Eva Anna Carey

Resenhas - Eva

Fernanda 11/12/2013

Resenha: Eva
Resenha: “Eva”, de Anna Carey possui uma narração equilibrada entre as cenas de ação, o ambiente pós apocalíptico e a situação aterrorizante que gira em torno dos personagens. Outro ponto que merece destaque nesta distopia é o modo como a autora apresenta o futuro sendo complexo e denso.

A história se passa no futuro, e meninos e meninas estão divididos, sendo que eles são enviados ao trabalho e elas para uma escola especial mantida pelo governo, que tem o objetivo de lhes ensinar uma profissão – só que esse não é o verdadeiro propósito – para conseguirem sobreviver neste novo mundo depois da praga mortal que devastou a todos. Agora o Rei que impõe a ordem e as coisas só acontecem de acordo com o seu interesse.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-eva-annacareybooks-galerarecord.html
Kami 15/08/2021minha estante
Livro perfeito?mas infelizmente não tem o hype que merece! A narração é perfeita e o desenvolvimento da história é mais ainda.
É bem colocado o quanto o machismo ainda reina mesmo em um mundo tão quebrado.

Gre 15/08/2020

Envolvente
A história é única e envolvente, a escrita da autora faz você se ver dentro do livro junto aos personagens, tem cenas engraçada e suspense. Gostei muito desse livro e leria de novo.

Ge 12/06/2022

Esperava mais
Descobri esse livro através de um vídeo no tiktok e a resenha foi tão boa que me comprou rapidamente, mas durante a leitura fiquei bastante decepcionada, porque eu esperava bem mais do que recebi.

Não foi uma leitura ruim, mas não consegui me sentir envolvida o suficiente com a história e com os personagens; senti que faltava algo que realmente me prendesse e me deixasse obcecada. A ideia é boa, mas para mim o desenvolvimento não funcionou.

Ainda não tenho certeza se lerei os próximos ou não, mas é muito provável que não, porque não fiquei com curiosidade suficiente sobre o que virá a acontecer com os personagens a seguir, realmente não consegui me importar.

site: https://www.instagram.com/leiturasdages/
Taynara 12/06/2022minha estante
Vc ainda foi beem conseguiu termina, eu comecei provavelmente por causa desse mesmo vídeo e odiei nem consegui termina muito chatinho e parado

Ge 12/06/2022minha estante
Nossa, sim! Levei uma eternidade para terminar! :/

Cath 23/06/2021

assim, não é bom, mas serviu como entretenimento
ah, achei um pouco mal escrito também
sei lá é ruim mas eu vou ler os outros livros da série só pra acabar mesmo enquanto eu ainda lembro da história do primeiro (mas o fim é meio bosta então por curiosidade não rola)
let 23/06/2021minha estante
eu achei a escrita ruim e cansativa, e o enredo chato?

Yasmin 24/09/2014

Uma distopia diferente, que traz o homem e a mulher no centro das mudanças, mundo bem construído.

Desde que comecei a ler distopia tinha vontade de conhecer uma história que lidasse com um futuro onde os sexos são diferenciados de forma a marcar a sociedade. Por esse motivo quando conheci a trilogia da autora Anna Carey fiquei bastante curiosa, até mesmo por causa da sutil referência a obra de Atwood. Com uma narrativa cadenciada a autora apresenta ao leitor um universo rico e intrigante. Um futuro onde quase todos foram exterminados e que o valor entre a mulher e o homem regrediu séculos.

Eva estava feliz com a formatura que se aproximava. Era a véspera e as garotas estavam comemorando com muitos risos e planos. Como melhor aluna da escola Eva está empolgada para seu discurso e para finalmente passar ao prédio das formandas onde acredita que irá treinar seu ofício. Eva quer ser artista, pintora e estudar tudo o que é possível antes de ir para a capital, a Cidade de Areia. Porém durante a festa Eva vê Arden, a garota que chegara aos 8 anos na escola e desde então aprontava todas, se esgueirando. Eva sabe que ela está aprontando algo e quase consegue denunciá-la, mas Arden a impede. Ela está fugindo, fugindo das mentiras e do futuro tenebroso que as aguarda do outro lado do lago no prédio das formandas. Eva não acredita em Arden, mas a curiosidade e preocupação fala mais alto, e no meio da noite Eva resolve atravessar o lago, ficando com água até o rosto e ao atravessar a ponte o que vê pelas janelas a choca. Assustada e paralisada Eva foge com uma ajuda improvável. Sozinha e com poucos mantimentos Eva luta para sobreviver enquanto combate o medo dos homens que a escola pregou desde seus cinco anos. Caçada pelo Rei que a quer pessoalmente Eva é salva por Caleb. Um rapaz que desafia tudo o que a Escola ensinou sobre os homens. Eva treme só de pensar no fim que o Rei tem para ela na capital e sem opção resolve acompanhar Caleb enquanto ruma para Califa. A cidade onde a professora mandou-a procurar ajuda. Caçada, lidando com esse mundo novo e diferente de tudo o que aprendeu, Eva será surpreendida por traições, amizades e amor.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve sua história, intercalando entre a trama a apresentação desse futuro onde noventa e oito por cento da população do mundo foi dizimada e todos os órfãos são usados como ferramentas pelo governo. Garotos são mão de obra escrava nas obras gigantescas que o rei promove na capital. E as garotas estudam, e são ensinadas a temer os homens acima de todas as coisas, para quando chegar aos dezoito serem feitas prisioneiras enquanto têm gravidezes artificiais e múltiplas povoando a Nova América. A narrativa em primeira pessoa flui fácil em um ritmo cadenciado e Carey desenvolve a trama de forma intrínseca ao amadurecimento da protagonista. As descrições são pontuais formando um ambiente futurista de desolação criativo, que procura inovar e com contrastes muito palpáveis.

