Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

M.R. 13/09/2023

Surpreendente
Fui obrigada a ler "Iracema" e no fim fui surpreendida, porque achei divertida essa leitura.
É uma obra do Romantismo da primeira geração, que trata sobre o indianismo num aspecto nacionalista. Possui uma linguagem extremamente poética, o emprego de termos indígenas, um narrador onisciente, o artifício da 3ª pessoa na fala, mesclagem de elementos históricos e fantásticos, indígena como herói, amor trágico, etc.
Esse livro cria uma identidade nacional ao conectar América com Europa, muito evidenciado no nascimento de Moacir, filho de Iracema e Martim. Moacir é a representação do povo brasileiro.
Achei a história cativante, e gostei que José de Alencar apontou a destruição dos indígenas pelos brancos. É um tópico importante.
O final me deixou triste, ela merecia coisa melhor.

BJekyll0 10/09/2023

A virgem dos lábios de mel.
José de Alencar representa tudo que a primeira fase do romantismo prega.
Um indianismo idealizado.
A bravura dos povos indígenas, as batalhas heroicas, o amor idealizado e superficial. O europeu herói, salvador que ainda na "dor" foi capaz de trazer seu Deus para as tribos.
Iracema tem seu valor histórico, suas menções e comparações que agregam valor semântico e trazem um vocabulário regionalista. Mas é isso. Apenas isso. É uma ilusão traduzida dos europeus por Alencar do que é um herói nacional, regional, indianista. Li o livro no ensino médio, li na faculdade e depois de anos tentei novamente. O que fica é somente a ilusão de uma TENTATIVA de literatura nacional. Mas vocabulários regionais ou culturais não transformam uma obra em um registro histórico. É somente um romance esquecível.

letAcia1172 08/09/2023

A formação da nossa identidade nacional
Iracema é um livro excepcional. assumo que não estava em meus planos lê-lo, mas, como boa estudante de letras li, já que essa foi uma das leituras obrigatórias do período no qual estou. a gente tem aquela ideia instaurada pelo ensino médio de que essa obra, escrita durante o romantismo, retrata a conciliação da europa com a américa (encontro simbolizado pela suposta história de amor entre iracema e martim). ou seja, sob essa perspectiva tem toda aquela ideia da junção das etnias dando origem a uma nação plural e miscigenada etc etc etc toda essa baboseira superficial que não capta a essência da mensagem que o enredo passa. e que essência seria essa? seria justamente a história do genocídio sofrido pela população nativa do brasil. iracema e o povo tabajara representam esses povos que foram subjugados e mortos no processo de ocupação e construção do nosso país. tanto é que basta martim chegar à tribo para que tudo comece a desandar. eis que iracema morre. o povo tabajara morre. e o amigo de martim (da tribo rival dos tabajaras - os pitiguaras) converte-se à cultura e à religião dominante na europa. enquanto os primeiros, como já dito, representam o genocídio, o extermínio da população indígena; o último representa o processo de aculturação ao qual os povos indígenas foram submetidos. essa é a leitura que alencar, no século xix, fez do processo de constituição do brasil enquanto nação. divo nunca critiquei !

Vicente.Aguiar 06/09/2023

Iracema
Iracema é um dos livros que retratam melhor o romantismo brasileiro, ele traz muito os aspectos da nacionalidade e da valorização do indígena. O enredo é muito romantizado, infelizmente, mas isso se dá ao fato da literatura da época que foi escrito. É um livro incrível que vale a pena ler.

Mai.lendo 05/09/2023

Clássico do romantismo
A obra é um clássico do romantismo brasileiro, e recria o momento histórico da colonização do país, que vinha sendo habitado e conquistado pelos europeus.
Conta a história de amor entre a bela índia tabajara, que guardava consigo o segredo de Tupã, importante para o seu povo, é um colonizador português, em uma história de herói e amor românticos, com muitos exageros e discrições pormenorizadas das paisagens naturais.
A historia do casal é interessante e ao mesmo tempo muito triste, e com certeza não vingaria nos dias de hoje, mas consegue prender o leitor apenas para descobrir como findará esse amor. Em diversas situações de tive raiva dos personagens, principalmente de Martim.
Enfim, é um clássico, mas não me cativou.

melnoliteraverso 05/09/2023

Avaliação: Iracema
Alencar você me paga. Eu terminei esse livro no ônibus e tive que me segurar pra n dar uma choradinha. Sério mesmo. No meu insta: @menoliteraverso vai ter uma resenha mais completinha.

severo 03/09/2023

Bem chatinho de ler, li apenas pra fazer um trabalho escolar, mas admito que a história é bem interessante

Eliza.Obryen 03/09/2023

Iracema
O livro se trata do romance entre O Homem Branco e a Índia Iracema. A relação do casal serviria de alegoria para a formação da nação brasileira. A índia Iracema representaria a natureza virgem e a inocência enquanto o colonizador Martim representa a cultura (europeia).

anaclarabcruz 02/09/2023

Tenho muita dificuldade em resenhar clássicos, não consigo medir o quanto da minha afeição é fruto da história ou é carregada pelo peso da obra.
Vamos analisar o enredo: uma indígena e um português se apaixonam durante o processo de colonização brasileiro. Tudo isso com um toque de romantização de todas as figuras indígenas e de um processo de dominação doloroso.
Pensando hoje em dia, isso é um absurdo. Estudando a literatura brasileira, entendo a posição no cânone.
Existe um ar meloso e poético que dependendo da perspectiva pode enjoar ou encantar. Portanto, acredito que a leitura serve como conhecimento, não para ser totalmente apreciada e venerada. Olhar para o passado é compreender nosso presente.

Luana 28/08/2023

Tirando toda a parte besta, como o ciúmes exagerado, a falta de amor próprio, a depressão (pós parto também), o abandono da família e da própria importância para a participação da sua sociedade.... até que o livro é ok. Acho que isso foi mais um problema do próprio Alencar em não saber escrever personagens femininos. Outra coisa meio sem noção foi a questão da distância dos lugares.. a Iracema só podia ser o Flash pra andar tão rápido assim. O lado positivo é que é legal saber a origem do nome de várias cidades do Ceará e as guerras indígenas e com quem eles se aliavam (portugueses, franceses ou holandeses).

Emanuelly 24/08/2023

Iracema
Li para uma peça da escola e o livro me surpreendeu, a escrita obviamente não é muito "fácil", pois há alguns erros ortográficos e conjugação na 2° pessoa, mas eu entendo o motivo disso. José de Alencar foi um gênio! No início, confesso que não gostei, porém depois várias coisas começaram a acontecer e eu fiquei viciada. O final é triste, mas mostra a realidade da época. Recomendo lerem!

Pietra 19/08/2023

Um dos clássicos nacionais que mais agridem. Nuances rasas e eurocentristas decorrentes da época, gerando pouquíssimo agrado ao público atual. Dentre gerações de literatura, cumpre o que se propõe, mas algo que não deveria ser vista de forma de apreciação como está sendo, talvez a melhor forma de ler é tendo em mente a contemplação.

Doug 18/08/2023

Indianismo
Esse foi o meu primeiro contato com uma obra de Alencar. Esse livro apresenta ao leitor uma história de romance entre um português (Martim) e a Índia Miracema. Gostei do livro, apesar da história ser bem simplória e genérica. Um livro para se ler rapidamente...