O Canto das Sereias

O Canto das Sereias Val McDermid

Resenhas - O Canto das Sereias

Brandão 16/06/2021

Violento em demasia
Não me senti preso na leitura, livro extremamente violento, muito sobre tortura e bastante exagerado.

Leitora Viciada 02/05/2014

Não conhecia o trabalho da autora escocesa, mas já conhecia a sua fama de boa escritora de suspenses e thrillers. O fato de escritores de países gelados europeus estarem se consolidando como os melhores no gênero também chama a atenção e espero conferir ao poucos o trabalho de alguns.
O primeiro livro da série Tony Hill & Carol Jordan me prendeu do início ao fim. O Canto das Sereias é uma publicação de 1995 e ainda sim sua história é completamente fresca, e mesmo quase 20 anos depois, muito interessante. O livro já ganha pontos com isso; por a trama ainda estar atualizada mostra o quanto ela é atemporal. Isso traz charme, porque acompanhamos a caçada da polícia a um serial killer com tecnologia restrita, trazendo mais dificuldade.
Como o ponto forte está nas motivações das personagens, pouco importa em que época a investigação ocorre.

Destaque para o trabalho da Bertrand Brasil. Primeiramente por se preocupar com a publicação do primeiro volume da série, mesmo este sendo antigo. São livros que podem ser lidos de forma independente, conforme pesquisei, mas é sempre interessante para eu conhecer a cronologia e poder optar pela leitura na ordem. Não gosto muito quando uma editora traz uma série já em andamento e a publica sem planejamento, fora da ordem.
Em segundo lugar, a capa está assustadora e obscura como é o clima da história. O material dela é suavemente emborrachado, presenteando o tato do leitor com um livro macio. O nome da autora está em relevo feito do mesmo material.
A diagramação é bem limpa e simples e se enquadra muito bem ao estilo do livro. Este é dividido em dezoito capítulos e um epílogo. Todo capítulo é iniciado por uma sombra de sereia e uma epígrafe da obra Do Assassinato como uma das Belas-Artes, de Thomas De Quincey (1827). Os capítulos não possuem títulos e eu gostei disso por reforçar o suspense do livro.

A narrativa se alterna em duas:
Trechos em primeira pessoa narrados pelo serial killer. Estes são extraídos de seu acervo pessoal guardados em disquetes (sim, disquetes, é uma publicação de 1995!). Nessas partes ele conta friamente como agiu, capturou, torturou e assassinou suas vítimas. Muito importante acompanhar com bastante atenção para tentar imaginar como é o assassino em série responsável pelos macabros homicídios.
O livro em si é em terceira pessoa mostrando como se desenvolve a busca pela identidade dele. O foco está nos dois protagonistas que compõem o título da série, mas o ponto de vista é de diversas personagens, sempre se movimentando e dando dinamismo à história.
Interessante como a narrativa em terceira pessoa se incia mais avançada cronologicamente que a em primeira. O leitor já sabe que homicídios aconteceram e vai sendo apresentado ao caso e aos responsáveis por solucioná-lo, enquanto na narrativa do assassino, é uma pequena volta no tempo. Então a trama vai se desdobrando, o ritmo da narrativa acelerando muito até que as duas partes se cruzam e passam a ser contadas ao mesmo tempo: O ponto de vista de narrador de fora da história e o ponto de vista particular do serial killer. As narrativas se chocam no clímax final da história, que por sinal, devo avisar: É incrível! Em momento algum imaginei esse resultado. Realmente impressionante a reviravolta que a autora traz.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2014/05/o-canto-das-sereias-de-val-mcdermid-e.html

Juliana Vicente 04/05/2014

Eu sempre senti vontade de ler algo dessa autora, mas por um ou outro motivo acabava deixando para depois. Poxa, estou chateada de ter esperando tanto para conhecer a escrita da Val McDermid. O livro é tão bem escrito que algumas vezes precisei parar a leitura para me recompor; A descrição das cenas é tão completa e bem feita que consegui me transportar para dentro da história.

