O Canto das Sereias

O Canto das Sereias Val McDermid

Resenhas - O Canto das Sereias

Aly 03/09/2021

A história te conduz a pensar que o serial killer é alguém bastante óbvio para a gente, mas não para os personagens. Na metade do livro eu já tinha plena certeza sobre quem era o verdadeiro assassino. Fiquei em dúvida entre dois personagens em um dado momento, mas para mim ficou até claro depois. Porém, o plot twist não foi NADA do que eu esperava.

Acho que seria a última coisa que eu imaginaria. Foi um final que realmente me surpreendeu. A história vale a leitura e é uma quebra de padrão sobre a imagem que temos desses assassinos em séries.

Porém, não darei 5 estrelas pelo romance meia boca. O livro ficaria perfeito se excluísse esses parágrafos desnecessários sobre um ?romance? que é apenas chato. Todo capítulo o ??casal?? repetia as suas próprias inseguranças. TODO CAPÍTULO. E sou o tipo de pessoa que pensa que: se vc não vai escrever um romance digno de ser lido, nem perca seu tempo com poucas páginas. Só atrapalhou a trama principal - que é a que interessa no fim.

No mais, senti falta de alguns desfechos, principalmente dos personagens mais secundários, que aparecem do início ao fim do livro. Ficou bem solto o que aconteceu com eles.

Beto | @beto_anderson 31/10/2020

Uma trama bem construída
A história é interessante. A motivação dos crimes apesar de ser simples tem uma boa construção narrativa. O psicólogo e a policial são bons personagens, mas confesso que em certas passagens achei o livro cansativo. Poderia ter menos páginas, cortando algumas gorduras. Por isso dei nota máxima.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

otxjunior 25/01/2023

O Canto das Sereias, Val McDermid
Lê-se como a resposta britânica para O Silêncio dos Inocentes, mas com menos grandes momentos. A psicologia parece datada, ainda que se considere a data de publicação, assim como a compreensão quanto a diversidade sexual. O destaque é do elenco, embora alguns beirem a caricatura.

mere 07/06/2022

Axhei meio confuso no início mas que bom que continuei a leitura. Na verdade tive que recomeçar duas vzs a ler pq tuve dificuldade no início. E que bom que insisti. Amei o livro. Amei o assassino.

Rosita.Diamantopou 15/05/2022

Quando comecei a ler, não imaginava que fosse um livro tão intenso, com cenas chocantes e incrivelmente reais. A história se passa em torno de um serial killer que desova suas vítimas em territórios frequentados por gays, mas o seu desenrolar mostra facetas inesperadas do criminoso e também dos investigadores e o final é realmente surpreendente. Recomendo a leitura cuidadosa.

Yuka 04/01/2022

Foram necessários 4 assassinatos para finalmente a polícia admitir publicamente que poderia se tratar de um serial killer. A policial Carol Jordan finalmente pode respirar aliviada por ter suas suspeitas tratadas com seriedade agora. Para ajudar nas investigações, o criador de perfil Tony Hill é chamado para se juntar a força tarefa criado especialmente para esse caso. Os dois tem alguns pontos em comum, como por exemplo, são ótimos em seus trabalhos, mas não tem muita credibilidade, no caso de Carol por ser mulher e de Tony por ser um criador de perfil, onde os policias acham que o verdadeiro trabalho está nas ruas procurando pistas e testemunhas do que ficar sentado elaborando teorias sobre o perfil de um suspeito.
Além de todas as dificuldades em encontrar o assassino que além de inteligente é extremamente cuidadoso ao limpar seus rastros, Tony e Carol ainda tem que lidar com o gênio ruim de Cross, a língua afiada da jornalista Penny e do policial Kevin que trocava informações com Penny depois de dormir com ela.
Li comentários de leitores que diziam que desde a metade do livro já sabia quem era o assassino. Tiro meu chapéu para essas pessoas. Eu sou do tipo que desconfio da pessoa errada. Só fui perceber mesmo quem era quando bateu a porta do Tony hahaha dessa vez fui lenta em meus julgamentos e perdi tempo odiando a Penny quando o assassino estava o tempo todo diante dos meus olhos. Devo confessar que o primeiro livro que li de Val eu não curti tanto a leitura quanto este, mas, o suspense é sempre excepcional. O desfecho foi sensacional. Agora os pontos negativos só achei a Penny um personagem totalmente desnecessário e o interesse romântico entre Tony e Carol meio fora de questão. No mais, a escrita é ótima e o suspense muito interessante.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/11/2020

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Na cidade inglesa de Bradfield, quatro homens foram encontrados mortos em datas diferentes, mas todos os corpos eram de jovens entre 25 e 30 anos, apresentavam sinais de tortura e foram deixados em lugares normalmente frequentados por gays. Com todas essas coincidências, a polícia local não tinha mais como negar que os casos estivessem ligados e que havia um serial killer à solta em Bradfield.

A comunidade gay estava com medo, a imprensa pressionava, mas as investigações não estavam dando resultado. Com isso, John Brandon, o chefe de polícia assistente da Polícia Metropolitana de Bradfield, decidiu pedir a ajuda do psicólogo Tony Hill, que trabalhava no Ministério do Interior.

Após anos trabalhando com criminosos detidos em hospitais psiquiátricos, Tony estava num projeto que visava traçar perfis criminais que apontassem, para a polícia, quais características deviam ser observadas para diminuir a lista de suspeitos de determinados crimes. Brandon queria que Tony Hill traçasse o perfil do serial killer de Bradfield.

