A Ilha Misteriosa

A Ilha Misteriosa Júlio Verne

Resenhas - A Ilha Misteriosa

L Soares 11/05/2021

O livro conta a história de um grupo de prisioneiros de guerra, que ao fugirem de balão de seus captores, se veem arrastados por um tornado e "naufragam" à costa de uma ilha que não consta em nenhum mapa. E utilizando de sua disposição para o trabalho, seu companheirismo e de todo conhecimento científico do líder do grupo, tentam aproveitar cada recurso que a natureza deste local tem para lhes oferecer, colonizando esse novo mundo, enquanto sonham com o regresso à pátria.

A história é interessante, os personagens são cativantes cada um a seu modo, há bastante aventura, surpresas e mistério. É uma leitura divertida por causa desses personagens tão icônicos e das relações entre eles. Além de tudo que se pode aprender sobre como dobrar a natureza à vontade humana.

Mas a leitura foi um pouco arrastada para mim. A expressão deus ex machina, me pareceu muito propícia para descrever a história. Ainda que os mistérios sejam explicados, e a revelação tenha sido bacana pela referência cruzada, ainda assim, a falta de detalhes me deixa desapontado.

E a narrativa acaba sendo como a história, rica em detalhes sobre os trabalhos desenvolvidos, os esforços feitos em cada indústria que começam, mas a ação costuma ser muito rápida, o clímax de tensão construído é quebrado pela providência misteriosa, que no fim, apenas justifica sem explicar.

Nisso me lembrou muito as crônicas vampirescas, com histórias inteiras que constroem uma expectativa absurda e que parece super corrido no fim, você vê as páginas acabando e já vai vendo que não parece ter espaço para construir bem um fim sem ser às pressas. Sensação de algo terminado com prazo vencido ou vencendo.

A história vale pelos personagens e a amizade que têm entre si, há muitos diálogos divertidos. São 3 anos da história deles compartilhados com o leitor, que no fim, acaba se sentindo um dos náufragos daquela colônia.

Essa edição em capa dura e ilustrada é muito bacana, li a maior parte do livro no kindle, mas sentava quase todos os dias para folhear a edição física para ver as ilustrações referente a cada parte que havia lido.

Sid 01/05/2021

Livro bem interessante. É incrível a forma como Julio Verne usa a ciência para mostrar como seria sobreviver em uma ilha "deserta", tendo apenas alguns instrumentos à disposição. Além, é claro, do crossover com a outra obra dele.

Kronecker 27/04/2021

Um dos meus favoritos
Peguei na biblioteca do colégio, não esperava muita coisa, porém fui surpreendido e adorei a leitura. Os mistérios que vão aparecendo a busca por recursos o jeito que eles transformam a ilha em uma casa sem a selvageria que a gente vê nas séries de hoje em dia me cativou na época, também é muito bom
ver o conhecimento científico de diversas áreas que o autor possui e coloca no livro. Uma ótima leitura pra todas as idades.

Bruna | @bmartinssss 23/04/2021

Jules Verne é perfeito ?

Que livro incrível, me diverti e aprendi muito com esses personagens e a genialidade de Verne. Favoritado!
Mily 28/04/2021minha estante
Deixa eu te perguntar ,sou nova aqui como q faço pra ler os livros??

Bruna | @bmartinssss 28/04/2021minha estante
Oii.. aqui tu só organiza os livros, é como uma estante online. Não é disponibilizado os livros para leitura. Não sei se era essa a tua dúvida.

Mily 29/04/2021minha estante
Ahh ,agora entendi obrigada

@ysalemos 20/04/2021

Em #AIlhaMisteriosa, um grupo de prisioneiros de guerra decide fugir em um balão. Sendo pegos por uma tempestade, o grupo acaba caindo em uma ilha. Enquanto lutam para sobreviver, os prisioneiros correm contra o tempo para achar o amigo que caiu entre as pedras, durante a tempestade.
⠀⠀
Eu sou uma grande fã de referências entre livros, e isso acontece em A Ilha Misteriosa. Não posso dizer referência a qual outro livro do Verne, porque seria um grande spoiler, mas é algo que deixa o leitor de coração quentinho e agradece muito o autor por essa decisão. Sobre a trama em si, é muito interessante e fala sobre algumas questões da Guerra Civil Americana.
⠀⠀
Como sempre, o livro conta com descrições incríveis da parte de Verne, um grupo de personagens cativantes. Vale muito a leitura, principalmente se você já leu outros livros do Verne.
⠀⠀
Meu único problema com o livro foi que eu acabei recebendo spoiler do final, então todo o mistério caiu por terra pra mim. Gostaria muito de ter tido a oportunidade de ler sem saber nada, tenho certeza que teria gostado muito mais.