Outro ponto que merece destaque é o desenvolvimento do romance entre Eva e Caleb. A protagonista foi criada desde seus cinco anos para temer e ter repulsa por homens, de crianças a idosos sem distinção, mas a medida que Eva analisa as ações e os gestos de Caleb começa a questionar se tudo o que aprendeu é verdade. Mentiram sobre seu destino, sobre o que mais mentiram? Caleb é um personagem curioso e que merecia ter seu ponto de vista com o outro lado da história. Imagina como deve ser para Caleb viver com Eva sem nunca ter visto uma garota. A autora podia ter jogado com esses lados e pelo que tivemos de Eva aposto que seria muito interessante. A evolução da história é linear em torno da fuga e da caçada de Eva, conhecemos também um pouco da rede que trabalha as escondidas ajudando garotos e garotas a fugir do governo, mas o fim da história é em torno de Eva. Um fim que apesar de não surpreender muito deixa o leitor com o coração na mão.

Leitura rápida, gostosa, com um ritmo fluido e que instiga o leitor desde o começo principalmente pela simpatia com Eva e sua situação do mundo. Acompanhar suas descobertas e seu amadurecimento foi ótimo e estou curiosa para saber como Anna Carey conduzirá a trama. As pontas e os elementos que ela introduziu são bem interessantes e a luta dos órfãos, principalmente as garotas por um lugar mais digno na sociedade pode render continuações fortes. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/01/resenha-eva.html

Ariane158 23/05/2023

Eva
Meu Deus eu não esperava por esse final!. Chorei horrores, estou apaixonada no Caleb. Já quero ler o próximo.

Ray 14/02/2021

Decepcionante...
A história tem uma premissa ótima. Um broto de distopia com uma civilização arruinada, onde o ventre de jovens mulheres são usados para repovoar o planeta. Aleluia, arrepiei. Logo penso em uma mulher forte derrubando todo esse sistema sujo.
Porém, a realidade é outra. A história é vazia, personagens fracos e fúteis. Ao invés de encontrar uma protagonista com personalidade forte, só vejo alguém preocupada em reencontrar um homem. A história tem um enredo tão forte que acrescentar um romance "a primeira vista" no meio torna tudo muito forçado.
Anne 27/02/2021minha estante
Concordo em tudo. Eu estava tão ansiosa e esperançosa por esse que livro que acabou sendo decepcionante.

Jenny 17/03/2021minha estante
Concordo demais!

Isis Costa 19/12/2021

Bem introdutório
Aqui temos uma obra falando sobre um vírus mortal que aniquilou quase toda a raça humana. Surgindo então, um novo país, chamado Nova América, governada por um Rei que determinou a total segregação entre homens em mulheres. As famílias completas que restaram foram povoar a Cidade de Areia, a cidade mais importante da Nova América. Os órfãos, porém, tinham outro destino. As meninas eram levadas para as Escolas. Já os meninos eram levados para campos de trabalho forçado. E é em uma dessas Escolas que conhecemos Eva.

As meninas chegam bem novinhas e aprendem de tudo um pouco. Aprendem, acima de tudo, a temer os homens. As Escolas ensinam que os homens são maus,
ludibriadores, não se pode confiar neles! Apenas o Rei é digno de confiança. Ao atingir certa idade, as meninas passam a ser formandas. Elas acreditam que após a formatura vão ser enviadas para o outro lado do lago, onde aprenderiam um ofício para, em seguida, serem enviadas para a Cidade de Areia.

Eva acredita cegamente no sistema. Ela acha que tudo o que a Escola ensina é lei absoluta, e que o Rei é um homem honrado que só quer o bem da população de Nova América. Só que Eva estava muito enganada! Ao nadar até o outro lado do lago para tirar a prova de uma suspeita plantada em sua cabeça por uma aluna fugitiva, Eva descobre algo aterrorizante.

