As mentiras de Locke Lamora

As mentiras de Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - As Mentiras de Locke Lamora

Henrique 30/09/2014

Mentir nunca foi tão épico. (SEM spoiler)
Esse livro me fez chegar à seguinte conclusão: Se o Martin morrer, temos um substituto mais que à altura para seguir publicando Livros de fantasia com L's maiúsculos. E, fazendo minhas as palavras do Patrick Rothfuss, um dos melhores livros que li em minha vida.

Sempre que um autor de fantasia deixar sua originalidade fluir, teremos algo que merece nossa atenção. Mas, quando um autor, além de original, tem domínio sobre as palavras e uma mente dotada de toda sorte de inteligências, teremos algo como As Mentiras de Locke Lamora (cara, que livro bom!). Agora, vamos aos porquês...

Originalidade (um artigo raro na fantasia atual)

Scott Lynch teve seu primeiro livro publicado em 2005 e hoje sua tradução chega ao Brasil pela Arqueiro, uma editora que tem feito ótimas escolhas em termos de publicações e que se dedica apenas à literatura fantástica (louvemos a Tolkien!!) Não me admiro nem um pouco ao descobrir que o autor recebeu o prêmio de Melhor Revelação do British Fantasy Award e foi finalista do World Fantasy Award com As mentiras de Locke Lamora ou que a série dos Nobres Vigaristas já foi vendida para 28 países e já tem os direitos comprados para adaptação cinematográfica (que nunca poderá atingir a grandeza desse livro incrível) pela Warner Brothers.

Mas, como só números não são sinônimos de qualidade, vamos ao que mais importa: as impressões que essa leitura deixou em mim.

As Mentiras de Locke Lamora é uma raridade por várias razões e uma delas (a mais importante) é a originalidade, é a ausência de mais do mesmo, é a novidade, o incomum, é a maravilha de ter em mãos algo que foi fruto de um trabalho muito bem feito, obrigado! E sim, eu preciso elogiar esse livro e preciso fazer isso de diversas maneiras, pois há muito para ser elogiado. Temos uma escrita original, personagens originais e um cenário tão fod* de tão original e que venham mais Scott Lynch para o Brasil (um beijo na testa para a SdE!)
Se você está à procura de um universo novo ou reclamando por ainda não ter saído o sexto livro do Martin, vai no Lynch e corra o risco de mudar a posição de seus favoritos.

A Escrita

Na primeira página fiz duas marcações (DUAS!) e na segunda página fiz mais uma e assim foi durante toda a leitura. A escrita do Lynch é inteligente, seus personagens dão vida à diálogos que transbordam e fervilham de ironia, sarcasmo e perspicácia. Durante toda a leitura me peguei rindo e, em alguns casos, estarrecido, tal é a capacidade que o autor possui de criar comparações e frases de sabedoria e sempre mantendo o humor. Portanto, rir e se divertir também são elementos que posso garantir para os leitores de Lamora.

Gostaria de falar oceanos sobre a belezura que é a escrita do autor, mas vou guardar para mim e quem quiser descobrir que vá ler o livro. U,U

A Trama

Também estão garantidos, sem sombra de dúvida alguma, a imprevisibilidade, as reviravoltas e sangue, bastante sangue, sangue para fazer correr rios e mentiras para formar oceanos. Mentiras épicas!

O autor cumpre o papel que deve ser exercido por toda alma que decide escrever fantasia ou ficção fantástica, isto é, prender o leitor, fazer o leitor desejar, mais do que qualquer outra coisa, voltar para as páginas do livro, para seus diálogos, seus personagens, seu universo, fazê-lo perder o sono e ignorar a fome para ler só mais um capítulo. E falando em capítulos...

