Sociedade dos Meninos Gênios

Resenhas - Sociedade dos Meninos Gênios

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

jailxon 09/02/2020

SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS
Uma escrita formidável, imersiva, bem humorada e detalhada que fez me sentir como se tivesse andando pelos corredores e porões se Illyria. Eu amei, amei, amei!

O livro tem como premissa principal a questão da igualdade de gêneros, partindo do princípio que todos merecemos a mesma oportunidade independentemente do sexo.

Além disso, também temos outras questões importantes para a discussão que são abordadas, como preconceito, machismo e a sexualidade. Queria deixar claro aqui que o livro se passa em uma Londres clássica e conservadora.

Sobre Violet, ela é o amor da minha vida e eu posso provar. Ela é super decidida e se arrisca em prol das outras mulheres, visto que na época mencionada do livro isso que ela fez é um crime de consequências bem graves. Ver o que ela conseguiu fazer no final de contas, é de aquecer o coração.

Além disso, temos personagens secundários que vão agregando mais valor a história, Jack e o Ashton verdadeiro ganharam um espaço no meu hall de personagens favoritos da vida.

tata 23/05/2019

Não conseguia parar de ler, terminei em 2 dias e não sei se amei ou não... mas também não me arrependo.

FelipeBiavo 22/05/2019

Hogwarts sem magia
“Uma Hogwarts sem magia”: assim se poderia definir o steampunk de estreia de Lev A.C. Rosen ao percorrer as primeiras páginas de Sociedade dos Meninos Gênios. No entanto, Rosen rapidamente prova que sua obra possui identidade própria e um fôlego único por não encorajar uma leitura voraz, uma vez que um de seus grandes trunfos é apresentar com calma cada um dos personagens que passaremos a amar ou adiar no decorrer de suas 542 páginas.

 Inspirado em clássicos como Noite de Reis, de Shakespeare, e A Importância de ser Honesto, de Oscar Wilde, e ambientado em uma Londres vitoriana, Sociedade dos Meninos Gênios conta a história de Violet Adams, uma adolescente que rejeita os estereótipos de moça de família que transforma a própria vida em uma preparação para o casamento e busca, a princípio dentro da própria casa e depois para o mundo, provar que ser mulher não a impedirá de mostrar que suas inatas habilidades com mecânica, que usa para inventar e produzir peças que beiram a genialidade, devem ser reconhecidas e legitimadas como aquelas produzidas por qualquer homem. Para isso, Violet assume a identidade de Ashton, seu irmão gêmeo, e inscreve-se para a maior escola de ciência do país, Illyria, conhecida por acolher jovens gênios e por sua rígida política de admitir somente rapazes. Uma vez aceita, os desafios de Violet se multiplicam: não apenas precisa acompanhar o ritmo de tantos outros jovens brilhantes como deve manter um esforço diário e consciente de falar, andar e agir como um homem. Como se não bastasse, Violet, agora como Ashton, desperta os sentimentos da sobrinha do duque e começa a descobrir que ela própria, racional e metódica, não está imune ao amor.

Um dos grandes atributos de Rosen, aqui, é transformar o ano letivo de Illyria em uma aventura cujo desfecho não se pode desvendar: das secretas perversões da governanta da família até um porão repleto de mistérios, incluindo uma estação de trem desativada e autômatos assassinos, mesmo os experimentos absurdos dos alunos da escola parecem possíveis por estarem em um universo esmeradamente arquitetado. Por outro lado, embora raras, as máculas na escrita de Rosen existem, começando pela interminável ocorrência da palavra “gênio” e suas variáveis, repetição essa que termina por banalizar seu sentido; passando pela inverossímel aceitação (quase) unânime da masculinização de Violet; até Bracknell, professor de astronomia, que gratuitamente hostiliza Violet apenas como represália por ter sido, no passado, humilhado por seu pai, outro astrônomo brilhante – e aqui é impossível não recordar de Severo Snape, da série Harry Potter, que da mesma maneira, e pelo mesmo motivo, maltratava seu aluno mais notório. As semelhanças com a obra de J.K. Rowling continuam quando se percebe que o professor Valentine tem tantas semelhanças físicas e comportamentais com o professor Lockhart que é difícil supor que seja apenas coincidência (e não uma imitação maldisfarçada).

Tratando com sensibilidade questões de preconceito de gênero, orientação sexual e as descobertas da fase mais complicada da vida, Rosen oferece uma obra divertida e vívida – e, há de se admitir, uma pitada de coragem, em que todas as peças se encaixam como as engrenagens da mente genial de Violet Adams.

