King of Thorns

King of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - King of Thorns

Leitor Sagaz 28/08/2014

Um rei como você nunca viu!
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Neste volume Jorg já é rei nas Terras Altas de Renar, senhor do Assombrado, todo o seu reinado será posto a prova e justamente no dia do seu casamento!

Com 18 anos, Jorg já conseguiu aquilo que muitos tentam a vida toda e fracassam, venceu inúmeras batalhas e já possuía um castelo e vários súditos aos seus pés. Mas uma guerra despontava em suas terras, o príncipe de Arrow com suas dezenas de milhares de soldados queria transpor as Terras Altas de Renar, nem que para isso precisasse derrubar o castelo inteiro.

Claro que Jorg e seus aliados não irão entregar facilmente suas terras, não está nos planos do rei Jorg ceder a ninguém!

Mais uma vez neste volume somos levados ao passado, 4 anos antes do dia do casamento, agora vocês já devem conhecer Gog e seus poderes de fogo. O problema é que os poderes aumentaram e Gog simplesmente não consegue controlá-los e até quase matou Jorg queimado em seu quarto.

Não se preocupem pois isto não é spoiler, é apenas o começo da jornada e muita coisa vai acontecer.

Gorgoth chegou a dizer que levaria Gog para longe e que eles nunca mais voltariam, mas Jorg não iria perder uma de suas maiores armas, Jorg decidiu que iria levá-lo para Heimrift, a terra dos vulcões e onde se encontra o mago do fogo, somente ele poderia ser capaz de acalmar as chamas de Gog (ou não).

O motivo da jornada agora vocês já sabem, mas o que eles enfrentarão pelo caminho vocês só irão descobrir durante a leitura. Posso dizer que Jorg, Makin, Kent, Algazarra, Grumlow, Sim, Maical e até o pequeno Rike, irão enfrentar fantasmas, pântanos tenebrosos, necromantes, trolls e mais algumas coisas durante essa viagem.

A riqueza de detalhes e a singularidade tempo e espaço criados por Mark Lawrence são de encher os olhos, durante a leitura me peguei parando e imaginando como seria determinado local ou em que época ou dimensão aquilo tudo estaria acontecendo.

Voltando aos dias atuais e a guerra inevitável, vamos ver toda a astúcia do rei, ver como ele conseguiu arregimentar seguidores leias. O decorrer da batalha é sensacional! Garanto que vocês terão alguns momentos de aflição, os números muitas vezes se mostram desproporcionais mas Jorg não liga muito para isso.

A trilogia vem em uma ascensão tremenda, se eu já tinha gostado do vol.1 com o vol.2 com certeza vou favoritá-lo e se continuar nessa linha o vol.3 será arrebatador!

Um reino de fantasia que, ao meu ver, só se compara (até certo ponto) com a aclamada série A Torre Negra - Stephen King, tantos detalhes que nos cativam e simplesmente não conseguimos parar de ler.

Fico por aqui e espero que vocês leiam os livros e voltem aqui para me contar o que acharam da leitura.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/08/resenha-king-of-thorns-mark-lawrence.html

Diego de França 28/08/2014

O ápice da trilogia!
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Leandro Matos 11/08/2014

KING OF THORNS | VIDA LONGA AO REI!
Em King of Thorns, segundo livro da Trilogia dos Espinhos, o escritor americano Mark Lawrence entrega mais uma fantasia medieval regada a muito sangue, traições e reviravoltas.

Honorious Jorg Ancrath narrador da saga prometeu ainda criança vingar-se do pai por ter se mantido omisso, no assassinato brutal que ceifou a vida da sua mãe e de seu irmão mais novo e principalmente, daqueles que participaram diretamente com o ocorrido. Na adolescência empreende uma jornada e aos poucos vai cumprindo essa promessa. E agora como um homem, percebe que existem outras coisas a se preocupar, além da busca incessante por vingança. Em King of Thorns, temos o mesmo padrão que foi tão bem recebido pelos leitores brasileiros. Uma trama visceral e intensa, sem espaços para clichês ou suposições durante a leitura. E dessa vez conhecemos uma nova faceta do até então adolescente sociopata de Prince of Thorns.

