King of Thorns

King of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - King of Thorns

Eclipsenamadrugada 11/02/2016

Diferente
Neste o príncipe que se tornou rei, teve seus medos, não foi mais aquele menino inconsequente, teve sonhos demais, medos demais, ação de menos.
Mas foi interessante lê-lo. Valeu...

José Borba 11/02/2016

Resenha: King of Thorns
Eu tentei, eu me esforcei, mas não rolou...

É difícil resenhar sobre um livro que você ama, é preciso muita responsabilidade ao tentar justificar os motivos que o fazem gostar sem virar um fanboy. É importante saber botar em palavras, de forma racional, o que te fez gostar tanto daquela obra. O mesmo se aplica ao inverso, falar sobre uma obra que não te prendeu exige responsabilidade, pois gostar ou não é subjetivo, gosto é gosto. Porém saber dizer e enumerar os motivos do livro não ter te agradado é muito importante também e hoje tenho esse desafio.

King of Thorns foi uma delas, não rolou.
Prince of Thorns (o primeiro da trilogia) até passou e dei uma nota bacana (3 estrelas de 5) mas, devo dizer, com muito boa vontade. Dei uma nota boa em consideração à introdução de inúmeros elementos fantásticos, porém também fui claro quanto à escrita confusa e outros pontos negativos do livro.

Como Prince of Thorns foi o primeiro livro de Mark Lawrence contei que haveria uma evolução na escrita para o segundo livro, coisa que não consegui notar, nem com toda boa vontade que tive ao começar a lê-lo...
O livro começa 5 anos à frente do fim do primeiro livro e enquanto desenvolve a história Mark Lawrence abre duas frentes, uma linha de tempo atual e outra em feedback.
Eu realmente não consegui enxergar nenhuma necessidade dessa história ser posta nessa estrutura, ele poderia muito bem contar de forma linear para deixar a história mais fluída e isso ajudaria a deixar sua escrita menos confusa.
No livro Star Wars - Marcas da Guerra (também resenhado aqui), Chuck Wendig opta por uma estrutura que exige um pouco de esforço do leitor porém tudo é justificado pela história que ele está contando, então você entende e aceita a leitura difícil em prol de uma história bem contada, o mesmo não acontece em King of Thorns (pelo menos até a parte em que li).

Outro ponto, talvez o que mais me incomoda, é que desde o primeiro livro sinto que a história é fraca e os motivos para desenvolvimento e movimentação dela não seriam fortes o bastante para de fato a movimentarem, então fico sentindo que o autor força acontecimentos somente para explorar o personagem e dar tom dramática ao livro.
Por exemplo: não vejo motivo para esse súbito encantamento de Jorg com Katherine, de Jorg peitar o príncipe Arrow daquela forma e várias outras coisas...

A grande sensação que fica é que Mark Lawrence criou um personagem que ele ama de paixão (Jorg) e criou qualquer história para introduzí-lo, deixando assim tudo que acontece de pano de fundo para demonstrar suas características psicopáticas (o personagem realmente é interessante, mas personagens não fazem histórias por si só)...

Enfim, se você ainda não tem uma rotina de leitura muito bem estabelecida nem é muito crítico para as obras que lê, talvez essa trilogia seja aceitável para você começar a entrar no mundo da fantasia, porém aqui mesmo no Canto Fantástico indico outras obras que fariam esse papel de apresentação à fantasia muito melhor.

site: http://www.cantofantastico.com.br/2016/02/resenha-king-of-thorns.html#more
Mandy Nerújo 15/10/2016minha estante
Não concordo com a sua resenha. E nem quando diz que é preciso ser mais crítico para considerar a obra um tanto quanto fraca. Talvez você não tenha gostado por gosto (que não se discute) mas não por ser "iniciado" em literatura fantástica.

@hialee 28/07/2017minha estante
Pra mim tbm não deu. Muito ruim.

Marselle Urman 25/12/2017minha estante
Foi exatamente a minha impressão. Um livro todo pra "justificar" o amor do autor por Jorg que nem de longe não é tudo isso. Ficou muito fraco

Etiene 23/01/2016

Oh livrinho difícil!!!!
o livro foi duro de acabar,não por ser ruim,mas por ser um leva e trás. Passado,presente,passado,presente..... e fora que eu já adivinhava alguns acontecimentos.
se no 1° livro ele era um menino mimado e mandão,no 2° não tem muita diferença,ele só tem mais "poderes".
Bom,pr não enrolar muito e não ficar pensando no maldito livro 3, eu já fui ler o final!!!!
kkkk louca,nããããoooo,apenas precavida!!!!
E aposto que vou achar a rainha vermelha no 3° livro.... será????
Andre.Aquino 14/01/2017minha estante
Livro duro de acabar??? eu que digo!! rsrs nossa!! que leitura confusa e chata de se ler, eu li forçando pra terminar mas li. nem vou pegar o terceiro livro ainda pra ler pois essa leitura me deixou de ressaca pra uma continuação, pra matar isso tive de jogar um outro livro na frente se não nem ia terminar esse! uffa acabei!

