1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

joabe.lins 11/03/2016

O cara é bom mesmo, não explica nada e pronto. Não estou nem ai se vc leu os outro dois livros querendo saber mais sobre o Povo Pequenino, na verdade "ema ema ema cada um com seus problemas"

AnaB. 10/02/2024

Terminei o livro pensando "é uma coisa que você não consegue explicar, as pessoas não conseguem entender e fica por isso mesmo."

Depois parei um pouco pra refletir, na verdade, na verdade mesmo, desde o início o autor não se explica muito. Tu aceita e segue em frente.

Vou falar da trilogia, tá?!

O primeiro livro apresenta a problema e envolve os protagonistas na história. Aomame, uma jovem instrutora de um clube esportivo e Tengo, um jovem professor de matemática. Na qual, os dois se vêem envoltos nesse novo mundo perigoso, onde nada é muito claro.

No segundo livro, os protagonistas enfrentam as consequências das ações realizadas de forma meio de forma involuntária do primeiro livro e entendem menos ainda do que se trata esse mundo.

E no terceiro, algumas respostas são dadas, mas mesmo assim, nada fica claro.

Essa falta de esclarecimento de fatos, causas e consequências é o que, em primeiro momento, me deixou mais aflita, mas depois se você parar pra refletir, era pra ser isso mesmo.

A história aqui não é só somente a ficção desse denominado "Povo Pequenino", é sobre essa fantasia entre os protagonistas. E se você comprar essa proposta, vai gostar do livro.

Do início ao fim, tu elabora teorias, tenta desvendar o enredo e descobrir o mistério, mas não vai ser nada daquilo que você está pensando.

anabeatriiii 21/08/2023

1Q84 vol. 1 ao 3
Li o primeiro volume em 2020 e só voltei a ler o 2 e o 3 esse ano, foi difícil engajar na leitura do 2 porque o início não me prendeu muito, mas agora acredito ser o melhor da trilogia. O volume 3 é igualmente bom e prende desde o começo, tendo o ponto de vista de 3 personagens, é possível ir conectando algumas coisas que o autor não deixa explícito - talvez com o objetivo de deixar aberto à interpretações dos leitores.

Por outro lado, não aguentava mais esse história, não via a hora de terminar, não por querer saber o final, mas só por terminar.

De qualquer forma, ótima trilogia.

Lari 23/04/2022

não me cativou
Queria e realmente tentei gostar desse livro, mas simplesmente não consegui apesar da boa escrita e da criatividade do Murakami. Foi uma leitura lenta e maçante, com algumas partes muito interessantes? Mas que não foram suficientes para me cativar no final.

JoAo.Belos 02/03/2020

Final do livro surpreende o leitor pela imprevisibilidade. A leitura dos três livros é agradável e a narrativa prende o leitor.

Thiago Silva 31/05/2020

Final satisfatório, mas...
Breves considerações

- Da trilogia o primeiro livro é o melhor, Murakami traz uma proposta de história incrível, mas ao longo dos livros parece que ele se perde no desenvolvimento da história.

- Sakigake e o povo pequenino foram muito mal explorados, talvez a intenção do autor não era se aprofundar nisso, mas apenas criar uma realidade paralela diferente do convencional.

- Os capítulos do Ushikawa foram de longe os mais interessantes.

- Para quem é estudante de Psicologia como eu, vai gostar da referência que tem sobre Jung S2 e Pavlov (Aqui Murakami pegou no meu ponto fraco).

- Murakami e a velha mania de fazer o livro ficar interessante depois de 400 páginas.

- Komatsu, Eriko, Tamaru e a velha senhora só serviram de plano de fundo.

Num todo não é um livro ruim, mas também não chega a ser tão bom, o autor entrega um final satisfatório.
A trilogia num todo é mais ou menos, o autor traz uma proposta incrível para a história, no entanto, ao meu ver o universo criado foi mal desenvolvido e explorado.