Eu sempre vi não como um desafio e não uma resposta.

Jorg Ancrath agora é Rei, mas não do lugar onde pretendia. Se passaram quatro anos após os eventos que foram relatados no primeiro livro. Ele está mais velho e enfrenta dificuldades nesse processo de amadurecimento. Sua personalidade é falha e complexa, e seus problemas agora são outros. Ele agora enfrenta dentre muitas outras coisas, um cerco ao seu castelo vindo do Reino de Arrow e ainda tem que lidar com o presunçoso e carismático Príncipe Orrin, que chega ao seu reino exigindo a cooperação de Jorg, na sua autopromoção como futuro Imperador que trará a união e a paz aos pequenos reinos do Império Destruído. Além disso, Jorg está prestes a se casar com uma princesa, fato esse conflitante com um antigo e conturbado sentimento que ele alimenta por sua tia Katherine Ap Scorron. E ainda sofre o tormento de uma estranha entidade e mantém um mórbido interesse em uma misteriosa caixa de cobre e seu curioso conteúdo.

Outro grande atrativo do livro além da história claro, é a qualidade das subtramas que vão atribuindo profundidade a história. São enredos que vão aparecendo durante a leitura, que complementam o contexto retratado e levantam novos questionamentos. A narração do anti-herói é traçada em presente e passado a todo momento, o que a deixa mais ativa e instigante. Um destaque nesse segundo livro é a inserção do diário de Katherine, que traz uma nova perspectiva diante de alguns fatos. Ela serve de contrapeso ao relato niilista de Jorg. A proposta observada desse segundo volume é ilustrar alguns mistérios que antes foram apenas insinuados na narrativa anterior. É necessário uma leitura atenta, para que certas passagens e acontecimentos do livro, não passem despercebidos. O que antes eram, referências ou dicas, agora é explicitado. A magia é outro ponto bastante explorado e que encontra um embate interessante com a descoberta de alguns artefatos numa câmara sob o castelo do Rei. Em Prince of Thorns, fatos do passado eram motivações para ações no presente, em King of Thorns, as duas linhas temporais são exploradas e convergidas em um ponto de interseção fenomenal.

Somos todos feitos de contradições, todos nós. São essas forças opostas que nos dão força, como um arco, cada bloco pressionando o outro. Mostre-me um homem cujas partes estão todas alinhadas, em consonância, e eu lhe mostrarei a loucura. Nós percorremos um caminho estreito, cercados de insanidades. Um homem sem contradições para se equilibrar se desviará em breve.

A edição da DarkSide Books é um elogio à parte. O padrão de qualidade da editora é primoroso. E com esse tomo não poderia ser diferente. São mais de 500 páginas em uma edição em capa dura, com arte de capa em alto relevo e acabamento de luxo.

Não resta dúvida da habilidade que o autor Mark Lawrence possui em seu ofício. Ele escreveu um romance sobre o crescimento de seu principal personagem, lhe deu empatia e consciência, o que deixou a história mais crível, mas pautada no seu desenvolvimento e na construção dos fatos que virão a seguir. Foi uma leitura curiosamente diferente e estranhamente familiar.

Que venha o Imperador e uma nova saudação!