André Ivo 15/11/2015

Entendendo Jorg Ancrath
Bom, nesse livro o autor se utiliza de vários Flashbacks contando o que acontece com Jorg depois do primeiro livro, ou seja, ele faz um cross entre presente e passado, e com isso conseguimos enxergar o tipo de homem que Jorg Ancrath está se tornando...e não é o cara bonzinho hehe
Outro ponto interessante é que os outros personagens estão bem mais trabalhados, você realmente se sente parte da "família" de Jorg.
Enfim o universo criado por Mark Lawrence é realmente fantástico, indico fortemente a todos que não se impressionam com "o modo Jorg Ancrath" de resolver problemas.

Jhully 21/10/2015

King of Thorns
Acredito que se você está lendo a resenha é porque leu Prince of Thorns, mas se por algum motivo você ainda não leu esteja preparado para eventuais spoiller sobre o primeiro livro.
Principe Honório Jorg Ancrath? Agora é Rei Honório Jorg Ancrath, dono das Terras Altas de Renar. Pois é, após matar o Conde Renar e vingar a morte de sua mãe e seu irmão, Jorg tomou posse do Assombrado (castelo de Renar), o objetivo agora é ser Imperador. Mas dessa vez, Jorg terá um adversário pário para ele, o Principe Orrin de Arrow que também lutará pela conquista do trono no Império, porém ao contrário de Jorg, ele é bondoso, misericordioso e principalmente amado...
O livro passa em dois tempos "quatro anos atrás" que nos conta as aventuras de Jorg dessa vez como rei, porem não menos emocionante e o "dia do casamento" que é o dia da batalha entre Jorg e Orrin. E é nessas oscilações entre presente e flash back que a história vai acontecendo.
Uma coisa bem legal no segundo livro é que conhecemos um pouco mais sobre Katherine Ap Scorron, a mulher que conseguiu despertar paixão e fraqueza em Jorg, através de aventuais folhas do diário dela que aparece no decorrer do livro.
King of Thorns nos mostra um Jorg mais maduro, percebemos também que sua sede de vingança era o combustivel para toda aquela furia e espírito assassino, agora que a vingança foi realizada o combustível acabou, e apesar de ter seus objetivos atuais, toda aquela furia de Jorg quase que desaparece, quase como se ele pudesse realmente ser uma pessoa boa, quase...

site: http://cafechaelivros.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-06-24T15:03:00-07:00&max-results=20

Patricia 17/10/2015

E a jornada de Jorg continua. Ele já conseguiu se tonar rei, porém esse é apenas o primeiro passo rumo ao seu objetivo final: se tornar O Imperador. E não pense que só porque agora ele é rei, que ele de alguma forma irá se tornar misericordioso. Nada disso, Jorg continua igual ou talvez até mesmo pior.

A estória se inicia no dia do casamento de Jorg, quatro anos a frente do momento de sua coroação como rei. E ao que tudo indica o seu casamento irá bombar, e não será por causa da festa. Isso porque O Assombrado encontra-se cercado por 20 mil homens do Princípe de Arrow e as forças do próprio Jorg são infinitamente menores. Mas não há nada que o Jorg goste mais do que um desafio. Diga para ele que ele não pode fazer algo, e é exatamente isso que ele irá fazer. Então não é de se admirar que quando o consenso geral dizia que o melhor caminho era a fuga, Jorg decidiu que iria enfrentar os 20 mil soldados. Isso é claro, após a breve cerimonia de casamento. Afinal seus soldados precisavam de uma rainha, além de um rei, para proteger.

E o Jorg, de 18 anos, está extremamente misterioso nesse início do livro. Não só para a gente, mas para ele próprio. Ele possui uma caixa, com gravuras de espinhos, e nessa caixa estão memórias dele. De algo que aconteceu 4 anos atrás e que foram trancadas ali. E esse não é o único mistério, pois nos últimos 4 anos, Jorg vem sendo seguido pelo fantasma de uma criança. Embora ele não saiba quem seria ela.

Mas esse livro não está restrito somente ao presente. A narrativa é intercalada com eventos de 4 anos atrás, logo após a coroação de Jorg. E foi justamente no passado que Jorg teve o seu primeiro contato com o Príncipe de Arrow, um homem bom com um carisma que anda encantando a todos e que pretende ser o Imperador muito em breve. O que obviamente não agrada em nada Jorg, pois isso vai de encontro aos seus próprios planos de se tornar Imperador. Mas no momento desse encontro ele tinha outras preocupações, ele estava em uma missão.

