Eva

Eva Anna Carey

Resenhas - Eva

Isabela.Lopes 31/12/2017

Uma distopia muito boa
Esse foi o segundo livro que eu li dessa autora e não me decepcionei. No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial.

Cecilia.Lechkiv 10/06/2017

Gostei muito desta leitura, o livro é cativante e envolvente. Toda a história se passa em uma realidade bem distante da nossa, onde a maior parte da humanidade foi disseminada por uma praga, e tudo aquilo que conhecemos hoje está completamente perdido no tempo. É interessante pensar como tudo pode mudar de uma hora pra outra…O cenário que envolve esse romance é pautado pela sobrevivência da raça humana , e cada um tem seu papel nesse processo. As mulheres são criadas para uma ” profissão” e os homens para fazer todo o trabalho pesado, será?? A história de Eva começa quando ela resolve fugir do seu destino e então tudo começa mudar, a verdade começa aparecer e é claro um amor nasce.

site: https://sonholiterariosite.wordpress.com

Lorrayne.Fernanda 15/03/2017

Uma Vez Anna Carey
Simplesmente maravilhosa a temática desta trilogia, me vi submersa no universo dos livros , devorava as páginas como uma louca passando a madrugada sem me importar com o sono , amo de coração .

Lari.Diaz 26/08/2016

"Onde se esconder quando nenhum lugar é seguro?"
No livro Eva, mais um Young Adult distópico, temos um vírus mortal que dizimou quase toda a população mundial. Separou famílias, derrubou líderes. Dezesseis anos depois, o mundo é um lugar perigoso, onde a jovem Eva vive uma existência disciplinada, confinada em uma das Escolas mantidas pelo governo. Dentro dos muros bem guardados, meninas convivem com a promessa de um futuro brilhante como profissionais da Nova América.

Só que num dia (antes da sua "formatura"), a Eva descobre o verdadeiro propósito de estar naquela Instituição e o destino terrível que as aguarda. Então a única saída que ela encontra é fugir da Escola, do único lar que ela conhece. Ela começa uma jornada em busca da mítica Califia, que parece ser um refúgio para jovens orfãos em busca de abrigo.
O mundo fora da Escola é selvagem, rebelde, sem leis e perigoso. Sendo o maior perigo dele: os homens.

Na nova ordem, eles são o inimigo. Com exceção do Rei, que vencendo a tendência natural de seu sexo para a violência reergueu a nação. Mas nada é o que parece. E de repente a Eva se vê descobrindo muitas coisas, muitas mentiras que contavam a ela na Escola são descobertas e junto com Arden, uma outra garota da Instituição que também fugiu, elas terão que tomar suas próprias decisões e viver com as consequências.

Eva é um livro bem rápido de se ler, dá pra terminá-lo em um dia. A leitura é bem fluida e são poucas ás vezes em que a narrativa se torna arrastada. Eu gostei muito da protagonista, apesar de em alguns momentos querer dar uns tapas na cara dela.
O tema do livro é bem batido, e com elementos que já vimos antes em vários outras histórias do gênero. Mas como eu gosto de clichês, o foco no romance não foi algo que verdadeiramente me incomodou. E Eva tem bastante romance, tipo 99% do livro, então não recomendo se você não gostar de uma história de amor.

Mas apesar disso, a autora soube criar um pano de fundo muito bom. Pano de fundo esse que Anna Carey deveria ter explorado melhor.
Durante a leitura tive a sensação de que ficou faltando muita coisa, como se a autora tivesse escrito um romance YA e jogado a distopia ali. Tem muitas coisas que ficaram sem respostas e eu gostaria de saber mais dos motivos do Rei. Queria saber o porquê dessa segregação toda em relação aos meninos e meninas, a autora até dá uma explicação no começo mas ainda sim não fez sentido pra mim. Espero que seja algo a ser explicado no segundo volume!

Não preciso nem dizer que me apaixonei por quase todos os personagens masculinos que aparecem no livro ne? Principalmente pelo Benny, que é um dos orfãos que a Eva encontra no meio de sua viagem para Califia. Ele é uma criança muito, muito fofa!
Aliás, todos os garotos com quem a Eva conviveu por um tempo (fugindo das tropas do Rei, pois ela é MUITO importante pros planos dele), tem uma personalidade marcante.