Jonathan 09/06/2018

Não importa a quantidade de paginas , LEIA!
Divertido e criativo: Vale a pena chegar ao final uma leitura cheio de mistério . Ler esse calhamaço pode se tornar um pouco cansativo pois tem muitas palavras desconhecidas então se for ler tenha um dicionario ou o Google pra pesquisar as palavras ,mais fora isso é uma leitura divertida e o autor faz o leitor mergulhar no período vitoriano ,criatividade é o que não falta a sociedade dos gênios cria seu próprio objeto que não vou dizer pra não dar spoiler .E apesar do livro ser só de gente crânio de inteligencia o leitor aprende também , aprendi muitas palavras novas e isso que achei interessante nesta obra . O tamanho do livro assusta um pouco mais vale muito chegar ao fim, assim que compreender que a historia é animada e cheio de suspense você nem percebe a quantidade de paginas e quando acaba quer volta folhas atrás e reler partes favoritas .

Andrey 21/02/2018

QUERIA QUE TODOS LESSEM ESSE LIVRO
Sociedade dos Meninos Gênios se passa na época da Londres vitoriana e narra em terceira pessoa a história dos irmãos gêmeos Violet e Ashton Adams, cujo pai, logo no início da trama, viaja para a américa à trabalho. Com isso, os jovens, órfãos de mãe, ficam sob os cuidados da governanta, a senhora Wilks, mas não demoram a dar um jeito de ir para a casa na cidade, Londres, onde ficariam livres dela. Tudo isso era pré-requisito essencial para o que Violet estava planejando fazer, e para a liberdade que Ashton queria alcançar.

Violet almejava entrar no mais prestigiado centro escolar de Londres, a Faculdade de Illyria, famosa por ser a melhor faculdade de ciências do mundo. No entanto, para isso ela teria que assumir a identidade do irmão, visto que Illyria só abria vagas para estudantes do sexo masculino. É essa a premissa do livro, que ainda revela na sinopse a presença de coelhos falantes, autômatos assassinos, chantagens e mistério.

Por ser muito bem construída, com várias camadas e bastante real, Violet Adams é uma das protagonistas mais fortes que eu já li. Sendo a personagem mais marcante nessa história, ela vai contra a sociedade patriarcal, na qual apenas os homens têm oportunidade de conhecimento, e busca alcançar seus objetivos com garra e determinação. Seu jogo de cintura para levar a sua situação adiante e sua personalidade me encantaram, assim como o seu irmão – inclusive ainda quero um livro companhia falando mais sobre Ashton enquanto sua irmã frequentava a faculdade. Aliás, todos os personagens presentes nessa história são bem construídos, possuindo personalidades únicas.

A escrita de Lev AC Rosen é extremamente envolvente e instigante, deixando a trajetória de Violet e seus amigos bastante prazerosa de se ler. O autor tem várias sacadas inteligentes, e reviravoltas nada previsíveis, mas no final tudo se amarra e faz sentido.

Por esses e inúmeros outros fatores positivos, “Sociedades dos Meninos Gênios” entrou pra minha lista de favoritos. Enfim, vale a pena dar uma chance – claro, é um tijolinho, mas, gente, são 542 páginas de pura inteligência, com um pitada de aventura e de romance.

site: https://www.instagram.com/dreybooks

BeaBalthazar 09/02/2018

Leitura perfeita para um feriado
Imagine a Revolução Industrial. Uma época aonde as classes sociais eram mais divididas e o céu começava a ficar cada vez mais coberto pelas fumaças das grandes máquinas, que agora dominavam todos os setores. Agora imagine que não foi apenas a engenharia que avançou sua tecnologia com a descoberta de máquinas, mas a biologia encontrou uma maneira de aproveitar essa descoberta. Cientistas "malucos" criam seus próprios "monstros", igual o Dr. Frankenstein. Utilizando vapor, molas, engrenagens e carvão são criadas máquinas modernas. Idealize uma Inglaterra cuja sociedade parou na burguesia, porém sua tecnologia avançou tremendamente. Isto é steampunk, um mundo cercado de engrenagens e tecnologia incrível, e muitas vezes, inimaginável.
A Sociedade dos Meninos Gênios é exatamente isso. Conta a história de Violet, uma jovem com um talento para mecânicas, que por ser mulher, não está apta à exercer abertamente seu talento, e nem pode participar de uma escola específica para gênios, restando apenas a opção de se vestir como homem e ingressar escondida no colégio.

Infelizmente o livro foi previsível do começo ao fim, tendo poucos elementos de surpresa (a maior surpresa do livro todo foi o Oscar). Houveram muitas brechas inexploradas pelo autor, que teriam deixado a história mais interessante. Felizmente o livro é um volume único, ideal para quando está de ressaca literária ou viagens, apesar que não foi uma leitura muito rápida para mim, parei várias vezes no meio do livro para ler outro em paralelo.

