No Ar Rarefeito

No Ar Rarefeito Jon Krakauer

Resenhas - No Ar Rarefeito

Rafa P. 02/06/2021

No ar rarefeito.
Faz muito tempo que tenho esse livro na minha pilha de leitura e finalmente consegui ler. A história da tragédia de 1996 no Everest é fato conhecido , mas ao ver de perto os detalhes e os bastidores dessa expedição, é como conhecer a história pela primeira vez. Eu adorei o trabalho do jornalista/alpinista Kraukaer ele narra os acontecimentos de forma que vc não se cansa, acho tudo muito interessante e ainda termina o livro ávido por mais informações sobre a tragédia. É aquele tipo de história que vc termina com um gosto amargo na boca, pensando em como tudo poderia ter sido diferente se os envolvidos e a força da natureza tivesse tomado outros rumos... ou não , nunca saberemos. Eu achei incrível e fiquei com muito frio e angustiada durante a leitura de tão intenso o relato do autor que esteve presente durante a expedição de 1996. Super indico.

Gabriel Zupiroli 19/05/2021

O aspecto pessoal do relato, muito criticado por terceiros, faz todo sentido aqui, visto que se trata da tradução de uma experiência pelo sujeito que a viveu. É preciso entender que a verdade, os fatos, todos esses conceitos são passados pelo filtro da perspectiva e da experienciação do outro. Sendo assim, Krakauer constrói uma narrativa brutal para reconectar temporalmente toda a sucessão de eventos do ataque ao Everest. Sua opção narrativa é atravessar uma linearidade quase completa para ir literalmente preparando o terreno ao leitor. E, assim, alimentar toda a expectativa para a grande investida ao cume.

E não é brutal simplesmente pelos fatos que se sucederam - que já são, por si só, terríveis -, mas pela narrativa visceral de Krakauer. E visceral também não por descrever demais de maneira explícita coisas horríveis, mas sim por construir muito bem toda uma dinâmica na estrutura que passa desde a condução do leitor até o estudo de caso das mentes que viveram o momento. O escritor aproxima o leitor de todos os indivíduos através de suas reflexões sobre a situação e, na hora de traduzir tudo em palavras, o faz de maneira direta e simultaneamente contida. Resulta uma dinâmica muito interessante.

Violentamente agonizante, é um relato de não-ficção muito bem escrito - o que é geralmente difícil de encontrar.

Larissa Abate 19/04/2021

Um dos melhores livros de não ficção que já li
Eu gostei MUITO dessa leitura. O autor escreve incrivelmente bem, capaz de te fazer sentir a angústia, o desespero, o frio congelante (-73°C) e todas as consequências aterrorizantes de estar a uma altitude tão grande.
É agonizante tomar conhecimento de tudo o que aconteceu, desde as histórias e motivações de todos que estavam ali com o objetivo de chegar ao topo do mundo, até os pequenos erros que se mostraram fatais.
História muito marcante!
Rafa P. 04/05/2021minha estante
Tambem gosto muito do jeito que ele narra os acontecimentos. Você ja leu Na natureza selvagem? è dele também outro livro muito bom, indico.

Willjf 17/04/2021

Um relato arrepiante do desastre do Monte Everest em 1996, contado por Jon Krakauer, que testemunhou o desenrolar da tragédia em primeira mão.

O início de uma poderosa tempestade no momento em que várias equipes tentam chegar ao topo do Everest leva a resultados devastadores, e os que estão na montanha são empurrados para o limite de sua resistência para sobreviver.

O livro não é apenas um conto de aventura notável (tornado ainda mais dramático por sua realidade), mas uma história de montanhas, e as grandes provações pelas quais as pessoas passam para chegar ao topo, mesmo quando encaram a morte de frente

Renata 29/03/2021

Sonhando com o cume
No início não simpatizei com a escrita. Muito jornalística, para chamar a atenção... mas depois, nos envolvemos tanto com aqueles fatos, com aquelas que pessoas e o sonho delas. E a cada reviravolta... simplesmente envolvente! Não dá vontade de parar de ler e de subir montanhas!

Manuela192 26/03/2021

Eu li esse livro por conta da minha mãe, que é apaixonada no Everest e vive me contando as histórias sobre. Fiquei super curiosa e decidi ler.
O livro é incrível e tem momentos que você se sente na montanha. Muito emocionante.

Rayssa 06/02/2021

Emocionante
Em 1996, Jon Krakauer juntamente com mais alguns companheiros, partiram rumo ao pico do famoso Monte Everest, situado entre o Nepal e o Tibet (China). Mal sabiam eles que a viagem se tornaria uma das piores e mais trágicas tentativas de escalada do monte de todos os tempos. No livro, o autor narra essa experiência.

Eu simplesmente amei esse relato. Foi a minha melhor leitura de não ficção da vida até agora. Com sensibilidade e muitos detalhes, Jon não deixa nada de fora do que se passou naqueles dias tão difíceis de viagem e escaladas sem fim. Desde o começo animado da expedição até o final desastroso, tudo é narrado de forma sincera e muito envolvente.

Eu adoro frio e neve, então me senti muito feliz acompanhando essa aventura. Algumas partes são bem tensas e tristes. Acabei o livro arrasada por pensar que tudo aquilo aconteceu de verdade e muita gente esforçada e gentil cedeu a própria vida pra alcançar um sonho que, para leigos, parece uma loucura.

Foi muito interessante entender, ou melhor, tentar entender, o que se passa na cabeça de pessoas que se dispõem a escalar uma montanha de quase 9 mil metros acima do mar sob neve, ventos fortíssimos, etc. O autor esclarece que tal decisão não é exatamente racional, ou não tem exatamente um propósito específico tal como alcançar a fama e prestígio. O centro da vontade vai muito além de qualquer justificativa racional cuja verdadeira essência só poderá ser, muito provavelmente, atingida por quem é alpinista.

