Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

livinhax0 16/02/2024

é o retrato do bem e do mal trazido de forma simples, mas não simplória. escrita sensacional, descrições impecáveis. você se sente quase como um conhecido dos presos e da Detenção. o Dráuzio, durante toda a narrativa, se mostra muito humano e acessível, mas nunca omite as intempéries da cadeia. um livro nada levinho, cheio de camadas e que causa arrepios. É uma leitura que prende e, ao mesmo tempo, faz você se pergunta porque tá lendo e vai continuar lendo; impossível parar.

Laura 14/02/2024

Uma denúncia
Drauzio como divulgador científico relata tudo de forma muito imersiva, você sente na pele tudo que descreve. É como se eu tivesse lendo um documento, é de arrepiar como ele constrói a narrativa e traz a humanidade, que é claro, que existe nos presídios. Perspectiva interessantíssima, uma aula de construção social e outros muitos aspectos da sociedade. É de um zelo imenso e lindo de se perceber como ele utiliza as palavras pra se referir de seus pacientes e colegas. Um clássico.

camila1856 13/02/2024

Estação Carandiru
"A gente pode ser tudo ignorante, ladrão, malandro, mas burro não. Ninguém gosta de morrer."

Definitivamente um livro fantástico.

Maaria_ 10/02/2024

É o choque ??
Um médico com um trabalho sublime decidiu trabalhar em um dos mais famosos presídios do Brasil, Carandiru, e com isso vivenciou coisas que a maioria das pessoas não são capazes nem de escutar. O Dr Drauzio Varella conta com detalhes como foi a luta dos detentos contra a Aids e conta também como ocorreu um dos maiores massacres conhecido na história do Brasil. Um livro repleto de relatos e experiências vivenciados pelo Dr Drauzio Varella.

Leitura envolvente e fluida, um livro feito com os olhos do Dr Varella, muitas vezes senti estar lá dentro de tão profundo que são os relatos e as histórias dos detentos do Carandiru. Os diálogos dos réus prende você ao livro de uma forma única e nos faz refletir sobre o preconceito da polícia com os presos da penitenciária.

Drauzio me fez olhar com mais humanidade para os detentos. Ele soube como trabalhar sem julgar e sem deixar que seus princípios afetassem sua vida no trabalho, escutava os presos e não os tratava como desiguais e nem tratava-os como pacientes sujos ou doentes. Não olhava para eles com nojo, como a sociedade costuma olhar para os criminosos.

Mika83 10/02/2024

Já li outros livros do doutor Drauzio mas esse não consegui parar.
Tantas histórias e o final foi arrebatador.
Eu tinha 10 anos quando ocorreu o ataque de 92 e de lá pra cá mudei muito tenho outra percepção da vida.
Livro maravilhoso.
Dr Drauzio sempre perfeito!

Milena 08/02/2024

Se vc não tiver paciência não leia!
Esse livro possui várias histórias, e no final se mesclam, mostram uma realidade do Brasil, te faz sentir compaixão por bandido e vai mudar alguns conceitos seus, talvez vire o seu estômago e tbm faça vc encontrar uma história muito próxima da sua ou de algum familiar, é bem denso e o português não é o formal, mas sim o falado!

Valeu a pena cada página, e adoro a maneira que o Drauzio Varella aborda vários temas.

Manu Tavares 08/02/2024

Foi um livro que não esperava nada dele, ao começar a leitura me surpreendi bastante. Eh um livro muito bom, mostra a pespectiva de dentro dos presidios, mostra a humanidade dos presos, que eles também existem e tem problemas reais.
O livro acabou de forma bem tragica, mas infelizmente de uma forma bem real.

Werverson.Pereira 07/02/2024

Uma imersão a uma realidade chocante
Leitura excelente, uma visão de fora e ao mesmo tempo de dentro dessa realidade, o carandiru foi um universo a parte dentro dos presídios, toda a leitura é extremamente explícita e bem visceral, como imaginava que deve ser uma cadeia, o autor não foge em momento algum de apresentar um relato fiel da experiência, e o final, nossa, que absurdo de bom.

Ivana M. 06/02/2024

Impactante
Fiquei bastante surpresa com essa leitura! Li pela primeira vez quando estava na graduação e, posteriormente para trabalhá-lo em sala de aula.
Através de uma narrativa leve, o autor/personagem descreve a rotina e vida de presidiários evidanciando as inúmeras lacunas do sistema prisional, as desigualdades socias e de gênero. Além das controvérsas motivações do massacre do Carandiru.

