O Mundo pelos Olhos de BOB

O Mundo pelos Olhos de BOB James Bowen

Resenhas - O Mundo pelos Olhos de BOB

Aline.Silva 14/10/2016

Superou o primeiro!
Eu como uma gateira nata, não podia deixar de amar esse livro, o primeiro foi lindo e eu estava um pouco apreensiva se James ia conseguir escrever outro livro tão bom, afinal não é um tema muito fácil, já que tem que prender o leitor com histórias que não sejam repetidas. Por fim, achei lindo, sensacional, espero ansiosamente pelo filme. Favoritei

Polyana Pinheiro 03/10/2016

O Mundo pelos Olhos de BOB
O que se pode esperar de um segundo livro que conta a história real de um homem e seu gato? Bem, eu fiquei meio receosa quanto a isso. Não que eu ache que a história desses dois fiéis companheiros não mereça mais um livro, mas o que me intrigava era a pergunta que não queria calar: Tem história pra mais um? Eu li Um Gato de Rua Chamado Bob (resenha aqui), e gostei muito. Lembro-me de tê-lo levado para a escola, num trabalho de português que pedia para que levássemos um livro que gostamos bastante ou que nos marcou de alguma forma, apresentar na frente da turma e dizer por que a leitura dele vale a pena. Confesso que, naquele momento, escolhi aquele livro porque era uma história fácil de contar e claro, porque o gato Bob me conquistou. O professor não pareceu gostar muito ou achou minha escolha um tanto estranha, e me perguntou o porquê de eu ter levado aquele livro. Na hora, me baguncei por completo. Não sabia direito o que dizer. Mas agora, lendo o segundo, entendi. Sabe por que vale a pena ler os dois livros de James e seu gato laranja? Porque as pessoas preferem ler livros de fantasia, imaginados, criados, assim como todos da sala levaram, em vez de livros que mostram a vida real, como ela é. Aposto que você já passou por algum sem-teto e o ignorou completamente, mas já passou pela sua cabeça o que pode ter acontecido com aquela pessoa? O que a fez chegar naquele estado, sem casa, morando nas ruas?

"A enfermeira pediu-me que arregaçasse a manga, mas, ao tentar achar uma veia, fracassou miseravelmente.
- Hmmm, vamos tentar neste outro braço então – pediu. Mas foi a mesma coisa outra vez.
Trocamos um olhar que falava por si mesmo. Eu não precisava explicitar.
- Quem sabe eu tentando? – me ofereci.
Ela me lançou um olhar complacente e me entregou a agulha. Encontrei uma veia na perna e a deixei extrair a amostra. As humilhações de ser um viciado em recuperação eram infinitas, entretanto eu não ia deixar que isso me dissuadisse." – Pag 88

"O que eu sabia, no entanto, era que eu não podia culpar os médicos, minha mãe ou qualquer outra pessoa pelo modo como veio a ser minha vida desde então. Sim, eles tinham desempenhado um papel, mas a responsabilidade parou em mim. Ninguém disse para eu me envolver com drogas. Ninguém me obrigou a acabar nas ruas de Londres. Ninguém me fez usar heroína. Foram erros que cometi por livre e espontânea vontade. Eu não precisei da ajuda de ninguém para estragar minha vida. Fiz um ótimo trabalho sozinho." – Pag 135

O Mundo pelos Olhos de Bob é um livro que me prendeu de verdade. James conta de maneira divertida as travessuras diárias de Bob, as dificuldades e tristezas de trabalhar nas ruas, e como a vida fica mais difícil pra quem é viciado em recuperação. Em um momento, fiquei com tanta raiva de uma injustiça sofrida por James que me deu vontade de entrar dentro do livro e defendê-lo. Muita gente sempre querendo o mal deles, porém James e Bob estão mais unidos do que nunca.