FilipeSS 31/12/2021

Concordo com todos os leitores desse mundo e do outro: a história realmente poderia ser menor. E nem reclamo das longas descrições, até gosto delas; mas as repetições, essas sim me incomodaram.
Este terceiro livro não responde tudo, e sinceramente, nem senti falta de tais respostas. Em algum momento da jornada eu me conformei e só vim perceber quando conclui a leitura. Além do mais, gostei do final, não no achei preguiçoso, pelo contrário, me pareceu ser o que tinha que ser.

Yan Augusto 05/07/2020

O que é a realidade?
A trilogia gosta de explorar os conceitos de realidade e alienação, um romance fantástico (em todos os sentidos)... Não se esperava menos do Murakami.
Porém, spoiler: é sobre o amor.

Way 23/07/2020

Fantástico
Livro que prende a atenção na riqueza dos pequenos detalhes

Rodrigues 01/11/2021

Pessoas comuns em situações fantásticas.
No geral gostei da trilogia, é uma leitura com muitas camadas e intertextualidade, entendo a queixa de alguns de que a história poderia ser contada em menos páginas, é fato, mas discordo qdo dizem que o autor se perde em descrições triviais ou sem explicação, situações em que coisas inexplicáveis acontecem com pessoas muito comuns são quase uma marca registrada do autor, em todas a obras dele que eu li, descrições quase obsessivas de rotinas casuais são intercaladas com situações fantásticas provocando estranhamento, aceitar essas situações como algo mágico ou transbordamento de um rico inconsciente do personagem acaba sendo opção do leitor, as narrativas deixam espaço para ambas interpretações. Não nego que já me irritei, me revoltei e briguei muito com o autor por causa disso, mas no fim me pego sempre envolvida pelas suas obras.

Lótus 28/12/2020

Gostei da trilogia, mas confesso que não gostei desse volume :(
Achei que a história perde completamente o ritmo e se torna tediosa, apesar da escrita e descrições impecáveis.
Considerando a trilogia como um todo, achei a história bem interessante, mas um pouco frustrante também.. o enredo se arrasta a partir de certo momento e eu não consegui entender a utilidade da inserção de algumas cenas específicas na história. De qualquer forma, me manteve interessada o suficiente para terminar.. só gostaria de me sentir mais empolgada quanto ao fechamento da história.

Patrícia 08/10/2014

Um mundo paralelo assim como nosso
Embora eu tenha lido inúmeras resenhas sobre este livro ter deixado a desejar nos mistério (afinal, quem são o Povo Pequenino? Qual é o porquê daquilo tudo?) eu pessoalmente não me importei. Eu não desejei ao terminar a leitura que houvesse uma resposta.
1Q84 desde o começo me prendeu de uma maneira estranha. Digo, não ao começar a lê-lo, mas no exato momento que visualizei-o numa estante numa feira de livro qualquer. Eu procurava por um título bom, então vi o primeiro volume na minha frente e a capa atraiu-me. Comprei sem dó do dinheiro gasto e sem hesitar. Algo estranho de minha conduta - levando em consideração livros.
Então martelou na minha cabeça a culpa de "eu comprei um livro pela capa. Isso não foi nada bom". Iniciei a leitura. Ah, como o alívio jorrou em mim.
O primeiro volume me jogou num mundo de ar fino e levemente frio, o segundo me proporcionou inúmeras dúvidas, o terceiro acalentou-me na luz alaranjada. Tudo recebi com inúmero apreço. Admirei a conduta de Tamaru até o fim.
Como já deixei claro, as perguntas não necessitavam respostas. Sabe, no mundo em que você lê esse meu texto, nem tudo terá explicação - e nem deve. Assim como o nosso, não teria sentido saber de tudo se mesmo os personagens do livro não sabem-o. A resposta para sua pergunta não está dentro de você, mas em outro. Mesmo assim, ela não deixa de existir.
Mesmo que você não saiba.