Já nas primeiras páginas somos apresentados a Carol Jordan, detetive da divisão de homicídios. Gostei muito da personagem, ela é forte, autêntica, durona e feminina, sabe que não é fácil ser vista além da aparência por seus colegas de trabalho, mas aos poucos percebemos que além de bonita, ela é muito esperta. Tony Hill é o elemento chave da história, complexo e misterioso. Ele é a mente que irá analisar e possibilitar a prisão do “Assassino de Bonecas” que está deixando a comunidade gay em pânico.

A autora criou personagens tão dinâmicos e bem estruturados que é impossível não ficar preso ao conflitos e dilemas vividos por eles. Não estou falando só dos principais, mas também dos secundários, que acredito que nos próximos livros terão papeis fundamentais para o desenrolar da trama.

É gente, esse é o primeiro livro de uma série, não sei se fico feliz por me permitir voltar ao universo de Carol e Tony, ou triste em me permitir colecionar mais uma série. (Melhor a primeira opção, né?! Eu andei pesquisando no site da autora e a ordem de publicação da série é:

O Canto das Sereias - The Mermaids Singing – 1995

The Wire In The Blood - 1997

The Last Temptation – 2002

The Torment of Others – 2004

Beneath the Bleeding – 2007

Fever of the Bone – 2009

The Retribution – 2011

Cross and Burn - 2013

Acho que isso é ótimo para os fãs do estilo e posso garantir a vocês que estilo é o que não falta. O assassino é tão perturbado mentalmente que as cenas de torturas são grotescas e assustadoras. Como a escrita é em terceira pessoa temos acesso a cada pensamento e ato realizado no livro, as descrições macabras dos corpos me enojaram em diversos momentos. Como alguém pode sentir prazer ao machucar outra pessoa, e como o Dr. Tony é capaz de entender tão bem os sentimentos do assassino? É possivel desconfiar dele, afinal, só um monstro para entender outro.

A autora dá indícios de um possivel romance que venha a acontecer entre Tony e Carol, mas nem se empolguem, pois muita coisa precisa ser acertada antes de qualquer final feliz para esses dois, afinal, olha a quantidade de livros ainda pra ler.

Ah, nas minhas pesquisas acabei descobrindo que essa série de livros fez tanto sucesso que fizeram um seriado para a TV chamada “Wire in the blood” que já está na sexta temporada. Vou colocar o Teaser da série que corresponde a esse livro.

Acho que já deu para perceber que curti muito a leitura. Irei aguardar ansiosa pelo próximo livro. Quem tiver a oportunidade e gostar do estilo, vale muito a pena entrar na mente e nas vidas desses personagens.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/04/o-canto-das-sereias-val-mcdermid.html

Românticas 13/06/2014

Por Carol

Admito que só conhecia Val McDermid da Natália do Menina da Bahia me dizer que era uma ótima autora, mas eu acabava deixando passar seus outros livros que foram lançados no Brasil.

Então há algumas semanas a Bertrand me apresenta a oportunidade de avaliar um livro dela, o primeiro de uma de suas séries mais famosas, a que envolve o psicólogo Tony Hill e investigadora Carol Jordan, mas também admito que o nome da outra protagonista foi a pá de cal para a escolha do livro, afinal meu lado narcisista não resiste a ler uma história onde tem uma Carol, não é? (risos).

Mas bem... vamos a história.

Três homens, que aparentemente não têm nada em comum, aparecem mortos com requintes de crueldade em uma região famosa por ser frequentada pela comunidade GLBT. Os chefões da polícia teimam em não admitir que Bradfield está sendo aterrorizada por um serial killer, mas a inspetora Carol Jordan tem absoluta certeza que a mesma pessoa cometeu os assassinatos.

Tony Hill é o psicólogo que é responsável por organizar e implantar uma força tarefa que tem como meta traçar o perfil de criminosos, com o objetivo de auxiliar o trabalho da polícia em capturá-los. Claro que ele enfrenta resistência, mas a série de crimes acaba fazendo com os chefões cedem e ele passe colaborar no sentido de ajudar a descobrir quem está assassinando homens jovens e deixando-os no "bairro gay" de Bradfield.