“Havia fileiras de garotas em camas estreitas, a maioria com barrigas enormes sob os lençóis brancos. Algumas tinham o meio do corpo enfaixado. Uma tinha cicatrizes que serpenteavam pelo tronco, de um rosa escuro e inchadas. No canto oposto do quarto, outra garota se contorcia de dor, tentando libertar os pulsos. Sua boca estava aberta, gritando alguma coisa que eu não conseguia ouvir através do vidro.”

Após a fuga, Eva está diante do desconhecido e da realidade que ameaça ir contra suas crenças. No início, é interessante acompanhar os dilemas mentais, mas à medida que os pequenos conflitos surgem, a garota não usa nenhum deles para amadurecer. Arden, outra fugitiva, tem comportamento e ideias mais avançadas, mas limitar a história ao ponto de vista de Eva, logo a tornou tão fraca e sem fundamento como qualquer outro.

Então, surge o romance com um garoto fugitivo. Por mais gentil que ele aparente ser, a mente manipulada de Eva deveria querer afastá-lo, mas todos os passos depois desse encontro são tomados visando o grande amor entre os dois.

“Eva” não falará de política ou se dará o trabalho de focar nos abusos e violência aqui implícitos. Tampouco dos desastres ambientais, do perigo trazido pela ambição do homem. É, unicamente, um romance contado pelo ponto de visto de uma garota desagradável, ambientado num mundo caótico para complicar sua vida romântica.

O final do livro me decepcionou um pouco, mas como possui continuação até que compreendo a autora, ela deixa alguns fatos importantes para serem aprofundados no próximo volume. Acredito que em Uma Vez a autora consiga se aprofundar mais na história e nos pontos que ficaram bem vagos. Sendo assim, darei uma nova chance.

Isabellla 22/10/2021

Um livro bem bobo, pra não dizer mal feito, a história várias vezes não tem muito sentido e os personagens são bem esteriotipados, sem nenhuma personalidade. Mas é um bom entretenimento pra quando você quiser um livro pra ler em uma tarde bem tranquila, sem querer pensar muito ou refletir demais. Esperava mais do livro, não tenho certeza se irei continuar a trilogia, mas não é de todo ruim, só é fraco.

Biancamotapereira 03/08/2022

Em vários momentos me senti agonizada, desconfiada e com medo. A escrita é bem fluída e eletrizante, te prendendo do começo ao fim.

luanpatric.k 22/05/2020

Gostei porém poderia ser bem melhor...
Gostei da construção da distopia, toda essa parada de mundo novo devastado, achei bem legal de ser explorado. Quanto a trama em si, achei bem parada hahaha tiveram momentos em que eu achei que ia engajar, mas não engajou. Li bem arrastado da metade para o fim. Não gostei muito dos personagens, achei a protagonista bem irritante em alguns pontos. É isso, achei que poderia ser bem melhor do que foi, mas levando em consideração que é o primeiro de uma trilogia, espero que a autora consiga fazer com que o segundo seja melhor, vou dar essa chance.

Helena63 14/01/2022

Eva
Em um mundo onde uma praga aniquilou 90% da população, as meninas órfãs são levadas para uma escola com a promessa de ser livres, uma garota chamada Eva descobre que na verdade depois de formadas são levadas para terem filhos e aumentar a população, assim ela decide fugir um pouco depois da formatura, vivendo perigos que nunca imaginou.

Jhovana 23/06/2021

odio an*l
vontade de sair no soco com a protagonista, adorei

Camis 25/08/2021

Eva
Achei muito interessante do início ao fim, com revelações aleatórias, a forma como ela vai descobrindo coisas, que acontecem e fica indiferente a coisas que não entende, acho que é um livro no qual podemos aprender bastante, principalmente ao modo de criação das pessoas, normalmente nos vemos o mundo como ele foi ensinado para nós, e é aí que Eva percebe que nem tudo é como foi dito. Adorei o livro e estou pronta para começar o próximo.

Jess 16/07/2020

Eva
Já tentei ler "Eva" antes e acabei abandonando, pois nada estava me entretendo no livro, tanto a condução da estória, quanto os personagens, que não me despertaram grande empatia.

Agora nesta segunda tentativa cheguei a parte final do livro, onde acontece alguns eventos mais interessantes para a narrativa, porém, que não foram bem executados, na minha opinião. Ainda não sei se vou continuar essa trilogia, não me cativou mesmo, e olha que eu sou a leitora que "ama ler", é muito difícil eu dar uma nota baixa assim para um livro, mas acho que esse foi um dos livros mais "sem sal" que já li.