Alice.Langoni 01/02/2024

Uma perspectiva do presídio
O livro escrito pelo Dr. Drauzio Varella tem uma linguagem direta e objetiva. É um livro bem elaborado, envolvente e que demonstra a visão do autor nos anos trabalhados dentro do sistema penitenciário do Carandiru.
O livro foi dividido em vários capítulos, contando as histórias das pessoas dentro do presídio, de como foram presas e uma parte de suas vidas fora da prisão. O interessante, e que me prendeu, foi a forma da narrativa do autor, preservando as falas "erradas", as gírias, os comportamentos... Isso me fez mergulhar e sentir que aquilo estava acontecendo naquele momento, quase vivenciando a cena descrita.
Além disso, o Dr Drauzio, relata a chacina que houve no Carandiru, isso na visão dos presos, mas que acaba nos impactando pelo número de mortos.
É um livro que te faz refletir e algumas histórias acabam chamando bastante atenção.
Recomendo a leitura para quem, assim como eu, tem curiosidade sobre esses cenários e sobre as pessoas que estão nesse sistema.
Beatriz.Faleiros 01/02/2024minha estante
Também gostei muito desse livro. A escrita do Drauzio realmente foi muito boa.

Alice.Langoni 01/02/2024minha estante
É ótimo!!! Estou empolgada para ler os outros livros dele ?

val 31/01/2024

Impressionante!!
Acho importante ressaltar duas frases ditasao longo do livro.
A primeira é dita por um presidiário: ?É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar preso na Casa de Detenção?. É muito clara a classe social a qual a grande maioria deles pertencem, a desigualdade fortissima sendo apontada.
E a segunda: "Soltá- los mais pobres e ignorantes do que quando entraram não ajuda a reabilitá- los." O intuito do presídio brasileiro é a reabilitação, mas parece que a vingança e a degeneração para com essas pessoas é o intuito de toda a sociedade. Não que eles sejam santos, longe disso, mas ainda assim seres humanos.

Lena 31/01/2024

Um retrato do sistema...
O livro fala sobre uma parte da história que muitas vezes não queremos ver. Um retrato da sociedade em que vivemos.
Conteúdo denso porém de rápida leitura por causa da escrita fluida.

Antonio.Augusto 31/01/2024

Sob as grades da empatia
"Estação Carandiru" de Drauzio Varella é uma obra que mergulha nas complexidades do sistema prisional brasileiro. O autor compartilha suas experiências como médico voluntário no presídio, oferecendo um relato envolvente das vivências dos detentos. A narrativa destaca as inseguranças de Drauzio, evidenciando suas apreensões ao lidar com o ambiente hostil da prisão e a incerteza que permeia a profissão dentro desse contexto.

O livro não apenas descreve as condições adversas do Carandiru, mas também expõe as nuances humanas por trás das grades. Drauzio Varella estabelece conexões com os prisioneiros, revelando suas histórias e desafios pessoais. Esse aspecto humano da narrativa ressalta a vulnerabilidade tanto dos detentos quanto do próprio médico, criando uma empatia que transcende as barreiras físicas da prisão.

O ponto crucial da trama é o brutal massacre ocorrido no Carandiru, evento marcante na história prisional brasileira. A narrativa detalhada desse episódio chocante não apenas apresenta os eventos de forma objetiva, mas também aborda as repercussões emocionais e éticas que Drauzio enfrentou. A crueza do massacre e suas implicações levam o autor a questionar a justiça e a dignidade no sistema carcerário.

Em última análise, "Estação Carandiru" é mais do que um relato factual; é uma obra que incita reflexões profundas sobre a condição humana, as falhas no sistema prisional e as responsabilidades éticas inerentes ao exercício da medicina em um ambiente tão desafiador. Drauzio Varella, ao compartilhar suas experiências e dilemas, proporciona uma obra que transcende as páginas, impactando o leitor com questionamentos cruciais sobre a sociedade e a justiça.

Sarah587 30/01/2024

Um relato precioso e humano
Muitas pessoas me falaram para ler a trilogia do carandiru, e eu sabia que o primeiro seria um bom livro, mas ele superou minhas expectativas.
O relato é ao mesmo tempo objetivo e humano, com detalhes ricos da (ex) maior prisão da América Latina. Cada capítulo mostrou um lado que não conhecia do sistema ou da prisão, cheia de várias histórias em cada um.
Animada para ler carcereiros e prisioneiras!