Essa missão consistia em levar Gog até um bruxo do fogo em uma terra repleta de vulcões. Jorg tem a esperança de que esse bruxo possa ensinar Gog como controlar o fogo dentro dele, antes que esse mesmo fogo destrua Gog e todos a sua volta, o que inclui Jorg (e ele não gosta muito de queimaduras). É claro que o caminho mais fácil seria simplesmente matar Gog, mas isso não é o que Jorg deseja.

Logicamente Jorg sabe que bruxos não são exatamente a melhor das opções para se pedir ajuda. Ele ainda está em pé de guerra com Sageous, que continua tentando invadir os seus sonhos e manipular suas ações. Mas esse não é o único bruxo que parece estar querendo Jorg. Pois agora apareceu um tal de Rei Morto, que em breve chegará para mostrar a sua força nessa guerra Centenária. E esse rei está extremamente interessado no Jorg, pois a necromancia que ele absorveu no primeiro livro ainda não saiu de seu corpo. Muito pelo contrário, ela parece estar mostrando ser mais poderosa do que aparentava a princípio.

Além da narrativa de Jorg, nós também temos algumas partes narradas por Katherine. Através de folhas dispersas do diário dela, Jorg, e nós, ficamos sabendo o que aconteceu após a partida de Jorg no último livro, assim como o que ocorreu com elas nesses últimos 4 anos.

Como o tio Rick disse, esse é o melhor livro (pelo menos até agora). Jorg está mais sanguinário e engenhoso do que nunca. E mais uma vez você torcerá para ele. O humor negro e mórbido de Jorg está a cada dia melhor. É bem interessante ver os eventos do passado e do presente se interligando aos poucos. Esse é mais um livro com narrativa envolvente e viciante. Quando ocorre a troca no tempo da narrativa, entre passado e presente, você sempre acabava ficando desesperado para saber o que irá acontecer / o que aconteceu.

E como não poderia deixar de ser, eu estou desesperada para ler o terceiro e último livro. Mal posso aguentar para descobrir o final dessa estória!

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

AndyinhA 13/09/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Durante a leitura do primeiro livro, muitas pessoas me questionaram que não estavam se empolgando com a leitura do mesmo, que a narrativa e a própria história não estava despertando a atenção e/ou curiosidade e sempre pedia para insistir. Já nessa sequência, simplesmente não sei o que aconteceu, pois, uma série que tinha gostado, achei um P.O.R.R.E e fiz muita força para chegar até o final.

O principal motivo foi o estilo de narração, enquanto no primeiro livro, era em ordem cronológica, neste segundo o autor intercala o presente com acontecimentos de quatro anos antes (que seria exatamente a continuação do anterior) e isso foi muito chato para mim, principalmente que a quantidade de capítulos que narravam os fatos de quatro anos atrás eram muito maiores do que os do presente e só servia para confundir, visto a quantidade de personagens apresentada neste livro, sinceramente não me ajudou e só deixava mais cansativo ficar trocando.

As revelações e surpresas que deveriam ser mostradas para nós dessa forma, acabaram para mim não surtindo o efeito desejado. Acredito que se a narrativa tivesse sido na ordem direta, ou seja, contando exatamente como foi que Jorg continuou seus passos depois dos acontecimentos e situações do livro anterior e aos poucos fosse mostrando sua evolução, seria bem mais interessante.

A história perdeu um pouco do foco. Antes a gente sabia exatamente onde e o quê o protagonista queria, mas aqui, as alternativas começaram a se abrir e ficou um pouco confuso e até desorientado de certa forma. Existe sim um objetivo geral que vem desde o primeiro livro, mas ele ficou em segundo plano, visto que outros assuntos apareceram, alguns eram interessantes e deixava o livro mais ágil, mas outras situações eram chatas e só servia para eu ter certeza de que deveria abandonar a leitura.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/08/poison-books-king-of-thorns-mark.html
Fausto 22/12/2015minha estante
até que enfim me identifiquei com alguma resenha desse livro. também fiquei empolgado com o primeiro volume, porém estou quase abandonando a leitura da continuação (king of thorns). insisti até chegar a 70% do livro, mas o estou achando simplesmente confuso e desinteressante.