A detetive-inspetora Carol Jordan foi designada para auxiliar Tony e ser uma ponte entre o psicólogo e a polícia. Será que Tony poderá ajudar no caso? Quem está cometendo os crimes e por qual motivo?

"O canto das sereias" é o primeiro de uma série onde acompanharemos Carol Jordan e Tony Hill em investigações. Em 2017, eu havia lido e amado o segundo livro, "Rastros de Sangue", então aproveitei que "O canto das sereias" está disponível no Kindle Unlimited para ler. E, mais uma vez, fui totalmente fisgada pelo enredo criado por Val McDermid!

O que mais gosto nos livros da autora, é como ela nos coloca dentro da investigação. Acompanhamos passo a passo, tudo o que a polícia está fazendo, e é incrível como os investigadores se dedicam a todas as pistas possíveis na história.

E, mesmo com esse foco na investigação, a autora também consegue tornar os personagens interessantes aos nossos olhos. É possível gostar da Carol e do Tony (e também dos secundários), compreender seus dilemas e dificuldades.

"O canto das sereias" foi publicado pela primeira vez nos anos noventa, mas nem por isso passa a impressão de ser um livro datado, ele continua sendo interessante nos dias de hoje, mesmo com tecnologias diferentes disponíveis na época.

Dosando bem investigação e personagens, a autora conseguiu me envolver na leitura desde o início, e sempre que eu precisava parar a leitura por algum motivo, continuava pensando na história, curiosa, querendo saber o que aconteceria no próximo capítulo. O desfecho do caso, a revelação do culpado, foi algo que me surpreendeu muito.

Foi um livro que eu amei e super recomendo, tanto esse primeiro quanto o segundo (onde a Carol e o Tony vão investigar o desaparecimento de garotas). Se você gosta de thrillers, de romances policiais, de histórias sobre serial killers, precisa ler "O canto das sereias"! Mas destaco que, como o criminoso usa técnicas de tortura inspiradas na Inquisição, há algumas cenas e descrições fortes.

Passe no blog para conferir quotes do livro.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2020/05/resenha-livro-o-canto-das-sereias-val.html

Paula 10/10/2020

Muito doido!
Nossa! Primeiro livro que leio dessa autora! Muito, muito, muito violento! E o psicológo é problemático, a detetive é insegura, é tudo muito doido! Adorei! (Eu sou normal!) Preciso ler mais coisas dessa autora!
Beatriz3345 10/10/2020minha estante
Eu amo demais esse livro e essa autora o livro sombras de um crime dela tbm é muito booom

Paula 22/10/2020minha estante
Obrigada pela dica! Vou procurar!

Rafa 15/10/2020

Quatro homens foram encontrados mutilados e torturados. Enquanto o medo se apodera da cidade, a polícia por meio da detetive Carol Jordan, recorre ao Dr. Tony Hill para elaborar um perfil criminal do assassino. Contudo, ele logo se torna o alvo de uma batalha entre intelectos e intenções em que precisa usar toda sua habilidade profissional e coragem pra sobreviver!

O forte de O Canto das Sereias é a construção dos personagens. A detetive Carol e o Dr. Tony foram construídos de uma maneira bem profunda e crível, mostrando seus problemas e conflitos, sem nenhuma glamourização de suas profissões.

Mas a construção do assassino merece todo o destaque. Você conhece sua personalidade por conta de seu diário. Lá ele se expõe sem medo e mostra toda sua motivação para os crimes e sua complexa natureza humana. É preciso ressaltar que nesse diário ele também descreve com ricos detalhes sobre os crimes cometidos baseados nos rituais de tortura da inquisição. Ou seja, são cenas fortes que podem chocar os menos acostumados com esse tipo de cena.

Em relação à história, eu achei que o seu desenvolvimento foi um pouco lento até a metade. Mas ela foi finalizada de maneira primorosa e coerente. Mesmo eu acertando quem é o assassino, não me tirou a sensação de que foi uma leitura bem sucedida!!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 07/03/2022

A gente sempre se lembra da primeira vez. Não é o que dizem sobre o sexo? Talvez isso seja mais verdadeiro quando se trata de um assassinato.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528619010

Beloto 25/07/2021

Livro muito bom, para quem curte uma boa investigação policial inteligente esse é o livro, obs. algumas cenas fortes.

Mariza27 14/08/2021

SERIAL KILLER Mente de um Serial Killer
Acho que sou um pouco fascinada, pela mente doentia e inteligente de uma maluco , que denominamos serial Killer. Esse livro "O canto das sereias", é perfeito!
Um livro cheio de mistérios e reviravoltas que não encontramos em qualquer livro, com boa estrutura e dinâmica entre os personagens que enfrentam seus fantasmas pessoais, cada um de sua forma.
E ainda, tem que lidar em encontar um assassino em série de homens. Amei de mais esse livro, recomendo .

P.S. : existem partes bem nostálgicas, repetitivas; mas nada que com a leitura contínua não resolva !

Jean 12/04/2021

Excelente Thriller
Muito bom os livros da Val McDermid, a última vez que li foi em 2018 na ocasião uma excelente leitura em "O Eco Distante", desta vez novamente uma surpresa boa, leitura fluida, fácil mesmo tratando de assuntos técnicos de investigações.