1Q84

1Q84 Haruki Murakami




Resenhas - 1Q84


203 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


fabianacandido 16/05/2024

Anticlímax
O terceiro e último livro da trilogia 1Q84 foi uma espécie de anticlímax para mim. Apesar de a escrita de Murakami continuar no mesmo ritmo e estilo, e de os personagens não se desviarem de suas personalidades e objetivos, a trama foi resolvida com base na intuição e na adivinhação. Ainda que o mundo de 1Q84 seja um plano em que a lógica não impera, onde eventos estranhos podem muito bem acontecer, o pensamento humano ainda continua o mesmo (raciocínio, inteligênca, recursos humanos, materiais e mentais). Assim, me pareceu ilógica a forma como os personagens navegaram a tormenta de seus problemas nesse último livro: pensaram em hipóteses, escolheram as que, coincidentemente, seriam as corretas e saíram da zona do perigo. Siples assim! Foram adivinhações irracionais e impossíveis, o que deixa o leitor extremamente frustrado e decepcionado. Contudo, ainda foi bom acompanhar o desfecho de uma história que, pessoalmente, me cativou tanto. Foi satisfatório ver o final dado a Aomame e Tengo, personagens que, durante a leitura, parecem quase que amigos íntimos do leitor. Portanto, posso dizer que não consegui propriamente desgostar da leitura, apenas me decepcionei, dado o potencial da obra e das habilidades de escrita de Murakami. Não é uma trilogia que recomendaria a todos, talvez apenas a alguns tipos de leitores, mais por apreciar o estilo da escrita do autor do que pela trama em si. 1Q84, assim, é mais uma lição de não embarcarmos em uma jornada literária com grandes expectativas...
comentários(0)comente



brunakrg 02/02/2023

Esperava mais
É um livro bom, mas eu esperava mais desse último volume. Muitas questões ficaram em aberto, ainda tenho algumas dúvidas.
comentários(0)comente



Ariza.Torquato 16/01/2023

simplesmente não vale a pena
foi o livro de encerramento de trilogia mais decepcionante que já li. o autor pega tudo de massa que construiu nos primeiros livros e reduz a questão a um romance bobo. a personagem mais foda vira uma figurante e a história é uma peleja de ler, mto chata. fui de fã à hater.
comentários(0)comente



Juci Rodrigues 23/01/2014

Nunca mais vou largar a sua mão
Amei os outros dois volumes da trilogia (principalmente o segundo), mas preciso admitir que o volume final me decepcionou um pouco. Gostei do foco na relação entre Aomame e Tengo, mas ao mesmo tempo o autor colocou personagens importantes e queridos (como a senhora de Azabu e até mesmo Fukaeri) como meros figurantes (a senhora nem mesmo aparece diretamente no livro, é apenas citada), e ficaram muitos fios soltos na história, que deixam o leitor um pouco frustrado. Enquanto o segundo volume respondeu vários mistérios do primeiro, o terceiro ignorou as perguntas que foram feitas nos livros anteriores e focou principalmente no romance do casal principal (isso, pelo menos, se resolve, como era esperado). Mantenho meu carinho pela trilogia e acho que a escrita do Murakami continua incrível; e apesar da pequena frustração ainda aproveitei bastante a leitura e a recomendo para quem gostou dos primeiros volumes.

No meu perfil também tem a resenha do primeiro volume da série.
Juci Rodrigues 23/01/2014minha estante
[SPOILER dos livros 2 e 3] Ah, e o que foi aquilo do povo pequenino saindo da boca do Ushikawa e fazendo uma nova crisálida de ar? Acho que o autor quis fazer algo estilo Alien, mas não sei se deu certo. Não teve nem de perto o mesmo impacto da primeira vez que o povo pequenino fez isso, no segundo livro, saindo da boca da garotinha (aquilo me arrepiou de tanto medo)...


Lucas 09/08/2014minha estante
Essa parte do povo pequenino saindo da boca da garotinha me arrepiou tb! haha não de medo, mas de suspense. Fiquei tipo, meu deus, preciso saber o que é isso!




Patrícia 08/10/2014

Um mundo paralelo assim como nosso
Embora eu tenha lido inúmeras resenhas sobre este livro ter deixado a desejar nos mistério (afinal, quem são o Povo Pequenino? Qual é o porquê daquilo tudo?) eu pessoalmente não me importei. Eu não desejei ao terminar a leitura que houvesse uma resposta.
1Q84 desde o começo me prendeu de uma maneira estranha. Digo, não ao começar a lê-lo, mas no exato momento que visualizei-o numa estante numa feira de livro qualquer. Eu procurava por um título bom, então vi o primeiro volume na minha frente e a capa atraiu-me. Comprei sem dó do dinheiro gasto e sem hesitar. Algo estranho de minha conduta - levando em consideração livros.
Então martelou na minha cabeça a culpa de "eu comprei um livro pela capa. Isso não foi nada bom". Iniciei a leitura. Ah, como o alívio jorrou em mim.
O primeiro volume me jogou num mundo de ar fino e levemente frio, o segundo me proporcionou inúmeras dúvidas, o terceiro acalentou-me na luz alaranjada. Tudo recebi com inúmero apreço. Admirei a conduta de Tamaru até o fim.
Como já deixei claro, as perguntas não necessitavam respostas. Sabe, no mundo em que você lê esse meu texto, nem tudo terá explicação - e nem deve. Assim como o nosso, não teria sentido saber de tudo se mesmo os personagens do livro não sabem-o. A resposta para sua pergunta não está dentro de você, mas em outro. Mesmo assim, ela não deixa de existir.
Mesmo que você não saiba.
comentários(0)comente



Bruna522 22/10/2022

de longe o pior
Gente... acho que é o livro mais longo e o que menos se desenrola. Nada acontece, feijoada. Foi adicionado um terceiro ponto de vista que não nos levou a lugar algum.

