No Ar Rarefeito

No Ar Rarefeito Jon Krakauer

Resenhas - No Ar Rarefeito

Patricia 26/02/2011

Uma narrativa extremamente envolvente. Krakauer abdica de qualquer imparcialidade e desde o primeiro momento se coloca junto na estória, já logo de início admitindo que um relato seguro e correto do aconteceu é impossível, por qualquer parte.
Mesmo para quem nunca partilhou dessa paixão, ou quase doença, por alpinismo ou qualquer outro tipo de esporte de alta periculosidade, é uma leitura recomendadíssima, que muito provavelmente vai te fazer pensar ao menos "e se eu tentasse algo do tipo...".
Afinal a estória não é somente sobre uma escalada ao topo mais alto do mundo, mas sim uma reflexão sobre relaçoes entre pessoas enfrentando uma situação extremamente adversa, mas que mesmo assim continua tendo seu carater comercial.

Um livro polêmico, não tanto pelo assunto que trata, mas pela repercussão que causou. Escrever sobre uma tragédia nunca será fácil, muito menos com a perspectiva de ter que lidar com familiares das vítimas, ou mesmo os sobreviventes que possam resentir como foram retratados. Fora a grande e velha questão de estar "ganhando dinheiro escrevendo sobre a tragédia".
E como uma série de infortúnios pode determinar se você será tratado como um herói ou um pária, quando retornares.
Habibks 30/06/2011minha estante
Conseguiu resumir bem a ideia geral do livro.

Julia.Miquelini 06/07/2020

Ahh as montanhas
Eu que tirei subir montanha tive um enorme fascínio em ler o relato de uma das maiores tragédias do Everest.. sou fã do Krakauer!

Lívia Berci 27/11/2020

Interessante e revoltante
Livro nos mostra os bastidores de uma escalada ao cume do monte Everest. Ao longo da narrativa ficamos revoltados em como a arrogância e o capitalismo colocam em risco a vida.
Achei que o livro poderia ser mais direto. A narrativa com mtas descrições é bastante cansativa.

Pisi14 23/08/2023

Jornalismo e reflexão
Ao banalizar os riscos de subir em grandes montanhas, muitas pessoas acabam se acidentando gravemente em expedições comerciais, em especial no monte Everest.

Esse livro nos conta uma história real de um episódio onde a ganância e o desejo de sucesso fez vítimas fatais em 1996 na montanha mais alta do mundo. O autor faz uma reflexão sobre o alpinismo na era em que ele deixou de ser uma atividade de elite esportiva para ser algo comercialmente explorado

É um livro que virou filme e é uma leitura que nos faz conhecer o mundo e o submundo do alpinismo.

Renata 28/02/2022

Meu pai comprou este livros logo no lançamentos no Brasil e já leu 5 vezes. É um entusiasta do montanhismo e da escalada. Fui convencida a ler, e gostei muito. Leitura que te prende a cada detalhe. Me senti dentro do livro (porém sem o frio haha)

Gosto muito de histórias reais e o que mais me chamou a atenção neste livro é a vontade que as pessoas tem de escalar o everest, o topo do mundo, em meio a tantas dificuldades. 2 meses de "passeio" que pode muito bem ser o seu último. Acredito que é muito mais pela vontade de superar limites de poder falar "eu fui" do que pela experiência em si.

Gostei muito do estilo de escrita do autor, além de contar sobre a excursão em si também da uma contextualizada no histórico das excursões ao everest e como começou o "comércio" em relação a estas. Ótimo para pessoas que pouco entendem sobre o assunto como eu.

Agora vou ler os outros livros sobre este episodio: o do russo e o do Beck. Meu pai também tem ambos haha

laiscguima 30/08/2020

Não existe sistema à prova de falhas
Muito bem escrito e não conseguia parar de ler. Impossível não fazer paralelos com outro livro que li no começo, que também trata de uma jornada de aventura, "Cem dias entre céu e mar" do Amyr Klink. Não importa o quanto se planeje, os riscos são inerentes e o resultado pode ou dar muito certo ou muito errado.

Cris 25/07/2021

Um relato impressionante
Existem histórias que é impossível imaginar. Essa é uma delas. O que estas pessoas passaram para atingir o objetivo de chegar ao topo é inacreditável. Beira a insanidade investir tempo, dinheiro, saúde e a vida para realizar uma empreitada como essa. Vale a leitura!!

Pedro Sanches 17/03/2020

Este livro do Krakauer estava no meu radar desde a releitura do extraordinário "Na Natureza Selvagem" no ano passado, de modo que meu recente interesse em relatos de aventura e exploração se tornou o momento perfeito para lê-lo.

O relato de Jon Krakauer sobre o desastre do Everest de 1996 traz à tona a incompreensível mística que essa montanha exerce sobre a mente humana, remontando às primeiras expedições nos anos 20.

Se antes eu não conseguia entender os motivos que faziam alguém sair de casa e submeter à fadiga, frio extremo, mal da montanha e arriscar a própria vida para chegar no topo de um cume, “No Ar Rarefeito” me fez enxergar o alpinismo de modo diferente, eu diria que até com certo fascínio.