Em geral foi um livro que não me arrependi de ler. A temática é excelente, e a criatividade dentro dela também. Amei ler sobre as criações e os processos envolvidos nelas. Recomendaria para alguém ler? Sim. Mas se eu releria ele? Com certeza que não. Ele vai ficar lindo enfeitando a minha estante eternamente, pois se há uma coisa linda nele, é a impressão que a Editora Novo Conceito fez.

Se você ama robótica e livros de época você precisa ler Sociedade dos Meninos Gênios!

site: https://garotadacameravermelha.blogspot.com.br/2018/02/resenha-literaria-2-sociedade-dos.html

Vanessa.Issa 21/08/2017

Reading Challenge 2017 - A Steampunk novel

Foi um dos itens que mais gostei do desafio, pois me levou a uma leitura que normalmente não teria chamado a minha atenção, mas que gostei bastante!

"Steampunk é uma ficção científica ou especulativa, que ficou conhecida no final dos anos 80 e início dos 90. Trata de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na realidade, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor."

Esse livro também pode ser considerado como uma obra feminista, já que toda a trama gira em torno da luta de Violet para realizar o sonho de estudar na faculdade de Illyria, onde apenas garotos eram aceitos.

Para poder se candidatar, ela finge ser Ashton, seu irmão gêmeo, e assume a identidade dele por completo. Encara o desafio e demonstra ser um ótimo aluno, dedicando-se bastante aos seus projetos e invenções. Enquanto isso, o irmão passa um tempo em Londres, dando total cobertura para que ela possa estudar sem que o pai saiba o que está acontecendo.

No meio disso, há também a discussão sobre a troca de gêneros e como isso é visto pela sociedade. O tempo todo há a preocupação de que alguém poderia descobrir seu segredo e puni-la pelas mentiras.

"Society was not forgiving of trespasses like gender reversal. Society was only forgiving of reversals of fortune, and then only when the rich became poor, because that made excellent gossip. To have the poor become rich was rather distressing, and to have a woman become a man was perverse."

O lado romântico da história é bem interessante também. No caso de Violet, ela não tinha a intenção de trocar sua orientação sexual. Ela apenas se vestia de menino para poder estudar, mas continuava sentindo atração por homens. Jamais pensou que se apaixonaria pelo duque Ernest, que acreditava trocar cartas com Violet e apenas conversar com "Ashton" pela faculdade. E também não podia prever que Cecily - prima do duque, única garota que tinha permissão para frequentar as aulas - também iria se apaixonar por ela, sem nem desconfiar que ela era uma menina, na verdade. Violet só queria estudar e ser uma cientista, nada mais havia sido planejado.

O final, embora possa ser um pouco previsível, me agradou bastante. É um livro longo, com bastante detalhes, mas que flui rapidamente quando você entra no ritmo da história.

Juliana.Avila 29/09/2016

Li esse livro há alguns anos. Na época o li como uma narrativa de entretenimento e não com uma visão muito crítica, mas mesmo os leitores mais desatentos como eu percebem a bonita mensagem que o autor busca passar: a igualdade de gêneros e a valorização da inteligência feminina. Há muitos livros que discutem esse tema, a maioria bem mais profundos, mas esse livro infanto-juvenil o trata de maneira tão divertida e simples que se torna indispensável para jovens leitores! Quem sabe, com mais livros assim, as crianças fiquem mais conscientes da misogenia e machismo em nossa sociedade, e se tornem adultos engajados. Apesar da história se passar na Inglaterra na época Moderna, muito se pode transferir daquela contexto para o século atual. A personagem principal é um exemplo a ser seguido por todas as meninas!

Sther 28/08/2016

surpreendeu muito!
Um lindo livro,apesar de ser um volume grande o talento do escritor em saber prender a atenção e deleitar seus leitores com sua escrita (divertida e ao mesmo tempo reflexiva com seus personagens carismáticos ) me surpreendeu muito.

Ally 24/07/2016

Violet Adams é jovem cientista muito inteligente que sonha em estudar em uma faculdade de ciências, mas tem uma problema, essa faculdade só permite garotos. Então ela entra na faculdade assumindo a identidade do seu irmão Ashton Adams.

Livros e Citações 21/02/2016

Para aqueles que amam steampunk
Autora: Lev AC Rosen
Editora: Novo Conceito
Páginas: 544
Classificação: 4/5 estrelas

Violet Adams não é como as garotas de sua idade. Na verdade ela não é como nenhuma. Violet tem um sonho: ela ama a ciência. Vive e respira por isso. Dessa forma, Violet não quer arrumar um homem para se casar cedo, como é aconselhada a fazer. Ao contrário disso, ela quer entrar na faculdade e estudar. Porém a faculdade de Illyria só aceita garotos. Violet encontra a solução perfeita quando seu pai faz uma viagem de um ano a trabalho.