É aí que entra o seu interesse amoroso, o nosso mocinho da história, Caleb. O Caleb tem praticamente a mesma história de Eva, tirando o fato de que meninos como ele são levados para campos de trabalho forçado e não para Escolas para aprender o "ofício". Ele, assim como os outros, é um rebelde fugitivo. Ele salva a Eva e Arden e as leva para o esconderijo.
A forma como os dois se envolvem é muito doce, lindo. Me fez suspirar, de verdade.
Ao mesmo tempo que que Eva tenta colocar na cabeça que ele não é confiável, que é perigoso (por ser um homem), ele vai lá e prova para ela que não é verdade e que se importa com ela.

O amadurecimento da personagem no decorrer do livro foi um dos pontos fortes pra mim, ela começa a história como uma garotinha obediente, que está acostumada a ser a melhor da turma, a certinha. E então estando nesse mundo completamente diferente do que ela se lembrava, ela tem que fazer decisões difíceis para conseguir sobreviver. Sobrevivência é a palavra chave, com certeza.
E nessa jornada dela pela sobrevivência, pela liberdade, ela encontra pessoas ruins mas também pessoas boas que a ensinam o verdadeiro significado do amor, da amizade e da esperança.
Quando a gente pensa que ela será pega e tudo vai acabar, TUM! Somos surpreendidos.

Como a autora Lauren Kate já diz na capa Eva é "uma visão original do que significa amar" e concordo com ela.

O final desse livro me deixou triste pra caramba. Com o coraçãozinho apertado. Estou louca para ler o Uma Vez, o segundo volume, e acompanhar mais a Eva e o Caleb e todos os desafios que ainda terão pela frente.

Isamara Silva 18/05/2016

Simplesmente fantástico!
É uma distopia? Sim, mas muitos aspectos/fatos se encaixam perfeitamente na realidade atual em que vivemos. Vários temas importantes como poder, abuso (de todas as formas desde psicológica a sexual), mentiras, medo, amor entre outros aplicados de uma forma simples sem soar como clichê. Eva é uma personagem encantadora, doce, inocente, crítica, questionadora, forte e ao desenrolar da história podemos ver o crescimento da personagem de uma forma maravilhosa no modo que as ações acontecem, tudo é tão rápido o que torna o livro insaciável e dá mais vontade de ler, Eva se mostra capaz de coisas das quais nem imaginava e descobre o verdadeiro mundo, um verdadeiro aprendizado que foi escondido ao longo de sua vida. Os personagens secundários dão todo o gás e reconhecimento a história transformando o mundo de Eva. A autora soube explorar os temas, colocando de uma forma que não seja cansativa, distinta, simples e leve.
isabelanoivo 18/05/2016minha estante
Muito boa a resenha, me deu vontade de ler ele agora!

Isamara Silva 18/05/2016minha estante
Obrigada. Super recomendado!

Aline 07/05/2016

Minha pequena Eva, Evaaaaaaa....
Janela Literária apresenta a resenha de “Eva”, primeiro livro da trilogia de Anna Carey:

Eu poderia resumir esse livro com a seguinte frase: já li coisas melhores. Sabe quando você começa uma leitura com muitas expectativas (oriundas da sinopse majestosa) e acaba se decepcionando totalmente? Senti essa sensação ao ler Eva. A obra tem uma das melhores e criativas pretensões literárias em termos de roteiro que já vi, mas a construção e a narrativa parecem uma colcha de retalhos de outras obras já publicadas. Se você já leu Feios de Scott Westerfeld, poderia achar que Eva seria uma versão menos detalhada, com ritmo mais rápido, mas em contraponto, com menos emoção que a obra de Scott.

