No Ar Rarefeito Jon Krakauer

Resenhas - No Ar Rarefeito

Paulo.Roberto 06/03/2022

Coragem & Insanidade
Gosto bastante do tema Everest, já assisti o filme baseado nos relatos deste livro, e resolvi ler para conhecer um pouco mais sobre está incrível tragédia ocorrida em 1996.

Fico admirado com a coragem e insanidade de homens e mulheres que desafiam a montanha. Entendo o desafio, a superação e a motivação, mas mesmo assim é insano.

Gostei do livro, mas em alguns momentos fiquei perdido com alguns personagens, afinal são muitos atores envolvidos na montanha e o autor ainda inseri mais alguns relacionados a história do Everest.

Renata 28/02/2022

Meu pai comprou este livros logo no lançamentos no Brasil e já leu 5 vezes. É um entusiasta do montanhismo e da escalada. Fui convencida a ler, e gostei muito. Leitura que te prende a cada detalhe. Me senti dentro do livro (porém sem o frio haha)

Gosto muito de histórias reais e o que mais me chamou a atenção neste livro é a vontade que as pessoas tem de escalar o everest, o topo do mundo, em meio a tantas dificuldades. 2 meses de "passeio" que pode muito bem ser o seu último. Acredito que é muito mais pela vontade de superar limites de poder falar "eu fui" do que pela experiência em si.

Gostei muito do estilo de escrita do autor, além de contar sobre a excursão em si também da uma contextualizada no histórico das excursões ao everest e como começou o "comércio" em relação a estas. Ótimo para pessoas que pouco entendem sobre o assunto como eu.

Agora vou ler os outros livros sobre este episodio: o do russo e o do Beck. Meu pai também tem ambos haha

Lorayne.Stinguel 17/02/2022

Duro e real
Acho que o livro poderia ser resumido em pelo menos umas 100 páginas a menos. Foi muito interessante ler o relato de quem viveu a situação, mas teve muita enrolação também. A gente romantiza demais as aventuras e não imagina os calos que existem na realidade. Esse livro me fez recordar minha subida ao Pico da Bandeira, e só digo que é exatamente isso mesmo.

Laura 01/01/2022

No Ar Rarefeito
Em geral, sou muito fã de livros de relatos. Posso dizer que No Ar Rarefeito é um livro muito bem escrito.

A história começa com uma pequena narrativa dos acontecimentos do dia do desastre e em seguida volta para as motivações do autor que o levaram a embarcar nessa aventura de subir o teto do mundo. O livro apresenta várias camadas sobre o alpinismo e demonstra o quão perigosa é esse esporte radical.

Conforme fui avançando na leitura, mais presa a ela fiquei e, confesso, várias vezes me peguei horrorizada com o que cada um viveu naquele dia. Apesar da tragédia, ficou bem claro que incidentes no Everest não são incomuns...

Conforme o autor narrava a morte dos seus companheiros, os efeitos da altitude e do clima sobre todos e algumas experiências insalubres, fiquei me questionou cada vez mais o que leva alguém a embarcar no propósito de subir uma montanha que vão contra as ideais condições de vida humana. No fim, fiquei muito triste com toda a tragédia.

É um leitura muito boa, cada vez mais envolvente conforme avança. Recomendo a todos que gostam de livros de relatos ou de diários.

Susan.Kate 05/11/2021

De tirar o fôlego...
A narrativa, em primeira pessoa, é de fácil compreensão e bem fluida. O autor, que é jornalista e possui bastante experiência em escaladas, não se aprofunda em demasia em termos técnicos, dando maior ênfase à experiência vivida e intercalando com outras informações históricas e bem valiosas sobre a região.

O frio, o medo, a adrenalina sentidos por ele são muito bem postos em palavras, fazendo com que muitas vezes eu me sentisse presente na montanha.

Esse foi um dos primeiros livros que me fez ficar com o coração acelerado e ansiosa pelas próximas cenas, justamente por saber que tudo aquilo, de fato, aconteceu.

O texto, que originalmente seria uma reportagem encomendada pela revista Outside, se transformou em livro em 1997, trazendo duras críticas à comercialização da escalada, que, no entendimento de Krakauer foi um fator decisivo para a tragédia.

Devorei o livro em dois dias de ida e volta de ônibus em um percurso que, em um dia bom, levava um total de 3h.

Ganhei esse livro, quando eu tinha 18 anos, no primeiro amigo oculto que participei na minha primeira experiência de trabalho de uma colega que era quase xará - Susana.

O que eu achei mais fofo é que ela, provavelmente, percebeu em apenas 5 meses de convivência que, para mim, um livro (que pela edição, chuto ter sido comprado em uma banca) seria um presente muito mais valioso do que qualquer outra coisa que 30 reais pudessem comprar. E, 13 anos depois, nada mudou!

Alan kleber 13/09/2021

Um relato sensível e devastador. Um clássico da literatura
No começo da tarde do dia 10 de maio de 1996, Jon Krakauer alcançou o cume do Everest, a 8.848 metros de altitude. Ele não dormia há mais de 56 horas e estava zonzo pela falta de oxigênio. Ao se voltar para começar a longa e perigosa descida, outras 20 pessoas ainda se arrastavam em direção ao topo.

Jhon Krakauer consegue escrever de um jeito que prende a atenção.Quando a leitura acabar vem a cabeça a frase: "o que foi isso que acabei de lê?"
É uma leitura completamente imersiva, é como se eu estivesse lá na montanha presenciando aqueles acontecimentos. E acredito que quem ler esse livro terá a mesma sensação.

