O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

FabricioSC 05/03/2024

Digamos que bom
É um livro de ficção científica com um grande toque filosófico. Isso torna o livro interessante. Assim como torna interessante alguns plot twists que rolam principalmente no final.

Sinceramente, esperava mais. A história não chega ao ponto de ficar monótona, mas passa um longo trecho sem acontecimento de fato relevante. E algumas vezes, parece que vai acontecer algo, mas então desacelera de repente.

Sara 05/03/2024

Uma nova ótica
Achei o desenvolvimento lento, talvez pelo modo que a história foi escrita, ou porque seja um ficção científica densa. O final foi viajado, mas é acho que é realmente a intenção do autor fazer coisas meia psicodélicas, de uma forma que seja plausível beirando ao estranho.

Draylton 04/03/2024

Como ficção científica o livro é excelente. As tecnologias, os possíveis futuros, a interação entre humanidade e máquinas são pontos muito positivos desse livro.
O autor falha nos valores. Ele é norte americano demais, a forma como encara as relações homem-mulher, o discurso das entrelinhas trazem valores datados. Sei que cada homem é fruto de seu tempo, mas em todos os tempos existiram homens olhando para o futuro e homens ancorados no passado. Clarke soou para mim como um homem socialmente ancorado no passado.

mateusfceugenio 03/03/2024

Uma verdadeira obra de ficção científica.
Excelente leitura para quem é fã de histórias sobre vida inteligente fora da Terra. Somos apresentados a uma raça visivelmente superior à nossa, porém que quer nos ajudar a evoluir.... Pelo menos é o que parece. Para saber as reais intenções dessa raça sugiro a leitura completa do livro. Uma verdadeira obra de arte!

Carlos 02/03/2024

É uma história muito bem construída. Gostei dos primeiros capítulos, mas achei que o texto se estendeu sem necessidade. A conclusão é interessante, quebra a ideia da centralidade da humanidade.

Pomaila 01/03/2024

Genial
Uma leitura gostosa e desafiadora, não pelo texto pq C.Clarck é rei em entreter e prender o leitor, mas por imaginar e lidar com todas as nuances que esta nova ordem mundial trouxe para o ser humano. Me fez pensar muito, me fez questionar muito tbm. Enfim, uma ótima experiência ?

gabsfx 29/02/2024

O livro é muito bem escrito, muito fluido, tratando de uma invasão extraterrestre com motivos ocultos que surpreendem no final, entra em várias questões filosóficas e sociais interessantes

Vini 24/02/2024

O fim da infância
Mais uma grande aventura em meio à ficção científica, e mais uma grata supresa.
Arthur nos apresenta um história instigante que atravessa décadas, para enfim trazer o clímax da narrativa e os objetivos por trás de todo o suspense criado desde o início da leitura.
São livros como esse que criam a atmosfera tão intensa de histórias de sci-fi que reverberam por anos.
Sou amante da ficção científica e gostaria de ler muitos mais livros do gênero do que me arrisco. Mas confesso que o ?O Fim da Infância? foi uma deliciosa aventura.

zize 23/02/2024

Acho que não é pra mim
Eu comecei a ler esse livro por causa da minha irmã. Fui totalmente influenciada por ela. Ela gosta muito dele e falou que era muito bom e que eu devia ler, então fui com as expectativas altas e, infelizmente, eu não senti que foram cumpridas ou que tavam de acordo com o que tava esperando, seja lá o que eu tava esperando. Eu não tinha nenhuma ideia ou teoria, até achei legalzinho o fim, mas não sei se eu exatamente gostei.

Eu não achei ruim, só acho que não seja para mim. Não leio muito ficção científica, não é um gênero que eu visito muito, então não tô acostumada e por isso não tenho nenhum parâmetro pra fazer comparações. Acho até que se eu tivesse mais experiências com esse estilo eu teria gostado mais.

Achei que a leitura é fácil, não tem uma linguagem difícil de entender, mas achei um pouco monótono em muitos momentos (principalmente a segunda parte ?a era de ouro? que é meio que um porre) e também um pouco vago, além de às vezes ser um tanto enrolado sabe, aquela encheção de linguiça chata.

Eu fiquei meio confusa no início e em outras partes do livro, mas até que dá pra levar sim. A terceira parte é a mais agitada e interessante. Dos personagens, eu gostei do Jan (ele foi o que salvou a segunda parte), mas não me apeguei a ninguém não, nenhum deles chamou aquela atenção, nem o Karellen.

Coisas que me irritaram: A passividade dos humanos é muito sem sentido, senti falta de retratar mais a resistência aos seres supremos. O fato de as coisas estarem bem centradas nos EUA é um pouco af, mas entendo os motivos fora da ficção que levam a isso.

Valeu a experiência de ler algo novo e de um gênero e estilo que não estou habituada. O livro traz umas boas passagens e gera umas boas reflexões. Acho que é uma leitura meio nichada então não recomendaria pra qualquer pessoas não, acho que depende muito.

Crisvity 19/02/2024

As estrelas não são para o Homem.. talvez a Terra também não
"É uma ideia terrível, mas precisam encará-la. Os planetas, um dia, talvez vocês conquistem. Mas as estrelas não são para o Homem." ?

Eu não tenho nehum grande histórico de leitura em ficção científica (embora eu assista muitos filmes) , e esse livro foi uma maravilhosa porta de entrada.

Em um momento de grande tensão mundial, a humanidade descobre umas de suas maiores dúvidas e possivelmente medos: Não estamos sozinhos. Uma grande nave com seres posteriormente nominados Senhores Supremos, aparece no céu causando um grande alvoroço.

O que tornou a leitura tão interessante, é o mistério acerca desses seres. Eles são estranhamente pacíficos e a sua presença fez o mundo alcançar um padrão de utopia que poderia demorar séculos, isso se o homem não se destruísse antes. Mas até que ponto podemos confiar no desconhecido? Esse questionamento faz com que a gente não queira parar de ler até descobrir.

O livro tem três grandes núcleos, todos muito interessantes sendo o primeiro o meu favorito. O protagonista é muito interessante e nós temos contato direto com Karellen um dos mais enigmáticos dos Senhores Supremos.

O final é um dos melhores que já li, e encerra a história lindamente (embora alguns conceitos confusos).

Recomendo demais a leitura, e é uma excelente opção para quem como eu não esteja acostumado com esse gênero.
LivroAleatorio 19/02/2024minha estante
Eu gosto muito desse livro! Ótima resenha, Crisvity!

Crisvity 19/02/2024minha estante
Obrigada ?? Ele é ótimo não superei o final até hoje kkkkk

LivroAleatorio 19/02/2024minha estante
Hahaha lembro que a revelação dos Senhores Supremos explodiu minha cabeça! ?

nininhathv 19/02/2024minha estante
amei ?

Bruna522 16/02/2024

As estrelas não são para o homem
Cheguei nesse livro por causa de 2001, que eu adorei. E, assim como 2001, o livro começa fazendo bastante sentido e fácil de entender, até um ponto em que não é mais.

É uma excelente história de invasão alienígena, diferente da maioria porque tudo corre tão bem e é tão pacífico que chega a ser um pouco suspeito! E é justamente essa suspeita que faz você devorar a história.

Quando chega no fim da história, a narrativa se torna super criativa, tratando de assuntos que ainda não estamos prontos pra entender, com conceitos que a mente humana ainda não é capaz de conceber, explicado sempre através de metáforas. Mas não quero acabar falando demais aqui, pra não estragar a experiência.