O fato de Tony ser psicólogo não significa que ele também não tem seus problemas, que dirá Carol, afinal a profissão de policial não é uma das mais calmas. E a empatia dos dois é fundamental para o decorrer da história.

O "nosso" criminoso também "encanta" pela sua astúcia, inteligência e, é claro, pelo perfeccionismo com que apresentava seus "trabalhos.

Ah... e entre o coadjuvantes não posso deixar de citar a jornalista Penny Burges, acho que por Val ter sido jornalista fez com que ela retratasse a repórter de forma ácida e bem verossímil.

Admito que não adivinhei quem era o assassino, Val, afinal já me sinto íntima (risos) levou os personagens (e a mim) em várias direções. Como comentei na fan page da Bertrand Brasil eu tentei ler o livro devagar e saborear cada página de forma lenta, mas a escrita de McDermid não deixa você passar lentamente pelas páginas. Você se envolve tanto quer acabar o livro e quando acaba fica aquela sensação "poxa eu devia ter lido mais devagar".

Leitura Absolutamente Recomendada.

Beneath The Bleeding
Fever of the Bone
The Retribution
Cross and Burn

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2014/06/val-mcdermid-o-canto-das-sereias.html

Jaquelline.S. 22/04/2024

Eu sabia!
O começo achei um pouquinho maçante, mas depois a história foi me prendendo. O final achei um pouco corrido, mas ok.
Descobri quem era bem rápido, acho que não perdi minhas habilidades totalmente ?
No geral é um livro bom.

Ronaldo 15/01/2016

Mesmo tendo lido ótimos livros sobre serial killers nos últimos tempos, O Canto das Sereias me impressionou. Posso dizer que o livro superou em muito as minhas expectativas. Só levei mais de uma semana para terminá-lo por pura falta de tempo e não devido às suas mais de quatrocentas páginas, pois, à cada vez que o pegava, relutava em largá-lo. Esse é o primeiro livro do casal Carol e Tony e acho uma pena que tenha demorado quase vinte anos para chegar ao Brasil.

Resenha completa no blog:

Arca Literária 29/03/2017

resenha disponivel no link a partir do dia 01/04 http://www.arcaliteraria.com.br/o-canto-das-sereias/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-canto-das-sereias/

Fabiana.Alcantara 11/01/2018

Não me surpreendeu tanto...
Acho que fui ler esse livro com muita expectativa, depois de assistir alguns vídeos e ler algumas resenhas sobre ele, e acabei não encontrando tudo o que assisti e li a respeito.
O livro tem uma narrativa um pouco massante. Sem falar que as partes que tratam do assassino deveriam ser o centro do livro e não o contrário.
Achei o desfecho previsível demais.

Lilian_89 13/08/2018

O Canto das Sereias
Livro muito bom que conta a história de um serial killer e a luta das autoridades para pegá-lo. O livro possui uma narrativa diferente e envolvente alternando entre os diários do assassino e as tentativas das autoridades em prendê-lo.
Quatro homens são encontrados mortos, tendo seus corpos mutilados, despejados em locais conhecidos como frequentados pela comunidade LGBT.
O serial killer, inspirado pelo acervo de um museu da tortura, cria seus próprios instrumentos de tortura medievais como o berço de Judas e o Potro, a serem usados em suas vítimas.
Após aceitarem o fato de se tratar de um assassino em série, a polícia aceita a ajuda de um psicólogo, Tony Hill, que busca estabelecer um perfil psicológico para o assassino de forma a ajudar nas investigações policiais.
O livro contém um suspense psicológico tenso e muito bem escrito que conta ainda com a detetive Carol Jordan, que em sua narrativa aponta ainda para questões sobre como a polícia e outros ambientes de poder lidam com a presença feminina e com a comunidade LGBT.
Tenso do início ao fim, o livro é uma excelente pedida pra quem gosta de suspense e histórias sobre assassinatos e serial killers.

