta do visual da pré-história e do enredo em si, que mistura elementos da mitologia brasileira com as histórias de Thuga, Piteco e companhia, que já conhecemos dos quadrinhos do Maurício de Sousa.
Aqui, Piteco e os demais habitantes da aldeia de Lem precisam migrar por conta do rio que secou, tornando a vida ali impossível. Porém, Thuga, que aqui nessa história é uma respeitada feiticeira, ou curandeira, algo assim, é sequestrada por homens da tribo dos Homens-Tigre. O sequestro de Thuga fazia parte de um presságio da aldeia, e Piteco, Beleléu e Ogra, amigos de Thuga, resolvem ir ajudá-la, libertando-a das garras dos Homens-Tigre, e no caminho, vão enfrentando diversos perigos.
Gostei em especial do traço, é muito realista e lindo demais. Uma graphic novel que dá prazer de ler e reler.

Marco.Escobar 11/04/2019

Mistura genial!
A história mescla lendas importantes brasileiras como o boitatá e o caipora com a aventura de um homem das cavernas que tem muito da leitura e da escrita das pinturas rupestres. Uma constelação de referências que transforma a obra em muito mais que "uma simples história em quadrinhos". É uma imersão num Brasil rico, plural e histórico.
Altamente recomendável.

Fimbrethil Call 13/07/2014

Lindo.
Lindos desenhos e uma história cativante. Recomendo.

Gárgula 03/02/2021

A cada Graphic MSP uma surpresa
Terminar de ler Piteco – Ingá, roteirizada e desenhada por Shiko, foi realmente incrível. As leituras das Graphic MSP, lançamentos da Editora Panini, tem essa capacidade. São releituras interessantes demais sobre personagens queridos e cheios de lembranças para muitos leitores.

Piteco sobre um olhar espetacular
Misturando o universo ficcional primitivo de Maurício de Souza com um sobrenatural primevo, a história Piteco – Ingá é simplesmente fantástica.

Temos aqui a narração de uma mudança, predita por uma lenda antiga. O rio secou e agora é tempo de procurar novas terras, Os homens primitivos entendem o respeito ao meio ambiente, portanto não o enfrenta. Temos, já neste ponto, uma lição de vida.

O que o Povo de Lem não contava é que Thuga seria sequestrada por outras tribos. Deste ponto em diante a aventura ganha rumo. O protagonista Piteco divide seus holofotes com seus amigos Ogra e Beleléu. Vale salientar aqui um ponto positivo do trabalho em equipe, onde todos, independente do gênero, fazem diferença. Maravilhoso perceber as entrelinhas ensinadas através de uma sociedade, onde todos são igualmente importantes.

A aventura é repleta de perigos reais e fantásticos, apresentados de uma maneira muito natural. Isto cria uma noção de que estes elementos estão inseridos de alguma forma no mundo daqueles seres humanos. Tudo colocado com muito cuidado e precisão. Vontade de saber mais sobre este mundo enorme que se apresenta.

Ao final, fomos presenteados com uma reflexão poderosa. Em tempos de tanta polarização e separação, esta história se mostra extremamente lúcida e educativa.

Considerações finais
Não só explorar o potencial de Piteco foi incrível, como também adicionar em seu mundo camadas de misticismo, tão reais e possíveis, que fazem o leitor ir longe em seu pensamento.

Um exemplar excelente da coleção Graphic MSP, que espero tenha continuação. Fiquei imaginando onde mais o Piteco se aventuraria.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, de Daniel Gárgula.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-37-piteco-inga/

Anny Campos 19/02/2021

Arte pré histórica brasileira
Amei essa edição. Além da arte linda e a história encantadora. Misturando mitologias pré histórica e brasileiras, com arte rupestre. Achei maravilhoso!

Alair R 11/01/2014

Excelente trabalho!
Piteco foi a primeira Graphic Novel do selo MSP que adquiri, confesso que me surpreendeu muito, tanto no enredo como na arte feita pelo Shiko. Ainda que não seja uma historia tão bem emocionante como a Turma da Monica Laços, Piteco entrega uma ótima aventura.

Nelmaliana 03/08/2014

Me perdendo no Universo Mauricio de Sousa
Tudo começou em 2009 quando foi lançado o livro MSP 50 (1° de uma série de 4), em homenagem aos 50 anos de carreira do Mauricio de Sousa. Nesse livro 50 artistas diferentes fizeram releituras dos personagens clássicos dele. Esses livros ganharam diversos prêmios, e o sucesso foi tão grande que decidiram continuar com essa sequência de edições, mas dessa vez os artistas escolhidos teriam mais espaço para desenvolverem as histórias, então nasce o selo Graphic MSP.

O primeiro lançamento foi em outubro de 2012, e a partir daí vieram mais 3. E é sobre essas quatro obras de arte que vou falar um pouquinho nesse post.

Cada livro segue o traço do seu autor, mas mantendo o contexto do personagem clássico no qual foi baseado.

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/08/me-perdendo-no-universo-mauricio-de.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5