Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Vinicius ! S. R 06/01/2010

Linda Obra !
Para mim a meneira que tratam "Iracema" é a maior injustiça da literatura nacional, a história pode não ser lá aquelas coisas, é o velho romantismo; mas o fato de ser adaptado ao cenário Brasileiro é realmente algo novo e que de fato fiocu muito bom, não conseguiremos através da obra fazermos uma análise antropológica dos índios, mas o livro pode funcinar sim como uma fonte de conhecimento da cultura indigena, tanto o vocabulário quanto os costumes e modo de agir.
A forma que é escrita a obra é excelente, não acho que seja escrita de uma forma "ilegivel" como alguns descrevem, nem mesmo acho tão dificil lê-la, a forma meio poética faz a narrativa se tornar interessante e não enjoativa, as descrições as vezes exageradas devem ser vista apenas como uma forma de exagero em adjetivos e não de fato como uma descrição.
Apesar de ser uma obra um tanto quanto odiada, para mim, dentro dos clássicos nacionais é um dos melhores, se não o melhor !

Júlio 14/04/2022

Me impressionou!
Quando me obrigaram a ler Iracema para fazer uma prova eu estava cercado de pessoas que não tinham opinião própria sobre o livro. Após ler todos os capítulos percebi que o livro é incrível mas com alguns problemas que podem dificultar a leitura e a interpretação de certos leitores.

O maior "problema" é que o livro faz parte da 1° geração do romantismo e assim estamos lendo uma obra que faz parte do "indianismo", José de Alencar utiliza o Português com palavras e expressões da linguagem Tupi-Guaraní dificultando a interpretação do leitor sobre a obra.

Tirando esse grande "problema" o livro impressiona, é uma história que fala sobre a colonização brasileira, principalmente da colonização do estado do Ceará, mas o mais importante é a história de amor entre uma Índia chamada Iracema e um colonizador branco e cristão mais conhecido como Martim.

Os personagens que compõem a obra são interessantes, desde Iracema até Poti todos os personagens são importantes para o andamento da história, eu fiquei encantado com os capítulos do início ao fim mas infelizmente o final não me agradou pois esperava algo diferente do que foi mostrado no final.

Eu definitivamente recomendaria Iracema para quem se interessa pela literatura brasileira, principalmente o romantismo brasileiro!

Vanessa.Papalardo 13/05/2021

Iracema
José de Alencar me surpreendeu muito com esta obra. Iniciei com um certo receio, mas aos poucos fui adentrando e me entreguei completamente.

Amei.

claraarzd 07/04/2023

Arrependimento
Li esse livro para me aprofundar em minhas aulas sobre romantismo mas sinceramente, preferia ter ficado no raso. Cumpre sim seu papel romântico, claro, não é a toa que é visto como referência. Mas não gosto do modo como José de Alencar trabalha a construção da história e do jeito que as coisas decorrem ao lê-la. Existem melhores opções para representar o romance nacional.

Luan 15/07/2021

Resenhando livros que já li Iracema
· Considero o livro mais difícil que já li. Foi durante uma leitura obrigatória do colégio, e quando digo obrigatória perpassa quase que uma tortura, sendo bem sincero. Mas, não o vejo totalmente como algo ruim, embora não tenho curtido a experiência. Entretanto, me mostrou uma novidade que até então não conhecia em relação às viagens que os livros podem nos proporcionar. Claro que não foi um vislumbre em tanto, mas pode ter sido uma prévia, bem pequena, mas que havia ali...

· Após ter lido-o e ter passado alguns anos, percebi e entendi o porquê que leituras desse tipo específico traumatizam jovens e adolescentes aqui no Brasil. É de fato maçante a leitura de Iracema, e além de utilizar um português coloquial, utiliza Alguns termos e palavras da fauna brasileira que temos que decorrer ao dicionário diversas vezes. E pode acreditar, que há pessoas (assim como eu) odeia isso de ler algo que não está entendendo.

· Foi um alívio ter terminado a leitura. E não sei se lerei novamente em um bom tempo, talvez quem sabe quando estiver recuperado... talvez

Chayra 16/08/2022

Tudo poderia ter sido melhor se não fosse o final
O livro tem uma linguagem bem repuscada típico dos livros dessa época. A leitura é fácil e corre bem Eu li duas vezes por não acreditar no final, chorei, briguei e fiquei puta com a IRACEMA. Tirando isso recomendo o livro.

linne 08/09/2020

Não gostei!
Foi a leitura mais arrastada que já fiz! Estou feliz por ter acabado, porque não aguentava mais!
Lafaiete 08/09/2020minha estante
Por causa desse tipo de leitura indicada nos primeiros anos na escolas que os perdem o gosto por leitura.

Lafaiete 08/09/2020minha estante
Anos* os alunos*

Maju 12/09/2020minha estante
Faço minhas as suas palavras

Alexia 21/03/2021

Então...
Lembro que já tinha lido esse livro na época do ensino médio e não me recordo da minha impressão sobre a obra.

Com a releitura, apesar de retratar sobre a história daqui e enfatizar a língua indígena (o que é bastante interessante), foi uma leitura bem arrastada e cansativa pra mim. Não tenho vontade de reler.

Beto | @beto_anderson 18/04/2021

Um clássico
Considerando as condições de produção, a história de Iracema é bela e poética. Muitas das palavras indígenas, motivo pelo qual as pessoas torcem o nariz para o livro, é bastante conhecida por mim. Não sei se por causa da minha terra. Aquelas que não conhecia, é possível entender ou deduzir seu significado a partir do contexto. Claro que a história inverossímil, mas isso é literatura e com certeza só exalta a nossa nação. Só posso dizer que Iracema sofreu gratuitamente. Como pode isso?

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Asurito 26/03/2021

Falta personalidade
Amei como a natureza é retratada, mas o fato de que a personalidade da Iracema é gostar do Martim e ser bonita me incomoda muito, essa romantização da relação de colonizador com indígenas é nojenta e apaga todo sofrimento vivido e que eles vivem até hoje.

Law 15/04/2021

Difícil mas não impossível
Já começo dizendo que no início eu pensei várias vezes em desistir.
Antes de começar a ler, eu indico que leiam resumos e notas sobre a obra para poder entender o que está acontecendo, pois sabendo do que se trata, você conseguirá visualizar muito melhor a história conforme for lendo.
É uma leitura muito complicada, mas nada que calma e atenção não resolva.

Danilo Parente 21/10/2020

A famosa virgem dos lábios de mel
Do começo do livro até a metade eu estava me sentindo muito perdido e tive que voltar a ler de novo algumas partes. Foi o clássico mais difícil que li até o momento. Superada a dificuldade da linguagem, comecei a achar a história interessante.

A descrição das paisagens, locais e fatos históricos do Ceará e a forma como Iracema foi retratada em alguns pontos do livro como, por exemplo, sentimentos transpassados, são os pontos que mais gostei.

É um bom livro, mas que precisarei ler outra vez pra compreender melhor algumas questões da história. Sem dúvidas é daqueles livros que quando você lê uma segunda já vê com outros olhos.
Georgiana 21/10/2020minha estante
Foi meu livro de vestibular, li por obrigação. Acabei tendo trauma de Iracema rs. Quem sabe um dia irei reler.

Danilo Parente 21/10/2020minha estante
Acho que eu teria detestado se tivesse lido por obrigação na época do colégio kkkk
Li agora só pra conhecer a história mais afundo e sem compromisso, por isso não ficaram traumas.