1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Iris Cristina 01/09/2022

Muito feliz com a leitura, nesse último livro Murakami deu umas boas enroladas, nada que não seja tipico de suas obras, as vezes chega ser cansativo!
Gostei do final, mesmo achando a resolução de tudo fácil demais e com gosto de "como assim acabou?!" O povo pequenino e Sakigake poderiam ter sidos ao meu ver mais aprofundados!
Acreditem se quiser, mas fiquei triste com o final do Ushikawa, fico pensando se não fosse pela aparência dele , sua vida não teria um rumo diferente, apesar que isso não seja desculpa de suas escolhas!
O final do pai e a mãe do Tengo foi triste e cheio de significados ao meu ver! Realmente gostei!

Ricardo 13/09/2022

Experiência eletrizante
O primeiro livro achei um ótimo começo, o segundo eu esperava que fosse bom mas não que fosse TÃO bom, foi realmente uma experiência eletrizante. Esse terceiro livro eu comecei com expectativas baixíssimas, especialmente pelas resenhas negativas, e realmente a história da maior parte se passa bem arrastada. Mas acho que tem um ponto que as coisas engatam bastante o ritmo, aí volta a ficar tão interessante quanto os outros livros. E o final achei satisfatório, acho que fechou bem.

Carolina 22/02/2023

Nota final sobre o livro 1Q84/volume 3
Acabei de ler hoje. Gostei, deveriam fazer uma série com base nos livros.
Único "defeito" que eu encontrei no último livro foi ter a narrativa do Ushikawa, ele é um personagem tedioso e que descobriu muitas coisas de modo muito rápido. Eu fiquei com muita preguiça de ler os capítulos do Ushikawa, mas li (pulei algumas páginas, mas enfim).
Uma das coisas que eu amei ter reparado nesse terceiro livro é que o cabeça de boneco da felicidade (vulgo Ushikawa), falou como a mãe do Tengo morreu, algumas páginas depois, já na narrativa do Tengo, uma das enfermeiras conta brevemente como foi a "morte dela", e foi igual a mãe do Tengo, pouco antes de ela falar o jeito que morreu, ele diz "será que não é algo tipo reencarnação?"... cara, isso faz mto sentido, ela era a reencarnação da mãe do Tengo.

Ana Clara 18/03/2023

Murakami consegue te levar pra outra dimensão
Levei 3 anos para ler a trilogia completa e não me arrependo. Já conhecia o autor e sabia que as histórias são sempre bem viajadas, mas 1Q84 foi além do que eu imaginava. Que loucura! O primeiro e segundo livro pra mim foram os melhores, o terceiro tem umas partes beeem arrastadas mas não deixa de ter seu valor. Adorei acompanhar as aventuras de Aomame e Tengo, me perder no meio de tantos mistérios e enigmas, confesso que minhas muitas perguntas continuam sem resposta e não entendi muitas coisas, mas esse é barato de ler Haruki Murakami.

Gabriel2709 31/12/2023

O último livro de 1Q84 é bem estranho e infelizmente é decepcionante.

Por mais que tenha vários momentos interessantes e muito bons de se ler (esses momentos geralmente se dão em partes envolvendo o Ushikawa), o livro em geral possui bem mais baixos do que altos, o que é bem triste, pois o primeiro livro prometia uma história muito, mas muito boa mesmo.

Em geral é isso, uma história que começou muito bem, mas que acabou de maneira decepcionante e com um final horrível, que faz parecer que o Murakami ficou com preguiça de escrever o arco final da história e só quis terminar logo pra escrever outra coisa.

Iury Cauan 16/03/2024

1Q84 - livro 3
A trilogia 1Q84, do renomado autor Haruki Murakami, leva os leitores para um universo paralelo à realidade de 1984, repleto de referências à obra de George Orwell. Em uma trama que mescla ficção urbana, fantasia e mistério, somos guiados por uma narrativa envolvente e fluida, característica marcante da escrita do mestre japonês.

O terceiro e último livro da trilogia introduz novos elementos à história, incluindo os capítulos dedicados ao personagem Ushikawa. Surpreendentemente, ao longo da leitura, desenvolvemos uma certa empatia por esse personagem, apesar de suas conexões com os antagonistas de Aomame e Tengo.

No entanto, apesar da habilidade de Murakami em construir uma narrativa coesa e envolvente, o terceiro livro de "1Q84" deixa a desejar em alguns aspectos. Enquanto o segundo livro atinge o ápice da trama com eventos cruciais, o desfecho da história se perde em enrolações, deixando muitos mistérios sem solução ou explicação satisfatória.

Murakami opta por deixar diversas questões em aberto, o que pode frustrar os leitores que esperam respostas concretas. Embora haja uma certa explicação nas entrelinhas, algumas questões importantes acabam sendo esquecidas ao longo da narrativa, deixando uma sensação de incompletude. Apesar disso, a trilogia como um todo ainda cativa pela sua originalidade e pela forma magistral como Murakami entrelaça elementos de diferentes gêneros literários.

Fernando.Hasil 16/04/2024

Fim da trilogia
Alguns segredos que ficam pelo caminho, mas a trilogia se encerra dentro do que era esperado pelos protagonistas.