Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Siliane.Ferrari 15/12/2020

Iracema
Estou relendo os clássicos, confesso que não estou mais acostumada com a linguagem e a forma de escrita. Mas, recomendo a leitura
Ellen256 15/12/2020minha estante
Aquele livro que td brasileiro leu na escola, menos eu kk
Mas um dia vai

Marcelo_acs 02/06/2022

Resenha crítica
Iracema, é livro produzido por José de Alencar em 1865, tem o seu gênero romântico indianista com traços históricos. Este livro trabalha uma temática instigante, que é a formação do nosso povo, o povo brasileiro, essa temática tem sua narrativa alegórica, ou seja, uma narrativa que defende a ideia de que o povo brasileiro surgiu a partir da mistura entre brancos europeus e indígenas nativos.
A história deste livro se passa no Ceará, no século XVII, tem sua linguagem padrão tradicional com expressões indianistas e ritmo poético que perdura o livro inteiro. A idealização da mulher e principalmente da mulher indígena neste livro é evidente, isso que trás o gênero romance indianista e por outro lado, o fato de alguns personagens do livro terem sido figuras históricas reais, como o Martim, marido de Iracema no livro, que foi Martim Soares Moreno na vida real, um colonizador português que viveu entre os indígenas pitiguaras, evidência referências históricas no livro. Além de que Iracema, a indígena nativa brasileira, é um anagrama da palavra "América", e Marim o seu marido, o homem que segundo o livro a "descobriu", um colonizador português, já podemos perceber o que isso significa, concordam?
Por tanto, apesar do livro conter significados que eu não concordo, confesso que a história de amor de Iracema e Martim me prendeu a atenção e até me emocionou, é um ótimo livro, principalmente se você consegue analisar as referências históricas por trás dele.
Bruno 03/06/2022minha estante
Resenha nota 10 ;D

deimos 04/06/2021

Dane-se se é considerado um clássico brasileiro por metidos a intelectuais. O livro é ruim.
Pior livro que já li. Não sinta-se obrigado a ler clássicos por que idiotas acham que ler esses livros é importe e vão te deixar inteligente. Não se deixem influenciar por professores, booktubers e etc, no que você deve ler, lenha o que você quiser. Pra mim, livros clássicos é igual a merda superestimada. Você decidiu se um livro é clássico? Não. Clássico não quer dizer nada, nada além de coisa ruim. Isso é tudo, pessoal.
Edu e os livros 09/06/2021minha estante
Não foi o pior que eu li, mas meu Deus é muito ruim

Locimar 04/09/2020

Memórias literárias do meu ensino médio
... quando li Iracema me apaixonei pela narrativa. Depois houveram desconstruções a partir das críticas literárias mas não tiraram o mérito desta primeira e singular leitura.
gabriel.antonio 18/09/2020minha estante
*houve

Carol 07/05/2021

Essa leitura foi uma tortura, odiei de verdade. Li só pra estudar mesmo, mas ainda assim fiquei decepcionada por gostar de Senhora do mesmo autor.
Fenelondasneves 10/05/2021minha estante
Tive a mesma impressão. Senhora e Lucíola são magníficos. Iracema, não consegui chegar ao fim. Mas entendo a narrativa, era pra ser mais pensada em construir uma obra poética e tal. Quem lê e quer acontecimentos e prosa se decepciona muito com esse livro.

pedro3015 06/03/2022

entediante
eu realmente daria mais estrelas se eu tivesse conseguido entender alguma coisa que o autor escreveu.
e o que eu entendi, preferia não ter entendido.
Luana 11/02/2024minha estante
Kkkkk

Italo 21/06/2022

E já dizia Shakira: Que?
CASTIGO DO MONSTRO: Sim, ele voltou, aquele que é o mais temido das aulas de literatura.

Essa foi a primeira vez que eu li Iracema inteiro, já tive a oportunidade de ler 2 vezes, ambas obrigado, mas uma coisa une essas minhas leituras, a confusão.

Não dá pra entender nada, muito nome indígena.

Iracema é o Letrux em noite de climão do século 18. Apenas pessoas inteligentes entenderam, e eu não entendi.

Seu Alencar quando lançou esse livro fez especialmente pra ELA, Linn da Quebrada.
dona dri 01/07/2022minha estante
KKKKK minha opinião é totalmente diferente da sua a respeito do livro, mas não tem como dizer que sua resenha não ficou incrível.

