1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Sophia Estrela 25/03/2021

1. Até 80% do livro nada acontece feijoada
2. Vc simplesmente só não para de ler pq já leu dois volumes e a metade do terceiro, então nada mais justo que saber o final da história (que é uma bosta)
3. Pura encheção de linguiça, eu não aguentava mais ler a mesma coisa de novo e de novo parece eu fazendo trabalho da faculdade
4. Vc espera ao menos uma explicação convincente de pq necessariamente o líder tinha que transar com meninas de 10 anos e mais uma vez fica aí na somente na sua cabeça o questionamento assim como um questionamento da história em geral, afinal os homens pequeninos querem o que usando um porta voz? O que comem? O que fazem? Sexta no globo repórter
5. E eu que até tava gostando do Ushikawa?

Resumindo: Murakami se perdeu tanto no personagem que pensou que os leitores sabiam tudo que estava na sua cabeça e esqueceu de escrever no livro

Amanda 13/05/2014

Murakami, seu fanfarrão!!!
Sobre esse livro, e a trilogia em si, tenho poucas coisas a dizer: é visceral, não se preocupe em entender, ler ultrapassa qualquer entendimento e "se você não consegue entender alguma coisa sem receber explicações, significa que continuará não entendendo, apesar das explicações." Amei :)
Daniel Roberto 05/05/2018minha estante
Descrição infalível, moça! ?

Camila 17/08/2021

Uma viagem total! Adorei esse livro.

Em alguns momentos achei as descrições e divagações excessivas (3 livros de fato parecem ser demais para contar essa história), mas elas contribuíram para que eu me sentisse inserida dentro do livro e me afeiçoasse muito às personagens.

Um ponto positivo para quem gosta de realismo fantástico é que os elementos fantasiosos são narrados com tanta naturalidade que eu sinceramente questionei meu senso de realidade. Impressionante.

Comentei com um amigo - quem me indicou o livro - o quanto o final me deixou cheia de perguntas sem respostas e ele falou que a graça era justamente o fato de que nem tudo precisa ter uma resposta. Foi uma grande lição para conter a ansiedade e também me deu a chance de imaginar o final que me agradaria mais. Paz.

Leticia 09/10/2020

"Que bom que estou aqui!? não importa onde seja aqui..."
Tudo bem eu dizer que curti muito, mesmo sem tem entendido de verdade a historia? Espero que sim,pq... Curti muito (risos)
O livro 3 deu as resposta que eu queria, mas acredito que eu não estou pronta pra entender (mais risos)
Mas gostei bastante da jornada... Tive muito carinho pelos personagem.

Li várias conversas profundas e interessantes, esse seria o ponto positivo para mim. Não entender mas sim refletir.

Eu amei o final, fiquei tensa até a última pagina. Literalmente.
Obs:
Sou fã do Tamaru, gostaria de um livro só dele

Guilherme Vieira 04/09/2016

Prepotência demais
Para a galerinha pseudo-intelectual que fica falando coisas do tipo "Vcs estão mto acostumados com literatura fácil!! Essa obra inteligente é recheada de metáforas para se pensar!"
Não há problema nenhum em ter muitas metáforas. "O Processo" do Kafka é puramente isso mas dá pra saber do que se trata e tirar suas conclusões. O mesmo para diversos do Kundera e do Saramgo. Eles usam metáforas mas se vc pega UMA dica deles, já saca sobre oq é o livro. O que não é o caso de 1Q84 em que o autor joga um monte de enigmas, não responde nada e se virem para achar as respostas! E são enigmas abstratos demais. Por exemplo, o livro pode tanto ser sobre a vingança feminina contra o machismo como a opressão de seitas religiosas... Ou até mesmo sobre a corrupção no mundo editorial. Ou sobre pessoas que só vivem para trabalhar. Não tem um norte. É tudo muito vago e abrangente.
E também outra. Acho uma baita prepotência essas obras (não só em livros, mas em filmes também) em que o autor escreve algo NON-SENSE para que as pessoas debatam depois. Algo do tipo "Fiquem aí debatendo sobre A MINHA OBRA pq ela é mto boa." Sinceramente... Sou do time que o autor tem que expor sua ideia e fim.
E outra. Ele, de fato, escreve mto bem. Assim como Victor Hugo, Alexandre Dumas... Mas isso não justifica a enrolação nas descrições.
Por fim, esse livro é tipo Donnie Darko. Ninguém entendeu; e quem diz que entende e fala que é uma obra-prima, é pq quer pagar de intelectual.
Gustavo 18/01/2017minha estante
"Se você não consegue entender alguma coisa sem receber explicações, significa que continuará não entendendo, apesar das explicações"
sr. kawana. ( pai de Tengo).

Gabriel.Grilo 27/05/2020

Decepcionante
O pior volume da trilogia, final óbvio e sem graça, mistérios sem desfecho e muitas pontas soltas, sem falar que tem muita enrolação.
Silvio 05/06/2020minha estante
De pleno acordo!

Carol 31/05/2016

Livro ok.
Esperava mais dessa trilogia.
O último livro da série dá um desfecho totalmente previsível.

Taisa 31/03/2016

Quando eu terminei o primeiro livro de 1Q84 não fazia ideia da onde tinha me metido. Não sabia se era um romance, uma fantasia ou se os personagens tinham transtornos psicológicos.

Quando terminei o terceiro livro uma amiga veio me perguntar: "Nossa nunca ouvi falar desse livro, sobre o que é?". Ótima pergunta, pensei.
Até agora não sei a resposta, nem em qual local encaixar.

