As Espiãs do Dia D

As Espiãs do Dia D Ken Follett

Resenhas - Jackdaws

Ju 20/02/2016

Meu primeiro, e certamente não o último, livro de Ken Follet.
Há muito venho querendo ler algum livro desse autor. Desde que conheci Queda de Gigantes e todo esse mundo de época, especialmente da época das Grandes Guerras que o autor aborda. Acabei, porém, escolhendo As Espiãs do Dia D e não me arrependi nenhum pouco!!
O livro é inteligente, bem escrito, com detalhes suficientes pra te deixar querendo mais mas sem ficar cansativo. A parte técnica da missão das espiãs - explodir uma importante central telefônica que ajudaria na invasão, o Dia D - foi apresentada de maneira que em nenhum momento foi cansativa. Pelo contrário, foi tão normal que nem é uma parte que se destaca no livro. Ponto pro autor!
Pra mim, o livro foi bom porque tratou da época de modo real, com personagens muito humanos e possíveis. Uma leitura que recomendo demais, e com certeza irei ler outros livros de Follet.

Ah! Você acaba o livro com a sensação de que ele daria um belo de um filme, de tão boa a leitura.

Juliana 01/03/2016

Um thriller de Ken Follett
Mais um excelente livro de Ken Follet, que, como sempre, traz uma narrativa rica em detalhes e personagens inesquecíveis. Mas este é um thriller! É muito empolgante e tenso, e mostra como a coragem de pessoas comuns foi importante para os rumos do final da Segunda Guerra.

Raniere 11/03/2016

KEN FOLLETT HOMENAGEIA PEARL WITHERINGTON EM “AS ESPIÃS DO DIA D”
Com mais de 100 milhões de livros vendidos por todo o mundo, o britânico Kenneth Martin Follett, ou Ken Follett, como ficou conhecido, é referência em qualquer meio literário. Formado em Filosofia pela University College e tendo trabalhado como jornalista para o South Wales Echo e para o Evening Standart, Ken Follett, sendo encorajado por amigos e colegas que admiravam seus escritos, começou a escrever livros, que sempre são baseados em fatos históricos. A Editora Arqueiro, atual editora de Follett no Brasil, já lançou os livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um Fio, que formam a Trilogia O Século; Um Lugar Chamado Liberdade, Mundo Sem Fim e As Espiãs do Dia D, livro que fala sobre os últimos dias antes da Invasão da Normandia pelos aliados, durante a Segunda Guerra Mundial.

As Espiãs do Dia D se passa numa França sitiada pelos Nazistas. Quando, na fúria expansionista do Terceiro Reich, as tropas de Hitler tomaram a França, os alemãs modernizaram todo o sistema de comunicação francês, para uso da Inteligência Nazista. Nas vésperas da invasão da Normandia, a Resistência Francesa e aliados ingleses precisam causar o máximo de dano que conseguirem no sistema de comunicação da França, e seu principal alvo é a base de Sainte-Cécile, a principal central dos alemãs no país. À frente desta missão estão a major Felicity Clairet (Flick, que usa o codinome Leoparda), e seu marido, Michel Clairet. Porém, a missão falha e a célula de Flick é quase toda capturada ou assassinada. Ao retornar para o centro da Executiva de Operações Especiais (SOE), em Londres, Flick traça um novo plano: ela e um time de mulheres se disfarçariam de faxineiras, entrariam na central telefônica e a atacariam por dentro.

A personagem Flick, uma mulher extremamente forte, inteligente e combativa, foi inspirada em Cecile Pearl Witherington Cornioley, uma agente da Executiva de Operações Especiais nascida em Paris e filha de pais britânicos. Pearl Witherington, usando o codinome “Marie”, desembarcou de paraquedas na França no dia 22 de setembro de 1943 e se juntou a Maurice Southgate, líder da célula Stationer. Ela trabalhou como mensageira de Southgate por oito meses. Porém, quando Southgate foi capturado e deportado para Buchenwald, Witherington assumiu um novo codinome (Pauline) e a liderança de uma nova célula, Wrestler, no triângulo formado por Valencay – Issoudun – Châteauroux. A célula Wrestler desempenhou um importante papel na luta contra o exército alemão nos dias que antecederam os desembarques na Normandia. A célula Wrestler foi tão eficiente que uma recompensa de ƒ1,000,000 foi oferecida pelo Regime Nazista pela cabeça de Pearl Witherington.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, Pearl Witherington foi veementemente indicada para a Cruz Militar. Porém, pelo fato de ser mulher, foi concluído que Pearl era inelegível para tal honraria e, ao invés da Cruz Militar, a contemplaram com a categoria civil da Ordem do Império Britânico (MBE). Pearl rejeitou a condecoração e emitiu uma nota dizendo: “there was nothing remotely “civil” about what I did. I didn’t sit behind a desk all day” (“Não houve nada remotamente ‘civil’ sobre o que eu fiz. Eu não sentei atrás de uma mesa todo dia”).

