O Mundo pelos Olhos de BOB

O Mundo pelos Olhos de BOB James Bowen

Resenhas - O Mundo pelos Olhos de BOB

Rafa 23/02/2014

O mundo pelos olhos de Bob
Depois do grande sucesso “Um gato de rua chamado Bob” vamos conferir e se emocionar em mais um sucesso do gato mais famoso do mundo “O mundo pelos olhos de Bob”.

Lançado pela editora Novo Conceito, vamos nos encantar com diversas histórias em que os dois amigos conhecido por acaso vão enfrentar. O livro sem sombra de duvida tem estampado na capa o personagem principal da história, o gato Bob, a diagramação é impecável, com letras de tamanho ideal para proporcionar uma boa leitura, sem contar com a tradução feita no livro.

Os personagens principais são o gato Bob e o seu cuidador James Bowein, no segundo volume ainda presenciamos as dificuldades que os dois enfrentam para poder sobreviver todos os dias, o leitor vai se emocionar como os dois personagens principais vão retratar o dia a dia.

O cenário principal é Londres, tanto que James como Bob, estão todos os dias trabalhando nas ruas e vendendo revistas e tirando alguns trocados para os dois terem o que se manter nos próximos dias.

O que mais me chamou atenção no segundo livro é a forma de um animal poder mudar completamente a vida de um homem que estava perdido no mundo das drogas. Sem contar que mesmo em situações do qual James não garantia o sustento dos dois mesmo assim Bob permanecia ao seu lado.

Quero saber de você leitor, o que achou do livro e se emocionou com a história de vida dos dois amigos inseparáveis, James e Bob.
Jéssica Marise 27/05/2014minha estante
Estou no capítulo 9 e o capítulo anterior me encheu de lágrimas. Minha vontade era de voar para Londres e abraçar os dois que são incríveis! Eu acredito que o mais importante de tudo é o fato da transformação do ser humano quando é tocado pelo amor. Ele vai de 0 a 1.000 sem perceber e é até engraçado pensar que um dia já se foi um zero!

Dose Literária 21/02/2014

O mundo pelos olhos de Bob + Concurso Cultural
Bom, quem me conhece sabe do meu amor por gatos e quando esse livro veio parar em minhas mãos, não imaginava que estava me deparando com uma leitura tão despretensiosa quanto interessante, em doses balanceadas desses dois elementos... O mundo pelos olhos de Bob - As novas aventuras de James e seu gato, publicado pela Ed. Novo Conceito é sobre a história de um homem e seu gato tentando ganhar a vida honestamente nas ruas frias de Londres. James Bowen era um viciado em heroína, e nesse livro ele fala como sua vida mudou depois que Bob passou a viver com ele. Ele não se aprofunda em explicar como Bob foi encontrado, pois ele fala sobre isso [provavelmente, porque ainda não li] em seu primeiro livro Um gato de rua chamado Bob. Mas pelos acontecimentos narrados, você leva a crer que o primeiro livro foca exatamente nisso...

O mundo pelos olhos de Bob é uma leitura leve, fácil e deliciosa. Li em apenas um dia suas 220 páginas repletas de patas de gatinho ilustrando suas folhas. James agora é um vendedor ambulante de revistas, e todos os dias ele enfrenta as ruas com Bob em seu ombro, ou deitado em sua mochila. E isso atrai a atenção dos transeuntes. Bob é um gato muito esperto, e sua relação com o dono é quase telepática - ele sempre sabe quando está pra acontecer alguma coisa, e com os sinais típicos dos felinos, James acaba prevendo algumas situações...

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/02/o-mundo-pelos-olhos-de-bob-concurso.html

Na Literatura Selvagem 18/02/2014

O mundo pelos olhos de um lindo e charmoso gatinho...

Continue lendo em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/02/o-mundo-pelos-olhos-de-um-lindo-e.html

PorEssasPáginas 09/02/2014

Resenha O Mundo pelos Olhos de Bob - Por Essas Páginas
Bob chegou aqui em casa antes do Natal e posso dizer que, para mim, foi um ótimo presente da Editora Novo Conceito. Eu fiquei apaixonada pelo primeiro livro: Um gato de rua chamado Bob. E realmente é um livro apaixonante: já emprestei para algumas pessoas lerem e todo mundo – mesmo quem não é dono de gatinhos – se comove com a emocionante história de James e seu melhor amigo, o gatinho laranja Bob. Em O Mundo pelos Olhos de Bob temos mais do mesmo: mais aventuras dos dois amigos, mais perrengues de James, mais traquinagens de Bob. Mas isso não significa algo ruim, muito pelo contrário. O primeiro livro ainda é melhor, mas esse segundo volume ainda é capaz de arrancar sorrisos e mesmo algumas lágrimas. Merece ser lido.