Aomame simplesmente regrediu como personagem. Ela era a que eu mais gostei, e do nada ficou obcecada por um cara e deixou toda a sua vida de lado, passou capítulos olhando pela sacada buscando encontrar ele. Não combina com a Aomame que foi construída até aqui.

O que mais posso dizer? Personagens importantes sumiram, aqui a história se torna mais romântica do que uma distopia, realmente não foi o que eu esperava. Não tem muitas explicações, mas acho que não é mesmo uma história para ter muita lógica, aqui o que importa mesmo é todo o caminho percorrido, e não a conclusão. Acho que simplesmente não foi uma história pra mim.
comentários(0)comente



isa.dantas 27/10/2016

O ritmo se perde um pouco no terceiro livro. Não sei se Murakami acertou ao incluir um terceiro personagem como "protagonista" nesse volume. Ainda assim, como um todo, a trilogia é um belo tributo à 1984.
comentários(0)comente



Daniela 30/01/2023

Desilusão
Terminei finalmente a trilogia que comecei há vários meses atrás. Sentimento geral: gostei, mas achei cansativo. Este em específico foi bastante lento de ler, custou avançar nas págs. Ao mesmo tempo que muitas coisas iam acontecendo, a história não avançava muito, ia girando sempre à volta dos mesmos pontos.
No final, é tudo muito fácil e muita coisa fica sem explicação.
Acho que o autor se foi perdendo e não conseguiu aproveitar bem o universo que criou.
comentários(0)comente



MarcosQz 30/11/2022

Eu adoro a escrita do Murakami, mas esse último livro da trilogia foi extremamente maçante e irritante. Até metade do livro não acontece absolutamente nada com nada, puro e simples enchimento de linguiça.
Claro que Murakami faz toda a apresentação de cada personagem que aparece, o que chega ser irritante nesse livro, primeiro porque não tinha necessidade alguma, não fez a menor diferença no final da história, que aliás prometia um monte e não entregou simplesmente nada. Absolutamente nada.
Enfim, decepção pura.
comentários(0)comente



Gardênia Estevam 05/09/2022

Decepcionante!
O primeiro e o segundo livro são tão bons, nos prendem, mas foi um sofrimento ler esse. Diria que esse livro é uma masturbação literária, o Murakami nos enrola em quase 500 páginas mostrando que sabe escrever, sabe fazer uma boa cena, sabe escolher bem as palavras, descrever bem um ambiente, um sentimento, mas não sabe finalizar uma trilogia! Não recomendo a ninguém. Triste.
comentários(0)comente



Thaís 22/11/2022

Eu não sei nem por onde começar a escrever essa resenha. Cara, q livro doido.
O enredo é super legal, bem diferente de tudo o q já li. Acontece q entraram muitas variáveis na história, a maioria sem explicação nenhuma.
Achei q fosse ter alguma coisa importante relacionada com a Sinfonieta, q aparece várias vezes, mas nada. A fícus q tbm achei q teria participação importante, nada.
O Ushikawa virando uma dos personagens principais no livro 3 e com um final q ficou com várias questões em aberto.
Me incomodou muito as citações pedófilas de sexo com crianças, inclusive incestuosas com explicações de q eram projeções dos corpos, dohtas. Não curti essa parte.
Enfim, de um modo geral, achei o enredo bem legal, um tema super diferente, mas várias pontas permaneceram soltas na história. Não sei se era a intenção do autor para gerar debate infinito sobre a obra, mas gosto de livros com histórias mais bem amarradas.
O final da Aomame e do Tengo foi péssimo, não gostei tbm. Demorou 3 livros para eles se encontrarem e aí eles se encontram e conseguem sair do 1Q84 com a maior facilidade, não teve nem um drama.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diego.Rates 22/02/2021

Uma excelente trilogia asiática
Minha primeira exploração de literatura de origem asiática, fiquei completamente envolvido na trama construída por Murakami. Os elementos fantásticos, malucos e inovadores apresentados nesse livro são extremamente empolgantes, assim como os personagens, que são muito bem construídos e interessantes.

O meu preferido da trilogia foi o primeiro, pois gostei muito de conhecer o estilo de escrita bem peculiar que esse autor possui e as referências a cultura no geral tornam essa leitura muito envolvente e não dá vontade de parar de ler. Não achei o desfecho espetacular, mas gostei do final dos personagens.
comentários(0)comente



203 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14