Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Matheus 23/02/2024

Inovador, mas preciso de uma releitura
Esse livro é completamente desafiador.
tem que se entregar de corpo e alma para absorver o mínimo da profundidade dele, e nessa missão eu falhei
é incrível como ela "arquiteta" as palavras de uma forma única, é tão gostoso de ler como elas combinam, parece uma grande poesia do inconsciente.
é completamente existencial. apesar de não captar o total sentido desse livro, com certeza vou reler esse livro em breve.
é o mais profundo que eu vi alguém chegar com uma história.

Matheus.Saccomam 23/02/2024

O livro é perfeito, já o posfácio é terrível. pretensioso, comparativo demais com polack e cheio de vocabulário complexo pra encher linguiça.

l03s4 23/02/2024

Nem tudo é it
Somos instantes? será que sou it? Me encontro com crise existencial depois desse livro. Te amo Clarice

Capiss. 23/02/2024

Prosa reflexiva.
"Água Viva" de Clarice Lispector me cativou profundamente com sua prosa singular e instigante. Enquanto me aventurava por suas páginas, fui envolvido por uma atmosfera de reflexão e questionamento. Embora reconheça que a obra não seja imaculada, pois algumas passagens podem parecer desconcertantes, sua beleza reside exatamente na maneira como Lispector desafia as convenções literárias e nos convida a explorar os mistérios mais profundos da existência. Sem duvidas uma experiência de leitura marcante e enriquecedora.

[?] - Não se compreende música: ouve-se. Ouve-me então com teu corpo inteiro. Quando vieres a me ler perguntarás por que não me restrinjo à pintura e às minhas exposições, já que escrevo tosco e sem ordem. É que agora sinto necessidade de palavras?e é novo para mim o que escrevo porque minha verdadeira palavra foi até agora intocada. A palavra é a minha quarta dimensão.

ju ð« 22/02/2024

Um misto de ?meu deus o que DIABOS essa mulher está dizendo? e ?meu deus. essa mulher me entende??

eu achei tão interessante porque realmente é um amontoado de frases que juntas fazem pouco ou nenhum sentido como narrativa, mas é uma coisa tão fluida, que a única constante é a efemeridade do tempo, que é falada por ela várias e várias vezes. eu também amei quando ela indica o tempo (ex: é sábado. já volto

. voltei. etc) porque a sensação que fica é que ela escrevia quando dava na telha, e é uma sensação verdadeira, eu diria, pelo modo como ela trata a palavra nos textos, como se a palavra controlasse ela, e não o contrário. no mais, eu fiquei morrendo de vontade de ver os quadros dela, pesquisei no google e não achei :(

taypyx 22/02/2024

Em uma linha de Clarice cabe o mundo inteiro.

menos de 100 páginas e ela conseguiu resetar o meu cérebro

22/02/2024

Vou confessar que pra mim foi uma leitura muito difícil mas esse foi o primeiro livro que eu li dela e queria ler até o final. Teve trechos que tive que ler e reler pra poder entender, enquanto outros que serviu como uma luva, veio como um tapa na cara.

arthur1370 21/02/2024

IM PE CÁ VEL
Que livro meus amigos. um fluxo de consciência muito bem amarrado e uma coesão, que a princípio não parece ter, muito bem imaginada. clarice não decepciona. aconselho a ler de uma vez só numa sentada.

mirrwrball 21/02/2024

Ela sabe muito muito muito
?Mas quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir. Só o errado me atrai, e amo o pecado, a flor do pecado. Mas como fazer se não te enterneces com meus defeitos, enquanto eu amei os teus. Minha candidez foi por ti pisada. Não me amaste, disto só eu sei. Estive só. Só de ti. Escrevo para ninguém e está-se fazendo um improviso que não existe. Descolei-me de mim.?