Não há outra palavra para descrever: a leitura de O Mundo pelos Olhos de Bob é deliciosa. Nós começamos o livro mais ou menos de onde paramos na vida de James e Bob: James se reconciliou com os pais, está no último estágio da sua recuperação na luta contra o vício das drogas e ele e Bob ainda trabalham vendendo revistas nas ruas. É claro que isso não é o ideal e, portanto, James não está satisfeito. Viver e trabalhar nas ruas é sempre um risco, tanto para ele, quanto para Bob. Há pessoas de bom coração, mas há também muita gente mal intencionada e invejosa, principalmente agora, que James e Bob atraíram a atenção da mídia, aparecendo em revistas, jornais e vídeos no YouTube.

Gostei bastante dessa parte do livro, de como James narra os problemas que tem com as pessoas, até mesmo colegas de sua revista, simplesmente por causa de inveja. É algo que existe em todo lugar e isso fica provado aqui: como o próprio James fala, ele não tinha quase nada na vida para que as pessoas sentissem inveja. Morava em um pequeno apartamento alugado, vendia revistas nas ruas, ganhava trocados e vivia sempre duro, com as despesas apertadíssimas. Não é nada para se invejar, não? Mas ainda assim, o ser humano tem a mania de querer a vida dos outros, olhando sempre o lado mais verde da grama alheia, esquecendo-se de que todo mundo tem problemas e, muitas vezes, aquela pessoa que você inveja pode ter uma vida bem mais difícil que a sua. A gente não sabe pelo que as outras pessoas passam. É desanimador ver como o ser humano pode ser tão mesquinho.

“Estava trazendo à tona o pior das pessoas – e, mais preocupante, estava trazendo à tona o pior de mim. De agora em diante, eu precisava me concentrar em Bob, no livro e em todas as coisas que extraíam o melhor de mim.” Página 169

Mesmo assim, James e Bob dão a volta por cima. Como sempre, Bob é o melhor companheiro que James poderia encontrar. Nesse livro, James passa por várias dificuldades, desde um problema de saúde sério que o levou a ser internado até ser suspenso do trabalho. Mas seu gatinho laranja esteve lá em todos os momentos, até mesmo cuidando dele – o “Doutor Bob”, como James o chama – e dando muito carinho. Muitas pessoas dizem que gatos não são amorosos, mas isso está longe da verdade. Quem tem gato sabe – e quem não tem pode ler esse livro para descobrir – que os gatos são muito carinhosos, a diferença é que eles não são submissos, como às vezes os cães são. Adoro cachorrinhos também, mas falta a eles o amor próprio dos gatos: não que isso seja ruim, mas cachorrinhos são muito devotados, acho que essa é a palavra correta. Já os gatos são extremamente independentes e cheios de personalidade: como James diz no livro, um gato nunca vai estar com você se não quiser. Gatos sempre fazem o que querem, o que quer dizer que eles vão demonstrar carinho quando quiserem e do jeito que desejarem. Nem sempre é perceptível como o amor devotado dos cães, mas os gatinhos também têm suas formas de demonstrar amor. Conviver com animais, sejam eles quais forem, é uma maneira de desenvolver respeito pela diversidade. Cada bichinho, cada espécie, é de um jeito, bem como cada pessoa também tem a sua personalidade. Só é preciso tentar enxergar o mundo por outros olhos. E aqui, nesse livro, James – e o leitor – tenta enxergar o mundo pelos olhos do seu gatinho Bob.

“(…) éramos melhores amigos. Tínhamos uma ligação quase telepática. Instintivamente, às vezes sabíamos o que o outro estava pensando.” Página 203.