Luísa 09/04/2022

Não vale a experiência
Honestamente, a única parte boa desse livro é a estética da escrita, que é realmente bonita, só não achei mais enfadonho pq ficou alá Pocahontas. O livro é tão problemático, principalmente por ter sido escrito na fase indianista, que exalta o homem branco colonizador como bonzinho, racional, passa a ideia romantizada do colonialismo e etc. Se vc quer se aventurar pelos clássicos brasileiros com certeza tem outros muito melhores
Avner 10/04/2022minha estante
???

Laiz 06/08/2020

queria a rotina de skincare da iracema
- imagina gente, a rotina de skincare dela deve ser cheia de produtos orgânicos baratinhos e que funcionam, porque o alencar usa um monte de adjetivos pra falar que a moça é uma jujubinha de linda
- achei a linguagem bonita, cheia de comparações com plantas, frutas, animais e aves que eu tive que ir pesquisar kkkkk prosa poética que fala né
- tirando isso, eu já conhecia outras histórias indígenas que eu achava bem tristes, a do guaraná, da mandioca e aquela lá da vitória-régia, então essa ficção aqui eu fiquei bem amuadinha no final
Brenda.Dantas 07/08/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu concordo com tudo, mas eu só to rindo mt da rotina de skincare e do aguadilha no final

Tangerina 15/10/2020

Sendo bem sincera, senti dificuldade para me adaptar com a linguagem indígena, e até compreender. Indico que leiam no Kindle, com ajuda de um dicionário, facilita muito, mas ainda assim, olha, difícil.
Gostei de início a meio, o fim me decepciona!
Achei preconceituoso, pois afirma que a crença indígena, que tanto foi romantizada no começo, não passava de uma fantasia, e que o cristianismo é a religião a ser levada a sério.
Alberto.Tisbita 22/03/2021minha estante
Também senti dificuldade em terminar a leitura. Romantismo definitivamente não é pra mim. Aquele encantamento com o ambiente que é construído no início descamba em pura melancolia no final. Não abordei isso na minha resenha, mas senti o mesmo.

Pammela Coêlho 23/10/2020

prosa poética que perfura o coração
Essa prosa de José de Alencar é permeada por frases poéticas, que tocam o coração, algo romântico que não se vê em todo lugar. Vê-se uma índia perdidamente apaixonada por um português, que faz de tudo por ele, e que passa por um profundo sofrimento em tal relacionamento. Martin, o português, tinha, além de sua amada Iracema, uma vida em sua comunidade, sua pátria. Esse é um cenário com muita aventura, reviravoltas e sofrimento, principalmente por parte de Iracema. A história conta sobre o nascimento do primeiro filho brasileiro (Brasil + Portugal) e, também, do Ceará! O meio do enredo torna-se um pouco exaustivo até por conta do vocabulário, que é indianista, logo, possui peculiaridades regionais, mas logo o leitor se engaja na estória.
Hanna.Figueredo 23/10/2020minha estante
????

iemai 24/08/2010

Tentei ler Iracema em algum momento do meu ginasial. Entendia pouquíssima coisa e dessiti. Nunca mais tive vontade de lê-lo. haha
Deni 13/09/2012minha estante
Me esforcei muito pra ler esse livro pra um vestibular que eu fiz, mas não deu, serio. E pretendo nunca mais tentar. haha

GleiciM 10/02/2021

Desventurosa paixão
Ao contrário de muitos, não li este livro na escola, decidi lê-lo agora por livre vontade e curiosidade. É uma história muito triste. Claro que as diferenças culturais entre os personagens são gritantes, mas mesmo assim o amor, e a curiosidade da cultura um do outro os fazem mergulhar numa desventurosa paixão. Ambos personagens desenvolvem uma tristeza tão grande por estar como estão, e abrir mão de muitas coisas.
É um livro de difícil leitura, muitas expressões indígenas. Mas vale sim a leitura. Uma história triste, como já havia dito, mas apresenta uma narrativa verdadeira.
gabriel 22/03/2021minha estante
Concordei com sua resenha. Eu também li fora da escola. Acho que isso influencia muito. Pessoal lê obrigado pensando na nota, aí a coisa não vai mesmo. Achei uma bela historinha bem construída, tudo romantizado e idealizado, e com muitos termos da natureza. Vale bem enfrentar a leitura.

Priscilla 06/10/2010

Detesto abandonar livros pela metade, ainda mais se tratando de clássicos, porém não consigo gostar do estilo de José de Alencar. Simplismente acho uma narrativa muito detalhada que torna a obra arrastada e cansativa. Eu não gostei.
Lucia Sousa 29/11/2010minha estante
Meu Deus,parece até que você leu quase todos os livros que esqueci que tinha lido!heheheheh!