No Ar Rarefeito

No Ar Rarefeito Jon Krakauer

Resenhas - No Ar Rarefeito

Mario 25/10/2018

Chocante
Esse livro é a versão do jornalista, que fazia parte do grupo que foi resgatado neste episódio.
Eu li também a versão do alpinista Anatoli Boukrrev sobre esse mesmo episódio, contada no livro 'A Escalada. A Verdadeira História da Tragédia no Everest'.
Anatoli morreria Ele ano seguinte, após ter escapado da tragédia contada neste livro.

João Bruno 03/06/2019

De tirar o fôlego
Uma história muito triste, bem detalhada, emocionante e assustadora, que tira nosso ar, com o perdão do trocadilho ...
Só recomendo prestar bastante atenção nos nomes, são muitos nomes, as vezes são mencionados o primeiro nome, outras vezes o segundo nome, nomes em inglês, nomes de nativos ... Confunde bastante se vc não prestar atenção ... Pois no final ele cita várias e várias pessoas e seus desfechos.
Tenho o costume de pesquisar sobre cenários, e até personagens quando se trata de uma historia real .. e nesse caso, tornou o livro ainda mais completo, a história ainda mais real e infelizmente mais sofrida, dada a tragédia que relata.

mug 29/06/2019

Relato de uma tragédia
Apesar das controvérsias, discussões e dúvidas que envolvem esse relato, não há dúvidas que houve uma tragédia imensa e histórica. Apesar do companheirismo que sempre existe na montanha, a proximidade da morte faz as pessoas tornarem-se egoístas, numa análise bem ampla dessa palavra. Um dos meus livros prediletos.

Renato.Antunes 20/08/2019

Cuidado!!
Seria uma leitura incrível e fantástica se não fosse real! Saber que tudo aquilo de fato aconteceu me deixou muito triste, abalado... é uma leitura dura e difícil porque você lê e pensa: "Jesus, não acredito!". Se o seu estômago é forte, recomendo.

Guilherme 31/12/2019

O processo evolucionário deu ao homem o poder de habitar boa parte da superfície terrestre, mas em questão de altura essa faixa vai desde o nível do mar até cer de 5000m acima deste, esta altura de 5000m é normal para pessoas que nasceram nela, mas já é muito extrema para quem esta acostumado ao nível litorâneo. E o que seria o topo do Everest para quem vive em alturas "normais"?Ele é um mundo completamente novo, no qual o corpo tenta se acostumar com as mudanças exigidas pela falta de oxigênio, essas mudanças incluem um raciocínio mais lento, como qual você leva um tempo considerável para tomar decisões que tomaria instantaneamente com oxigênio suficiente, o que é algo que ninguém quer em uma situação de vida ou morte. Este livro me mostrou que são poucas as pessoas que deveriam se arriscar com esse tipo de aventura, definitivamente não o seu tipico terrestre com algumas dezenas de milhares de dólares para gastar.

José 12/05/2020

Relato impressionante!
Uma história marcante e muito bem contada pelo Krakauer. Recomendo a todos os amantes de aventuras. Krakauer extrai muito bem os detalhes e acrescenta um tom crítico único.

Micaelly29 12/01/2021

"Não vou morrer", respondi. "Não seja melodramática".
E pensar que isso aconteceu de verdade é devastador. Mas uma coisa que aprendi lendo o livro é que o alpinismo é para correr riscos. Mesmo que esses riscos o levem para a morte.
No começo e meio do livro, o autor narra como foi a chegada e subida do Everest, relatando bastante detalhes. Mais para o final é que acontece a tragédia. Como dito no livro, a subida até o topo é "fácil"(pois de acordo com o relato não achei nada fácil), o problema é a descida.
Sobre o autor apontar os erros cometidos durante a expedição, não só das companhias, líderes e afins, mas também dele achei muito interessantes.
Até a metade do livro eu pensei que ele não tinha feito nenhuma escolha errado, até fiquei um pouco desconfiada já que ele apontava dos outro mas não dele. Porém, na parte onde ele acha que viu o Andy Harris, foi aí que percebi que ele não era perfeito. Essa parte onde ninguém sabia exatamente onde Harris estava foi agonizante.
Um dos personagens que assim, não sei se ele tem sorte ou azar, foi Beck Weathers. Eu já estava esperando que ele morresse também, mas o homem diz não pra morte várias vezes.
Enfim. Terminei a leitura. É um ótimo livro que relata o que realmente aconteceu e te deixa se coração partido ?

Tiago 03/02/2021

A sensação de estar na montanha é quase real
Um excelente livro, quase impossível de largar. Um relato em primeira mão sobre o desastre do Everest em 1996. O autor, jornalista, fez parte da expedição. Um thriller onde sentimos a ansiedade, o frio congelante e os efeitos da privação de oxigênio nos alpinistas.

Luiz Afonso 21/06/2022

"Escalar é como a vida, só que moldada em relevo mais nítido"
Antes de enfrentar o livro, já tinha lido algumas matérias e documentários sobre os acontecimentos de 1996 no cume do Everest, mas analisar esta narrativa proporcionou uma perspectiva única e surpreendente.

Não concordo muito com as críticas feitas ao autor, que apontam sua exposição enviesada acerca do ocorrido, naquilo que deveria ser um relato jornalístico. Acontece que, em razão de estar diretamente envolvido no desastre, seria impossível ao Krakauer oferecer uma visão que não fosse a sua - apesar de que, nesse ponto, o autor se esforçar para incluir relatos diretos de outras pessoas, e as críticas que sofreu.

Ao se aproximar do clímax da história, ficou um pouco mais claro, ao menos para mim, que em parte a escrita serviu como uma forma do Krakauer tentar resolver, consigo mesmo, os eventos traumáticos que presenciou, e qual a parcela de culpa de todos os envolvidos.
Sugiro uma leitura que não assuma que a narrativa seja objetiva e imparcial, mas que o leitor se envolva em uma conversa com o autor como quem escuta uma história pessoal e traumática de um conhecido, em busca de compreender o que aconteceu. É admirar o livro conforme ele se revela.

"Por mais que você analise, critique, julgue ou teça hipóteses, isso não lhe trará a paz que está procurando. Não há respostas. A culpa não foi de ninguém. Estavam todos fazendo o melhor possível naquele momento, nas circunstâncias dadas. Ninguém pretendia prejudicar ninguém. Ninguém queria morrer" (Lisa Fischer-Luckenbach).

Diego.Roberto 21/06/2022

Subi a 8848 metros de altitude
Livro sensacional! Já queria ler desde 2014. Após todos esses anos, me encantei por ele, cada vez que lia eu era abraçado pelo livro. Uma leitura leve e gostosa, daquelas que não quer parar de ler. Jon Krakauer detalha muito bem a tragédia de 1996. É como se você estivesse junto com as excursões pra subir o Everest. E realmente muito triste quando pensa que aquilo que está lendo realmente aconteceu. Acho que isso que deixa o livro melhor.

Louise_Moraes 18/03/2024

O preço do tempo
Linguagem muito clara e atrativa, não da vontade de parar de ler.
O fator tempo dos eventos é o que mais chama a atenção na minha opinião. Como é preciso muitas vezes sermos menos obedientes aos líderes e sermos mais proativos, tomando decisões de forma mais rápida, podendo não ter resultado positivo, mas ainda assim, melhor que não fazer absolutamente nada e só observar e obedecer.