Isso não quer dizer que os cachorrinhos não deem as caras nesse livro: Bob faz amizade com uma cadelinha chamada Princesa e, por algum tempo, eu até achei que fôssemos ter uma adição ao grupo. No entanto, James e Bob são mesmo uma dupla e inseparáveis. Em O Mundo pelos Olhos de Bob, conhecemos como James publicou seu best-seller, Um gato de rua chamado Bob, como foi todo esse processo e a transformação positiva que este causou em sua vida. São momentos emocionantes e me arrancaram lágrimas, pois nós acompanhamos toda a história de James e sabemos o quão fundo ele chegou. Mais do que a história de amizade entre em um homem e seu bichinho, essa também é uma história de superação. James, com a ajuda de Bob, deu a volta por cima em sua vida.

“Instintivamente, sabia que Bob tinha sido uma força extremamente positiva na minha vida. Eu até tinha me visto num vídeo no YouTube dizendo que ele salvara a minha vida. Eu acreditava que, até certo ponto, era verdade. Só que simplesmente não podia imaginar que tal história interessaria a alguém.” Página 129.

O Mundo pelos Olhos de Bob pode ser mais do mesmo, apenas contando histórias bem parecidas com a do primeiro livro, mas ainda assim é uma leitura indispensável para quem ama animais – especialmente os gatinhos – e para quem deseja se emocionar. Não é tão bom quanto o primeiro livro, que teve todo o caráter de originalidade e surpresa, porém é ótimo do seu jeito e complementa a história do primeiro volume. Até certo ponto eu quase dei quatro estrelas, mas quando cheguei ao final… foi tão emocionante ver como James se tornou uma pessoa melhor, por seu próprio esforço, mas também devido à amizade e carinho de Bob, que… bem, eu não resisti. Leitura cinco estrelas: leve, emocionante, divertida e recomendadíssima.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-mundo-pelos-olhos-de-bob

Angela Grazi 04/02/2014

O Mundo pelos Olhos de BOB #Pocket Libro
Esse livro é a continuação de “Um gato de rua chamado Bob” em que James Bowen nos conta como ele e seu gato se conheceram, como foi que ele acabou no mundo das drogas e como Bob o salvou.

Já em O mundo pelos olhos de Bob, James retrata seu dia a dia nas ruas de Londres, quando vendia a revista Big Issue, para garantir seu sustento. Assim James mostra a realidade das ruas de Londres, em que é cada um por si e Deus por todos, além das encrencas que ele e Bob se metem por causa de pessoas de má-fé, que tentam prejudicá-los. O livro também mostra como foi o processe de lançamento de livro “Um gato de rua chamado Bob”.

Como o primeiro livro de James, esse também me conquistou pela simplicidade da escrita e da vida dos personagens. É bem interessante pode conhecer mais as aventuras desses dois, e vê tudo que eles passaram, para finalmente conseguir um lugar ao Sol. No livro James também retrata como é difícil a vida de um ex usuário de drogas e como eles ainda são malvistos pela sociedade. Assim, esse livro ajuda bastante a quebrar os preconceitos.

“Ainda não sei se fui eu quem encontrou Bob ou se foi ele quem me encontrou. O que sei é que sem ele eu estaria completamente perdido.”

Poly 27/01/2014

Bob está de volta, mais fofo que nunca! Assim que eu soube que James escreveu um segundo livro e que a Novo Conceito o lançaria eu fique extasiada. Gostei tanto do primeiro livro que mal podia esperar para saber o que Bob estava aprontando.

P. 14

James é um ex-viciado em heroína e ex-morador de rua, que encontra um gato laranja nos arredores do seu prédio. Bob estava maltratado, então James cuidou dele, o levou no veterinário e achou que como um gato de rua, Bob voltaria para as ruas em seguida, mas não foi isso que aconteceu.
Bob escolheu James como dono e passou a acompanha-lo no trabalho nas ruas, onde primeiramente ele se apresentava tocando violão e cantando e depois começou a vender a revista Big Issue.
O livro segue o mesmo estilo do primeiro, contando histórias e fatos que aconteceram com James e Bob. Não é uma biografia ou algo do tipo, mas é uma história real.

Duas crianças puseram a cabeça para fora do teto solar do carro e gritaram para nós. Algumas pessoas apenas observavam, em absoluto espanto. Era compreensível, eu presumia. Não é sempre que se vê um gato laranja descendo uma ladeira numa bicicleta.
P. 36

A leitura é bem leve e descontraída. James tem a capacidade de escrever as histórias como se estivesse nos contando pessoalmente, o que é muito encantador.
Quem gosta de animais, e de gatos, principalmente, irá se encantar com as novas aventuras de Bob e James. E quanto mais James conta sobre Bob, mais eu sei que ele tem um bicho especial em casa. Bob é único e faz coisas que outros gatos não fazem.
É muito divertido ver as coisas que ele apronta e James tentando interpretar os pensamentos do felino.