Por incrível que pareça foi uma ótima experiência, talvez não faça sentido, mas vou tentar explicar....

Como nos livros anteriores temos diversos pontos de vista, infelizmente não mais o de Fucaeri, no lugar dela passamos a enxergar pelos olhos do pitoresco Ushikawa. Surpreendentemente foi agradável, ele é a peça chave que faltava para juntar Tengo e Aomame.

Mas aqui, dentre todos os personagens o que mais me afeiçoei foi o Tamaru. Sua inteligência e perspicácia foram bem vindas a cada aparição, mas a característica mais presente nele sem dúvida é fidelidade, tanto com a Madame quanto com a própria Aomame. Mesmo com toda objetividade, a fé que ele tem em quem confia é admirável.

Sobre a história em si, não tinha a pretensão de ter todas as minhas dúvidas elucidadas, e realmente elas não foram. Mas acho que a intenção do autor era essa mesmo, deixar lacunas, dúvidas no ar. Não interpretei essa característica como desleixo por parte dele, vi mais como um fator que já fazia parte desse universo que ele criou.

O 1Q84 começou como um mistério e terminou sendo um mistério. Com diversas informações deixadas pelo caminho ele termina com um final claro e legível, mas é como se essa história não fosse feita para os leitores e sim para os próprios personagens dessa trama. Senti como se o próprio mistério fosse um dos personagens.

Aomame e Tengo só queriam se encontrar e fugir desse mundo louco que possui duas luas, apenas isso importava, tudo o mais que veio nesse meio tempo perdia a importância para ambos. E na minha humilde opinião esse foi o motivo dessas tantas "janelas", pois tudo que se referia a esse tão esperado encontro foi explicado.

Eu gostaria de saber o que aconteceu com os outros vários personagens secundários? Saber mais sobre o Povo Pequenino? Mais sobre Sakigake? É óbvio que sim, não posso falar que não fiquei frustrada, mas consegui respeitar as escolhas que ele fez pela originalidade do livro.

É muito bom também sair do universo "americanizado" e conhecer um pouco mais da cultura Ocidental. Durante toda a série há diversas reflexões e referências super interessantes, há muitas lições nas entrelinhas.

Eu indico essa série sim. Ela é diferente de um jeito quase excêntrico, entendo que não serão todos que vão gostar, para mim funcionou muito bem, experimentem!

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

mr_reedies 16/07/2022

Um desfecho morno pra uma saga épica
1Q84 está recheado de momentos maravilhosos, mas eles não estão nesse livro, o que seria um completo problema, se o livro, em si, ainda não fosse uma boa leitura.

O Volume 3 de 1Q84 é até bem parado comparado com os outros. Uns 70% do livro são pensamentos, reflexões e processos burocráticos (pois é) que não levam ninguém a lugar nenhum. Só bem perto de o livro acabar é que as coisas começam a andar mesmo.

Não é um livro tão emocionante quanto eu esperava, mas ainda assim é uma boa leitura. A escrita do Murakami aqui continua brilhando, mas, infelizmente, aqui ela é a protagonista. Isso quer dizer que até dá pra tirar algo de bom da história, mas ele está na narrativa, não tanto no seu desfecho.

Portanto, esse livro veio para provar que nem sempre é sobre o desfecho, mas sobre a jornada mesmo, e a jornada de 1Q84 é INCRÍVEL!

Ana Paula 26/03/2020

A história é muito boa não merecia esse final tão fuen

JAssica45 24/03/2022

que final
o desfecho é incrível, o mundo criado por murakami é encantador e repleto de sentimentos, o amor é o que prevalece

kat 16/07/2021

que bela bosta
eu não faço resenha desde "They both die at the end", mas sinceramente esse final me deixou tão brava que eu nao to aguentando guardar tudo pra mim.
razão 1 do pq que esse livro demonstra um conteudo extremamente inferior aos outros dois livros: A ORGANIZAÇÃO DE CAPÍTULO.
QUE. ODIO. eu nao quero saber sobre esse caralhento do ushikawa. ok eu entendo que é necessário o ponto de vista dele pro entendimento da história, mas PQ OS CAPÍTULOS DELE SAO EXTREMAMENTE LONGOS E PQ ELE É TAO CHATO E NAO PARA DE FALAR QUE É FEIO !:/&): MORE EU TAMBÉM ME ODEIO MAS NAO É POR ISSO QUE EU VOU FICAR MENCIONADO ISSO A CADA SEGUNDO.
essa organização de capítulos foi péssima e acabou ficando extremamente cansativa, já que eu acabei nao me interessando tanto por 1/3 do conteúdo do livro (aka a parte do ushikawa)
ok continuando
segunda coisa: que final horrível pelo amor de deus!
murakami meu amor.. depois de escrever o volume 1 e 2 dessa saga eu tenho CERTEZA que você tem capacidade pra desenvolver melhor esse final.
a aomame e o tengo se encontraram, subiram a escadinha e voltaram pro mundo normal???:??:???????, HELLO????? depois de 3 fucking livros é serio que isso se resolveu tão facilmente assim? me poupe
resumindo: esperava muito mais e agora vou deitar e chorar antes de dormir. acho que os dois primeiros livros são realmente muito bons e valem a pena serem lidos, mas esse terceiro me deixou muito desapontada
kat 16/07/2021minha estante
btw a resenha tem um pouco de spoiler ops esqueci de colocar