**************** LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG ************

site: http://www.desenrolagabriola.com/2014/05/o-mundo-pelos-olhos-de-bob-james-bowen.html

Maria 20/08/2016

Amor não vê beleza e nem espécie...
Sabe quando alguém fala que ama seu bichinho de estimação?
Muito dificilmente será tão forte e intenso quanto James ama Bob e vice versa. Essa dupla, já conhecida por causa da história comovente de "Um Gato de Rua Chamado Bob", está de volta. Desta vez teremos mais desafios, mais união e mais vontade de vencer.
O homem que mudou de vida por causa do gato (ou o gato que fez com que o seu pai adotivo superasse seus vícios e começasse uma nova vida - cheia de esperanças ) vai mostrar como o amor não escolhe por causa da aparência ou espécie, além disso, a dupla mais fofa da Grã-Bretanha passa a lição de que o sucesso e a conquista começam por dentro com a vontade de mudar e de crescer.
História de vida para se levar a todos os cantos do mundo. Exemplo a ser seguido. E amos para se sonhar.

priscila.saatmam 15/07/2016

"O Mundo Pelos Olhos de Bob" (Fofo e profundo)
O livro trás novas histórias da dupla Bob e Bowen, na lindíssima Londres dois anos depois do primeiro livro "Um Gato de Rua Chamado Bob" (Essa história também é contada no livro "Bob, um gato fora do normal" que é uma versão do primeiro livro que trás fotos coloridas de Bob e James Bowen em sua rotina).

No livro, temos acesso a um relato intimo da relação dos dois, as mudanças e as necessidades sofridas por ambos, apesar do enfoque do livro realmente ser a relação deles, destacando Bob, podemos de maneira gradativa entre um relato e outro ver o mundo pelos olhos, sentimentos e emoções do James, que divide conosco as alegrias, angústias, tristezas da vida nas ruas de Londres. Assim, como no primeiro livro, James nos permite através da sua vida vermos o quanto que a humanidade consegue ser desumana, porém, é através dos mesmos relatos com a participação do Bob que vemos que na vida há sempre um sopro de esperança que cabe a cada um respirar e usufruir.

James conta como surgiu a iniciativa de escrever sua história com Bob e, como isso modificou positiva e negativamente sua vida.

Tanto quanto em "Um gato de rua chamado Bob", "O mundo pelo olhos de Bob", nos convida a saborear uma história divertida e rica de aprendizagens que fará com que pensemos sobre o poder do amor e da amizade e de como os gatos são maravilhosos.

Ps: Em Setembro de 2016, terá essa linda história estará nos cinemas.

Paloma 29/04/2016

Ótimos relatos e histórias assim como o primeiro livro. Adorei.

Kamila 21/12/2015

O mundo pelos olhos de Bob é a sequência de histórias vividas por Bob e seu dono/amigo de fé/irmão camarada, James Bowen.

Neste volume, Bowen conta suas histórias a partir do momento em que os médicos estão prestes a atestá-lo como limpo – livre de drogas. Aqui temos um homem praticamente recuperado, mas que ainda sofre preconceito por viver em uma situação considerada degradante – ainda vive em um apartamento tipo Cohab e trabalha vendendo revistas no centro de Londres.

Mas sua história muda quando sua história é publicada em vários jornais e acaba virando um livro, que se torna um fenômeno de vendas.

O livro não é autoajuda, mas consegue inspirar pessoas em situação parecida a se livrar de seus problemas. Quem lê a história se sensibiliza e questiona: como alguém que apenas quer cuidar de sua vida consegue ter tantos problemas e tantos inimigos? Sim, infelizmente, muita gente tenta atrasar a vida da dupla, alguns conseguem, mas Bowen e Bob acabam se sobressaindo (porque o bem prevalece, gostem vocês ou não!)

Livro mais que recomendado porque é uma história real de superação, aqui temos um homem que poderia morrer, mas que ninguém se importaria, nem ele mesmo. Mas quando tudo parecia perdido, um felino cor de laranja entra em sua vida e a transforma. Sim, o gato o salvou do abismo, é possível acontecer, eu acredito no poder dos felinos. Já disse que amo gatos? Provavelmente não, mas não tem problema, eu amo gatos. E se eu já disse, digo de novo, amo gatos, eles são lindos e sinceros, como não amar?