Um convite para expandir a memória

A forma como os capítulos do livro são distribuídos é mais um sinal de uma mente inteligente por trás da obra. Essa distribuição possui seu grau de complexidade, ao qual me habituei sem demora. No livro nós temos os capítulos, que vão abordar um trama específica, ou seja, uma série de acontecimentos menores, que vão estabelecendo bastante tensão, dentro de uma trama maior que nos conduz ao clímax. Temos os interlúdios, onde se estabelece a alternância, que é uma técnica narrativa que consiste em contar duas ou mais histórias de maneira intercalada, de forma que ora se narra uma ora outra. E a anacronia, que é um recurso narrativo que consiste na alteração da ordem cronológica linear. Isso é um convite irrecusável para expandir a memória. (Amém)

Cada capítulo possui subcapítulos que, na maioria dos casos, são uma mudança de foco sobre os eventos ou personagens. Enfim, são peculiaridades que podem exigir do leitor menos experiente uma dose de pera um pouco para armazenar e organizar a dinâmica entre os capítulos, subcapítulos e interlúdios, para que não ocorra confusão. (Quem já leu O Nome do Vento e O Temor do Sábio estará habituado).

É cientificamente comprovado que, ao tentar lembrar-se da história que ocorreu em um tempo distinto do tempo em que ocorre uma outra história que é intercalada à leitura, o espaço para novas memórias se amplia e como resultado, temos vaga sobrando para que novos conhecimentos instalem-se bem confortados

Verosimilhança

A verossimilhança, que é muito importante em um livro de fantasia adulto e que está intimamente relacionada com os eventos que se desenrolam, é responsável por atribuir à história um caráter, digamos, próximo da realidade, do que é real, do que é possível de acontecer. Um forte e atual exemplo é "As Crônicas de Gelo e Fogo", com um sistema de governo convincente, personagens humanos e um mundo ou universo regidos por leis com aspecto coerentes, sem recorrer ao Deus ex machina, que podemos reservar para os infanto-juvenis.

Em Camorr, cidade onde o enredo da história se desmancha, temos uma divisão de classes bastante interessante, apesar de diferente, mas que poderia ocorrer em qualquer finalzinho de século V XV, período da Idade Média. O sistema de magia também é bastante peculiar e, possivelmente, é fruto das experiências de Lynch com RPG.

Por fim...

... aguardo ansiosamente o livro 2, Marés de Sangue. Apesar de ser uma série, temos um livro 1 com uma história que possui início, meio e fim, sem deixar ganchos para um outro livro, exceto os próprios protagonistas que, sem dúvida, são um convite e tanto para continuarmos seguindo seus passos. Eu altamente recomendo As Mentiras de Locke Lamora.

site: http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/2014/03/resenha-as-mentiras-de-locke-lamora-de.html
Biju 02/04/2014minha estante
Já estava louca para ler esse livro, agora então... me deu vontade de largar tudo e comprá-lo. Parabéns pela resenha Henrique! Deu para sentir o quanto você gostou do livro. :)

sagonTHX 27/09/2014minha estante
Henrique, concordo contigo em tudo. Eu ia por uma resenha aqui falando bem desse livro, mas, diante da sua resenha nota 10, onde vc já diz tudo e um pouco mais do que eu pretendia dizer, prefiro apenas elogiar e acrescentar que o livro, de fato e tudo isso que você diz e muito, muito mais. É o melhor livro de fantasia que li esse ano, e olha que eu já tinha dito isso do Espada de Shannara. E como você, tb aguardo ansiosamente o segundo livro da série.

Thiago Martins 28/09/2014minha estante
Nossa o livro está com um preço bacana, você me convenceu a comprá-lo rs

Carol 30/09/2014minha estante
Nossa, sua resenha é maravilhosa, me deu mais vontade de ler do que quando li a sinopse...

Cleiton 30/09/2014minha estante
Não sei o que é melhor, se é o livro ou se é a sua resenha! Parabéns!

Ed 22/11/2016minha estante
Estou lendo e gostando muito mesmo. Amei sua resenha.. Perfeita.
E que capa é essa minha gente! Maravilhosa.

Barbara.Duarte 01/12/2017minha estante
Porra!!!!!! Que resenha, comecei a ler e estava curiosa para ver o que as pessoas achavam da obra, mas nem vou ler outra, vou para casa ler meu livro depois dessa! Kkkkk

Matteo 15/12/2017minha estante
Ótima resenha! Estou de olho nele faz um tempo, pois terminei os livros de Patrick Rothfuss e estava à procura de obras inteligentes como tal. Tinha receio de adquirir As Mentiras de Locke Lamora, mas agora minha vontade aumentou e ele será o próximo da lista de compras (sim, porque de leitura ainda tenho muitos rsrs).

