No Ar Rarefeito

No Ar Rarefeito Jon Krakauer

Resenhas - No Ar Rarefeito

Tatiane.Melo 15/05/2020

De tirar o fôlego
Uma história verídica. Imaginar que escalar o Everest para uma pessoa experiente será fácil? Está totalmente enganado. Muito sofrimento e escolhas que não imaginava.

Ótimo livro. Leitura fácil e termos usados no alpinismo sempre muito bem explicado.

José 12/05/2020

Relato impressionante!
Uma história marcante e muito bem contada pelo Krakauer. Recomendo a todos os amantes de aventuras. Krakauer extrai muito bem os detalhes e acrescenta um tom crítico único.

Danilo.Almeida 09/05/2020

Um relato surpreendente!
No ar rarefeito é o relato real de um sobrevivente sobre a tragédia que ocorreu no Everest em 1996. Quando algumas expedições partiram para rumo ao cume da enorme montanha.
O relato aborda além do dia-a-dia do grupo, tambem um pouco da cultura Sherpa, a comercialização da montanha pelo governo local, a religiosidade e a mistica em torno da montanha por parte dos alpinista e dos Sherpas, os efeitos da altitude e frio no corpo e tambem possui algumas historias paralelas interessantes sobre aquele misto de pessoas que estavam na montanha naquela epoca.

O livro me causou um misto de emoções. Eu senti raiva, pena, fascínio e deslumbre por alguns personagens desse livro. Apesar do autor ser detalhista ao descrever varios pontos do livro e o mesmo conter algumas imagens, recomendo ler com acesso à Google imagens para ter uma experiencia maior. Na minha opinião o ponto mais alto do livro e melhor personagem é Back Wathers

Esse livro é muito bom para quem tem estomago forte e entender mais sobre o fascínio que o Everest provoca nas pessoas, ao ponto de negligênciar os perigosos em seu entorno.

@gustavoplatini 04/05/2020

Um soco no estômago
O conteúdo como todos já sabem é a maior tragédia ocorrida no Evereste em 1996, uma expedição guiada por um alpinista muito experiente que acabou perdendo a vida e de varias outras pessoas que também padeceram na tentativa de chegar ao cume. O que mais me impressionou foi descobrir como vários pequenos acontecimentos tiveram grande influência para desencadear essa tragédia, durante grande parte do livro me senti angustiado sabendo que tudo poderia ser evitado ou pelo menos ter sido minimizado. Não sei descrever o sentimento que tive ao terminar o livro, mas senti como se tivesse levado um soco no estômago. O livro é maravilhoso, a leitura flui e prende a atenção.
4.5 estrelas!

Ronaldo 03/04/2020

Rico nos detalhes
O livro é bem detalhista nos acontecimentos, tendo em vista que o autor participou do ocorrido.

Pedro Sanches 17/03/2020

Este livro do Krakauer estava no meu radar desde a releitura do extraordinário "Na Natureza Selvagem" no ano passado, de modo que meu recente interesse em relatos de aventura e exploração se tornou o momento perfeito para lê-lo.

O relato de Jon Krakauer sobre o desastre do Everest de 1996 traz à tona a incompreensível mística que essa montanha exerce sobre a mente humana, remontando às primeiras expedições nos anos 20.

Se antes eu não conseguia entender os motivos que faziam alguém sair de casa e submeter à fadiga, frio extremo, mal da montanha e arriscar a própria vida para chegar no topo de um cume, “No Ar Rarefeito” me fez enxergar o alpinismo de modo diferente, eu diria que até com certo fascínio.

O cume do Everest foi uma das últimas grandes conquistas da exploração humana do planeta Terra, e eu acho meio maluco pensar que mesmo com as tecnologias mais avançadas, existe um ponto na superfície do nosso planeta de tão difícil acesso. Como reconhece Rob Hall em uma conversa com o Autor, “um resgate na crista do cume é a mesma coisa que um resgate na Lua”.

Eu que nunca escalei nada confesso ter terminado o livro com vontade de sair por aí escalando uns morrinhos.