Ele tem me ensinado tanto quanto, se não mais, do que qualquer ser humano com quem já me deparei. Na companhia dele, aprendi lições importantes sobre tudo, desde responsabilidade e amizade até altruísmo.
P. 139

A amizade entre eles está mais forte e a comunicação muito melhor. Acho adorável o modo como James consegue entender todos os desejos de Bob e agir exatamente conforme a necessidade.
O livro passa uma mensagem de amor, amizade e compaixão que só os animais podem nos ensinar.
Claro que nem tudo é perfeito e eles passam por momentos difíceis. Sim, eu também acreditava que depois do primeiro livro tudo seria perfeito para eles, mas como nada na vida é perfeito e eles ainda passam por algumas adversidades.
Achei O mundo pelos olhos de Bob, mais feliz que Um gato de rua chamado Bob, mesmo nos piores momentos da história deles eu não tive vontade de chorar.
Vou confessar que eu chorei sim, mas de alegria na hora que o James conta como foi o lançamento de Um gato de rua chamado Bob.

Eis a alegria e a frustração de te rum gato. “Os gatos são um tipo misterioso de camarada – há mais coisas passando na mente deles do que podemos imaginar”, escreveu Sir Walter Scott. Bob era mais misterioso do que a maioria. Sob vários aspectos, era parte de sua magia o que fazia dele um companheiro extraordinário. Tínhamos passado por tanta coisa juntos… e mesmo assim ele ainda tinha a capacidade de me assustar e surpreender.
P. 202

A capa e a diagramação do livro ficaram ótimas. Tem patinhas nas páginas internas (awnnnn!!!) e um gatinho brincando com o símbolo da editora, na capa. O designer trabalhar com muito amor nesse livro. Sério, é fofo demais!
Quem gostou de Um gato de rua chamado Bob vai se encantar novamente com esse livro. É um must read para todos os fãs de gatos e do querido Bob.

Jaqueline 27/01/2014

Se pudesse haver o cruzamento entre a espécie humana e o gato, por certo melhoraria o homem, mas pioraria o gato.
Mark Twain

O mundo pelos olhos de Bob é mais um livro do James Bowen e seu companheiro fofo Bob. No primeiro livro, que falei aqui, contou como eles se conheceram, como o Bob foi importante para ajudar o James a se livrar das drogas que já havia consumido boa parte de sua vida.

Neste livro James passará por momentos difíceis, mas a companhia de Bob não o deixará desistir, ambos estão cada vez mais ligados um ao outro, e o que surgir pela frente será enfrentado pelos dois.

James fala sobre amizade, lealdade, fidelidade e esperança. Bob se tornou a chave que o trouxe de volta ao mundo, ele se torna a motivação que James precisava para poder dar a volta por cima. Antes vivia nas ruas sem ser notado, sobrevivendo a cada dia como um fantasma, com a chegada de Bob tudo mudou, James passou a ser notado pela sociedade, passou a existir novamente e escrever de sua vida de uma forma melhor.

Nesse livro James nos conta como surgiu a oportunidade de escrever um livro sobre sua vida junto com o seu companheiro peludo, fala sobre suas angustia e suas incertezas. James está sempre pronto para proteger seu amigo Bob, mas na real é Bob quem o protege.

Eu sempre dizia que éramos parceiros, que precisávamos um do outro igualmente. Lá no fundo, eu não acreditada que isso fosse realmente verdade. A sensação era de que eu precisava mais dele do que ele de mim. Página 71

A história desses dois realmente merecia ser contada em um livro, ambos nutrem um amor incondicional que deixa qualquer um de coração mole.

A história de James e Bob merece ser lida pelo maior número de pessoas possível. Todos devem ler e se emocionar com esse peludinho alaranjado.

Existe algo na presença de um gato...
que parece arrancar um pedacinho da solidão. Louis Camuti

RUDY 26/01/2014

Resumo sinóptico
James Bowen é um ex-drogado que tenta superar seu vício. Era ex-morador de rua. A mãe mora na Austrália e o pai na mesma cidade, entretanto, não tem muito contato e nem um bom relacionamento, afinal, James fez muitos coisas desagradáveis em seu passado.

