Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Letschmitz 23/01/2022

Nhe
Eu poderia listar aqui tudo o que não me agradou - drama excessivo, protagonista feminina fraca e sexualizada e uma escrita chata e confusa. - mas é inconcebível já que é justamente o que caracteriza a obra, então ¯\_(?)_/¯
Mas é interessante ver o caminhar da literatura brasileira em rejeitar o domínio europeu e abraçar a própria cultura, algo que francamente necessita se tornar um hábito de novo (a super valorização da cultura norte americana tá bem próxima a adoração à Europa no século XIX).
Para aqueles que precisam ler para fins escolares ou vestibular, e não estão conseguindo entender, me procurem no pv. Possuo um arquivo de análise da obra que é muito bom.

barb369s 16/07/2023

Legalzinho
Minha ex professora de português passou o áudiobook pra sala e eu achei uma história interessante, mas pra mim não foi muito além disso.
Stefany.Massi 16/07/2023minha estante
Minha professora também pediu pra mim ler e achei um saco kkkkk tomei trauma do José de Alencar que dps nem consegui ler o Senhora

barb369s 16/07/2023minha estante
ela colocou o áudiobook lá e pra ser bem sincera eu nem prestei atenção direito, só escutei a parte da morte

Isa_Elista 31/05/2021

Ao longo dessa leitura eu senti muita dificuldade para entender a narrativa, muitas palavras eram desconhecidas e eu não consegui me envolver muito com a história. Porém todo o mito em torno da narrativa é muito interessante e bonito.
Geo Campos 31/05/2021minha estante
Tive um problema semelhante ao tentar ler Ana Karennina de Tolstoi. Ajudaria muito se houvesse edições atualizadas nas narrativas.

Isa_Elista 01/06/2021minha estante
Super concordo! Melhoraria muito a nossa leitura.

Bizi 03/02/2022

Esperava mais
Chateada com a história que não tinha conteúdo nenhum e as inúmeras metáforas com coisas da natureza que só seviram pra encher página. Como amei "Senhora" imaginei que José de Alencar nunca teria menos de três estrelas pra mim, mas não entendia nada que acontecia e a trama é muito fraca.
Larinha 03/02/2022minha estante
Iracema é um romance indienista, então acho que "cumpriu o seu papel na época" entende?. Inclusive "Iracema" é um anagrama para AMÉRICA, então conta a história da exploração da América de uma forma totalmente nada legal kkkk

Larinha 03/02/2022minha estante
esse é um dos livros que vale a pena só ler o resumo para a prova de literatura kkkkk

Bizi 06/02/2022minha estante
Kkkkkkk eu realmente achava que valia. Principalmente por ser o mais famoso

Dani.Rayssa 24/09/2022

Não é só um livro obrigatório pra escola
Sinceramente, li esse livro pra um trabalho do colégio.No entanto,como sou muito atraída por história,amei o contexto e me envolvi demais pelo modo que o enredo é conduzido.Além de que, é um ótimo repertório pra redação.

dona dri 01/07/2022

? : IRACEMA ?
Se você é um jovem brasileiro, provavelmente já teve que ler Iracema por obrigação, mas esse título nunca caiu na minha grade. Acreditem: li por pura curiosidade!
E não digo isso para me engrandecer, mas por dois aparentes motivos:
1° quando um livro não é forçado (principalmente pela escola) a leitura tende a fluir melhor.
2° se os clássicos tem esse reconhecimento, no mínimo, devem ser levados em consideração.
E eu nunca havia lido José de Alencar... Dei uma foleada em Senhora, mas não me chamou atenção (talvez porque o livro não era meu, então não poderia ler tranquilamente no meu tempo, talvez porque eu só tinha 8 anos e não me dava bem com uma linguagem tão diferente).
Não vou mentir para vocês: Iracema é também tem uma escrita difícil, mas é tão bem elaborada e adornada com uma história terrivelmente triste (e linda) que é impossível resistir e não se entregar de corpo e alma ao romance que, tenho muito ORGULHO de dizer que é brasileiro!!