Fabricio Zak 02/09/2015

“Às vezes é mais fácil amar alguém que tem defeitos que você pode perdoar em troca de perdão pelos seus.”
No primeiro livro da série, Jorg Ancrath era um adolescente impiedoso que almejava vingança e o tronado de Rei. Após passar por cima de tudo e de todos, ele alcançou seus primeiros objetivos com a ajuda de seus irmãos de estrada. Agora um pouco mais crescido, mas longe de ser um homem vivido, apenas com dezoito anos, ele está em busca do Império da Centena.
Saiba mais: http://goo.gl/IS7n5x

Rodolfo 12/07/2015

Do irmão Gog eu sinto falta. Não há som mais irritante do que o palavrório de uma criança e nenhum mais triste do que o silêncio que deixam quando elas se vão.
"Este é o meu livro favorito desta excelente trilogia, pois tudo joga contra o nosso anti-herói Jorg. As apostas são altas e as reviravoltas, perfeitas. A ação salta entre o presente e o passado, e nos mostra como Jorg viajou pelo Império e conseguiu reunir recursos e forças para enfrentar uma batalha aparentemente impossível de ser vencida. Acompanhamos também a história pelo ponto de vista de Katherine, a mulher que Jorg deseja mais do que ninguém.

Jorg continua a ser o mais maquiavélico dos protagonistas, sem hesitação para matar, mutilar ou destruir, caso isso o ajude a alcançar seus objetivos. Passamos a compreendê-lo melhor neste livro, e é impossível não torcer por ele. Ele consegue renovar e dar uma reviravolta brutal, explodindo com todas as armadilhas românticas da grande fantasia. Jorg é o cara."

Rick Riordan - Autor das séries Percy Jackson, As Crônicas dos Kane e Os Heróis do Olimpo.

Ronan.Azarias 10/07/2015

O doce sabor da guerra
Apesar das minhas ressalvas em deixar claro a influência de Torre Negra e a personalidade Kratos do personagem, sem contar o grau de amadurecimento acima do normal de Jorg, o livro é arrebatador. Com riviralvoltas excelentes nas batalhas. O retorno no tempo para contar o início do reinado de Jorg desta vez funcionou melhor que no primeiro livro e ajuda na trama de forma completa. o mundo de Jorg se abriu bem mais desta vez e temos muitas mais informações sobre o que ocorreu com o mundo. a guerra ocupa O livro todo e em todo momento não há esperança de vitória e até chegamos a conhecer o lado humano de Jorg.

Duda Mendes 29/06/2015

Livro - King of Thorns
"Eles dizem que o tempo é um ótimo professor, mas infelizmente ele mata todos os seus alunos."

Agora, o King of Thorns, quatro anos depois do primeiro livro, mas também tem continua de onde o primeiro livro parou, quando Jorge conquista as terras altas de Renar do seu agora, falecido tio.
Como todo segundo livro é o mais lendo, mas não deixar de ser tão bom quando o primeiro, Jorge quase anda pelo mapa todo, eu adorei isso, ver as diferentes culturas que estão no reino, e claro o amadurecimento de Jorg, ele ainda é um desgraçado filho da mãe, mais agora com moderação haha.

Makin é o melhor personagem para mim, apesar de não aprovando muitas das atitudes de Jorg ele sempre está lá, e além de ser o único amigo que Jorg tem na vida, por que neste livro eles estreitaram mais os laços, mesmo Jorge sendo um Rei a relação deles se toram reforçada, até um pouco com pai e filho, pois foi Makin que esteve em praticamente em todos os momentos importante na vida de Jorg.

Outro bom ponto, foram os trechos do diário de Katherine, esses fragmentos são para deixar confusos, cada vez que tinha um trecho eu tinha uma ideia diferente do que tinha acontecido passado que refletia no futuro.

Continue lendo em Sonhos do Inverno, te espero lá ;)

site: http://sonhosdo-inverno.blogspot.com.br/2015/06/livro-king-of-thorns.html

Jaqueline.Nunes 22/02/2015

A trilogia de Mark Lawrence é mesmo fantástica, com personagem marcantes, inteligentes e envolventes. Impossível ler essa trilogia sem dizer...UAU. Neste livro Jorg consegue ser rei com apenas 15 anos de idade. Seu objetivo é acabar com a guerra centenária e conquistar o trono do império antes de completar 20 anos de idade. Os três livros são muito bem escritos, os personagens bem criados, enfim....tem várias citações de shakespeare nos livros o que é bem legal!!

Trevi 14/01/2015

A Trilogia Épica Continua...
King of Thorns segue a linha e a qualidade de Prince of Thorns, porém agora com capítulos alternando entre o presente e o passado até se completarem com um final épico!
O que eu percebi neste livro, é que o autor Mark Lawrence procurou descrever bem mais os detalhes das cenas e dos personagens, tornando o romance mais rico. Porém, eu ainda prefiro mais o estilo de Prince of Thorns com capítulos curtos e descrições breves, sem delongas.

Volpi 22/10/2015minha estante
um baita estouro diga-se de passagem, KKK'.