Junto com seu irmão gêmeo, ela viaja para Londres e se veste como ele para conseguir sua vaga na faculdade. Mas não é tão fácil quanto ela imaginava. Fingir ser um garoto foi o maior desafio de sua vida, principalmente quando sua amiga Cecily (que ela conheceu na faculdade) começa a se apaixonar por ela, e Violet pelo primo de sua amiga, o duque. Mas ela acaba em uma grande confusão de gênero e de sentimento. Vale a pena destruir corações para ir atrás de um sonho?

"Em geral, as mulheres são fisicamente mais fracas, que é uma razão pela qual elas há tanto tempo são relegadas a uma condição de segunda classe. Elas são consideradas frágeis."

Esse steampunk é fan-tás-ti-co!!! Imagine quantas confusões temos dentro desse plot maravilhoso devido à coragem de Violet – o que nos dá muitas risadas. Além de todo o humor que temos nessa obra, o que mais me chamou atenção foi a determinação da personagem. No século 19 as mulheres eram desvalorizadas e esquecidas. Seu único papel mediante a sociedade era se casar, ter filhos e cuidar da casa. Mas, Violet mostrou ao mundo que isso é mentira. Que nós podemos ser muito mais do que isso (e somos!). Me apaixonei pela força de vontade de Violet.

"Ela mostraria ao mundo – ou pelo menos ao mundo científico – que as mulheres eram iguais aos homens em todos os sentidos."

Além disso, Lev Ac Rosen abordou outro ponto que foi um casal gay. O irmão de Violet mantinha relações com seu empregado – o que seria um choque para toda a família – e eu gostei do autor ter falado sobre o assunto, visto que, o tema é tão temido pela maioria dos autores. Temos diversos papeis sendo invertidos, papeis que a sociedade naquela época era contra, mas que o autor mostrou ao contrário. Esse foi, sem dúvidas, o melhor do livro.

"Que amor mais verdadeiro pode existir do que o amor à primeira vista?"

Com uma narração em terceira pessoa, Rosen, infelizmente, se alongou muito em sua obra. O que nos levou a 544 páginas. Me desculpem, mas sou contra a tantas páginas em um livro. Principalmente quando há tanta informação desnecessária. Sendo mais sucinto, tenho certeza que o autor conseguiria ter atingido seu objetivo com muito mais eficiência.

"Sempre acreditara que a melhor coisa a se fazer pela vida era viver sem medo, e era exatamente como fazia."

Apesar disso, é um ótimo livro e recomendo a todos sem exceção (menos aos que não têm paciência, devido ao número de páginas). Principalmente a aqueles que amam o gênero steampunk e que lutam a favor das mulheres que não são meras donas de casa, e, sim, a força que molda o mundo.

Resenha por: Gabriela

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Karina 06/12/2015

Sociedade?
O sonho de Violet Adams, uma garota de 17 anos muito inteligente e apaixonada por mecânica, é frequentar Illyria. A Universidade, no entanto, só aceita homens... e para poder ingressar nesse ambiente de estudiosos, Violet se transforma em Ashton Adams, seu irmão gêmeo. Passando-se por um rapaz, Violet frequenta a faculdade e tem tudo o que sempre quis - laboratórios à sua disposição, tempo livre para se divertir lá e montar seus experimentos... faz amigos, envolve-se em aventuras, e o mais importante: não é limitada por seu sexo.
Ao decorrer da história ela passa por diversas situações, sendo perseguida por autômatos assassinos, chantageada, o perigo de descobrirem sua verdadeira identidade... e a repentina atração pelo duque de Illyria, diretor da Universidade.
É uma história bastante envolvente, porém uma de que eu esperava mais... o enredo tem bons começo e meio, mas o final foi apressado, ficamos sem saber mais sobre a tal Sociedade, o que achei inusitado já que imaginei que esse fosse o tema do livro, dado o seu título...
De qualquer maneira, recomendo, a leitura é fácil e rápida.

Thaisdv 04/09/2015

Um livro para meninas modernas.
Esse foi o primeiro livro que li do gênero Steampunk e me encantei.
A história, repleta da ambientação vitoriana, traz um cenário encantador.
Este livro mostra, entre personagens fictícios e personagens semelhantes aos reais, principalmente o enfoque de como as garotas são vistas dentro do mundo da tecnologia, além de contar com cenas de romance.
Dentro da história, muito me chamou atenção, sobre outras formas de preconceito existentes em nossa sociedade atual. Por isso, é um livro que recomendo para aquelas pessoas apaixonadas por uma boa aventura e loucos por tecnologia. Para aqueles que não conhecem o gênero Steampunk, convido a ler esta história. E por fim, um livro para pessoas que não tem preconceitos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6