Um dia ao chegar na entrada de seu apartamento, encontra Bob machucado, quase morto. Trata suas feridas e cuida dele até melhorar. Quando Bob fica bom, James tenta fazê-lo ir embora, não se sentia capaz de cuidar de um animal de estimação. O que ele não contava era com a persistência de Bob em ficar ao seu lado e acabou ‘adotando’ o bichano. Na verdade Bob escolheu James para ser seu dono.

James agora tinha um emprego, era vendedor de revista nas ruas de Londres e Bob tornou-se seu companheiro constante. Tornaram-se conhecidos, devido as gracinhas que Bob fazia, criou uma legião de fãs que gostavam de fotografá-lo e levavam pequenos presentes. Bob tinha uma coleção de cachecóis, além de outros pequenos brinquedos.
James sentia-se um privilegiado, abençoado mesmo por ter Bob em sua vida. Nas maiores dificuldades ele estava ao seu lado. Eles tinham um entendimento mútuo, como se soubessem o que o outro pensava, consideravam-se almas gêmeas.

A vida como vendedor de revistas ambulante era difícil, passavam por muitos momentos de contendas e dificuldades e James já estava cansado de lutar diariamente para conseguir uns trocados para se manterem, superar a ausência das drogas e por fim uma doença inesperada que o acometeu. Bob estava ao seu lado em todos os momentos e por causa dele, conseguiu dar uma guinada geral em sua vida e tornar-se alguém realmente digno.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/01/resenha-08-o-mundo-pelos-olhos-de-bob.html
Michelle 06/10/2022minha estante
como cat lover quero ler esse livro

Paty 24/01/2014

Muito fofo
Assim como o primeiro, esse livro é cativante e mostra uma linda história entre james e seu gato. O Bob é super companheiro, e como o livro diz, é impossivel terminar de ler sem dar um abraço no seu pet. Sou uma grande fã de Bob e dos livros de james bowen.

Natalia.Eiras 22/01/2014

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Esta é a continuação da história de Bob, uma gato de rua fofo e muito inteligente, e James, um ex-viciado em heroína e metadona, que passou grande parte da vida nas ruas sozinho devido ao vício.
No primeiro livro - Um gato de rua chamado Bob - temos a descrição de como o caminho desses dois se cruzaram e como um foi importante para o outro.

Enquanto Bob ajudava James a se manter longe de encrencas, James ajudava Bob a se recuperar de ferimentos que ele tinha adquirido na rua e dava um teto para o gatinho dormir tranquilo. É claro, que dessa convivência nasceu uma grande amizade.

Neste livro, teremos a continuação dessa história, mas com um diferencial: se no primeiro livro o foco era a amizade que os dois estavam formando, neste, é como nós tratamos as pessoas que moram nas ruas e como é possível se reerguer quando temos um verdadeiro amigo do lado.

Bob e James continuam passando por muitas aventuras. Algumas são boas histórias, com James sempre tentando entender o que poderia estar passando pela cabecinha de seu gato, já que Bob é muito expressivo para um gato. Quem tem um animal como companheiro irá entender isso perfeitamente. Quantas vezes você não ficou imaginando que seu bichinho estava lhe falando alguma coisa, apenas pela expressão no olhar dele? É exatamente isso que acontece com James e Bob. Só que, ao que parece, Bob é extremamente engraçado, fazendo "caras e bocas" para James, e isso leva a "diálogos" entre os dois muito divertidos.

Porém, James e Bob continuam tendo que ganhar a vida nas ruas, portanto, nem todas as histórias são felizes... e é nessa parte que o livro surpreende.
O próprio autor, em determinada parte do livro, diz que quando começou a escrever, não queria apenas contar a história dele e de Bob. Ele queria abrir os olhos das pessoas para a forma como elas tratam as pessoas que são obrigadas a trabalharem na rua; os ex-viciados; como é difícil viver em recuperação.
Por isso, ele decidiu não encobrir nada.

As partes em que ele contava no primeiro livro sobre como foi difícil se livrar das drogas já haviam me impressionado, pois eram muito realistas. Você sabe que aquilo que esta sendo descrito ali é verdade! O livro é uma biografia! Logo, tudo que ele descreve no segundo livro, tem a mesma intensidade...