Pedrinho 22/01/2021minha estante
Parabéns monstro... Quanto talento em uma resenha

Gabriel 21/05/2021minha estante
Cara, tem 7 anos que vc fez essa resenha, talvez nem use mais o skoob, mas eu precisava passar aqui pra te agradecer. Eu já estava querendo ler esse livro, e então passei aqui pra ver as resenhas, a sua resenha em particular foi tão apaixonante em relação ao livro que foi a única que li. Comprei o livro e devorei, e devo concordar um dos melhores livros que li na minha vida. Mais uma vez obrigado

Henrique 28/10/2021minha estante
Que bom que gostou, Gabriel. Faz alguns anos que não uso o Skoob. Retornar e perceber que um texto que escrevi há a tanto tempo ainda ecoa em outros leitores me deixa muito assombrado (no bom sentido). Sigamos lendo ?

Heloise 18/11/2021minha estante
Concordo com tudinho que você disse. Foi uma resenha perfeita!

Gabriela.Bertuci 24/01/2022minha estante
O livro é realmente fantástico. A resenha do henriquemagalhaes resume bem os diversos aspectos que tornam a obra essa grande surpresa. Não ha nada melhor, quando se é um leitor assíduo, do que se deparar com um livro criativo como este. As vezes passamos meses sem ler nada nesse nível. É empolgante. Um livro que inquieta a mente e traz a mais pura alegria de viajar/viver uma aventura nova através do presente que é a literatura fantástica.

Fernanda 28/03/2014

Resenha: As Mentiras de Locke Lamora
Resenha: “As Mentiras de Locke Lamora”, é o romance de estreia de Scott Lynch. A obra fantasiosa e meticulosa expõe conceitos básicos sobre um órfão que foi treinado para roubar e logo sua fama se faz presente, justamente por seus feitos, sua habilidade e todo o mistério que envolve seu nome. Não estava me programando para ler este livro, então pode-se dizer que foi uma surpresa quando o recebi. Melhor ainda foi finalizar a leitura e perceber o quanto me surpreendeu e me motivou.

Locke Lamora é uma pessoa espirituosa e obstinada, repleta de talentos, que na verdade esconde por trás de seus serviços, um jovem órfão precisando ser compreendido, mas acima de tudo, são seus problemas que necessitam de uma solução rápida. É um personagem bem carismático, apesar de sua teimosa constante e seu desrespeito por todos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/03/resenha-as-mentiras-de-locke-lamora.html

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 19/03/2023

Assim, tinha tudo pra ser ótimo mas nossa que história que não anda nunca, você lê, lê, lê e não sai do lugar. Os personagens, o mundo tinha tudo pra me ganhar mas a escrita infelizmente não foi pra mim, enfim, pretendo dar uma segunda chance mais pra frente mas por agora minha opinião não é positiva.

Bia 08/12/2020

O rei da Mentira
Enfim terminei!!! O ritmo do livro é lento , e também no começo não conseguir entender, porque fica entre o passado e o presente . E deve algumas partes desnecessárias.

Lamora conseguiu até me engana com suas mentiras , enfim eu gostei , só achei que foi lento e demorando pra mim , e isso foi ficando uma leitura cansativa .

Brunno 09/06/2020

Livro do ano
Eu comecei a ler totalmente despretensioso e estou impressionado. O livro conta a história de Locke Lamora e os nobres vigaristas, um grupo de pessoas que roubam dos ricos de Camorr, uma cidade inspirada na Veneza medieval.
O livro desde o inicio te faz ter uma enorme admiração pelo protagonista, ele é cativante e engraçado e ousado. Com o desenvolvimento o nível de ação e suspense so melhora, e tiveram partes que eu tive de parar de ler duas vezes seguidas pra respirar e processar tudo que estava acontecendo, até chegar num final tão emocionante que eu passei a tarde praticamente inteira grudada nas páginas do livro, isso não acontecia desde que eu era mais novo e tinha mais nada na vida pra fazer, agora tô com as coisas tudo atrasada aqui, mas valeu a pena.

otxjunior 07/02/2022

As Mentiras de Locke Lamora, Scott Lynch
De todas as tramoias e maquinações do anti-herói, nenhuma é maior do que a que o leitor sofre pelo autor. Mas o prazer de ser continuamente enganado tem o preço de um ritmo episódico que parece dobrar o real número de páginas.