Leia mais no link abaixo

site: http://nerdpride.com.br/literatura/king-of-thorns-vida-longa-ao-rei/

Anderson Tiago 09/08/2014

[RESENHA] King of Thorns (Trilogia dos Espinhos #2) - Mark Lawrence
A fantasia sombria reina absoluta no nicho da literatura fantástica na atualidade. A prova disso é a quantidade de lançamentos no estilo que atingem reconhecimento internacional e conquistam prêmios literários em todo o mundo. No Brasil, essa tendência se repete e, principalmente nos últimos dois anos, tivemos uma enxurrada de lançamentos “dark fantasy”, entre eles: A Companhia Negra, de Glen Cook; O Poder da Espada, de Joe Abercrombie; e Prince of Thorns, de Mark Lawrence. Entre esses o que mais tive contato foi com o livro que dá ínicio à Trilogia dos Espinhos, inclusive entrevistando o próprio autor (a entrevista pode ser conferida aqui).

King of Thorns é o segundo livro da trilogia e continua a seguir os passos de Jorg Ancrath, em seu propósito de se tornar Imperador e dominar todos os reinos do Império Destruído. Jorg, após vingar a morte de sua mãe e irmão, se torna o rei das Terras Altas de Renar, porém uma ameaça aos seus planos se aproxima e dessa vez todos os augúrios e profecias estão contra ele. Além de enfrentar os verdadeiros jogadores, aqueles que controlam realmente o mundo, tecendo suas teias e sussurrando intrigas nos ouvidos dos reis, Jorg terá de enfrentar um príncipe disposto a se tornar também o Imperador, porém com objetivos bem mais nobres. O príncipe Orrin é leal, nobre, justo, bondoso e busca ascender ao trono para tornar o Império Destruído um lugar melhor, ou seja, representa exatamente o oposto do nosso protagonista.

No primeiro livro, Jorg era consumido pelo desejo de vingança, por não ter podido fazer nada, preso nos espinhos de roseira-brava, enquanto sua família era assassinada diante de seus olhos. Agora, ele é atormentado pelos fantasmas que ele mesmo criou para poder se vingar. Ele começa a se questionar, buscando justificar os seus atos com algo mais que apenas o seu desejo egoísta. Temos, durante alguns momentos, um relance do lado mais sensível de Jorg, principalmente quando interage com Gog, o jovem leucrota que o acompanhou desde Gelleth, porém nada que o afaste do caminho da destruição e das atitudes impensadas para satisfazer o seu próprio ego.

A construção de mundo foi um dos elementos mais elogiados em Prince of Thorns, todavia é nesse segundo livro que a concepção de Mark Lawrence fica mais clara. Conforme Jorg viaja percorre os diversos territórios do Império, vemos os ecos do nosso mundo atual refletido nas características dos personagens de cada região. Se você está lendo essa resenha provavelmente já deve ter lindo o primeiro livro e deve ter percebido que, na realidade, o mundo criado por Mark Lawrence é o nosso mundo em um cenário pós-apocalíptico onde a civilização regrediu a um estado similar ao da Idade Média. A catástrofe que remodelou o mundo, certamente nuclear, é sempre citada durante a obra e seus efeitos não se restringem somente ao fim da tecnologia como a conhecemos. A mudança do mundo também libertou poderes até então desconhecidos e a magia se faz presente durante toda a obra.

A história de King of Thorns não inicia exatamente onde Prince nos deixou. Quatro anos haviam se passado desde que Jorg assassinou o seu tio e tomou o seu trono. Mark Lawrence mais uma vez divide em duas a narrativa em primeira pessoa do protagonista: enquanto uma segue o presente, a outra, a linha principal, conta através de reminiscências o que ocorreu durante esses quatro anos que se passaram. O autor trabalha muito bem esse modo de narração, uma vez que as impressões e os pensamentos que temos são os de Jorg. Portanto, se em determinado momento ele enfrenta um período de confusão mental, isso será refletido no texto, deixando o leitor sem entender o que aconteceu. Felizmente, o autor amarra todas as pontas e qualquer possível desentendimento é resolvido. Outro elemento que agrega muito valor à narrativa são os trechos do diário de Katherine Ap Scorron, a única pessoa por quem Jorg parece ter sentimentos verdadeiros. Na realidade, os trechos dela estão entre os meus favoritos do livro.