Neste livro, ele conta como é difícil ser um ex-viciado (ninguém confia 100% em você; você esta sempre na corda bamba para não se entregar ao vício novamente) e como ele se sentia muitas vezes invisível nas ruas. Além, é claro, do perigo que é trabalhar exposto desta forma.
Tudo que ele queria era poder ter um trabalho decente, como todo mundo. Que ele pudesse dar um lar confortável para Bob, sem ter que ficar contando cada centavo que conseguia vendendo a revista nas ruas, para comprar um lata de comida para Bob e uma de feijão para ele.

Mais uma vez, James Bowen deu uma bela lição à todos que estão dispostos a aprender: as pessoas que moram e trabalham na rua, também são gente. Então, por favor, respeitem essas pessoas e sejam agradáveis com elas. Elas já passam por muitas dificuldades.

Neste livro temos a trajetória de Bob e James que culminaram no primeiro livro e o desfecho de uma bela história de como a amizade de um gato e um ex-viciado conquistaram milhares de pessoas ao redor do mundo.
Como diz na sinopse deste livro: É realmente impossível não querer abraçar o seu pet, ou adotar um, ao final desta história.

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

Mari Siqueira 18/01/2014

Fofo, imaginando Bob e seu olhar gatinho de botas *-*
Nesse segundo livro, conheceremos ainda melhor o autor, James Bowen e seu lindo gatinho Bob. Se você por acaso não leu o primeiro livro, Um Gato de Rua Chamado Bob, não precisa se preocupar. É perfeitamente possível compreender toda a história a partir daqui.

Entre um capítulo e outro, James recorda algumas passagens do livro anterior, portanto, é como se esse segundo volume complementasse o primeiro, dando a ele mais profundidade. Acompanhamos mais sobre a evolução de James, seu processo de desintoxicação e sua vida como vendedor nas ruas de Londres.

É notável a diferença que Bob fez ao seu dono, em todos os sentidos. Agora, Bowen não é mais um morador de rua, drogado e sem rumo. Ele não é mais uma pessoa invisível, fazendo de tudo para conseguir alguns trocados no fim do dia. E isso é mérito de um gatinho fofo e alaranjado que mudou sua vida completamente.

Veremos muitas histórias sobre os anos que se seguiram desde o encontro dessas duas almas gêmeas. Várias trapalhadas de Bob, confusões e encrencas de verdade, causadas pelo fato de estarem superexpostos todos os dias nas ruas. James vira um alvo fácil, e passa a atrair inveja dos outros vendedores, de pessoas que querem tirar seu filhote e muitos outros tipos de pessoas ruins.

O foco das histórias contadas é a forma como Bob vê o mundo. Algumas vezes de forma inocente, confiando em pessoas à primeira vista, fazendo brincadeiras e se exibindo como um verdadeiro astro. Outras, simplesmente agindo como um protetor, alertando James dos perigos, verificando se ele ainda está respirando ou defendendo-o de algum tipo de ataque. É fofo demais ver a sintonia desses dois.

Também poderemos ver todo o processo de desenvolvimento dos livros, como tudo isso afetou a vida deles e virou seus mundos de cabeça para baixo. A fama repentina, a oportunidade de mudar de vida, se tornar um escritor bestseller, coisas com as quais Bowen nunca sonhou. É tocante saber que cada um de nós que compra o livro desse lindo gatinho laranja está ajudando um cara que já passou por coisas inimagináveis a sair das ruas definitivamente. É uma honra poder fazer parte do processo de divulgação dessa linda história de amizade entre um homem e seu gato!

"Olhei para Bob, que cochilava perto do aquecedor, seu lugar favorito, os problemas do dia há muito tempo já esquecidos por ele. Eu disse a mim mesmo que deveria ver o mundo como Bob. Afinal, havia tantas coisas boas pelas quais eu deveria ser grato." (p.15)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Jung Angel 16/01/2014

Resenha O Mundo pelos Olhos de BOB
Fiquei tão feliz quando li as novidades da Novo Conceito para 2014 e lá estava mais um livro do Bob, para minha surpresa. Como uma amante de gatos, ler Bob é sempre um prazer.

Para quem não leu o primeiro livro, não se preocupem que o autor, trás no decorrer flashback do primeiro livro, para o novo leitor ou o velho não ficar perdido na história. Em O Mundo pelos olhos de Bob, novamente estamos a par da relação de Bob e James. Ficamos a par de suas histórias nas ruas, e o começo da ideia de escrever um livro sobre a vida dos dois, sobre nosso amado Bob.