Ju Ragni 18/10/2020

Fantasia nota 10
Excelente aventura. A história é cheia de reviravoltas, tem ação o tempo, mas não cansa em nenhum momento, sempre cheia de surpresas, mas com um roteiro todo amarradinho. No início achei um pouco difícil de ler, porque se passa em um mundo próprio, como Guerra dos Tronos, O Senhor dos Anéis, mas depois que o universo se forma na cabeça da gente, é impossível parar de ler. O herói (se é que ele pode ser herói, porque é um ladrão) é simpático, azarado, inteligente, dá liga com a gente desde que é apresentado. Este é o primeiro livro de uma série, Os Nobres Vigaristas, e já quero ler o segundo!!! Só que tive de comprar em kindle, porque em livro mesmo está caríssimo, deve ter sido poucos exemplares e virou raridade. Acho que a editora precisa lançar outra tiragem. Fiquei fã e estou seguindo o autor.

Cássia Lima 03/02/2020

Personagens incríveis, mas poderia ter sido melhor
Comecei este livro com muitas expectativas, e o autor soube criar personagens ótimos e uma trama muito interessante. Não consegui abandonar justamente por querer saber o que ia acontecer. Mas o autor poderia ter acelerado a história, pois muitas cenas ficaram cansativas com tantos detalhes e com tantas aulas.
Entendo ser importante pro contexto, mas preferia ter encurtado a trajetória.

Neste livro introdutório conhecemos o Locke Lamora e acompanhamos o desenvolvimento do que viria a ser um dos maiores ladrões de sua região. Ele foi treinado para parecer qualquer um, aprendeu vários idiomas e performances, como se fazer passar por nobre ou plebeu, e conseguiu desempenhar bem seu papel, até encontrar alguém disposto a pagar o preço dos magos para poder derrubá-lo.

A história fica muito melhor do meio para o final, onde nossa curiosidade é testada e ficamos nos perguntando o que acontecerá nos próximos livros.
umbookaholic 03/02/2020minha estante
Eu tenho aqui, mas ainda não li. Quero mttt

LimaOLimao 28/02/2024

Preciso do livro físico urgentemente.
Enredo - 4,0 estrelas ( Muito bom
Já disse que amo Alta Fantasia? Se não, eu amo Alta Fantasia. E essa aqui me surpreendeu muito. Já tinha colocado uma certa expectativa antes de ler, mas conseguiu superar todas elas.

A base do enredo é a divisão entre passado e presente, e é muito, muito foda. O jeito que as informações vão se encaixando no decorrer desse vai e vem, e as informações que não foram ditas, que só atiçam mais a curiosidade de ler o próximo livro, é bom demais.

Personagens - 3,0 estrelas ( Bom
Amo a construção de todos. É uma ambientação totalmente diferente daquela que eu já li em outros livros, e a base que eles constroem como Nobres Vigaristas tem um quê de realismo psicológico, que eu tanto gosto.

Só não gostei da suposta relação amorosa do personagem principal. Ela só é citada por ele, então digamos que não há romance explícito nesse livro. A construção deste pode ser escrita no 2° livro, então espero gostar dela.

Escrita -  3,0 estrelas ( Bom
Não foi de difícil entendimento, foi fluída e não maçante, até na descrição do passado e dos sentimentos dos personagens. O ruim foi em algumas descrições do mundo.

Mundo - 3,5 estrelas ( Bom
Eu demorei pra pegar o ritmo no entender, mas isso sempre acontece quando se inicia uma nova fantasia. A política, as crenças, a história das cidades-estado, mas no fim eu consegui ter uma boa base do mundo.

Yasmin 24/09/2014

Universo rico e fascinante, com trama intricada e inteligente aliada a personagens brilhantes.

Conheci a série protagonizada por Locke Lamora pouco depois que comecei o blog e na época pensei que nunca veria o livro por aqui. Elogiado por grandes autores e tido como brilhante a história de Scott Lynch é mais do que uma fantasia. O autor vai além do mundo novo e das características comuns da fantasia, trazendo um protagonista tão fascinante quanto a trama, aliás, é impossível dizer o que é mais brilhante: o protagonista, a trama, o mundo ou a escrita. Um jogo de palavras e tramas fascinante. Gostei demais do conjunto todo, coisa difícil de acontecer. Conheçam.