Vejam como a premissa é realmente esperançosa: Eva vive em uma espécie de internato e se prepara para se formar e trabalhar na Cidade da Areia. Ali, as meninas são ensinadas a odiarem os homens. O problema é que na véspera da formatura, ela descobre que na verdade, as formandas são parideiras para o Rei. Nesse momento, ela foge e no meio da vida selvagem ela conhece Calebe, um garoto que quebra todos os paradigmas dos ensinamentos da sua escola, pois, ele é doce e gentil.

Uma das falhas da obra é justamente essa quebra de paradigmas com relação aos homens para a protagonista. Eva, que foi criada a vida inteira para odiá-los, cria com a velocidade da luz uma relação profunda com Calebe, o que na minha opinião deveria demorar e ter mais dificuldade para acontecer. Imagina que na sua vida toda, você recebe uma lavagem cerebral e "do nada", ela é quebrada apenas com alguns dias de convivência. Eva me pareceu selvagem e corajosa demais para quem estava enfurnada dentro de um internato ditador, o que de certa maneira, não convence.

Outro detalhe negativo e já destacado acima, é a semelhança da obra com distopias anteriores voltadas para o público jovem adulto, mas sendo feita de modo muito mais simples e com uma narrativa empobrecida. É impressionante como algumas frases de “efeito” são extremamente repetitivas na obra, frases que parecem serem criadas para talvez, provar que existe algum termo poético na história, sendo que na verdade não tem. A história é tão simples, que consegui terminar em um dia. A obra pode ser resumida em perseguições e vida selvagem e não conseguimos ver alguma espécie de grandeza nela, é tudo muito pequeno e despretensioso.

Algo que não consegui entender é a proteção absurda que os personagens têm com a Eva. Ela comete uma burrice imensa no meio do livro, ocasionando um verdadeiro caos e mesmo assim, todos se sacrificam por ela. Ela não parece ser o tipo frágil demais para isso, mas a questão do protagonismo grita muito forte aqui, outro detalhe que realmente não me convenceu em nenhuma hipótese. Apesar de tudo, o livro tem sim algumas qualidades, devo admitir. Gostei das personalidades dos personagens, tanto da simplicidade da protagonista, como da brava e arrogante Arden (sua relação com Eva é bem bacana de se ver), quanto do selvagem e amoroso Calebe. Algumas perseguições e traições também são bacanas de se ler.

O final da história também é interessante e nos cria expectativa para o próximo livro. Resumindo, Eva me decepcionou em termos narrativos, mas eu confesso que estou com expectativas com o próximo e segundo livro da trilogia. Espero que eu não quebre a cara de novo.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.8/

Família Literária 23/12/2015

Resenha: Eva - Anna Carey
"O amor é só... - procurei as palavras certas - gostar de alguém. Sentir que aquela pessoa tem importância para você, como se o seu mundo fosse ser mais triste sem ela."

Eva é o primeiro volume da trilogia que leva esse nome. Nesta distopia, uma epidemia atingiu a população matando boa parte dela e deixando inúmeras crianças órfãs. Eva é uma dessas crianças, depois que sua mãe adoeceu, Eva foi levada por um grupo de pessoas para uma escola especial apenas para garotas, nessa escola ela recebeu uma excelente educação e tudo de bom e do melhor. Também lhe foi prometido que quando se formasse podia se mudar na Capital e exercer a profissão que desejasse, no caso de Eva ela poderia se tornar uma artista.

Porém um dia antes de sua formatura, Eva confronta Arden, uma garota encrenqueira e que gosta de arrumar confusão, pois acha que ela quer sabotar a festa de formatura, entretanto, Arden lhe diz que está fugindo pois tudo que lhes foi prometido era mentira, elas não irão para a Capital, na realidade elas apenas irão para outro prédio onde ficarão presas pelo resto de suas vidas apenas procriando para repovoar o mundo, gerando um filho após o outro.

