A Ilha Misteriosa

A Ilha Misteriosa Júlio Verne

Resenhas - A Ilha Misteriosa

Aline 30/08/2019

Perigos e mistérios
"A ilha misteriosa", uma das grandes obras do autor Júlio Verne, nos conta a história de cinco "náufragos" que vão parar em uma ilha, após uma fuga de balão. Pegos por uma tempestade, o balão dos fugitivos é levado até uma misteriosa ilha deserta.

Em meio a esperanças e desesperanças de serem ou não resgatados, os cinco homens se vêem envoltos em mistérios e perigos na ilha. Quem está os ajudando? Quais próximos perigos os aguardam? Um dia eles serão resgatados? Essas e outras perguntas são respondidas pelo mestre Júlio Verne.

Já tive a oportunidade de ler dois livros do autor, este e "Volta ao mundo em 80 dias". Sendo a "Ilha misteriosa" o que mais me encantou. Gostei dessa leitura fluída, do ar de mistério e fantasia que a narrativa apresenta. O livro foi publicado em 1874, a história é bem atraente e de fácil compreensão.

Pra quem gosta de aventura em terras distantes e desconhecidas a narrativa agrada bastante.

z..... 30/07/2019

HQ Edição Maravilhosa em Cores Nº 04 (EBAL, 1974)
Uma das quatro adaptações que, no momento, conheço do romance. Faz parte de uma série publicada na década de 1970, caracterizada por colorização dos quadrinhos e resumo limitado em pouco mais de 30 páginas. Síntese extrema que, convenhamos, priva o leitor de boa parte dos desdobramentos do romance. Um dos eventos excluídos foi a luta de Top com um dudongo, também o primeiro contato dos protagonistas com Nemo. Descobri que bicho era esse através de Verne... Sim, o lendário capitão do Náutilus dá as caras nessa aventura também, revelando sua verdadeira identidade e vivenciando seus derradeiros dias.

Vamos para algumas bobagens...
Vemos a importância da união entre as pessoas, necessária para êxito e sobrevivência, sem a qual o pequeno grupo de náufragos não sobreviveria. O grupo é heterogêneo, com personagens diferenciados, mas em comum, o entendimento mútuo. Outra particularidade é o uso da ciência a seu favor, representada pela ajuda de Nemo, com seus artefatos doados.
Qual a representatividade? Embora não seja o direcionamento da obra, pode ser interpretada também em uma subjetiva mensagem pacifista, proposital ou não em Verne, ao escrever inspirado na guerra civil americana, onde diferenças e desunião provocaram terrível conflito, dividindo as pessoas, levando a tragédias. E a ciência, ao contrário de ajudadora, evoluiu em construções e estratégias bélicas nesse evento, como um dos fatores a acirrar o conflito (o mais sangrento e mortal nos EUA).
Um devaneio, que decidi guardar em lembrança dessa história. O livro tem seus conflitos e desavenças também, com a ciência em uso trágico e mortal. Acredito, para reforçar a percepção do grupo, que se vê diante das mesmas coisas que o havia instigado a fuga.

Essa resenha refere-se à HQ expressa no título, então, voltando a ela, é uma tosqueira de leitura legal. Curti.
Numa observação final, sou curioso às formas como o Náutilus é retratado, e o dessa edição é também um bocado esquisito. Fala sério!

ruanjsb 25/01/2009

Um dos melhores livros de Julio Verne
Este livro é maravilhoso ! No início é um pouco complicado, com detalhes históricos, mas logo que se conhece os personagens e o que cada um é capaz de fazer, é quase impossível parar de ler.

É um livro para quem gosta de ficção com inteligência, invenções com referências científicas, coragem, amizade e surpresas.

Anienne 12/06/2019

A Ilha Misteriosa
De Julio Verne, escrito ainda no século XIX.

O livro é próprio para adolescentes e crianças maiores, mas também muito afeita aos adultos, com uma escrita fluida e fácil e uma história interessante e sedutora, em que cinco homens e um cão caem com um balão numa ilhota perdida no Pacífico.

A aventura vai se desenrolando em prol de sua sobrevivência e tudo o que fazem para isso, porém é como se a história fosse contada sem emoção, tudo transcorre de uma forma muito linear, sem melindres, sem altos ou baixos...

E isto me parece ter a ver com o conteúdo, pois o narrador mistura ciência com o romance, de forma a ensinar ao leitor questões específicas relacionadas à química, física, matemática, zoologia, biologia...

E a ciência é assim. Linear. Fria. Sem emoção. Mais racional. Necessitando de provas cabais.

Para mim, especialmente, essas partes tornavam a leitura monótona e tediosa, já que ele dá uma explicação profunda e detalhada das coisas que estiver avaliando no momento.

