1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Fatima.Aparecida 31/05/2018

Ma-ra-vi-lho-so
Para quem ama uma boa história é uma história bem contada. Para quem quer uma leitura q o tire desta realidade e o surpreenda. Para quem quer sair do lugar comum!

Thaís 22/11/2022

Eu não sei nem por onde começar a escrever essa resenha. Cara, q livro doido.
O enredo é super legal, bem diferente de tudo o q já li. Acontece q entraram muitas variáveis na história, a maioria sem explicação nenhuma.
Achei q fosse ter alguma coisa importante relacionada com a Sinfonieta, q aparece várias vezes, mas nada. A fícus q tbm achei q teria participação importante, nada.
O Ushikawa virando uma dos personagens principais no livro 3 e com um final q ficou com várias questões em aberto.
Me incomodou muito as citações pedófilas de sexo com crianças, inclusive incestuosas com explicações de q eram projeções dos corpos, dohtas. Não curti essa parte.
Enfim, de um modo geral, achei o enredo bem legal, um tema super diferente, mas várias pontas permaneceram soltas na história. Não sei se era a intenção do autor para gerar debate infinito sobre a obra, mas gosto de livros com histórias mais bem amarradas.
O final da Aomame e do Tengo foi péssimo, não gostei tbm. Demorou 3 livros para eles se encontrarem e aí eles se encontram e conseguem sair do 1Q84 com a maior facilidade, não teve nem um drama.

Ariza.Torquato 16/01/2023

simplesmente não vale a pena
foi o livro de encerramento de trilogia mais decepcionante que já li. o autor pega tudo de massa que construiu nos primeiros livros e reduz a questão a um romance bobo. a personagem mais foda vira uma figurante e a história é uma peleja de ler, mto chata. fui de fã à hater.

Marcele 04/07/2020

Em dúvida
A história é legal, mas me faltou alguns links e explicações...de longe não foi meu favorito do murakami!

brunakrg 02/02/2023

Esperava mais
É um livro bom, mas eu esperava mais desse último volume. Muitas questões ficaram em aberto, ainda tenho algumas dúvidas.

10/10/2020

Final da saga de Tengo e Aomame, respostas para quase todas as inúmeras perguntas. A sensação é de tristeza por ter acabado. Mais da ainda do autor

Ve Domingues 25/10/2020

Um final incrível para uma história tão mágica. Amei! Livro mostra que nem sempre as coisas são o que parecem ser.

Mari Imaginária 29/01/2021

VALEU MUITO A LEITURA E RECOMENDO!!! ???
TERMINEI DE LER ESSA TRILOGIA! ? Gente, na?o vou romantizar, o 3° livro na?o fluiu como os demais. ? Sa?o 3 personagens e os capi?tulos se alternam entre eles. Achei que ficou muito repetitivo ter 3 pontos de vista diferentes sobre tudo que acontecia. Pouqui?ssimos dia?logos, (pore?m inteligenti?ssimos), maior parte do livro e? o fluxo mental dos personagens, eu particularmente acho que isso arrasta a leitura. ?

O que quero muito destacar nesse livro e? a construc?a?o psicolo?gica dos personagens. Incri?vel mesmo!! Dou destaque ao personagem secunda?rio ?Tamaru? que pelamorrrrr os melhores dia?logos sa?o os dele, cheios de citac?o?es incrivelmente cri?ticas e reflexivas. ?

Nesse livro 3, de 1Q84, a trama se volta para algo completamente fantasioso, beirando o nonsense (eu gosto, pore?m e? mo? viagem kkkk). O final foi previsi?vel e deixou algumas pontas soltas, pore?m o que fica mesmo dessa obra pra mim, sa?o as duras cri?ticas a?s doutrinas e dogmas impostas pelas religio?es/ceitas em geral; o questionamento do sentido da vida e da realidade; o quanto a fami?lia, a criac?a?o, e a infa?ncia influenciam na formac?a?o de um indivi?duo; reflexo?es sobre o senso de justic?a diante da cultura do feminici?dio; a presenc?a e importa?ncia da arte nas lic?o?es de vida... enfim, poderia listar muuuuuuita coisa abordada nessa trilogia. Gostei muito da escrita do Murakami, pretendo ler outros livros dele. ?

Diego.Rates 22/02/2021

Uma excelente trilogia asiática
Minha primeira exploração de literatura de origem asiática, fiquei completamente envolvido na trama construída por Murakami. Os elementos fantásticos, malucos e inovadores apresentados nesse livro são extremamente empolgantes, assim como os personagens, que são muito bem construídos e interessantes.

O meu preferido da trilogia foi o primeiro, pois gostei muito de conhecer o estilo de escrita bem peculiar que esse autor possui e as referências a cultura no geral tornam essa leitura muito envolvente e não dá vontade de parar de ler. Não achei o desfecho espetacular, mas gostei do final dos personagens.

Camila 21/05/2023

O último livro da trilogia tão aclamada de Murakami.
Para quem não leu os anteriores fica inviável acompanhar a história de Tenho e Aomame na última etapa, já que realidade e fantasia se confundem em boa parte das páginas.
Aos leitores dos outros dois volumes, a terceira parte chega com bastante ação e algumas pontas vão sendo amarradas. Porém, o livro é o mais longo dos três, e o mais denso também.
Confesso que foi bastante cansativo terminar 1Q84. Apesar da curiosidade em saber como todos aqueles nós seriam desatados, por vezes quis desistir. Insisti e consegui vencer os longos capítulos descritivos de pouca ação...
A meu ver, faltaram muitas respostas em relação a história principal. A narrativa foi construída com muitos enredos paralelos importantes e no final ficamos com a sensação de que era mais um romance quase clichê.

Daniela 30/01/2023

Desilusão
Terminei finalmente a trilogia que comecei há vários meses atrás. Sentimento geral: gostei, mas achei cansativo. Este em específico foi bastante lento de ler, custou avançar nas págs. Ao mesmo tempo que muitas coisas iam acontecendo, a história não avançava muito, ia girando sempre à volta dos mesmos pontos.
No final, é tudo muito fácil e muita coisa fica sem explicação.
Acho que o autor se foi perdendo e não conseguiu aproveitar bem o universo que criou.

Giovana 22/06/2021

O primeiro e o segundo livro são impecáveis. O terceiro deixa a desejar.

Sinto que a história que existia na cabeça do autor não conseguiu passar para o papel. Muitas lacunas permaneceram.

É lento, quase nada acontece em cerca de dois terços do livro, apenas repetições. A história é muito densa para acabar como um romance "água com açúcar". Gostaria de mais explicações.