No início Eva não acredita em Arden, porém depois de descobrir a verdade, ela percebe que deve fugir o mais rápido possível. Todavia, o mundo por trás dos muros da escola não é tão inofensivo assim e ela deve aprender lições que nunca lhe foram ensinadas na escola. No seu caminho Eva reencontra Arden e conhece Caleb, um fugitivo que mora com outros garotos em um complexo subterrâneo. O problema é que Eva foi criada acreditando que os homens são ruins por natureza. Só que Caleb acaba provando que nem tudo que ela ouviu no colégio era verdade.

site: http://familialiteraria1.blogspot.com.br/2015/06/oamor-e-so-procurei-as-palavras-certas.html

gaby 30/11/2015

melhor livro de todos
realmente diversas coisas que acontecem é um tapa na nossa cara,porém me envolvi com os personagens,me apaixonei por calleb e ainda chorei com benny e silas;nada mais a declarar

Hellen @Sobreumlivro 20/10/2015

Acompanhe outras resenhas pelo ig @sobreumlivro
Quando uma praga se alastra por todo o mundo, os poucos sobreviventes tentam desesperadamente seguir em frente. Estamos na Nova América, no século XXI.
Eva é uma sobrevivente. Foi parar numa escola de órfãos, depois que sua mãe morreu. É a mais inteligente e será oradora da turma na formatura, quando, dois dias antes, uma garota conta que, não, ela não será a artista que tanto deseja, ela será uma parideira.

Ela e todas as outras garotas não terão a chance de realizar seu sonho, porquê o futuro de já foi traçado. Elas foram criada para povoar o mundo. Elas serão mães de crianças que, provavelmente, nunca verão.

Eva é o primeiro livro da trilogia da autora Anna Carey. Com uma trama e personagens bem planejados, é um romance distópico muito bem escrito. Fiquei encantada com muitos personagens que aparecem durante a história, e a maneira como a autora escreve me encantou.

O mais legal dessa leitura para mim, foi a maneira todo a autora descreveu o cenário. Ela pegou peças da sociedade atual e jogou em um mundo desolado. Foi tão majestosamente bem escrito que chega a ser plausível para o futuro.

site: https://instagram.com/sobreumlivro/

Rister 02/10/2015

Envolvente
Sinti o livro ao chegar no terceiro capitulo. Com o passar da leitura a sua realidade passa a ser a de EVA,Anna Carey

Amanda.JAssica 08/09/2015

Eva, vale a pena ler de novo!?!
No início a história promete ser bem interessante, mesmo se tratando de mais uma distopia onde o mundo é destruído por um vírus, doença, ET...! ( Será que é só eu que to cansando disso? Vamos inovar um pouquinho neh gente) o tema desenvolvido pela a autora é bem diferente mas ao desenrolar do enredo não conseguir me apegar fortemente aos personagens, na verdade achei a personagem principal "Eva" meio irritante em certos momentos e a história também não apresentava grandes emoções. Gostei do livro, mas acho que poderia ter sido bemmm melhor! Por fim acredito que vale a pena ler Eva, desde que você não vá com grandes expectativas.

Bea 12/08/2015

ooooh saco!
começando: achei meio bosta! Se você não tiver maid nenhum livro pra ler NA FACE DA TERRA talvez você ache interessante por que ele tem uma sinopse muito boa e a ideia do livro foi boa, mas os personagens não me cativaram de jeito nenhum ( na verdade a Eva me irritou muito por que ela não fazia nada e quando fazia só dava errado). fora que não teve nenhuma parte muito emocionante ou nenhuma surpresa, então dou 2 estrelas e meia puxando mais pra 2 eatrelas do que para 3.

Janaína Martins 21/07/2015

Inesquecível e Surpreendente
"Aprendi então uma verdade crucial: que um relacionamento entre duas pessoas pode ser julgado pela lista de coisas não dita entre elas." Pag. 180

Resenha:

"Essa é a questão: o amor nunca vai embora, mesmo que a pessoa vá." Pag. 121

O que me levou a ler este livro não foi exatamente a capa, por isso dessa vez eu não fiz o pequeno tópico "Capa:" Como podem ver, mas o que me fez ter essa leitura surpreendentemente brilhante, já devo dizer, foi o hype que cresceu sobre este livro entre os meses de Maio e Junho de 2015. Então logo de cara comprei este livro, e ele vai contar a história de Eva que é uma garota extremamente inteligente e incrivelmente "certinha", já que Anna Carey nos apresenta uma distopia totalmente diferente de todas que já vimos.