Adorei esse trecho da nota de agradecimento do Autor, que não pude deixar de compartilhar com vocês: (James Bowen, Londres, maio de 2013)." Acima de tudo eu gostaria de agradecer, obviamente, ao carinha que continua sendo o meu companheiro constante. Ainda não sei se fui eu quem encontrou Bob ou se foi ele quem me encontrou. O que sei é que ele estaria completamente perdido".

Uma história de amor, cumplicidade, entre um homem e seu gato. Uma história emocionante, que te prende do começo ao fim! ... E ai Novo Conceito vêm mais Bob pela frente?

P.S: Se a resenha ainda não estiver online no blog, não se preocupem que logo será publicada. A resenha/opinião aqui no skoob é um resuminho da resenha completa que será ou já foi publicada no blog.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

@apilhadathay 04/01/2014

Fofo
BOWEN, James. O mundo pelos olhos de BOB. Tradução de Robson Falchetti Peixoto. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2014. 222 p.

Deixando para trás um passado difícil, James Bowen "foi adotado" pelo gato Bob. Eles se mantêm com um emprego de verdade: são vendedores ambulantes de revistas, sendo James o negociador e Bob, o showman, e se tornaram personalidades em Londres. O gato Bob tem inúmeros admiradores, que passam todos os dias para vê-lo e tirar fotos– alguns, trazendo cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Da alegria aos problemas e perigos, Bob e James se consolidam como uma família. O tom de superação, fé e força do livro de Bowen nos faz perceber a importância de Bob na recuperação de seu dono, que saiu dos piores anos de sua vida.

Já passou ou se imaginou passando pela experiência de chegar ao fundo do poço, olhar para os lados e não ver ninguém que pudesse ou quisesse te ajudar? Mergulhado nos erros do passado, imaginando de onde viria a ajuda necessária, aguardada, e se ela viria? Imagine agora se essa ajuda viesse de onde menos esperava: não de um ser humano complexo e complicador, mas de um (quase) ingênuo bichano das ruas londrinas. Mergulhei nas aventuras do Gato Bob em seu segundo livro, sem ter lido o primeiro, mas não acredito ter sido prejudicada por isso e ainda me sinto compelida a ler o primeiro livro logo!

James tem um passado difícil nas costas: por muitos anos morou nas ruas, usando drogas, até que o fofo gato Bob "o adotou". Com o novo emprego dos dois - vendendo exemplares da THE BIG ISSUE de forma independente, na rua, e seu status de celebridades em Londres, eles acumulam admiradores e cachecóis doados que ajudam na sobrevivência ao frio. Nem tudo são flores para quem precisa encarar as ruas para sobreviver, mas ter um ao outro ajudou tanto James quanto Bob - que tem um passado igualmente misterioso.

Diz a lenda que são os gatos que escolhem os donos, não o contrário. Assim, percebi que ele tinha me escolhido. (...) Eu suspeitava que fôssemos realmente almas gêmeas, cada um ajudando o outro a curar as feridas do passado conturbado. (p. 15)

James foi viciado em heroína e metadona, antes de começar seu tratamento e encontrar seu agente transformador: o gato Bob, um felino opinioso, de personalidade forte, talvez sua alma gêmea; um ajuda o outro, sarando as feridas do passado. Um livro fofo, recomendado a todos os apaixonados por animais, em especial, aos amantes dos gatos.

Eu sempre dizia que éramos parceiros, que precisávamos um do outro igualmente. Lá no fundo, eu não acreditava que isso fosse realmente verdade. A sensação era de que eu precisava mais dele do que ele de mim. (p. 71)

O livro é um relato autobiográfico que só não me satisfez em um ponto: o titulo prometia um mundo pelos olhos de Bob. Não sei como se desenrolou o primeiro livro, mas eu esperava algo mais do ponto de vista do protagonista e menos do narrador/autor, mesmo que tivesse um tom ficcional, fantasioso.

É uma história emocionante, na qual James conta um pouco do passado com as drogas e o desenvolvimento do transtorno bipolar; e também do presente: os problemas financeiros do momento, como a vida em uma casa inadequada, James mal conseguindo cuidar de si. Narra ainda as peripécias de seu gato Bob, que não parece muito disposto a ir embora, mesmo que não viva preso. O bichano ama James, curte o ritmo de vida deles, vai para a rua de bom grado, vender revistas, sob chuva, sol, neve. É uma estrela nas ruas, com direito a foto, matéria no jornal, perseguição e - sim! - e agora o livro, que levaria sua história muito mais longe.