Em As Espiãs do dia D, Ken Follett retrata tais fatos citados acima. Além destes fatos, Follett fala sobre como o MI6 sabotava e forjava informações para desmerecer a Executiva de Operações Especiais, tomando o crédito das missões bem sucedidas para si e creditando os fracassos para a SOE. Também é mostrado no livro a situação precária que os franceses viviam, passando fome e tendo que usar roupas velhas, enquanto os alemães sempre apareciam bem vestidos e em carros de luxo.

Como todos os livros escritos por Ken Follett, As Espiãs do Dia D é bastante fiel aos fatos históricos, além de ser um excelente suspense. Follett faz o leitor se envolver profundamente com seus personagens e compreender o período histórico retratado no livro.

site: http://www.encontrosliterarios.com.br

Rosana 21/03/2016

Li há pouco a excelente trilogia O Século, de Ken Follet, justamente sobre as guerras. Parecia que nada mais havia a acrescentar. Engano! As Espiãs do Dia D é mais um episódio da guerra que, verídico ou não, traz elementos informativos sobre métodos, personagens e procedimentos que fazem do autor, mais que um escritor, um historiador atento e bem informado.

mariaagodoi 28/04/2016

Excelente
Nunca tinha lido nada do autor e agora que tive essa oportunidade posso dizer que ele é muito bom! Nesse livro acompanhamos toda a trajetória de uma mulher que fez de tudo para chegar a seu objetivo,mesmo diante de um cenário tão assombroso de guerra . O início do livro foi meio parado, sem muita ação, já do meio para o fim a história se transforma e o enredo fica mais interessante e ansiamos para saber o final. Vale muito a pena!

Gleyse 05/06/2016

Sobre mulheres e guerra
O autor, que já é bem conhecido pela escrita marcante, foi muito preciso em cada detalhe que inseriu na trama, tornando-a muito palpável ao leitor, apesar de que a história se passa em um curto período de tempo, apenas 10 dias (divididos em 10 partes, onde cada parte equivale a um dia) até o desfecho, de forma que temos muitos detalhes para processar, além de muitos personagens principais e secundários.
A premissa conta que Flick, nossa heroína, é uma espiã inglesa que tem como missão sabotar o plano alemão de dominar o mundo, vai fazer de tudo para atingir seu objetivo junto com os aliados franceses que formaram uma resistência e vão lutar com unhas e dentes para evitar que o terceiro Heich siga conquistando mais territórios.
O bom de ler livros sobre o mesmo tema é que a gente acaba agregando informações e estas vão aparecendo nos próximos livros, complementando a leitura anterior. E aqui eu vi o uso do rádio, que era um item importantíssimo no período da guerra, tanto para os militares quanto para os civis que tentavam se manter informados, por isso que os rádios eram confiscados (quem leu O Diário de Anne Frank sabe) ou serviam para encontrar os inimigos através das ondas que eram emitidas (como podem ser vistos em Toda Luz Que Não Podemos Ver) e isso acaba enriquecendo muito o livro. Acredito que o autor foi muito feliz nesse ponto.

Falando dos personagens, que são muitos, destaco as características das Jackdows que foram recrutadas para a difícil missão e possuem personalidades bem distintas, o que vai influenciar no desenrolar da trama, pois de início dão 7, mas em algum momentos será preciso reorganizar o grupo, exatamente por causa dessas pessoas tão distintas. Além delas, Paul, o americano que vai contribuir muito e o vilão, Dieter Frank, que tem uma inteligência rara e vai atormentar e atrapalhar todos os planos da nossa protagonista.
Gente, eu não vou dizer que o livro é super intenso, cheio de ação e tal, mas ao mesmo tempo é, pois há muitas reviravoltas, muitos momentos de tensão, onde a gente se pega querendo ajudar ou impedir que o vilão aja kkk. O que não gostei muito foi que achei algumas descrições desnecessárias para o desenrolar da trama, o que acabou deixando a leitura mais lenta no início. Por outro lado, as descrições da torturas e dor horrores da guerra, além de todo o planejamento e desenvolvimento do enredo foi primorosamente escrito, o que de certa forma compensa a parte mais negativa do livro.

