Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

_Marcy_ 15/02/2024

Clarisse é um sentimento.
"Eis que de repente vejo que há muito não estou entendendo. O Hume de minha faca está ficando cego? Parece-me que o mais provável é que não entendo porque o que vejo agora é difícil: estou entrando sorrateiramente em contato com uma realidade nova para mim e que ainda não tem pensamentos correspondentes e muito menos ainda alguma palavra que a signifique; é uma sensação atrás do pensamento."

Acho que o momento e que passamos a enteder a escrita da Clarisse, se torna inegável que algo em nós mudou. Talvez seja a vida, as novas vivências, não sei.

Mas o fato é que, apesar de entender algumas passagens, acho muito melhor senti-las. Porque tudo na escrita dela tem um quê de mistério, muito semelhante aos sentimentos, à aquilo que se sente mas não se diz.

gio 14/02/2024

?Água viva é um texto de comovente experimentação.?
Assim como todos os livros de clarice, este é um livro tocante e poético, com uma certa beleza crua por trás de pensamentos soltos que também estão conectados.

Karoline291 13/02/2024

Não gosto de livros que se resumem a narrar o fluxo de consciência do protagonista e talvez por isso não tenha gostado deste. Achei o texto muito confuso, repleto de frases que não seguiam uma sequência lógica e que por vezes não fizeram sentido algum. No entanto, possui trechos que nos fazem parar e refletir sobre a vida, me fazendo achar que a leitura não foi uma perca de tempo completa.

@mariribe 13/02/2024

Eu pensei em colocar 4 estrelas mas a maneira meio em fluxo que o livro foi escrito me desafiou e muito. Não foi uma leitura que ficou apenas nas páginas, levei várias questões para minha sessão de psicólogo porque são assuntos tão abstratoe que a interpretação fica ao momento que você lê.

De maneira geral, não é um livro ruim, mas, em toda sua composição bagunçada ele se encontra e levanta pensamentos que parecem não se conectar mas se conectam.

Ainda mais por não existir um personagem nominavel ou que se caracteriza por algo específico.

Acho ainda não consegui assimilar tudo que eu li, Água viva pede que exista uma releitura, porém a minha não vai rolar tão cedo não. Quero me alienar um pouco do meu próprio ser

stfy 13/02/2024

A alegria é a matéria de tempo e é por excelência o instante
Esse livro veio no momento certo e despretensiosamente, mas foi tão sincero e preciso, que acho que não vou superar tão cedo.
Clarice me levou a pensar e questionar desde o amor até as flores e as suas peculiaridades (fiquei muito ansiosa para ler o que ela ia falar sobre as margaridas kkkkk são minhas favoritas). Não vou negar que foram páginas difíceis de digerir em sua maioria, mas as vezes um "tapa" é exatamente o que precisamos.

Mykaele1 13/02/2024

"Fico com medo. Mas o coração bate. O amor inexplicável faz o coração bater mais depressa. A garantia única é que eu nasci. Tu és uma forma de ser eu, e eu uma forma de te ser: eis os limites de minha possibilidade"

Maria 11/02/2024

Clarice sendo clarice
A narradora do livro escreve de acordo com o curso dos seus pensamentos. Isso a torna tão real, tão humana.
Amei o fato de que a narradora reflete sobre diversos temas totalmente opostos entre si.
?Esta é a vida vista pela vida. Posso não ter sentido, mas é a mesma falta de sentido que tem a veia que pulsa.?

Bebel52 11/02/2024minha estante
Até hoje só li um livro da Clarice: "A hora da estrela". Isso sobre ela escrever de acordo com o fluxo dos pensamentos dela é real de uma forma insana, quero ler mais livros dela, porque ela é tão profunda e tão complexa, misteriosa...
Eu sou simplesmente apaixonada por essa mulher!!
Ps.: agora me sinto ainda mais incentivada a ler os livros dela, obrigada Maria:)

Maria 11/02/2024minha estante
simmm, a escrita dela é coisa de doido (no bom sentido óbvio kkkk)
recomendo mtoo esse livro dela

amandnnes 11/02/2024

Esperava mais.
Clarice é minha escritora favorita, mas nesse livro ela me deixou a desejar. A leitura não me cativou tanto, mas ainda sim ela sempre tem um jeito de descrever coisas que eu penso e escreveria.

Foi uma leitura díficil e lenta, mas não quis abandonar.
Ocrecio 11/02/2024minha estante
alguma recomendação para iniciantes nas obras dela? Começei com "Perto do Coração Selvagem", ainda não terminei apesar de ter gostado do que li...

amandnnes 12/02/2024minha estante
Leia A hora ds Estrela. Até o momento essa é minha obra favorita dela.

amandnnes 12/02/2024minha estante
Leia A hora da Estrela. Até o momento essa é minha obra favorita dela.