Tati.Lima 25/11/2018

Simplemente Excelente...
Q livroooooooo...com certeza figura entre meus favoritos da vida...segundo livro q leio de Val MacDermid, e esse conseguiu ainda superar o primeiro q eu já tinha achado maravilhoso,
" Sombras de um crime"...Adorei esses protas, uma pena q a coleção de livros de Tony Hill e Carol Jordan só tenha tido 3 livros de 10 traduzidos para o português, e mesmo assim o terceiro " A última tentação " não consegui achar em canto nenhum pra ler...uma pena mesmo, porq tenho certeza q o desenvolver , a evolução do relacionamento deles dois deve ter sido maravilhosa, dadas as circunstâncias e complicações da vida de Tony, principalmente pelo problema q ele tinha..enfim...vou ler "Rastro de sangue" , para dar sequência a trama deles dois..

Nathan 26/03/2019

Caralh@u!!
Muito sangue, muito suspense e muito superficial !!!!

Cabral 10/09/2019

Considero como sendo o principal destaque, as mais variadas possibilidades que a autora criou para a identidade do assassino. Por causa das pistas fornecidas por ela ? ora através da investigação, ora através da narrativa do assassino ?, eu mudei tanto de opinião sobre quem estava por trás dos crimes que mesmo meu primeiro palpite estando certo, a genialidade da explicação dela sobre quem ele era e porque matava, me deixou boquiaberto.
Ao final, eu não só estava desejando ter em mãos o próximo livro da série, como também, outros livros de Val McDermid para que eu pudesse desfrutar mais da sua mente sagaz

Isadora.Secchi 25/09/2019

Grata Surpresa...
Fazia tempo que estava querendo ler este livro. Quando achei ele pra vender com aquele mega desconto camaradão, não pensei duas vezes e comprei! E ainda bem, ele não me decepcionou.
Comecei lendo achando que lá pela metade do livro eu teria meu suspeito e acertaria o final da história. Mas me enganei super! E fiquei feliz com isso. O que acontece é que ele segue um "esquema de escrita" (na falta de um termo melhor que me venha à cabeça) completamente diferente dos últimos suspenses que li. Não posso me aprofundar demais aqui, senão tenho certeza que largarei spoilers, e longe de mim fazer isso!
O livro se desencadeia intercalando capítulos entre os relatos (em terceira pessoa) da investigação por parte da polícia e investigadores, e o diário pessoal do serial killer (em primeira pessoa); dessa forma conseguimos acompanhar o que está acontecendo dos dois lados da história, e os pontos de vista do vilão e dos mocinhos. É fascinante ver como a autora consegue descrever bem o que acontece na mente de um psicopata, tanto quando ele é analisado por terceiros, quanto a avaliação que o próprio psicopata tem sobre si mesmo.
Sobre a história:
Em Bradfield, o quarto corpo de um homem aparece "desovado" novamente um das conhecidas "áreas gays" da cidade. A polícia finalmente se convence de que é provável que um serial killer esteja por trás desses terríveis assassinatos. E assim começa uma investigação criteriosa na busca pelo assassino. E eles precisam agir rápido, antes que haja uma quinta vítima. Mas essa tarefa vai ser mais difícil do que se imagina. O assassino é sagaz, inteligente e não deixa vestígios em seus crimes. Carol Jordan - uma das policiais responsáveis pelo caso - , com a ajuda do analista investigativo Tony Hill, entram num estudo profundo da mente do criminoso, na tentativa de descobrir quem está por trás dessas atrocidades.
Não recomendo a leitura para pessoas mais sensíveis.
Se você tem estômago forte, leia esse livro.
Vale muito à pena!
Super recomendo! :D

Rodrigo.Moritz 10/03/2020

Apenas bom
Literatura para distração e lazer.
Enredo simples mas eficiente e que cativa o leitor.
Para ler sem compromisso.