Com certeza, ele teve o objetivo de introduzir ciência no livro, o que o torna híbrido, de certa forma.

Para mim, o saldo foi positivo, mas teria gostado muito mais sem essas partes científicas enfadonhas, que não eram do meu interesse.

mariana113 09/06/2019

Um dos melhores
Sempre adorei a literatura de Julio Verne, e, com a adaptação de Lispector ficou ainda melhor. Trama envolvente, bem escrita e que nos faz querer ler cada vez mais.

Rodrigo.Souza 01/06/2020

A confirmação do "Julioverse"
No cinema nos costumamos a ver os universos temáticos. Sejam os filmes da marvel, os filmes do Quentin Tarantino e tantos outros... Filmes que se passam no mesmo universo.

Mas Júlio Verne foi o provável inventor disso, pois nesta inacreditável aventura descobrimos que este e muitos outros livros deste escritor se passam no mesmo universo.

A Ilha Misteriosa é uma excelente aventura que nos mostra que os livros de Verne são um mundo a ser explorado.

Rodrigo.Manzotti 28/03/2018

ilha mistériosa
Este livro conta que um jovem procura seu avô e por meio de um código leva ele e mais três pessoas para uma ilha que era cheia de mistérios, pois os animais pequenos eram grandes e animais grandes eram pequenos, no fim eles acham um submarino e escapam da ilha.

Brnoliver 08/02/2018

A ilha misteriosa
Eu gosto das histórias de Julio Verne e esse livro, assim como os outros do autor, traz muitos conhecimentos interessantes (alguns são teorias da época que cairam por terra, mas na época era válidas). Julio Verne se preocupa em explicar tudo nos mínimos detalhes e dar uma aula enquanto narra a história, isso tem o lado bom que eu mencionei acima, mas há o lado negativo de deixar a história um pouco cansativa, e o grande mistério por trás da ilha eu já sabia, então eu perdi a motivação algumas vezes até terminar o livro de vez ? e eu não sou de me desmotivar mesmo com livros grandes.

Como toda a história de Julio Verne, nessa fazemos uma viagem, agora para a ilha Lincoln. Não sou muito fã de histórias de náufragos, mas essa até que me atraiu bastante, salvo pelo cansaço da narrativa. Cada personagem do livro também é cativante, o autor é um gênio conseguindo manter a constância na personalidade de cada um, claro que a gente pode se assutar com a falta de um personagem feminino e a forma de retratar Nab, mas pela época do romance a gente perdoa, não vamos julgar isso anacronicamente.

Fiquei triste no final por alguns motivos, mas faz parte da história, não é um defeito do livro, apenas minhas expectativas mesmos, exceto pela solução "Deus ex machina" no finzinho, isso já devia estar obsoleto, mesmo para o século XIX, mas não é uma página que vai desmerecer todo o resto.

Recomendo muito a história, mas se você se cansa muito fácil com textos procure edições menores, ou, melhor ainda, finja que cada uma das três partes do livro é um livro diferente (talvez até seja, não pesquisei), assim eu teria lido com mais facilidade e gostado ainda mais rs

Citação: Mais vale pensarmos logo no pior ? respondeu o engenheiro ?, e ter-se depois a surpresa do melhor.

LeitorAnonimo 01/10/2017

A ilha misteriosa
A ilha misteriosa conta a história de cinco "naufrágos do ar" que, em plena Guerra de Secessão, resolvem roubar um balão e fugir. Acontece que as coisas não saem como o planejado e eles acabam indo parar em uma ilha deserta. Isolados e sem muitos recursos, os colonos, como se autodenominam, tem que sobreviver usando aquilo que tem a seu dispor, além dos recursos que a ilha os oferece, e ainda recebem a ajuda de uma força invisível, que eles não fazem ideia de quem, ou o quê, seja.
Diferente de muitas outras histórias com essa mesma sinopse, o acontecimento quase não representa nenhum perigo aos colonos. Juntando seus conhecimentos, eles conseguem formar, de fato, uma colônia, construindo casas, celeiros e fazendo plantações. Uma das coisas interessantes do livro é ver como eles vão reconstruindo os passos da civilização humana, desde o descobrimento do fogo até a invenção de ferrovias. Mas, pelo menos para mim, foi maçante ter que ler sobre infinitas transformações e reações químicas, e sobre outras infinitas aulas de botânica e geografia (o meu grande problema com Jules Verne é o excesso de descrição). Eu entendo que isso até dá um certo charme à narrativa, mas foi demais. Isso afeta a narrativa ao ponto de que alguns personagens são pouco desenvolvidos, como Nab ou Gedeon. Mas um grande ponto positivo é que os personagens que Jules Verne consegue desenvolver bem são fantásticos, Harbert, Cirus Smith e Pencroff, o último para mim o melhor do livro e, quem sabe, um dos melhores de Mr. Verne, sempre com seu bom humor e suas tiradas geniais, sendo o grande alívio cômico da narrativa mas mesmo assim sendo interessante e importantíssimo para a história. Outra coisa muito interessante na narrativa é ver as influências da "mão invisível" que ajuda os colonos. Essas influências vêm na hora certa, criando um suspense e te deixando ansioso para descobri-lo.
Um ponto ruim que eu achei no livro foi a promessa da aparição do Capitão Nemo. Sinceramente, no começo eu só me animei para ler porque já tinha lido Vinte mil Léguas submarinas, também de Jules Verne, onde o Capitão Nemo é um dos protagonistas, e havia me interessado por sua história, não contada no VMLS. Sua aparição nesse livro é bem curta, se eu não me engano 50 páginas mais ou menos, e a parte que conta sua história só tem umas 2 páginas, o que me decepcionou, não só por ser curta, mas também por que eu esperava uma sensação de "agora todas as peças se encaixaram"; eu esperava ler o final e me lembrar de algumas pistas que o VMLS havia dado, mas a sensação não foi essa.
No geral, é um livro bom, que te faz se apegar aos personagens, tem erros e acertos. Não foi o melhor do autor, mas foi uma experiência ótima, e, ao terminar o livro, olha só, fiquei com saudades de todos os personagens, até os menos desenvolvidos que eu falei.