A primeira coisa a se entender sobre Camorr é a intricada organização que existe na cidade. O submundo de Camorr é controlado por Capa Barsavi. Todos abaixo dele pagam para ficar fora do radar e não ser incomodado. Na base dessas organizações que trabalham na cidade está o Aliciador, ele é a base, e quando seus órfãos crescem com determinadas especialidades ele os vende para organizações maiores. Como em uma longa escada. Locke era um órfão de Camorr, a rica, bela e conturbada cidade com canais, pontes e prédios de pedra quando ele foi recolhido pelo Aliciador. Mas Locke é um perigo ávido demais para o Aliciador, que decide vendê-lo. O Padre Correntes para todos é o sacerdote cego da Casa de Perelandro, mas que não é nem cego e nem sacerdote de Perelandro. Correntes dirige uma organização pequena, requintada e invisível, os Nobres Vigaristas, acostumados a dar golpes tão sutis quanto desconcertantes. Seus órfãos são treinados não apenas na arte de roubar. São educados e afiados para soarem perfeito na pele de qualquer papel necessário. Locke Lamora, um garoto que aos cinco já impressionava por sua astúcia cresceu aprendendo o melhor, aperfeiçoando seu dom natural e agora se preparava para o maior golpe de suas vidas. Acompanhado de seus companheiros Nobres Vigaristas e depois de uma longa preparação se prepara para levar toda a fortuna de Dom Salvara. O plano era bom, as informações muitas, estava tudo no devido lugar, mas Locke não reparou na sombra que acompanhava seus movimentos do céu. E nem o inimigo invisível que queria eliminá-lo para ir em busca de um prêmio bem maior. O Espinho de Camorr é o alvo e ele terá de usar toda a astúcia do mundo para sobreviver a essa cruzada.

Intercalando passado e presente somos apresentados a Locke Lamora. Através de interlúdios muito bem encaixados o autor ganha o leitor antes de passarmos da página 50. A narrativa construída por Scott Lynch é um deleite para o leitor. Uma linguagem única, que prende e fascina o leitor. Sem se prender a longas descrições e a uma apresentação rebuscada do ambiente o autor consegue apenas com o correr da trama mergulhar o leitor em um mundo fascinante. A cidade de Camorr, sua organização, sua beleza e vida é passada ao leitor de forma vívida e marcante através da história. É surpreendente como o autor consegue esse feito de forma tão natural. É imperceptível a forma como ele introduz seu universo.

Aliando essa qualidade narrativa fora do comum a uma gama de personagens únicos, Lynch surpreende o leitor a cada virada em sua trama. Tanto no presente quanto nos interlúdios do passado a trama vai se desenrolando sem um minuto de previsibilidade e se você pensa que Locke é o herói dos heróis, o mocinho dos mocinhos está enganado. Ele é inteligente, bem-humorado, sem vergonha, perspicaz e audacioso, mas não é santo. Suas mentiras passeiam por toda escala de bondade a vilania, seu jogo é sempre a seu favor e daqueles que gosta. Lynch não poupa personagens, mortes acontecem e deixam o leitor pasmo. O ritmo do livro é ágil e engole o leitor, numa trama repleta de voltas que culmina em um fim fantástico. Não é à toa que o nome Locke soa tanto como Loki, o deus nórdico da trapaça. O articulador e caluniador que fazia o panteão nórdico de bobo com suas armações e planos. Lynch consegue um personagem ainda mais forte. Com problemas e segredos, e que deixa o leito em suspensão. O que virá agora?

Leitura rápida, imersiva e instigante. Ainda não me cansei de repetir que a construção da história é brilhante. Scott Lynch foi genial ao dar a história um cenário tão inovador e incrível. E mais ainda ao investir em um protagonista tão diferente do visto em fantasias. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/04/resenha-as-mentiras-de-locke-lamora.html

Carol2203 14/09/2023

Um ladrão que rouba demais
"Se ele tivesse com o pescoço
cortado e um Galeno estivesse
tentando costurá-lo, Lamora
roubaria a agulha e o fio e morreria
rindo."