"No Ar Rarefeito" é um livro que com certeza vale a pena ser lido.

#JonKrakauer #IntoThinAir #NoArRarefeito

site: https://www.instagram.com/oquevoceandalendo/

Carolina.Rodrigues 15/02/2020

Logo no início o livro nos narra a tragédia que assolou a montanha em 1996. Este livro é uma espécie de redenção do autor .Ele me prendeu bastante e alguns fatos foram narrados com exatidão. Só o final não me agradou muito.

Lucas 05/02/2020

Maldoso
Por algum motivo desconhecido, Krakauer culpou Anatoli Boukreev injustamente. É de conhecimento geral que o russo salvou vidas em meio a tempestade, sozinho (ninguém mais estava disposto em ajudá-lo com os resgates).

Recomendo que leiam "A Escalada". Esse sim tem um relato simples, porém honesto sobre a verdade desta tragédia.

Guilherme 31/12/2019

O processo evolucionário deu ao homem o poder de habitar boa parte da superfície terrestre, mas em questão de altura essa faixa vai desde o nível do mar até cer de 5000m acima deste, esta altura de 5000m é normal para pessoas que nasceram nela, mas já é muito extrema para quem esta acostumado ao nível litorâneo. E o que seria o topo do Everest para quem vive em alturas "normais"?Ele é um mundo completamente novo, no qual o corpo tenta se acostumar com as mudanças exigidas pela falta de oxigênio, essas mudanças incluem um raciocínio mais lento, como qual você leva um tempo considerável para tomar decisões que tomaria instantaneamente com oxigênio suficiente, o que é algo que ninguém quer em uma situação de vida ou morte. Este livro me mostrou que são poucas as pessoas que deveriam se arriscar com esse tipo de aventura, definitivamente não o seu tipico terrestre com algumas dezenas de milhares de dólares para gastar.

Renato.Antunes 20/08/2019

Cuidado!!
Seria uma leitura incrível e fantástica se não fosse real! Saber que tudo aquilo de fato aconteceu me deixou muito triste, abalado... é uma leitura dura e difícil porque você lê e pensa: "Jesus, não acredito!". Se o seu estômago é forte, recomendo.

mug 29/06/2019

Relato de uma tragédia
Apesar das controvérsias, discussões e dúvidas que envolvem esse relato, não há dúvidas que houve uma tragédia imensa e histórica. Apesar do companheirismo que sempre existe na montanha, a proximidade da morte faz as pessoas tornarem-se egoístas, numa análise bem ampla dessa palavra. Um dos meus livros prediletos.

João Bruno 03/06/2019

De tirar o fôlego
Uma história muito triste, bem detalhada, emocionante e assustadora, que tira nosso ar, com o perdão do trocadilho ...
Só recomendo prestar bastante atenção nos nomes, são muitos nomes, as vezes são mencionados o primeiro nome, outras vezes o segundo nome, nomes em inglês, nomes de nativos ... Confunde bastante se vc não prestar atenção ... Pois no final ele cita várias e várias pessoas e seus desfechos.
Tenho o costume de pesquisar sobre cenários, e até personagens quando se trata de uma historia real .. e nesse caso, tornou o livro ainda mais completo, a história ainda mais real e infelizmente mais sofrida, dada a tragédia que relata.

thaísa g, 04/02/2019

O livro é bom? É. Mas metade das páginas é totalmente dispensável. Um monte de informações que não tem relevância. Aí quando chega no enredo em si, é tudo breve.
Porem muito bem escrito.

Briena 03/02/2019

Terminei de ler esse livro já faz alguns dias mas não consigo parar de pensar nele, em seus personagens tão carismáticos. É como seu eu ainda estivesse esperando por um resgate para aqueles que ficaram presos lá em cima. Jon Krakauer conseguiu transmitir a dor da sua perda e a tristeza que foi voltar depois de ter perdido tantos amigos.
É uma leitura envolvente e se despedir dela é não é fácil Se preparem para a fosse que vem logo após o término