O Canto das Sereias

O Canto das Sereias Val McDermid

Resenhas - O Canto das Sereias

Lilian_89 13/08/2018

O Canto das Sereias
Livro muito bom que conta a história de um serial killer e a luta das autoridades para pegá-lo. O livro possui uma narrativa diferente e envolvente alternando entre os diários do assassino e as tentativas das autoridades em prendê-lo.
Quatro homens são encontrados mortos, tendo seus corpos mutilados, despejados em locais conhecidos como frequentados pela comunidade LGBT.
O serial killer, inspirado pelo acervo de um museu da tortura, cria seus próprios instrumentos de tortura medievais como o berço de Judas e o Potro, a serem usados em suas vítimas.
Após aceitarem o fato de se tratar de um assassino em série, a polícia aceita a ajuda de um psicólogo, Tony Hill, que busca estabelecer um perfil psicológico para o assassino de forma a ajudar nas investigações policiais.
O livro contém um suspense psicológico tenso e muito bem escrito que conta ainda com a detetive Carol Jordan, que em sua narrativa aponta ainda para questões sobre como a polícia e outros ambientes de poder lidam com a presença feminina e com a comunidade LGBT.
Tenso do início ao fim, o livro é uma excelente pedida pra quem gosta de suspense e histórias sobre assassinatos e serial killers.

Bruberga 29/10/2020

Terminei de ler. Eu achei bom, em alguns momentos me prendeu bastante a leitura, em outros se arrastou muito. Não me surpreendi muito com o final. Mas, a escrita eu achei boa, alguns pontos são bem detalhados, como os assassinatos e a forma que são cometidos. Não consegui chegar a conclusão se recomendaria ou não a leitura dele. Num geral, apesar de ser bem grande com quase 500 páginas, foi bom.

Tati.Lima 25/11/2018

Simplemente Excelente...
Q livroooooooo...com certeza figura entre meus favoritos da vida...segundo livro q leio de Val MacDermid, e esse conseguiu ainda superar o primeiro q eu já tinha achado maravilhoso,
" Sombras de um crime"...Adorei esses protas, uma pena q a coleção de livros de Tony Hill e Carol Jordan só tenha tido 3 livros de 10 traduzidos para o português, e mesmo assim o terceiro " A última tentação " não consegui achar em canto nenhum pra ler...uma pena mesmo, porq tenho certeza q o desenvolver , a evolução do relacionamento deles dois deve ter sido maravilhosa, dadas as circunstâncias e complicações da vida de Tony, principalmente pelo problema q ele tinha..enfim...vou ler "Rastro de sangue" , para dar sequência a trama deles dois..

Nathan 26/03/2019

Caralh@u!!
Muito sangue, muito suspense e muito superficial !!!!

Cabral 10/09/2019

Considero como sendo o principal destaque, as mais variadas possibilidades que a autora criou para a identidade do assassino. Por causa das pistas fornecidas por ela ? ora através da investigação, ora através da narrativa do assassino ?, eu mudei tanto de opinião sobre quem estava por trás dos crimes que mesmo meu primeiro palpite estando certo, a genialidade da explicação dela sobre quem ele era e porque matava, me deixou boquiaberto.
Ao final, eu não só estava desejando ter em mãos o próximo livro da série, como também, outros livros de Val McDermid para que eu pudesse desfrutar mais da sua mente sagaz

Isadora.Secchi 25/09/2019

Grata Surpresa...
Fazia tempo que estava querendo ler este livro. Quando achei ele pra vender com aquele mega desconto camaradão, não pensei duas vezes e comprei! E ainda bem, ele não me decepcionou.
Comecei lendo achando que lá pela metade do livro eu teria meu suspeito e acertaria o final da história. Mas me enganei super! E fiquei feliz com isso. O que acontece é que ele segue um "esquema de escrita" (na falta de um termo melhor que me venha à cabeça) completamente diferente dos últimos suspenses que li. Não posso me aprofundar demais aqui, senão tenho certeza que largarei spoilers, e longe de mim fazer isso!
O livro se desencadeia intercalando capítulos entre os relatos (em terceira pessoa) da investigação por parte da polícia e investigadores, e o diário pessoal do serial killer (em primeira pessoa); dessa forma conseguimos acompanhar o que está acontecendo dos dois lados da história, e os pontos de vista do vilão e dos mocinhos. É fascinante ver como a autora consegue descrever bem o que acontece na mente de um psicopata, tanto quando ele é analisado por terceiros, quanto a avaliação que o próprio psicopata tem sobre si mesmo.
Sobre a história:
Em Bradfield, o quarto corpo de um homem aparece "desovado" novamente um das conhecidas "áreas gays" da cidade. A polícia finalmente se convence de que é provável que um serial killer esteja por trás desses terríveis assassinatos. E assim começa uma investigação criteriosa na busca pelo assassino. E eles precisam agir rápido, antes que haja uma quinta vítima. Mas essa tarefa vai ser mais difícil do que se imagina. O assassino é sagaz, inteligente e não deixa vestígios em seus crimes. Carol Jordan - uma das policiais responsáveis pelo caso - , com a ajuda do analista investigativo Tony Hill, entram num estudo profundo da mente do criminoso, na tentativa de descobrir quem está por trás dessas atrocidades.
Não recomendo a leitura para pessoas mais sensíveis.
Se você tem estômago forte, leia esse livro.
Vale muito à pena!
Super recomendo! :D

Rodrigo.Moritz 10/03/2020

Apenas bom
Literatura para distração e lazer.
Enredo simples mas eficiente e que cativa o leitor.
Para ler sem compromisso.

Duda Felix 13/07/2020

Simplesmente não conseguir parar de ler até o desfecho.
Um thriller pesado mas surpreendente.

allanysx 30/07/2020

Um dos thrillers mais originais que já li!
As mortes presentes no livro são completamente brutais, e são raros os momentos de alívio durante a leitura. A cada capítulo eu ficava extremamente angustiada pra descobrir logo quem é que estava matando tanta gente.
Além disso, aborda temas como homossexualidade, transexualidade e machismo, deixando bem claro seu lado político.
As referências e citações de outros livros e filmes de terror são um presente durante a leitura.
Esse é o primeiro livro que li da escritora, e com certeza lerei mais ??