No início, a história pode parecer um pouco confusa, já que os capítulos vão se alternando entre o passado e o presente. Mas assim que tudo se encaixa, é perfeito.
Locke Lamora é um homem de estatura média, de aparência comum e nada de excepcional, à primeira vista. Como se os deuses o tivessem sido feito para ser ignorado. Mas, também é o responsável pela figura que aparenta ser um mito: "O Espinho de Camorr".

" - Correntes costumava falar que não
havia liberdade igual à de ser
constantemente subestimado."

O que diferencia Locke, é que ele foge do arquétipo de personagem "frio e calculista", que não se importa com ninguém para conseguir alcançar seus objetivos. Ele é engraçado, empático, confiante e acaba se ferrando bastante por causa das próprias tramas. Até azarado no amor ele consegue ser. É criativo e teatral, e me faz pensar se não deveria classificá-lo como artista, em vez de ladrão. (Eu amo esse personagem)
O crime dele é estelionatário, e se não fosse azarado no amor (como comentei antes) ele poderia ser o Golpista do Tinder da ficção.

"Você é um terço de más intenções,
um terço de pura avareza e um oitavo
de serragem. Imagino que o resto
deva ser o cérebro."

Além disso, essa história não é exatamente o que eu chamaria de épico, mas ao mesmo tempo ela é muito empolgante. Tanto em cenas de ação ou de reviravoltas eu sentia uma "energia" enorme. Eu até ri com um esquema de Locke que passou a perna em mim direitinho.
Tiveram algumas partes que eu achei um pouco arrastadas, mas elas logo se mostraram importantes para cenas empolgantes que falei antes. Cheguei a conclusão que uma ou duas páginas de contexto ao longo da história valem por tudo que elas vão linkar no futuro, nas partes empolgantes. Vale a pena mesmo.
Preciso ressaltar também que Locke não é a única coisa criativa do livro, pois todo ele é. Outros personagens também arquitetam desfechos que me surpreenderam, e até mesmo coisas simples, como a história de Capa Barsavi e seu tapete. As mulheres que aparecem aqui são bem desenvolvidas e adorei várias, mesmo que não tenham tanto destaque quanto o grupo principal.
E Camorr, onde se passa a história, parece um lugar muito vivo e cheio de cultura. Amei as descrições dela. Um ambiente muito propício para a paz entre a nobreza, os ladrões e os comerciantes... e para as pessoas que querem acabar com ela.

P.S.: Jean Tannen e Locke Lamora vão ficar na lembrança como personagens muito queridos. E quero muito conhecer a Sabeta no próximo.

Vanessa 22/08/2020

S E N S A C I O N A L
Fantasia adulta que foge do convencional.

Vc curte? Leia.
Vc não curte? Leia.
Vc tá em dúvida? Leia.
Vc não quer ler? Leia.

Meu bem, só lê, ok.

Monica.Neli 07/09/2021

Leitura cativante
Gostei por ser uma leitura cativante e criativa! Nossa tantos nomes e tecnologias incríveis! Um mundo inteiro, pura criatividade. O humor também foi ótimo. Sem dúvida vou ler os demais livros com a continuação da história.

Luan 12/06/2014

Caralho!!! Que livro bom!!!
Se eu soubesse aonde o Scott Lynch mora eu faria questão de ir pessoalmente dar os parabéns pela obra!!!

Em As mentiras de Locke Lamora observamos um mundo fantasia muito bem feito, e muito criativo, com personagens bem construídos e cativantes, uma flora muito bizarra e original, um estilo de cidade muito doido que lembra Veneza, porém muito mais épica.

Os Nobre Vigaristas em si são ótimos, inteligentes, e uns malditos larápios.
Locke é um protagonista sensacional, muito inteligente, sarcástico, e um farsante de primeira.
Mas o que mais me encantou no livro foi a capacidade que ele tem de despertar emoções, eu fiquei triste lendo, feliz, dei risada sozinho no meu quarto, mas acima de tudo aflito!!! No decorrer do livro vemos reviravoltas que fazer com que prendamos o ar lendo!!!

Eu daria 6/5 estrelas!!!

Recomendo em todos os sentidos!!!