Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

gabs.0 25/03/2024

"Perco a identidade do mundo em mim e existo sem garantias."
Clarice é desassossego.
Ler água-viva me custou um pouco, o peso de tudo me doía. A suavidade que o livro passa e a sensação de incômodo era algo gritante, talvez por não ter capítulos e isso me deixava menos apegada.
Água-viva e a escrita de Clarice se pegam muito no Eu, quem sou eu? De onde vim? Como sou? Nasci. Morri. Para mim é fácil enxergar o mais profundo pico do ser humano inanimado, triste, depressivo. Clarice traz consigo uma pureza e uma destruição mortal na alma. Talvez, tentar descrever o que esse livro passa seja burrice. Ler ele é algo que você deve fazer se tiver forças para se questionar, se não tiver, talvez seja melhor deixá-lo. Há quem o diga, que tamanha fluidez não exista, mas Clarice escreve e é fluída, ela é única e ela não é rasa. Ela escreve e ela traz o mais profundo sentimento humano de forma que poucos seriam capazes de descrever.

"[...] Há uma coisa dentro de mim que dói. Ah como dói e como grita pedindo socorro. [...] O que me salva é o grito."

Mellyssa13 24/03/2024

Simplesmente um dos livros mais incríveis que já li, mesmo sem personagens e com ambientações, a Clarice com sua incrível maestria consegue envolver um leitor em uma narrativa tão densa e poética.

Vitdixon 24/03/2024minha estante
Estou doida para ler, está gostando amg?

Alice954 24/03/2024minha estante
eu gostei de ter lido sim, é um livro típico da Clarice, me lembrou um pouco um sopro de vida, por mais que você possa ficar confusa em algumas partes tem momentos que é como se o tempo parasse

loisakkj 24/03/2024

Poético demais!! Lindo.
A forma como Clarice demonstra e escreve de um jeito que alcança e toca a gente é fascinante, esse livro tive mais dificuldade de entender em si , mas não é sobre entender e sim de apreciar e refletir . Gostei muito ?

willow 23/03/2024

Que mistério tem Clarice?
"estou viva. Como uma flor ferida, flor na carne, está em mim aberto o caminho do doloroso sangue"

eu confesso que abandonei água viva por um mês, já nas últimas páginas. O mistério formal de um escrito por Lispector é entender o conceito e o formato textual de uma literatura livre. O mistério informal que mora nas estrelinhas de água viva é aprender como sentir Clarice Lispector. Água viva não é de se consumir nem de se apreciar, é de se mergulhar em uma fantasia lúdica de ideias nostálgicas de nós. Da realidade que nos habita. É correr pelas palavras da majestosa Clarice e pensar em seu mistério enquanto tenta alcança-lá. É tentar de todas as formas possíveis ser um dos nobres e não conseguir. É para os leigos da escrita e os gênios da mente. Eu te admiro, Clarice.

Ma Passos 22/03/2024

Sentimento: Clarice.
Esse livro é uma poesia em prosa, uma eterna metáfora. Acho que a beleza dessa leitura está no compreender o incompreensível, cada leitor tem uma interpretação.

Falei sobre interpretação, mas acho que a palavra certa é "identificação", a experiência individual é o que molda o sentido dos textos.

Um livro com 0 capítulos, mas com transições suaves. Os temas vão se aprofundando cada vez mais, até chegar no ponto de filosofar sobre algo inanimado.

Leia, mas só leia se estiver com o coração aberto. O entendimento depende da conexão.
colosssal 22/03/2024minha estante
esse livro >>>>

Fabio.Filho 22/03/2024minha estante
Se gostou, depois tente "o livro do desassossego" kkk esse tbm tem que ser lido de mente e coração abertos

Orlando.Fidelis 22/03/2024minha estante
Pretendo ler

cecilyknight 22/03/2024

?Sou sozinha, eu e minha liberdade?
Simplesmente não tenho palavras, assim como Clarice escreve, esse livro somente é. Água viva é o segundo livro de Clarice Lispector que eu leio, e que assim como o primeiro, me fez entrar numa crise existencial insana, sinto que eu entrei na mente dela quase que literalmente, mas ao mesmo tempo sei que não, sabe?
?Não sei sobre o que estou escrevendo: sou obscura para mim mesma.?

Larissa.book 22/03/2024

Genialidade, Clarice é única em sua escrita.
Água viva, é entender que é a vida é uma continuidade que precisa ser vivida dia a após dia.

ixqwt 22/03/2024

Fantástico
Provavelmente a melhor leitura do ano (ou, pelo menos, minha favorita). a fluidez no livro é algo que eu nunca vi antes, com um estilo de escrita único e experimentando com a narrativa de maneira impressionante. as reflexões são tão humanas e mundanas que, apesar das diversas complexidades (como o it, a liberdade etc), você compreende tudo. talvez não entenda, mas consegue sentir o que a obra quer dizer. maravilhoso

maju.Munimu 22/03/2024

Não gostei
Texto difícil, não me bateu como normalmente acontece mesmo com a dificuldade na leitura e tal. Existem frases, pensamentos e devaneios a té interessantes, mas distribuídos nesse texto eu só achei massante pra caramba e não sei se recomendo, mas pra quem já gosta da Clarice e conhece as dificuldades, pode ser bom. Não ter uma história em si e ser um emaranhado de pensamentos é um tipo diferente de livro, então acho que ele pode ser degustado de uma outra forma que não a que eu fiz.

Madu 20/03/2024

Sentindo e não entendendo
Foi o primeiro livro da Clarice Lispector e já tinha ouvido falar que os livros dela não se entendem, e sim são sentidos. Pois eu já não entendia nem o que as pessoas queriam dizer com isso. Peguei esse livro e nas primeiras páginas tentei ao máximo entender tudo que ela escrevia.

Ao longo das páginas fui deixando a história seguir fluida, entendendo o que entendia, sentindo o que sentia e as vezes sentindo o que entendia também. A partir do momento que segui o livro sem tentar decifrar tudo, apreciando o fluxo de pensamentos em uma enxurrada da protagonista gostei bastante.

Gostei bastante do livro, algumas partes me deixaram pensando bastante. E acho que algumas partes não foram feitas para ser entendidas mesmo, entrando na cabeça de alguém não acho que entenderíamos tudo. Já dizia Tyler Joseph ?a kitchen sink to you is not a kitchen sink to me?. Ou eu que não entendi mesmo, nesse caso faz parte KKKK diferente e envolvente a escrita dela, não vejo a hora de ler mais

Mari 20/03/2024

Uma leitura que não rolou.
Esse fluxo de consenso não lógico, com sua narrativa corrida me deixou muito agoniada, eu não consegui me conectar.
No entanto, ele em um todo, tem lá seus trechos de reflexão e por isso minha nota foi de 3 ?.

luceliamesquita 19/03/2024

" (?) muitos instantes se passarão antes que eu desdobre e esgote a complexidade una e rápida de um relance."

Um livro pra se sentir - literalmente - em uma correnteza de palavras, sentimentos e confusões. Em resumo, abstrato e estranhamente interessante.

Silver.Clara 19/03/2024

Lelé
Livro sem pé na cabeça que toca o coração e a alma de qualquer um lelé, ela exterioriza de forma artística pensamentos intrusivos e doidos da
Madrugada, agr eu entendi o pq dela ser tão famosa