Ocrecio 12/02/2024minha estante
Perfeito! Assisti ao filme e gostei, vou ler. Obrigada pela recomendação!

amanda3587 11/02/2024

Ai que livro bom!! ?
Eu to apaixonada por esse livro! ?
a narradora que não sabemos o nome escreve uma longa carta que nunca vai ser entregue. ela escreve seguindo o fluxo dos seus pensamentos, desorganizados e sempre com muito a falar. parece que ao escrever ela se transborda. gosto de como ela vai a extremos muito rapidamente -da alegria a sensação de morte.

?Quando penso no que já vivi me parece que fui deixando meus corpos pelos caminhos.?

Marisia Machado 11/02/2024

Superestimado
Nessa obra, Clarice faz um tipo de escrita de improviso. É um conjunto de ?instantes?, como ela mesma reforça ao longo da escrita. Pra mim, foi como ler um compilado de frases de feito interpoladas, o que torna a leitura um pouco cansativa? você tenta entender, mas o livro não é ?pra entender?. Tem que ter espírito (e vontade) pra terminar.

WellenM 09/02/2024

Simplesmente apaixonada por Clarice
?Antes de me organizar, tenho que me desorganizar internamente. Para experimentar o primeiro e passageiro estado primário de liberdade. Da liberdade de errar, cair e levantar-me?

Comecei a leitura um pouco perdida, só tinha lido um livro da autora há muitos anos atrás e achei que esse tipo de escrita não era pra mim, mas resolvi persistir na leitura de água viva e fui surpreendida com o quanto me identifiquei com as palavras escritas por Clarice.
A maneira como ela conseguiu colocar em palavras sentimentos que eu não saberia como expressar me deixaram !!!!!!!!!!!!
Esse livro me fez sentir muitas coisas. Chorei e sorri. Clarice ficou marcada em mim.

João Pedro Ribeiro 08/02/2024

?O melhor está nas entrelinhas"
?Tudo acaba mas o que te escrevo continua. O que é bom, muito bom. O melhor ainda não foi escrito. O melhor está nas entrelinhas.?

Ler Clarice Lispector é uma experiência diferente. É mais uma sensação do que qualquer outra coisa. É poético, é surreal e é intenso.

ensaiodelivros 08/02/2024

Acho que encontrei o it
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Clarice e escolhi justamente um livro considerado "curto" para dar iniciação só que, de curtas são somente as páginas, pois o conteúdo é imenso. Me deparei com uma escrita em que ao mesmo tempo me pareceu complexa, ela é intuitiva. De forma muitas vezes metafórica, somos apresentados em "Água Viva" a uma personagem que não tem nome e relata por meio de um fluxo de consciência primoroso, suas convicções, lamentos, paixões, memórias, e pensamentos soltos. É como estar na cabeça de uma pessoa ansiosa, e disso, eu senti muito.

Não vou mentir que foi uma leitura dura, muitas vezes me peguei pensando sobre o que se tratava o texto, até porque alguns trechos são brilhantes mas outros são cansativos na mesma medida, e essa confusão me trouxe muitos sentimentos lendo esse livro, pois tudo o que se tem dele é a linha de raciocínio da personagem que diga-se de passagem, aparenta ser uma narradora confiável mas muito, MUITO inconsistente. Lendo, eu pensava: ela é louca, ela é triste, ela é genial, ela é tão EU kkkk

Contudo, essa obra é uma experiência única, que não apresenta capítulos, então creio que é necessário se tirar um dia para apenas lê-la e somente, pois pode ser um pouco cansativo e confuso, mas vale a pena a leitura, li sem pretensão e gostei.

Marilu15 07/02/2024

" não gosto do que acabo de escrever- mas sou obrigada a aceitar o trecho todo porque ele me aconteceu. E respeito muito o que me acontece.
Minha essência é inconsciente de si própria e é por isso que cegamente me obedeço"

Ivan.Geller 07/02/2024

Água viva???
Busquei sentido durante a leitura, e quando pensei que havia achado algum em pelo menos uma parte- então vinham os dinossauros,vitórias régias e algo sobre um guarda-roupa

'Ah viver é tão desconfortável. Tudo aperta: o corpo exige, o espírito não para, viver parece ter sono e não poder dormir' Logicamente existem algumas partes boas, mas algumas realmente não tinham sentido

Bem- não sei exatamente se meu julgamento foi correto, nunca tinha lido nada da Clarisse, e não sou exatamente confiante que julguei corretamente