PS: vale a pena ler porque tem um gato cor de laranja na capa, impossível resistir!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-mundo-pelos-olhos-de-bob.html

Monique 21/10/2015

Apesar de não ter lido o primeiro livro, acredito que em nada tenha influenciado na história desse.
O livro te envolve e te conduz de forma leve, assim como a maioria dos livros que envolvem animais em sua abordagem principal. Eu, particularmente, como amante dos bichos, me identifiquei rapidamente e me vi envolvida em mais uma história doce e encantadora - muitas vezes comparando Bob aos meus gatos, o que deixou o livro ainda mais divertido e agradável.
É incrível a capacidade de um animal de trazer o melhor das pessoas à tona. Nunca duvidei disso e um belo exemplo é o próprio James. Apenas um gato conseguiu o que a família e os amigos (se é que os tinha, diga-se de passagem) queriam: a recuperação das drogas e uma vida digna, deixando de viver à margem da sociedade.
É notório o amor incondicional que o autor do livro tem pelo seu bicho e como isso muda a sua vida e faz com que ele seja uma pessoa melhor e busque sempre melhorar cada vez mais. É como se existisse um novo - e belíssimo - motivo para querer viver, e é isso que o livro ensina. O amor muda as pessoas - e o amor de James pelo seu gato (e vice-versa!) não poderia causar efeito diferente.

Maísa Andreoli 06/10/2015

"O Mundo Pelos Olhos de Bob", narra a continuação da história de convívio entre James e seu gato "laranjinha". Na obra, James está tentando enxergar o mundo através do olhos de Bob, aprendendo com seu bichano a forma de enfrentar os obstáculos que ainda precisa transpor para se manter longe do vicio e se estabilizar financeiramente.

"Nesses anos perdidos, estive alheio ao mundo, absorto na heroína, anestesiado na solidão e na dor da minha vida cotidiana." - Pág. 13

O título do livro pode enganar o leitor e induzi-lo a crer que se trata de uma ficção fantasiosa, mas ele é, assim como "Um Gato de Rua Chamado Bob", livro anterior , uma autobiografia, e, novamente, a trama revela a bondade e a maldade que existe nas pessoas: aquela, a que auxilia e enaltece o próximo; essa, a que não tem limites quando o assunto é prestigiar em detrimento de outrem.

"Às vezes, bem que eu gostaria de poder enxergar a vida tão claramente." - Pág. 65

James narra sua trajetória como escritor, desde o momento em que foi abordado na rua, até o processo de elaboração e desenvolvimento dos textos, e como o fato de tratar do assunto com outras pessoas serviu como um tipo de terapia para ele, tudo isso enquanto ainda vivia a agitada vida de vendedor ambulante de revistas.

"Dois caras legais... O vendedor da The Big Issue e um gato de rua chamado Bob." - Pág. 109

A narrativa é rápida, simples, bem elaborada, divertida e rica em detalhes, mostrando que Bob continua salvando a vida de James, dando-lhe um motivo para viver e seguir em frente, limpo. "O Mundo Pelos Olhos de Bob" é uma lição de vida, de amor, amizade e lealdade.

"Eu precisava ter esse mesmo ato de fé. Para fazer isso, no entanto, eu tinha de mudar minha vida. Eu tinha de sair das ruas." - Pág. 138

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/10/dica-de-leitura-o-mundo-pelos-olhos-de.html

Letícia 24/06/2015

Bob e James
Assim como no primeiro livro, são lições de vida, exemplos de companheirismo, amor, humildade, e vou deixar o autor falar por si próprio:
"Bob tinha me ajudado a restaurar a fé em mim mesmo e no mundo ao meu redor. Ele me mostrara a esperança quando eu realmente não a enxergava muito. Acima de tudo, ele me dera o amor incondicional de que cada um de nós precisa.
[...] O mundo antes de conhecer Bob parecia um lugar cruel, insensível e, sim, sem esperança. O mundo que passei a enxergar através dos olhos do meu gato é muito diferente. Houve um tempo em que eu não conseguia distinguir um dia do próximo. Agora, valorizo cada um. Sou mais feliz, mais saudável e mais realizado do que nunca.
[...] Ainda não sei se fui eu quem encontrou Bob ou se foi ele quem me encontrou.
O que sei é que sem ele eu estaria completamente perdido. "

