Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Julia.Lentini 06/03/2024

Igual agua, gerou um turbilhão
é incrível como clarice foi de tartarugas, flores, dias da semana, para admirar um homem bonito que é de nosso direito apenas mante-lo a vista como um pequeno prazer. gostei!

Solange.Pereira 05/03/2024

Talvez me falte repertório
Clarice escreve bem demais, mas achei muito viajado kkkkk, muitas metáforas, começa a falar de tigre, depois de vasos com flores e céu estrelado.

Com certeza se eu tivesse acostumada com esse tipo de leitura eu teria admirado mais, porém não o gênero que eu gosto.

Sb.arielle 05/03/2024

Instante? It? Plasma? Ser ou não ? Incrível como ela fala de tudo tão profundamente.
Muito detalhista a forma como ela descreve TUDO, não é fácil de ler, terminei arrastada, talvez eu leia novamente pra tentar compreender melhor....

"Ah viver é tão desconfortável. Tudo aperta: o corpo exige, o espírito não para, viver parece ter sono e não poder dormir ? viver é incômodo. Não se pode andar nu nem de corpo nem de espírito."

Karol.Vasco 05/03/2024

Livro incrível.
A sensação que tenho sempre que leio Clarice é a de prender a respiração durante toda a leitura e quando termina percebo que não tava respirando, livro incrível, profundo, introspectivo, tive um pouco de dificuldades no começo, por fazer tempo que li Clarice, mas depois que vai só para quando termina o livro, que coisa maravilhosa, que coisa linda, Clarice é exatamente isso, parece algo feito por um não humano, não se tem nem palavras pra definir bem o que foi lido, LIVRO INCRÍVEL!

Fernanda311 04/03/2024

Água Viva, Clarice Lispector
Dedico esse livro: a mim.

é difícil ler Clarice, ela não tem aquela ordem e clareza de ideias que os livros geralmente têm pra que vc visualize o enredo e tudo mais... talvez os outros livros até tenham um pouco disso, mesmo que eu duvide muito (ainda não li todos.
mas esse livro em particular é insano.
tem tanta coisa que essa mulher diz que é impossível colocar aqui porque a sensação é que tudo mexe com você. ela trabalha com o "instante-já" revolucionando minha forma de pensar, perceber e sentir o agora presente.
e o final me surpreendeu bastante, quando é feita uma breve análise do livro e vc entende o significado do título "água viva" (é mt lindo)

Clarice sempre me encantou. sempre me surpreende, me encara com aquele mistério de palavras dela e eu preciso reler umas cinco vezes e todas as cinco eu vou perceber algo novo. ela é esse mistério, eu sou esse mistério.
eu me vejo na escrita dela é isso que me encanta!

Gabys17 03/03/2024

Achei q quando eu lesse Clarice pela primeira vez eu ñ ia entender nada ou até desistir.

Mas eu entendi. Entendi q ñ se lê Clarice Lispector, se absorve, e no fim vc ñ consegue explicar.

Dida 02/03/2024

Vi um vídeo de Maria Bethânia falando sobre Clarice e Fernando pessoa que descreve muito bem o que sinto toda vez que leio algo de Clarice: "eu os leio e acho assim que eles tavam dentro de mim... eles escreveram o que eu sinto, escreveram o que eu penso, da maneira que eu penso, pelo lado que eu penso".
Não tem outra forma de definir, é isto: às vezes leio os textos dela e fico besta em como pode uma pessoa tão distante de mim no tempo e espaço poder falar exatamente o que se encontra em minha mente?
Água viva não tem enredo, é um fluxo de pensamento constante, sobre o agora, sobre o momento de agora que nunca conseguimos viver plenamente, ou definir, mas também é sobre tudo, sobre ser, sobre não ser, sobre viver, sobre a beleza que existe em tudo? é difícil falar sobre algo que a própria Clarice não soube descrever: Não sei sobre o que estou escrevendo; sou obscura para mim mesma.
Esse livro não serve para quem procura algo organizado, linear, cada coisa ?no seu lugar?. O lugar das coisas e acima de tudo, dos sentimentos e pensamentos é mutável, não pode ser fixado num lugar só, não se organiza, não tem limite. ?Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido.?
Esse livro é um não-livro: ?Este não é um livro porque não é assim que se escreve.? São pensamentos e sentimentos tentando assumir a forma escrita. E isso nem sempre é possível, nem sempre se torna algo ?lível? para todo mundo. Porque vc não pode só lê-lo, você precisa entender, viver aquilo. ?O que estou te escrevendo não é para se ler - é para se ser.?
Ele não vai fazer sentido para todos porque não pode ser explicado, ele não segue a ordem que as pessoas exigem que um livro tenha.
?Que mal porém tem eu me afastar da lógica? Estou lidando com a matéria-prima?.