Renata1004 21/02/2024

Posso ler quantas vezes for, sempre vai bater diferente
Acho incrível ler Clarice. É uma coisa agora, é ser, é sentir? sempre fico viajando como podem tão poucas páginas preencher tanto o imaginativo, quando estou triste, leio Clarice. É voltar a ver vida, é dar nome naquilo que nem paramos para pensar que É. Que capacidade extraordinária!

Sei que se eu for reler esse livro, em outro momento, em outra fase, sentindo outros sentimentos, vou enxergar outras coisas. E assim? novamente e novamente. Que luz!

laurenwenclevski 21/02/2024

Profundo
Clarice tem seu jeito único de escrever e descrever sentimentos sem citar nomes. Para mim é incrível, você ter a interpretação e compreensão própria do que está sendo dito, é profundo e único.
Ser é a maior indagação do ser humano, pergunta-se o que eu sou e serei. A ideia de estar perdida e não ter uma ambição, solitude ou solidão? O ser sozinha, se descobrir só é difícil. Mas ninguém fala do prazer de se encontrar na solitude e na própria presença, torna-se difícil não ser só.
As vezes precisamos apenas Ser.

lorraynne.bs 20/02/2024

Água Viva ?
"Para cada um de nós e ? em algum momento perdido na vida ? anuncia-se uma missão a cumprir? Recuso-me porém a qualquer missão. Não cumpro nada: apenas vivo."

Ler clarice lispector é sempre muito difícil para mim, não pelo uso de palavras difíceis, rebuscadas ou antigas, é difícil pela a fusão de sentimentos que me cercam durante a leitura.
Dois anos, dois anos tentando ler esse livro, hoje consegui, quando comecei a leitura tinha 17 anos, hoje com 19 sinto que as palavras chegam à mim de uma forma diferente, tantas coisas aconteceram e me fizeram ter interpretações diferentes da vida e desse livro.
Tiro daqui trechos lindos e a certeza de que vou voltar à eles quando for preciso.

lavien 20/02/2024

Este é um dos melhores livros que eu já li, e eu demorei mais de um mês para escrever sobre ele após terminar porque ainda leio trechos para absorver completamente ou refletir o que eles queriam dizer.
A verdade é que quanto mais livros eu me esbarrei e pude pensar que esse existia, mais a minha classificação para este subiu, são poucos os livros disponíveis que nos fazem sentir sensações de verdade. Água Viva é uma dessas obras. Sei que pouca gente consegue se conectar, puramente levados pela lógica e a ordem que nossa mente busca para criticar, compreender, sentir pertencimento, mas essa obra não é um aconchego. Um estalo na mente, um desconforto, um desafio para largar as normas, é o que a escrita da Clarice é, e ela exerceu isso perfeitamente.

Uma inspiração para as minhas próprias escritas e uma nova maneira de eu ver o mundo e a minha conexão a ele. Eu não sou a mesma após o conhecer.

livv_ 19/02/2024

água viva
água viva foi a segunda obra da autora q eu li, e como a primeira não dei 5 estrelas pelo simples fato dessa meia estrela que falta ser desconhecida para mim. clarice lispector possui uma escrita muito complexa e individual no meu ponto de vista, e não acredito que eu consigo absorver completamente tudo que leio, as vezes por causa de devaneios que tenho durante a leitura ou por apenas não compreender mesmo. mas eu acredito genuinamente que o princípio base de ler clarice é sentir, e isso com certeza aconteceu. o conteúdo por completo ainda é um mistério para mim, mas no meu modo de ver isso não é um problema, vejo como uma oportunidade de ler novamente no futuro e interpretar de maneiras diferentes, me identicando em outros sentidos, sem perder a magia.

Vanessa 19/02/2024

"Luto por conquistar mais profundamente a minha liberdade de sensações e pensamentos, sem nenhum sentido utilitário: sou sozinha, eu e minha liberdade."

Apesar de ser um livro curtinho, é uma leitura que precisa ser digerida aos poucos, um livro tocante pra fazer pensar sobre a vida e as nossas escolhas.