Além disso, foi muito curioso também perceber as reações humanas em situações extremas de perigo e exaustão. Desde o desespero que leva a escolhas erradas que custam a própria vida e de outros, até escolhas feitas de forma proposital para prover somente o próprio umbigo em face das necessidades de sobrevivência de outro ser humano.

Enfim, foi uma leitura extremamente densa, rica, informativa e que sem dúvidas me tocou e inspirou muito. Quero ler pra ontem os outros livros dele, sobretudo "Na natureza selvagem"!
Craotchky 06/02/2021minha estante
Já quero ler! Essa história me lembrou muito o livro Milagre nos Andes, onde é relatada a luta pela sobrevivência de um grupo de pessoas que estavam em um avião que caiu na gélida paisagem dos Andes em 1972. Inclusive, se você ir na página do livro aqui no skoob e ler a sinopse, notará uma citação elogiosa do próprio Krakauer sobre a obra.

Rayssa 09/02/2021minha estante
Nossa, que ótima dica. Já ouvi falar dessa obra, mas não me lembrava dela! Já vou colocar na lista de desejos! ?

Rafa P. 04/05/2021minha estante
Adoro o jeito que essa autor conta as história. Você ja leu Na natureza selvagem? Outro livro incrível dele.

Tiago 03/02/2021

A sensação de estar na montanha é quase real
Um excelente livro, quase impossível de largar. Um relato em primeira mão sobre o desastre do Everest em 1996. O autor, jornalista, fez parte da expedição. Um thriller onde sentimos a ansiedade, o frio congelante e os efeitos da privação de oxigênio nos alpinistas.

Gustavo494 02/02/2021

Trágico e comovente
Esse foi um dos livros mais pesados em questões emocionais que já vi, não vai te fazer chorar sabe, mas vai te fazer ficar imaginando as tristes cenas narradas por Jon Krakauer. Esse não é um livro de ficção, aqui são narrados os trágicos acontecimentos da tragédia de 1996 no Everest, onde 12 pessoas morreram. Quando você lê, você sente as emoções e tensões do mesmo jeito que sentiria ao ler um livro de ficção, mas o ruim, é depois lembrar que tudo aconteceu de verdade. Mas apesar disso tudo, é um ótimo livro, que caso tu curta livros desse estilo, com certeza vai gostar muito desse.
Polyana.Sousa 02/02/2021minha estante
Amei a resenha!

Gustavo494 02/02/2021minha estante
Uhuul vlw maninha :)

Micaelly29 12/01/2021

"Não vou morrer", respondi. "Não seja melodramática".
E pensar que isso aconteceu de verdade é devastador. Mas uma coisa que aprendi lendo o livro é que o alpinismo é para correr riscos. Mesmo que esses riscos o levem para a morte.
No começo e meio do livro, o autor narra como foi a chegada e subida do Everest, relatando bastante detalhes. Mais para o final é que acontece a tragédia. Como dito no livro, a subida até o topo é "fácil"(pois de acordo com o relato não achei nada fácil), o problema é a descida.
Sobre o autor apontar os erros cometidos durante a expedição, não só das companhias, líderes e afins, mas também dele achei muito interessantes.
Até a metade do livro eu pensei que ele não tinha feito nenhuma escolha errado, até fiquei um pouco desconfiada já que ele apontava dos outro mas não dele. Porém, na parte onde ele acha que viu o Andy Harris, foi aí que percebi que ele não era perfeito. Essa parte onde ninguém sabia exatamente onde Harris estava foi agonizante.
Um dos personagens que assim, não sei se ele tem sorte ou azar, foi Beck Weathers. Eu já estava esperando que ele morresse também, mas o homem diz não pra morte várias vezes.
Enfim. Terminei a leitura. É um ótimo livro que relata o que realmente aconteceu e te deixa se coração partido ?

Lyonn 29/11/2020

Um artigo essencial para aventureiros
Nunca li algo desse gênero, foi um pouco cansativo, devido alguns looooongos parágrafos e capítulos, mas em certos momentos te deixava bem aflito ao te transportar para o Everest naquela data, onde houve tanta aventura e muitas perdas. Quem gosta de aventura bem realista, é uma ótima pedida. Para meu gosto, ainda vou precisar de um tempo para arriscar outro do mesmo tipo. Valeu Tone, por me fazer ler algo fora da minha zona de conforto. Depois de Intermitências da morte, acho que esse ano já foi bem proveitoso! Agora vou voltar pra velha farofinha hahaha

Lívia Berci 27/11/2020

Interessante e revoltante
Livro nos mostra os bastidores de uma escalada ao cume do monte Everest. Ao longo da narrativa ficamos revoltados em como a arrogância e o capitalismo colocam em risco a vida.
Achei que o livro poderia ser mais direto. A narrativa com mtas descrições é bastante cansativa.

laiscguima 30/08/2020

Não existe sistema à prova de falhas
Muito bem escrito e não conseguia parar de ler. Impossível não fazer paralelos com outro livro que li no começo, que também trata de uma jornada de aventura, "Cem dias entre céu e mar" do Amyr Klink. Não importa o quanto se planeje, os riscos são inerentes e o resultado pode ou dar muito certo ou muito errado.

Julia.Miquelini 06/07/2020

Ahh as montanhas
Eu que tirei subir montanha tive um enorme fascínio em ler o relato de uma das maiores tragédias do Everest.. sou fã do Krakauer!