King of Thorns é considerado por muitos como o melhor livro da trilogia, inclusive é essa a mensagem que temos na contracapa, assinada por ninguém menos que Rick Riordan (autor de Percy Jackson e os Olimpianos, entre outros). Não posso cravar essa afirmação como verdadeira porque ainda não li Emperor of Thorns, que fecha a trilogia, mas posso afirmar que ele superou fácil o primeiro livro. Quando perguntei na entrevista ao autor o que ele achava das afirmações sobre ter evoluído como autor entre os livros, Mark Lawrence não concordou. Bem, não foi o que eu vi aqui. E vocês o que acharam?

Resenha assinada por mim para o site INtocados

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/283-resenha-king-of-thorns-mark-lawrence

Gabii 08/06/2014

Segundo livro da Trilogia dos Espinhos de Mark Lawrence, King Of Thorns traz um Jorg mais maduro, “temperado” – no sentido de tratamento térmico utilizado para tornar um metal mais resistente, ok? – e um verdadeiro rei a se seguir.

Orrin e Egan de Arrow – que coisa estranha de se escrever e dizer – descendem da linhagem do imperador que outrora governara o mundo da Trilogia dos Espinhos – apenas para constar, ficou muito mais claro que esse mundo é o nosso, e aparentemente é pós-apocalíptico – e segundo oráculos, profecias, runas e tripas de animais, Orrin estaria destinado a ascender a imperador, pena, pois os oráculos não previram Jorg Ancrath, ou talvez sim.

O livro se inicia 4 anos após a tomada do Assombrado – e consequentemente das Terras Altas de Renar – em um momento muito delicado: o casamento de Jorg; na verdade em dois momentos delicados, e simultâneos: o casamento de Jorg em meio a tentativa de Orrin de tomar o Castelo Assombrado. A cronologia deste livro é um pouco mais confusa da adotada anteriormente, Jorg se refere hora, ao agora, ao dia do seu casamento, ora a 4 anos atrás, pelos caminhos que ele trilhou para chegar a este(a) lugar/situação. Claro que o nosso Jorg ainda é um líder nato que não tem medo de fazer o necessário para vencer, mas, ele evolui muito como pessoa, com 18 anos Jorg deixou de ser – parcialmente – aquele garoto cruel, e ao meu ver se tornou apenas, um rapaz muito determinado, que mesmo fazendo coisas “boas” em seu beneficio, as faz com um sentimento maior de comiseração – eu não sei se estou certa, mas senti isso.

Pois bem, Jorg cercado por todos os lados, por um verdadeiro mar, que é o exercito de Orrin, ainda consegue nos surpreender e assombrar, sua habilidade de fazer planos e acordos a longos prazos é estupenda, e seus conhecimentos sobre seu território acabam sendo decisivos, mais ainda, ele consegue ver além, teve uma coisa que me deixou de “queixo caído” no fim do livro, como ele descobriu ou adivinhou é um mistério para mim.

King of Thorns foi uma leitura rápida e hipnotizante, eu me demorei um pouco, pois tinha “medo” de alguns segredos que apareceram durante o livro – e eu não resisti e fui foliar as paginas – além disso, ele se mostrou ser uma excelente – a palavra certa é digna, uma continuação digna da saga – continuação para o já incrível Prince Of Thorns.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2014/06/king-of-thorns-mark-lawrence-trilogia.html

Darlyson 25/05/2014

Pequeno Rikey
"Muitos homens não aparentam o que são. A sabedoria pode estar por trás de um sorriso bobo, a bravura pode espiar de olhos que choram de medo. O irmão Rike, porém é aquela criatura rara... E se Deus tivesse lhe dado um corpo menor, em vez de um gigante com quantidades descabidas de músculos, e fraqueza no lugar da estamina de um bando de touros, ainda assim Rike seria o pior anão da cristandade." - Jorg