"Ás vezes parece que tudo o que eu preciso saber eu não sei. E todas as coisas que sei estão completamente erradas." Pag. 129

A história já começou a brilhar quando fiquei sabendo que nela as garotas são enviadas para escolas/internatos (somente de garotas) onde ficam até a formatura que é mais ou menos quando elas têm 17 anos e essas meninas que estão nessas escolas acreditam que serão enviadas para "A Cidade da Areia" que é uma grande Las Vegas distópica, mas até ai tudo bem a coisa começa a ficar complicada quando um dia antes da formatura Eva descobre que na verdade após a graduação elas serão enviadas para a outra parte da escola e que na verdade elas servirão como "parideiras" (sim é esse o termo que a autora utiliza) para repovoar a América que é governada por um único Rei, já que ela foi devastada por uma praga que matou quase toda a população, e isso deixa Eva totalmente descontrolada e a faz com que logo de cara queira fugir, e é claro é o que ela faz.

"— Isso pode ser do que somos chamadas — respondi —, mas não é o que somos." Pag. 97

Depois de fugir, Eva encontra Arden, que foi a garota que a avisou sobre o futuro dela na escola, e de cara você não vai gostar dela, mas Arden pode ser uma das pessoas mais importantes da história e que a fará ficar cada vez melhor, enfim ela é uma personagem excepcional. Logo após esbarrar com Arden, Eva conhece mais um personagem na história que é Caleb, um homem, e na escola Eva aprendeu a temer homens, pois eles são perigosos e traiçoeiros e que a única coisa que eles vão querer com ela é sexo, mas a verdade vai mais uma vez surpreende-la.

"O amor é só... gostar muito de alguém. Sentir que aquela pessoa tem importância para você, como se o seu mundo fosse ser mais triste sem ela." Pag. 120-121

Enfim a parti dai a história começa a se desenrolar e não posso contar mais nada, mas eu peço que não se enganem pela nota que o livro apresenta no Skoob e no Goodreads, porque sinceramente essa foi uma das distopias mais brilhantes que já li, e a autora nos passa grandes ensinamentos sobre o que é amor e o que significa amar uma pessoa. Anna Carey criou narrativa cativante, imprevisível e única, uma coisa que não via a muito tempo. Minha nota para o livro é: 4,5/5,0.

" Comecei a chorar, finalmente sabendo a verdade: o amor era o único adversário da morte, a única coisa poderosa o bastante para combater sua força urgente e arrebatadora." Pag. 237-238

site: http://marjebooks.blogspot.com.br/

Alana.Freitas 14/05/2015

Amei esse livro desde o primeiro capítulo... mas houve algo mais, fiquei instigada com o que aconteceu e com o que observei através de Eva. A missão daquelas meninas na escola fora escondida, e a verdade, for God's sake, era horrível!! Fiquei horrorizada, ansiando para que Eva fugisse. Amei o Silas e Benny..
Muitas coisas aconteceram peopleee. Nur, quando a Eva foi levada e eles gritaram "eu te amo" me segurei para não chorar!! Eles não conhecem essas emoções direito, eles são criados para procriar, somente. São designados a tudo. Sem opções. O livro todo foi bom e emocionante!!! Toda vez que lembrei do Benny quis chorar.
As reviravoltas e a perseguição, a fuga para chegar em um refúgio chamado Califia, tudo foi intenso demais, e eu realmente queria mais. Não gostei como terminou porque me deixou mais apreensiva e eu queria muito mais para ler dessa trilogia... Não consigo evitar quando fico ansiosa, e quando sei que terei que esperar, mas isso é só crise pós termino.
As coisas aconteceram, em partes, como eu queria, no entanto, depois, desandou e Arden aparentemente está morta e está todo mundo morrendo e Caleb... mas que droga porque ela tinha que ir para Califia??!!! Foi um final muito abrupto na minha opinião... As minhas expectativas eram altas e apesar dos apesares o livro é muito bom... Recomendo!!!

site: http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2015/05/rsenha-eva-anna-carey.html