... A paternidade traz muitas risadas também. Essa é outra coisa que Bob me ensinou. Durante muito tempo, achei difícil encontrar muita alegria na vida, e ele me ensinou a ser feliz novamente. Mesmo os menores e mais bobos momentos que dividimos juntos são capazes de estampar um sorriso instantâneo no meu rosto. (p. 140)

O livro vai agradar os fãs de gatos, que se divertem com as coisas malucas, fofas, impensáveis e inacreditáveis que os animais de estimação, em particular, os gatos, aprontam. Em dados momentos, você ficará chocado, porque James viveu no submundo, nos níveis mais baixos da condição humana, morou nas ruas e viu muita coisa ruim, mesmo que não tenha contado tudo. Você vai rir, vai ficar de queixo caído com algumas artimanhas de Bob e não vai acreditar em todas

Não é leitura de fim de semana: os capítulos são um pouco longos, mas a edição e a revisão ficaram incríveis, com excelente imagem de capa, design interno, papel confortável e fonte adequada a uma leitura. A nota de hoje não é máxima, mas a narrativa é válida.
Yane 18/02/2014minha estante
Adorei a resenha. E concordo que houve uma divergência quanto ao titulo, ele passa a ideia de uma história na perspectiva do gato, o que não acontece. Tive a leve impressão que esse livro focou mais no próprio James e como a sua vida foi salva por ele e menos em Bob. No primeiro livro Bob e suas peripécias foram mais exploradas que no segundo. Mesmo assim é um livro excelente e não me surpreendi tanto com as artes de Bob porque são coisas comuns aos gatos e até me surpreendia o fato de as pessoas se admirarem tanto com ele, gatos são tão surpreendentes que parecem capazes de tudo.

@apilhadathay 19/02/2014minha estante
Ah, obrigada pelo comentário, Yane!
Adorei o livro, flor. Só essa questão da perspectiva que me deixou confusa.

Beijos!

Si Flores 04/01/2014

O Mundo pelos Olhos de Bob
"Eu sabia que era sortudo. Há um velho ditado que diz que o homem sábio não chora pelas coisas que não tem, mas agradece pelas que possui."

Eu passei por duas fases completamente diferentes durante a leitura desse livro. Primeiro quero dizer que você não é totalmente obrigado a ler o primeiro livro para entender este. Claro que é melhor, pois assim você já está mais "habituado" com a rotina de James e Bob. Mas se acaso você de repente ganhou esse livro, ou até comprou por engano, não se preocupe! Você não terá grandes problemas. James faz basicamente um resumão do outro livro nos primeiros capítulos, e no decorrer do livro, ele sempre nos traz alguma lembrança do primeiro.

Vou confessar que no início eu penei um pouco. Afinal, esse livro é uma biografia, ou seja, não é exatamente uma história com início, meio e fim. O primeiro livro não foi assim, mas nesse a história (pelo menos pra mim) demorou um pouco pra ficar interessante.

Em O Mundo pelos Olhos de Bob temos mais histórias vividas pelos dois amigos durante a sua rotina de trabalho nas ruas vendendo a revista The Big Issue. O legal desse livro é que bastante coisas inesperadas acontecem (depois que a história finalmente anda). Temos James tendo sérios problemas de saúde, um caso de overdose (que assusta muito o músico), Bob com comportamento estranho... Nesse ponto, a leitura do primeiro livro faz mas sentido, porque você acaba se sentindo mais "de casa".

O ponto alto desse livro é que podemos acompanhar todo o processo da ideia e lançamento de Um Gato de Rua Chamado Bob. Desde abordagem, planejamento e lançamento.

"Eu tinha aprendido a aceitar que sempre haveria quem nos julgasse mau."

O Mundo pelos Olhos de Bob é um livro lindo. James Bowen nos mostra o valor de uma verdadeira amizade e que podemos ter fé de que sempre podemos ser melhor do que já somos.

"Bob tinha me ajudado a restaurar a fé em mim mesmo e no mundo ao meu redor. Ele me mostrara esperança quando eu realmente não a enxergava muito. Acima de tudo, ele me dera o amor incondicional de que cada um de nós precisa."

site: http://folie-a-books.blogspot.com.br/2014/01/o-mundo-pelos-olhos-de-bob.html