13marcioricardo 15/11/2023

Iracema
O homem é um eterno insatisfeito.

No último livro que li ( Ratos e Homens ) queixei-me que todos falavam mal e que é um suplício ler um livro inteiro assim.

Pois aqui é o contrário. Um exagero de erudição. Muito forçado. Entendo as palavras caras, as indígenas, mas é muita afetação. É demais, um estilo que nos afoga em enfado.

Para uma obra que faz questão de diversificar os vocábulos, achei a palavra seio muito repetida. Não sei se entendi ou se há algo a entender.

Em todo o caso acho que vou procurar os filmes desses dois livros.
Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
Alencar é o rei do palavrório rebuscado.
Steinbeck usa essa linguagem tb em as vinhas. Linguagem dos caipiras do sul dos EUA.
Imagina vc lendo Flores p Algernon. ?

Pavozzo 17/11/2023minha estante
Abaixo-assinado para o Márcio ler os primeiros capítulos de "Flores para Algernon" e publicar aqui AO VIVO suas reações. ??

Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
???

13marcioricardo 17/11/2023minha estante
Que é isso gente ? ? Já li esse livro, muito bom kk A diferença é que nesse é só um personagem enquanto no Ratos e Homens são todos kkk

13marcioricardo 17/11/2023minha estante
Carolina, é o segundo que leio do Alencar. Gostei do Senhora. Estou curioso pelo Guarani tbm.

Tony 24/07/2022

Um bom livro,foi um dos primeiro livro que li há mais ou menos 35 anos atrás, na época não tinha entendido muitas coisa apesar de te gostado muito hoje entendo ,o motivo é a linguagem,por se tratar de tribos indígenas não tinha como a linguagem ser diferente,mais a história é muito boa e além disso é uma obra de um dos melhores escritores brasileiros ???

Sra. Star Wars 25/03/2024

Desafio concluído com sucesso
De forma geral, Iracema é uma história interessante. Contém algumas 'decisões' que não muito bem vistas hoje, mas que podem ser relevadas por conta da época do lançamento (pelo menos do que entendi).

Porém, o maior problema do livro foi a escrita... de início lia tudo 5 a 6 vezes, depois foram 2 a 3 no máximo e deixei pra lá o que consegui entender, beleza, o que não tchau, porque acabaria abandonando o livro se não fosse isso.

Acredito que isso aconteceu porque não estou habituada com esse estilo de leitura, ou porque ela é realmente difícil.

Por isso é um clássico que recomendo somente se você quiser um desafio para aprimorar sua leitura ou se já estiver acostumado com esse tipo de escrita.

EduardaMariaGG 06/09/2021

IRACEMA
A linguagem é complexa, mas isso só aumenta ainda mais a beleza da obra.
Não digo que foi fácil compreender o livro, mas eu voltava e relia, e aos poucos a descrição ia se clareando pra mim. Iracema é uma poesia maravilhosa!!

Mandark 27/07/2021

Belas imagens...
Belas imagens construídas nessa prosa poética. Essa releitura da maturidade traz um olhar bem mais carinhoso e gentil sobre a obra do que minha recordação da leitura na adolescência. Eu sempre gostei da narrativa do Alencar, mas sempre me identifiquei mais com suas obras com cenários urbanos, guardando certo rancor pela dificuldade de acompanhar as narrativas que apresentam a cultura indígena, principalmente por conta do vocabulário. Agora, com uma bagagem bem maior e um outro olhar sobre a obra, a leitura fluiu tranquila e agradável. Iracema é uma personagem interessante e suas expectativas e sofrimento trazem constante empatia pela personagem. A amizade de Poti e Martim também é interessante. A relação dos três cria momentos muito significativos.
Não posso deixar de destacar a qualidade da edição, destinada para estudantes e adolescentes, com ricas ilustrações e excelentes notas explicativas, que discutem o texto de maneira inteligente e agradável.