Annah12 02/03/2024

"O imprevisto improvisado e fatal me fascina."
Clarice Lispector criou por meio de Água Viva, um diálogo comovente e extasiante, pôs segredos a tona na leitura como se estivesse escrevendo em um diário, anotando seus pensamentos e fazendo deles, histórias de tempos presentes-futuros como num caleidoscópio.
O que a autora buscou transparecer, foi a materialidade por meio da abstração, onde a partir da criação de uma obra, surgissem inúmeras perguntas incapazes de serem respondidas apenas por palavras. Ela olhou além do que seus olhos eram capazes de ver, por isso, os diálogos são enraizados na realização de algo um tanto quanto inusitado e sensorial.

"Aliás, não quero morrer. Recuso-me contra "Deus". Vamos não morrer como desafio?"
"Não vou morrer, ouviu, Deus? Não tenho coragem, ouviu? Não me mate, ouviu? Porque é uma infâmia nascer para morrer não se sabe quando nem onde. Vou ficar muito alegre, ouviu? Como resposta, como insulto. Uma coisa eu garanto: nós não somos culpados."

Estamos diante de uma espontaneidade planejada, onde o acaso não controla a criação e sim participa dela, onde frases, fragmentos de memórias e temáticas metafóricas são postas como temas livres involuntariamente ao longo do livro.
O texto explicita tudo o que soa secreto, e Clarice, brilhantemente, criou algo como um expressionismo abstrato por meio de seus pensamentos noturnos.

"Entende-me: escrevo-te uma onomatopeia, convulsão da linguagem. Transmito-te não uma história mas apenas palavras que vivem do som."

A inteligência e o dom de Clarice Lispector para escrever, não pode ser descrito em palavras, ela passa do horizonte e torna inimaginável o simples fator da escrita.
Seu método de pensar e descrevê-lo, é inatingível, e você nem mesmo o precisa entender, ele foi feito para ser sentido.
Onde há um mundo totalmente abalado de caráter pessimista, há também pessoas como Clarice, que apesar de tudo, tornam acontecimentos normais, algo à margem da beatitude.

"Água Viva é um lindo poema em prosa, no qual se comemora a vida de tudo o que, intensamente, é. Sem receitas para decodificar o mundo enfeitiçado da incitante narrativa, o leitor toma consciência de que já não dispõe de modelos para ler, nem para entender Clarice Lispector."

Eduarda 29/02/2024

Impossível não dar 5 estrelas para Clarice
Você inicia o livro não entendendo NADA e quando termina, continua entendendo nada.
Mas Clarice não se entende, se sente, e Água Viva reflete isso muito bem; eu não consigo descrever o que eu li, mas eu senti e senti muito, todas as suas palavras e emoções tocaram meu coração e eu espero que toque o de vocês.

Luísa Anjos 29/02/2024

O melhor está nas entrelinhas
Gosto de reler Clarice. Já havia relido ?A Hora da Estrela? e foi uma experiência maravilhosa. Mas ?Água Viva? foi o primeiro monólogo dela que li, aos meus catorze anos, ansiosa para descobrir se tudo que falavam da escrita dela era verdade. E é.

As releituras nos permitem um retorno mais atento e esperto de um texto que já conhecemos; e minhas lembranças desse livro eram bem rupestres. Agora, aos vinte e dois e com algumas experiências rastejantes na vida, essas páginas me caem como uma luva. São como aquele momento, no meio da rotina, em que percebemos que estamos vivos. Clarice nos oferece essa epifania página após página, incessantemente e sem medo dos efeitos que podem surgir. Acredito que seja por isso que sempre volto às suas palavras, buscando algo para além do onírico e tão dentro de mim que é difícil de encontrar sem sua ajuda.

Nath 29/02/2024

Expansão do ser
Esse livro é a pura expansão do que é ser, é como se estivesse tendo uma reflexão com uma amiga íntima. Clarice simplesmente faz você refletir e te convida para seu interior e sensorial. Eu apenas fui marcando as frases que mais me tocavam e quase marquei o livro inteiro. É incrível.