O livro foi baseado em um fato real que aconteceu durante a segunda guerra e autor fez uma ótima adaptação, pois além de ter demonstrado o poder das mulheres durante a guerra, mesmo naquela época, fez com que a história se tornasse bem contemporânea, trazendo alguns personagens que fogem do convencional, pois a pesar do clima tenso da guerra, o autor deixou espaço para alguns momentos descontraídos.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/

Frankcimarks 10/05/2017

Uma mulher forte
Ótimo livro, cheio de ação do começo ao fim. Vale muito a pena. Com muitas reviravoltas. Se passa na França da segunda guerra Mundial. Eu ri, me assustei, fiquei nervoso ao longo da leitura. Se passa em poucos dias , o que dá velocidade aos atos. Ótimo de verdade.

Bruna 06/05/2024

Mais um livro desse gênio que é Ken Follett que termino com aquela sensação de que cada tempo utilizado nessa leitura foi muito bem gasto. Ken Follett consegue transformar esses calhamaços de 500, 1.000 páginas em leituras fluidas, nada maçantes. Nesse livro, temos a história de um grupo de mulheres que com seus habilidades individuais e principalmente coragem aceitam uma missão que pode mudar os rumos da IIGM. Temos muito drama, muita ação e também romance. Precisa mais?! Não! Ken Follett entrega absolutamente tudo.

Day Duque 11/09/2015

Viciante!
É o tipo de leitura que quando você começa, não consegue parar! Só pegue neste livro quando tiver umas boas horinhas livres! Eu, por exemplo, terminei em 3 dias.
Uma história bem instigante, de leitura fácil e dinâmica. Com bastante ação, você fica louco pra saber o que aconteceu e o que vem a seguir.
Entrou para os meus favoritos! Super recomendo :)

Eduardo 26/08/2015

Um pouco cansativo, mas ainda assim muito bom
O livro remonta ao penúltimo ano da 2° Guerra Mundial (1944), mais especificamente os dias que precedem a invasão dos Aliados à Normandia, na França. O enredo gira em torno de uma célula de resistência francesa, liderada pela Major inglesa Felicity Clairt (Flick). O objetivo dessa célula é destruir a principal central telefônica e reduzir a capacidade de comunicação dos alemães antes do Dia D, quando ocorrerá a invasão dos Aliados pela Normandia. Um grupo de 6 mulheres é recrutado para essa missão e o resto.... só lendo para você descobrir o desfecho desse enredo.

O livro começa com aventura e logo te prende por umas 50 paginas. Depois fica um pouco cansativo por umas 150 páginas até embalar e você ver as páginas virarem rapidamente até o final.

Fer Kaczynski 04/07/2015

Ótimo!
"Cinquenta mulheres inglesas foram enviadas à França como agentes secretas durante a Segunda Guerra Mundial. Trinta e seis sobreviveram. As outras quatorze deram suas vidas. Este livro é dedicado a todas elas"

O autor Ken Follett é dos meus escritores preferidos desde que ganhei um Box com a série Pilares da Terra e seus respectivos livros de presente num Amigo Secreto em que fui muito sortuda por ter uma amiga que fez questão de me enviar esse presentão!
Este livro inicia em 1944, próximo do início da Segunda Guerra Mundial, um tema que gosto bastante, e por mais que surjam novas leituras, é mais uma chance de conhecermos mais sobre esse período da História.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-as-espias-do-dia-d-ken-follet.html

Jacó 28/02/2017

Muito Bom!!
Um Dos melhores Livros que já li, com certeza vale a pena conferir essa história que se passa na segunda guerra Mundial, com uma narrativa e descrição de detalhes impressionantes, as espiãs do dia D é um livro que te prende do inicio ao fim, cada capitulo deixa um gosto de quero mais! não é a toa que acabei ele em 17 dias! Muito bom.

Felipe 03/03/2017

Ótimo!
O livro te "puxa" pra dentro dele. A história se desenrola em poucos dias mas com muita ação. Muito bem escrito, com um bom desenvolvimento da trama. Infelizmente esta edição que li estava com muitos erros de escrita/revisão.