1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Carolina 22/02/2023

Nota final sobre o livro 1Q84/volume 3
Acabei de ler hoje. Gostei, deveriam fazer uma série com base nos livros.
Único "defeito" que eu encontrei no último livro foi ter a narrativa do Ushikawa, ele é um personagem tedioso e que descobriu muitas coisas de modo muito rápido. Eu fiquei com muita preguiça de ler os capítulos do Ushikawa, mas li (pulei algumas páginas, mas enfim).
Uma das coisas que eu amei ter reparado nesse terceiro livro é que o cabeça de boneco da felicidade (vulgo Ushikawa), falou como a mãe do Tengo morreu, algumas páginas depois, já na narrativa do Tengo, uma das enfermeiras conta brevemente como foi a "morte dela", e foi igual a mãe do Tengo, pouco antes de ela falar o jeito que morreu, ele diz "será que não é algo tipo reencarnação?"... cara, isso faz mto sentido, ela era a reencarnação da mãe do Tengo.

Gus 04/02/2023

Murakami consegue te transportar e é tudo!
Eu li essa trilogia na época em que ele estava sendo lançado, ou seja, aos poucos. Lembro de ficar ansioso pela sequência e como no segundo livro fiquei tenso.
Eu não tenho muita paciência para algumas partes, breve, porém estão ali. Os momentos que ele descreve as mulheres e algumas outras ?coisitchas?. Ou isso mostra como ele é um bom escritor escancarando tudo? É? tá aí um questionamento.
Uma leitura muito gostosa, muitas referências culturais e óbvio, o Japão. Essa ficção me levou para um lugar na minha mente muito familiar, parecia que eu criança ainda e estava desbravando a minha mente, como criar mundos, como imaginar e etc.

brunakrg 02/02/2023

Esperava mais
É um livro bom, mas eu esperava mais desse último volume. Muitas questões ficaram em aberto, ainda tenho algumas dúvidas.

Daniela 30/01/2023

Desilusão
Terminei finalmente a trilogia que comecei há vários meses atrás. Sentimento geral: gostei, mas achei cansativo. Este em específico foi bastante lento de ler, custou avançar nas págs. Ao mesmo tempo que muitas coisas iam acontecendo, a história não avançava muito, ia girando sempre à volta dos mesmos pontos.
No final, é tudo muito fácil e muita coisa fica sem explicação.
Acho que o autor se foi perdendo e não conseguiu aproveitar bem o universo que criou.

Ariza.Torquato 16/01/2023

simplesmente não vale a pena
foi o livro de encerramento de trilogia mais decepcionante que já li. o autor pega tudo de massa que construiu nos primeiros livros e reduz a questão a um romance bobo. a personagem mais foda vira uma figurante e a história é uma peleja de ler, mto chata. fui de fã à hater.

Cézar 09/01/2023

só não abandonei porque já estava no último, mas foi uma decepção. sempre li que essa era a melhor obra do murakami, ainda bem que não comecei os livros dele por esse, porque nunca mais ia querer ler nada do autor. esse livro em especial foi o que mais me incomodou dos três, porque é uma enrolação sem fim, 80% do livro foi só encheção de linguiça. muitas coisas ficaram sem explicação, o resto dos personagens simplesmente sumiram e nos capítulos do ushikawa eu queria enfiar uma faca no meu olho. queria ter gostado, se ele resumisse tudo em um único livro talvez tivesse sido uma experiência melhor.

Giuliane.Souza 06/01/2023

Muito bom e muito doido
Acho que o Sr.murakami tava chapado de alguma coisa quando escreveu essa história mas eu gostei muito de acompanhar a história desses personagens e de como ele explora a ideia de outros mundos e da passagem do tempo.

Mariana.Guimaraes 04/12/2022

Último livro da trilogia e fiquei um pouco decepcionada. Do meio pra frente vira uma enrolação, e termina sem fechar várias histórias. Vários personagens só deixam de aparecer, os capítulos vão ficando repetitivos, e o final é bem mediano. Não gosto como as personagens femininas são descritas, me deu um pouco de bode.
anaartnic 04/12/2022minha estante
Tb n curto essa forma do Murakami descrever as mulheres ?

anaartnic 04/12/2022minha estante
Se vc não desistir de ler as outras obras dele, recomendo a Crônica do Pássaro de Corda, tem ligação com ease livro

MarcosQz 30/11/2022

Eu adoro a escrita do Murakami, mas esse último livro da trilogia foi extremamente maçante e irritante. Até metade do livro não acontece absolutamente nada com nada, puro e simples enchimento de linguiça.
Claro que Murakami faz toda a apresentação de cada personagem que aparece, o que chega ser irritante nesse livro, primeiro porque não tinha necessidade alguma, não fez a menor diferença no final da história, que aliás prometia um monte e não entregou simplesmente nada. Absolutamente nada.
Enfim, decepção pura.

Thaís 22/11/2022

Eu não sei nem por onde começar a escrever essa resenha. Cara, q livro doido.
O enredo é super legal, bem diferente de tudo o q já li. Acontece q entraram muitas variáveis na história, a maioria sem explicação nenhuma.
Achei q fosse ter alguma coisa importante relacionada com a Sinfonieta, q aparece várias vezes, mas nada. A fícus q tbm achei q teria participação importante, nada.
O Ushikawa virando uma dos personagens principais no livro 3 e com um final q ficou com várias questões em aberto.
Me incomodou muito as citações pedófilas de sexo com crianças, inclusive incestuosas com explicações de q eram projeções dos corpos, dohtas. Não curti essa parte.
Enfim, de um modo geral, achei o enredo bem legal, um tema super diferente, mas várias pontas permaneceram soltas na história. Não sei se era a intenção do autor para gerar debate infinito sobre a obra, mas gosto de livros com histórias mais bem amarradas.
O final da Aomame e do Tengo foi péssimo, não gostei tbm. Demorou 3 livros para eles se encontrarem e aí eles se encontram e conseguem sair do 1Q84 com a maior facilidade, não teve nem um drama.

Robswida 13/11/2022

Incrível
Como pode o terceiro livro da série ser melhor que os outros 2 , diferente de tudo que já li . Adorei

Bruna522 22/10/2022

de longe o pior
Gente... acho que é o livro mais longo e o que menos se desenrola. Nada acontece, feijoada. Foi adicionado um terceiro ponto de vista que não nos levou a lugar algum.

Aomame simplesmente regrediu como personagem. Ela era a que eu mais gostei, e do nada ficou obcecada por um cara e deixou toda a sua vida de lado, passou capítulos olhando pela sacada buscando encontrar ele. Não combina com a Aomame que foi construída até aqui.

O que mais posso dizer? Personagens importantes sumiram, aqui a história se torna mais romântica do que uma distopia, realmente não foi o que eu esperava. Não tem muitas explicações, mas acho que não é mesmo uma história para ter muita lógica, aqui o que importa mesmo é todo o caminho percorrido, e não a conclusão. Acho que simplesmente não foi uma história pra mim.