Vou deixar algumas frases aqui:

[?] Desde já é futuro, e qualquer hora é hora marcada. [?]

[?] Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada. [?]

[?] O horrível dever é o de ir até o fim. E sem contar com ninguém. Viver-se a si mesma. E para sofrer menos embotar-me um pouco. Porque não posso mais carregar as dores do mundo. Que fazer quando sinto totalmente o que outras pessoas são e sentem? Vivo-as mas não tenho mais força. Não quero contar nem a mim mesma certas coisas. [?]

[?] Para onde vou? e a resposta é: vou. [?]

[?] Agora é um instante.
Já é outro agora.
E outro. Meu esforço: trazer agora o futuro para já. [?]

[?] Sobrevivo para ser. [?]

[?] Há muita coisa a dizer que não sei como dizer. Faltam as palavras. Mas recuso-me a inventar novas. [?]

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

Uma água-viva pode ser tão bela quanto perigosa. seus tentáculos são fluidos e atraentes; representam, talvez, antes de saber-se da dor causada por eles, a beleza do prazer desconhecido. a própria fluidez e imensidão da água, organismo vivo, é de causar um deslumbramento sem precedentes - também o desconhecido ali se faz beleza, prazer e dor.

a Água Viva de Clarice Lispector também se emaranha pelos caminhos da fluidez. aqui não se pode com muita certeza definir, por exemplo, um gênero literário já dado.

ao acompanhar essa narrativa que, em primeira pessoa, se dirige a uma segunda pessoa, não consigo presumir com muita segurança se a narradora se dirige a nós ou a outrem. não consigo dizer se a narradora é uma personagem ou a própria Clarice, despida de pudores, arriscando tecer uma trama de confissões tal qual se pinta uma dela abstrata e experimental.

Água Viva é um livro confuso e fantástico. cheio de reflexões marcantes, de saltos por temas que impressionantemente se conectam, de frases pra guardar pra vida. no posfácio de Eucanaã Ferraz, ele ousa afirmar que "em Água Viva, estamos próximos do que seria, na escrita, um expressionismo abstrato".

a própria narradora (ou a própria autora), aqui, nega qualquer tentativa de definição ou significação precisa, ela mesma demonstrando confusão sobre as formas de sua escrita: "na verdade ainda não estou vendo bem o fio da meada do que estou te escrevendo. acho que nunca verei - mas admito o escuro onde fulgem os dois olhos da pantera macia. a escuridão é meu caldo de cultura. a escuridão feérica. vou te falando e me arriscando à desconexão: sou subterraneamente inatingível pelo meu conhecimento.
escrevo-te porque não me entendo".

Água Viva tem essa beleza escancarada de algo que ousa adentrar na fluidez do que é desconhecido e do que recusa a precisão das formas pré-estabelecidas.

Lucas990 28/02/2024

No começo eu estava detestando cada segundo e sem entender nada. No final eu estava amando tudo mas ainda sem entender nada.
Aqui entraremos na intimidade e confusão da mente de uma artista que diz, contradiz e torna a dizer. Até agora não sei se ela estava escrevendo a um amor ou um desamor. Não sei dizer se ela está feliz ou perdida. E tá tudo bem!
Vi em algum lugar que esse não é um livro para entender, é um livro para sentir. A partir do momento que você se entrega a isso, a leitura só não fica mais fluida pois vc vai ter que parar umas 700 vezes para grifar textos que são como um quentinho no coração ou um soco no estômago.

Lailinha 28/02/2024

Simplesmente Clarice.
?Então respondo com a pureza de uma alegria indomável. Recuso-me a ficar triste. Sejamos alegres. Quem não tiver medo de ficar alegre e experimentar uma vez sequer a alegria doida e profunda terá o melhor de nossa verdade.?

Vini 28/02/2024

Pretendo ler pra entender melhor em outro momento...
"E quero a desarticulação, só assim sou eu no mundo. Só assim me sinto bem.

Sinta-se bem. Eu na minha solidão quase vou explodir. Morrer deve ser uma muda explosão interna. O corpo não aguenta mais ser corpo. E se morrer tiver o gosto de comida quando se está com muita fome? E se morrer for um prazer, egoísta prazer?"