O cume do Everest foi uma das últimas grandes conquistas da exploração humana do planeta Terra, e eu acho meio maluco pensar que mesmo com as tecnologias mais avançadas, existe um ponto na superfície do nosso planeta de tão difícil acesso. Como reconhece Rob Hall em uma conversa com o Autor, “um resgate na crista do cume é a mesma coisa que um resgate na Lua”.

Eu que nunca escalei nada confesso ter terminado o livro com vontade de sair por aí escalando uns morrinhos.

"No Ar Rarefeito" é um livro que com certeza vale a pena ser lido.

#JonKrakauer #IntoThinAir #NoArRarefeito

site: https://www.instagram.com/oquevoceandalendo/

Geovana Albuquerque 16/11/2022

Eletrizante!!!
Escrita de Jon é envolvente e minuciosa. Durante o processo inevitavelmente a gente se envolve em todo drama sendo capaz de sentir o clima gélido da montanha.
Que tragédia!!

isadora.borsato 10/06/2023

"Este é o mundo real, muchachos, e estamos todos nele."
A tragédia de 1996 no topo do Everest, lembrou a todos do quanto a natureza pode ser implacável, letal e devastadora.
A vontade de escalar as montanhas mais difíceis e altas, talvez esteja atrelada ao ímpeto do ser humano em desafiar os limites da invencibilidade que acredita possuir. Conseguir ir até a beira do abismo e encarar a morte de perto, e ter a satisfação de retornar - até o momento em que não conseguir mais - é o prêmio esperado pelos alpinistas.
Na presente obra, uma lição importante restou aprendida: quando a vida der sinais de que algo pode dar errado, escute.
Infelizmente, os alpinistas daquele expedição não escutaram, nem mesmo seguiram as próprias regras, o que acabou sendo fatídico.
Não se deve ignorar os instintos e a voz interior, isso pode salvar a sua vida.
Contudo, o ego de homens corajosos e capazes, por vezes, pode ocasionar sua própria ruína.
Dentre os mortos, talvez a morte do guia chefe Rob Hall fora a mais dolorosa e difícil de aceitar. Ele durou tanto tempo e chegou tão perto.
Quando se vê todo o ocorrido, de forma ampla, na perspectiva do livro, começa a ter o sentimento de que se Rob tivesse ouvido a si mesmo, teria sobrevivido e, com sorte, teria garantido a vida de outros também.
Realmente, como afirmou o autor: a sabedoria vem fácil depois do fato.
Muitos "e se" não vão trazer os alpinistas de volta e não apagará da mente dos sobreviventes o que a "Febre do cume" pode fazer ao indivíduo.

Mais uma vez, Jon Krakauer não decepcionou. Excelente livro, embora triste.

Victor543 23/08/2023

Um olhar clínico sobre a pior tragédia do Everest
Segundo o próprio livro, até 1996, para cada 4 pessoas que atingiam o cume do Everest havia uma fatalidade. Já no ano em questão a proporção de mortos foi de um para sete. De modo geral, olhando de forma fria, foi um ano com mortes abaixo da média (isso o próprio autor dispôs no livro).

Acredito que o que fez a tragédia de 96 ser considerada a pior da história está além da proporção, mas sim nos números exatos, nunca morrerá tanta gente em uma primavera desde que o cume fora conquistado.

De forma cirúrgica, em grande parte isenta, Krakauer trouxe os fatos ao público, inclusive citando os erros que ele mesmo cometera no ar rarefeito. Entrevistando diversos sobreviventes e consultando suas anotações feitas durante a expedição, o autor foi capaz de juntar as inúmeras peças de um quebra-cabeças gigante e traduzi-lo em uma história de tirar o fôlego.

Leitura mais que recomendada.

Lorayne.Stinguel 17/02/2022

Duro e real
Acho que o livro poderia ser resumido em pelo menos umas 100 páginas a menos. Foi muito interessante ler o relato de quem viveu a situação, mas teve muita enrolação também. A gente romantiza demais as aventuras e não imagina os calos que existem na realidade. Esse livro me fez recordar minha subida ao Pico da Bandeira, e só digo que é exatamente isso mesmo.

Diam 26/02/2012

Excelente!
O livro é sensacional!!

Ler e saber que trata-se de um fato verídico, e trágico, o torna ainda mais impressionante.

Certamente, um dos livros mais incríveis que já li!

Larissa Abate 19/04/2021

Um dos melhores livros de não ficção que já li
Eu gostei MUITO dessa leitura. O autor escreve incrivelmente bem, capaz de te fazer sentir a angústia, o desespero, o frio congelante (-73°C) e todas as consequências aterrorizantes de estar a uma altitude tão grande.
É agonizante tomar conhecimento de tudo o que aconteceu, desde as histórias e motivações de todos que estavam ali com o objetivo de chegar ao topo do mundo, até os pequenos erros que se mostraram fatais.
História muito marcante!
Rafa P. 04/05/2021minha estante
Tambem gosto muito do jeito que ele narra os acontecimentos. Você ja leu Na natureza selvagem? è dele também outro livro muito bom, indico.