Leticia 18/06/2015

O mundo pelos olhos de Bob - as novas aventuras de James e seu gato
Um livro que trás a continuação da historia de James e seu gato Bob.
James é um ex viciado em drogas que encontrou Bob, uma gato de rua cor de laranja. James começa a ter uma nova perspectiva da vida após seu encontro com Bob, Bob se torna seu amigo e James passa a se sentir responsável por ele. existe um vínculo muito forte entre Bob e James e é Bob que, de certa forma, muda a vida de James, pois Bob é mais que um gato, Bob é seu companheiro e melhor amigo.
É uma história de superação inspiradora, que mostra as dificuldades da vida nas ruas e o amor de um homem e seu gato.

Gizalyanne 21/04/2015

drama
Linda história de amor entre um homem e seu gato. Além de uma história tocante que nos mostra o outro lado dos moradores de rua.

Monique 18/12/2014

Lindo!
Adorei o livro e toda a história. O Bobmóvel e o Doutor Bob.
É uma história tocante que, para quem gosta de gatos, se torna favorita.

Não tenho muitas palavras para descrever como gostei desse livro. Se eu achei lindo, tocante e os meus olhos se encheram de lágrimas toda vez, foi só consequência.

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 15/10/2014

Morro de amores pelo Bob e o James. Livro adoravel, especialmente para aqueles apaixonados por seus bichanos, que sabem o quanto eles são capazes de provocar mudanças em nossas vidas!

Nathy 08/09/2014

O Mundo pelos Olhos de Bob – James Bowen – #Resenha | O Blog da Mari
Quando li um Gato de Rua Chamado Bob me apaixonei completamente pela a história e claro pelo Bob. Logo queria ler a sua continuação, porém a lista de livros já estava grande e resolvi deixá-lo um pouco para o final. E finalmente consegui ter um tempo e aproveitar um máximo o livro. Adorei esse segundo, no entanto, acho que por já conhecer a história dos dois teve alguns momentos que achei cansativo nas explicações. O James tenta tornar o livro algo que a pessoa não precise ler exatamente na ordem. Então tem algumas partes que relata em um paragrafo como os dois se conheceram e se tornaram grandes amigos. Somente isso me deixou um pouco presa durante a leitura.

Dessa vez o leitor passa a entender como um vendedor da Big Issue conseguiu escrever um livro sobre sua vida com Bob. A narrativa continua sendo em primeira pessoa na visão do James, que tem a capacidade de entender algumas das frases do Bob. Vendo mais sobre os momentos difíceis que esses dois passaram me fez ficar com muita raiva de algumas pessoas porque a inveja não tem limites. Mas, quando viam que poderiam lucrar com a vida do James já tentavam se tornar melhores, nossa como me revolta esse tipo de atitude.

"Não, ele está com raiva por causa da maneira como você o trata."

Como não ficar totalmente apaixonada pelo Bob? Já disse e repito que não sou a maior fã de gatos. Porém, com Bob meus sentimentos foram completamente diferentes. Seu jeito todo fofo me faz querer pegá-lo no colo somente um pouco e ficar fazendo carinho. Sabe exatamente quando alguma coisa está errada seja no seu ambiente ou com seu companheiro James. Sei que os gatos devem ter esse sentido e então não faz o Bob tão diferente assim. Mas, tem algo que somente de ler a sua história faz o leitor se aproximar com o mesmo. Sem contar que após terminar esse livro resolvi ver se tinha algum vídeo dos dois juntos e meu carinho por esse gato aumentou. A forma de se comportar com as pessoas ao seu redor, quando quer um petisco ou um simples carinho é fofo demais. Inclusive vi que o Bob já apareceu no jornal nacional alguns anos atrás.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2014/08/o-mundo-pelos-olhos-de-bob-james-bowen-resenha.html