AndressaPaz 06/09/2021

Um livro que você escala junto
Nesse relato jornalístico, você se prende tanto aos acontecimentos que a leitura flui muito bem e não dá vontade de parar enquanto o livro não termina. O universo do alpinismo te consome e depois você começa a pesquisar sobre ele, é muito interessante. Um dos melhores livros que li esse ano!

Cris 25/07/2021

Um relato impressionante
Existem histórias que é impossível imaginar. Essa é uma delas. O que estas pessoas passaram para atingir o objetivo de chegar ao topo é inacreditável. Beira a insanidade investir tempo, dinheiro, saúde e a vida para realizar uma empreitada como essa. Vale a leitura!!

Lud 23/07/2021

A narrativa do autor te prende de jeito. Era difícil largar o livro porque eu queria saber o que ia acontecer na sequência. E você vai sentindo a agonia, a preocupação, o desespero junto da narrativa, você fica tenso com a situação toda. Mesmo sabendo dos riscos, é triste demais pensar nas vidas que se perderam nessa escalada. Coisas que pequenas decisões e imprevisões da natureza acabaram causando. Uma das coisas mais legais do livro, na minha opinião, é entender melhor como são feitas essas escaladas no Everest, como é muito mais complexo do que um leigo imaginaria. Eu fiquei bastante impressionada. É o segundo livro que leio do Jon Krakauer, e gosto demais da escrita dele.

Mandy 22/07/2021

Leitura obrigatória mas espetacular
Eu sou fã de fantasia, não gosto muito de livros que retratem a realidade pois leio para fugir do nosso mundo caótico. Mas as coisas que acontecem e que são relatadas neste livro parecem serem inventadas, só que ao procurar você vê que tudo aconteceu realmente. Um embate de homem vs natureza, alguns sobrevivem a luta contra natureza mas mesmo assim ela faz alguns de exemplo.

Indico: ?

Felipe1503 20/07/2021

No ar rarefeito
O livro conta, do ponto de vista do autor, com detalhes o fatídico dia de 10 de maio de 1996, em que 9 pessoas morreram tentando chegar na maior montanha do mundo.
O Everest fica a 8848 metros acima do mar, local em que o ar é tão rarefeito que o corpo humano literalmente vai morrendo de forma rápida a cada minuto que passa. O autor, Jon Krakauer, esteve na expedição que subiu ao cume no tal dia. Enquanto alpinistas estavam no topo...mais abaixo uma tempestade caia. Nove morreram e seus corpos continuam na montanha até hoje.
Esse livro conta o que ocorreu e como ocorreu o desenrolar dessa tragédia. Krakauer escreve de maneira muito fluída e prazerosa de ler.
Hoje em dia ele não mais fala sobre o assunto depois de sofrer várias ameaças, inclusives de familiares das vítimas. Na vdd, ele descreve até com frieza o que ele próprio e os demais companheiros fizeram (ou nao fizeram)...
Um livro sensacional, uma história de muita adrenalina e ação, apesar de muito triste. Há 2 filmes que são baseados nesse fato verídico. O mais recente é excelente, vale a pena ler e assitir, se chama "Everest".
Por fim...fica a pergunta de sempre: "por quê??" Por que escalar o Everest? Só pro ego? Na minha opinião pessoal sim.

Felipe Alado 17/07/2021

Literalmente de tirar o fôlego...
Relato cru e factual de uma expedição mal sucedida ao Everest. Um evento que culminou na morte de 12 alpinistas profissionais e amadores. Conforme você vai avançando na leitura, através da escrita e narração de Jon Krakauer, você apenas é capaz de imaginar como é a vida em um ambiente tão inóspito em grandes altitudes. O livro me prendeu, me fez sentir o frio da montanha, me deixou sem ar e fez eu me apegar a cada uma daquelas personagens.
5 estrelas + favoritado S2

alntbr 15/06/2021

No ar rarefeito
Diferente das minhas outras leituras por se tratar de um relato e não romance, tive uma surpresa grandemente agradável enquanto lia. Os eventos ocorridos narrados por Krakauer lhe prendem nas páginas que nem nota o tempo voar, a afeição criada pelas pessoas e figuras históricas durante a leitura e o abatimento após ler sobre a tragédia nos mínimos detalhes. Uma leitura ótima e diferente, recomendo para quem é curioso sobre o monte Everest ou entusiasta do alpinismo.

Gabi 10/06/2021

Para os amantes de aventuras e fascinados por histórias sobre a montanha mais alta do mundo, este é um livro que vai te chocar e ensinar lições para uma vida.

Uma tragédia relatada pelos olhos de um sobrevivente que nos ensina a valorizar as pequenas coisas da vida e nos mostra que até mesmo profissionais podem cometer erros dependendo das circunstâncias.

Leiam e se maravilhem com a força e o poder do Everest.

Marcio Claver 07/06/2021

No Ar Rarefeito
Esse é o relato de Jon Krakauer sobre os acontecimentos de maio de 1996, quando dois grupos de alpinistas fizeram uma excursão ao topo do Monte Everest, o pico mais alto do mundo, com 8.848 metros de altitude. Naquela tarde, uma forte nevasca fez com que oito pessoas, entre guias, auxiliares e esportistas de maior ou menor experiência, morressem na tentativa de alcançar o topo da montanha.

O evento foi tão grande que gerou outros livros como "Deixado para morrer", de Beck Weathers, e "A escalada", de Anatoli Boukreev. Além disso, a história pode ser vista nos filmes "No Ar Rarefeito, Morte no Everest", de 1997 e "Evereste", de 2015.