Manu 07/04/2021

Achei esse um dos melhores livros do Júlio Verne
A escrita tá muito boa
Super recomendo

Paula.Matni 02/04/2021

Aventura
Um grupo de náufragos descobre uma ilha misteriosa e embarcam em aventuras e descobrem o que a ilha pode dá pra eles

André Lucena 23/03/2021

Melhor livro que eu já li na vida
Não lembro exatamente o ano que li, mas, tenho uma memória afetiva bastante viva do prazer que tive nesta leitura. "A Ilha Misteriosa" me marcou profundamente.

Bruna Canella 16/03/2021

A cada livro que leio do Jules Verne cresce minha admiração pelo escritor que ele foi e sigo me surpreendendo com a sua inteligência e narrativa.

Embora seja um livro realmente bom, talvez não agrade a todos. A história é bastante densa, com muitas informações e descrições. Eu não achei cansativo enquanto lia, mas talvez pessoas que não costumam gostar de leituras mais densas achem.

Mas vale a pena, pois a história traz elementos muito bacanas!

Os personagens são bem desenvolvidos, inteligentes e carismáticos. Um grupo formado por um jornalista, um engenheiro, um funcionário do engenheiro, um marinheiro, um adolescente e um cachorro. Um grupo inusitado, mas que funciona muito bem entre si.

Os cenários são lindos e diversos. A ilha possui um formato único e todo tipo de geografia, fauna e flora. Cada pedaço de sua extensão é diferente. Existem montanhas, dunas, planícies, pântano, lagoas, rios. E tudo é descrito pelo autor a medida que os colonos exploram a ilha. Juntos conhecemos diferentes tipos de animais, de plantas, de solos. E tudo é lindo!

A criação da colônia é super bacana. Assim que chegam, eles fazem expedições para conhecer a ilha, criam coisas incríveis, cultivam seus alimentos, domesticam animais. E o mais incrível: tudo é pensado, transformado e criado do zero. Eles saem da civilização, onde está acontecendo uma guerra, se veem sozinhos em uma ilha onde só existem recursos naturais e são movidos pela necessidade de sobreviver. Então eles trabalham e criam, fazendo da ilha uma pequena colônia, onde cada um faz sua parte e todos cooperam para o bem-estar geral. É interessante pensar em como o livro faz crítica à civilização/sociedade da época.

E por fim, os processos de criação são interessantíssimos. Para sobreviver eles criam fornos, utensílios de cozinha, barcos, elevador, represa e até um telégrafo! E todo o processo de fabricação é minuciosamente narrado. Cada item criado, desde a extração da matéria prima, até os processos químicos que estas sofrem para chegar ao produto final é narrado ao leitor. Nós tomamos conhecimento de produtos e reações químicas, materiais necessários, etapas da construção, tudo! E é tudo muito interessante e didático.

É um livro muito rico em detalhes!

O único ponto negativo é que, por ter sido escrito em uma época e contexto histórico diferente, o livro traz questões que já não são e não devem ser aceitas hoje, como a caça de onças e baleias.

Enfim, um livro que super recomendo! ?

@relicariodeletras

Drakomanth 10/03/2021

Drakomanth 10/03/2021

Aline BS 01/03/2021

Incrível
Lemos aqui uma continuação (mesmo o foco sendo outro) de "20 Mil Léguas Submarinas".
Livro incrível!!!! Já começa com eles no meio da ação em seu balão caindo. É cheio de mistérios e situações de aflição. A História evoluiu em todos os sentidos.
Sabe aquela pergunta comum: "Que livro você levaria para uma ilha deserta?" Escolha esse! Ha ha. É um guia de sobrevivência com auxilio prático da ciência.
Depois de conseguirem construir na ilha mais do que se espera ainda temos mais aventuras. Outra ilha? Mais um náufrago, invasão de macacos, explosões, feras, ataque de piratas, vulcão em erupção.... e um protetor muito especial!
E como não tem nenhum drama (não pesado) torna a leitura mais leve, fluida, alegre e prazerosa.
Leitura mais do que indicada!!!
PS: Talvez o livro desagrade veganos/vegetarianos, pois a caça e consumo de carnes diversas é bastante presente.