Pablo 25/07/2017

O livro conta a história de cinco "náufragos do ar" que, arrastados em seu balão por um furacão, foram parar em uma ilha, aparentemente, deserta. Apenas com as roupas do corpo, terão que sobreviver e tentar encontrar uma maneira de sair da ilha.

O livro já começa com um ritmo desenfreado, a partir da viagem e queda do balão na ilha.
Diferente da maioria das histórias de náufragos, essa não é uma história de desespero e dificuldades para sobreviver e encontrar alimentos. Liderados por um engenheiro, os homens verdadeiramente colonizam a ilha. E o autor desenvolve na ilha, através da inteligência e força de vontade dos personagens, passo a passo todos os mesmos processos pelos quais a humanidade passou até o seu desenvolvimento moderno: A descoberta do fogo, forja de ferramentas e utensílios, domesticação de animais, agricultura e tecnologias de comunicação.
Jules Verne tem por marca registrada a descrição científica e metódica dos locais e processos realizados pelos personagens, o que muitas vezes pode se tornar cansativo. Mas não foi o caso aqui, todas as descrições são bastante pontuais e necessárias, sem deixar que o livro perca o dinamismo.
O livro traz uma atmosfera bem misteriosa, que nos deixa ainda mais presos até terminar o livro e traz de volta o personagem mais conhecido do autor: o capitão Nemo.

site: https://www.instagram.com/opablogimenez/

Na Literatura Selvagem 30/12/2016

A ilha misteriosa, de Julio Verne
A ilha misteriosa foi publicado em 1874, e é mais um dos romances de aventura que trago resenhado aqui no blog. Dono de uma escrita fluída e cativante, Julio Verne é um dos grandes precursores do gênero Ficção científica na literatura... Nesse livro em questão, conta-se a história de cinco prisioneiros que empreendem uma fuga num balão e que acidentalmente desembarcam numa ilha deserta em meio ao Oceano Pacífico.

Nessa ilha, eles precisam se unir para sobreviver usando dos recursos que aquele pedaço de terra dispõe. Eles formam uma espécie de colônia, e a medida que o tempo passa, vão perdendo as esperanças de algum navio atracar naquelas paragens... Curioso citar Top, um cachorro que os acompanhou na fuga mal-sucedida no balão...

Eles se alimentam de mariscos, raízes, pesca, caça, precisam conservar fogo, arrumar um abrigo, e em meio a algumas situações de risco, percebem que há algo estranho na ilha... seria um ser misterioso que acaba ajudando sem querer ser visto. O motivo desse auxílio ainda é desconhecido, tanto para o leitor quanto para os personagens. Logo surgem outros personagens, que são inseridos de maneira impactante na trama...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/12/a-ilha-misteriosa-de-julio-verne.html

Sarah 28/10/2009

É Incrível!
Li A Ilha Misteriosa e adorei!!!
Simples, pra quem é fã de Julio Verne fica todo bobo com a resolução do mistério da Ilha!!
É meio que um mundo de Lost e quase no fim vc descobre uma coisa fantastica!!!
Enfim, os personagens são ótimos, como em todo livro do Julio Verne tem sempre um gênio que resolve tudo e sabe de tudo!!
É muito descritivo e muito legal!!!
INTERESSANTISSIMO!!
Espero que gostem!!!