A bibliotecária de Auschwitz

Antonio G. Iturbe
Antonio G. Iturbe

Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz

Raquel 12/12/2020

[...] - Ainda não entendi o que a senhorita quer dizer com essa história de confiar em Hirsch. Na competência dele como diretor do bloco?
- Não exatamente. O que eu queria saber é se o senhor acha que ele é realmente quem aparenta ser.
O professor reflete por um instante.
- Não, não é.
- Não é quem parece ser?
- Não. Eu também não. Nem a senhorita. Ninguém é. Por isso, Deus fez com que os pensamentos fossem mudos, para que só nós mesmos pudéssemos ouvi-los. Ninguém deve saber o que realmente pensamos. Sempre que eu digo o que penso, os outros se aborrecem comigo. [...]

Alessandra.Goncalv 17/11/2020

O livro é maravilhoso, mas o sofrimento...
... PESA! Tive que parar de ler em alguns momentos por sentir muita tristeza. Quanta dor, meu Deus. Apesar disso, ver a luta de pessoas para salvarem poucos livros e poderem transmitir alegria e imaginação à crianças em lugar tão horrível traz um pouco de alívio. Livros salvam.

Julia Oneda 03/11/2020

Como diversos outros livros sobre a Segunda Guerra Mundial, A Biblioteca?ria de Auschwitz traz um gigante peso histo?rico e com certeza torna-se um ti?tulo marcante sobre o tema. A personagem principal e? uma menina de 14 anos, que auxilia em um barraca?o de Auschwitz (que se tornou uma mini escola) a guardar e esconder livros, do qual corre risco de vida se for descoberta. Foi neste barraca?o que encontram um meio de fazer a diferenc?a para as crianc?as, em um local onde acordar no dia seguinte e? um privile?gio para poucos. A narrativa traz aspectos de histo?rias reais sobre diversos personagens, detalha sobre os posicionamentos nazistas, a brutalidade e a impiedade como marca registrada dos seguidores de Hitler. O livro tambe?m discorre sobre como e? o dia-a-dia dessas pessoas em um dos maiores campos de extermi?nio que ja? existiu, com seus pequenos atos em prol da sobrevive?ncia e da esperanc?a. Esta e? a forma que encontraram para manter a chama da resiste?ncia acessa, usando armas ainda mais poderosas, pore?m construtivas: os livros.
O livro traz diversas refere?ncias litera?rias, ale?m de incentivar a educac?a?o como meio de transformar o mundo. Dentre diversos sentimentos que o livro transmite, diria que a palavra ESPERANC?A resume essa obra.

Clara.Helenah 02/11/2020

Prepare-se!
Baseado em fatos reais, essa é a história da pequena e corajosa Edita Adlerova, que mesmo estando em um campo de concentração, presenciando a morte diariamente e atrocidades constantes, foi capaz de fazer a diferença no barracão 31, a - escola - de Birkelau.

Se tratando de Auschwitz, não são poucos os relatos desesperadores, embora haja o toque de esperança que até o final nos faz viajar e querer poder fazer algo pra aliviar tanta dor e sofrimento dela e de outra pessoas que viveram esse terror. A leitura faz aflorar um misto de sentimentos, tão reais e verdadeiros, mas muito pequenos em relação ao horror da guerra.

Não só recomendo, como já estou com outros deste mesmo assunto na lista pra leitura. Conhecer os erros do passado, talvez nos ajude a garantir que não se repitam no futuro.

Frase - Não há comida e cortaram definitivamente a água. Algumas bebem das poças no chão. Pouco depois se contorcem de tanta cólica e morrem de cólera. Dita olha ao redor e fecha os olhos para não ver como a vida apodrece diante de seus olhos. Faz cada vez mais calor, e os cadáveres se decompõem mais depressa.

gabs.st 26/10/2020

SEM PALAVRAS
incrível!! o livro aborda a história de tantas pessoas, e isso precisa ser notado! precisamos saber a história de cada um que passou pelos campos. precisamos ter conhecimento. quem tiver a chance de ler, leia.

Roberta Costa 17/10/2020

Emocionante
"Alguns não vão compartilhar dessa fascinação por descobrir o que levou algumas pessoas a arriscar a vida para manter aberta uma escola secreta e uma biblioteca clandestina em Auschwitz-Birkenau. Alguns pensarão que se trata de um ato inútil num campo de extermínio, pois existem outras preocupações mais urgentes - afinal, livros não curam doenças nem podem ser utilizados como armas para render um exército de carrascos; não enchem barriga nem matam a sede... Se o homem não se emociona com a beleza, se não fecha os olhos e põe em funcionamento os mecanismos da imaginação, se não é capaz de fazer perguntas e vislumbrar os limites de sua ignorância, é homem ou mulher, mas não é pessoa"

Gabigutierrez03 09/10/2020

Uma heroína!
É um livro lindo, com frases lindas e sou suspeita para falar sobre livros da 2ª GM, gosto muito de lê-los, me faz querer entender como o ser humano chegou naquela fosse da existência de eliminar a própria espécie e como aquelas pessoas sobreviveram para conseguirem contar tudo depois.
Dita sem dúvidas é uma heroína ( que ainda vive!) que fez com que apesar de todas as coisas horríveis de Auschwitz a esperança não morresse, ela me fez entender que dá pra passar por tudo, que dá pra continuar, com a simples esperança e a vontade de continuar...

Ana 26/09/2020

É um livro pesado, a narrativa (tão bem construída) faz com que a gente se sinta parte da história... Impossível não chorar ou sentir dor, principalmente por ser uma história baseada em fatos reais. É triste pensar que essa barbárie aconteceu nem 100 anos atrás, e que muita gente foi a favor, que colaborou e que não sentiu nada ou sentiu prazer em algo tão horrível. E nos faz refletir sobre o quanto reclamamos atoa, de coisas simples, ao invés de agradecer, sobre como precisamos dar valor a tudo que nos cerca.

Nanda.Liberato 23/09/2020

Amei
Tem uma escrita viciante. Personagens marcantes. Eu li duas vezes. E olha que não costumo repetir leitura.

Micherle 18/09/2020

Bibliotecária de Auschwitz
Histórias que relatam o sofrimento da Segunda Guerra Mundial, nos fazem refletir o quão somos privilegiados. Uma época marcada por dor e muito sofrimento, necessita ser lembrada para que tamanhas atrocidades não se repitam.

Yuririn 10/09/2020

Este livro me fez quase chorar e chorar em várias partes. A astúcia com que a protagonista age e pensa mesmo tendo pouca idade e a sua força psicológica em meio a situação dos campos de concentração são impressionantes. A leitura é, com certeza, envolvente e não tem como não simpatizar na hora com essa bibliotecária.

Rafaella.Pereira 29/08/2020

O que explica a construção de tamanho ódio de uma nação contra um grupo específico? O livro traz relatos dos campos de concentração nazistas, que te levam uma tristeza profunda e te fazem refletir sobre todo sofrimento que está contido por trás de uma guerra.

Monique 23/08/2020

A bibliotecária de Auschwitz
Posso dizer que é um dos meus livros favoritos. Fala sobre amizade, lealdade, força e coragem mesmo num ambiente de horror como os campos de concentração nazistas.