A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

liviaaaa 09/11/2023

Intrigante e reflexivo
Esse livro conta a história de uma mulher com esquizofrenia e é um suspense com pitada de terror, algumas partes do livro nos deixa com desgosto e nojo mesmo e é bastante reflexivo. Me decepcionei muito com o último capítulo pq achei que ficou extremamente solto e sem final algum, mas vale a pena ler pela experiência e nos faz pensar até onde o ser humano pode se distanciar da sua própria humanidade.

Dhalila 08/11/2023

Um livro não tão fácil de ler mas que te prende de um jeito?
A história da ?protagonista? é contada pelas lentes de 3 pessoas: o marido, o concunhado e a irmã. E cada perspectiva sobre ela é bastante diferente.
Ainda estou digerindo toda a história, acredito que não consigo deixar nada conclusivo agora porque é o livro que daqui 3-8 meses, 1 ano, vai retornar a minha memoria e vou tirando conclusões.

O que me incomodou bastante foi como o estupro é banalizado no texto. E não banalizado de uma forma negativa, mas que me fez pensar como a violência contra mulher é velada e normalizada. Sempre objetos que as vezes querem ser sujeitos.. é uma luta continua, mas no fundo desleal que temos para ter direitos e sermos reconhecidas como pessoas. Bem difícil.

Thais645 07/11/2023

Transformações
Não lembro de ter lido um livro tão perturbador desde "A Cachorra", de Pilar Quintana.

Neste romance também curtinho (176 páginas), da escritora sul-coreana Hang Kang, somos introduzidos à vida de Yeonghye, narrada em três atos por três personagens que fazem parte de seu núcleo familiar.

Não sei se por conta da tradução, mas a narrativa é de uma placitude surpreendente - mesmo ao abordar alguns aspectos dos mais estrambóticos aos aterradores e em momentos de maior tensão; muito me lembrou a escrita de Marguerite Duras, em "O Amante".

Um dia Yeonghye acorda de um de seus pesadelos perturbadores e sangrentos e decide não consumir nem servir mais nada que tivesse a ver com carne (nem à sua mesa nem dieta). Decide tornar-se então vegetariana.

Mas quem espera que o livro trate sobre sobre essa questão em específico (do vegetarianismo), irá se frustrar. A decisão de tornar-se vegetariana não é a causa para Yeonghye, mas sim a consequência.

O mundo de Yeonghye sofre uma transformação avassaladora, atingindo a todos que a cercam, de modo incisivo. E conforme vamos acompanhando a "libertação" da nossa protagonista ao longo da narrativa, começamos a questionar até onde a sanidade mental de uma pessoal está intrinsecamente ligada às decisões e consequências que ela toma para si como ato de libertação. E de como as pessoas que nos cercam podem reagir do modo mais inesperado, egoísta e inuscrupuloso diante de nossas escolhas pessoais, das mais banais às transformadoras.

Yeonghye, em determinando momento, define seu desejo supremo e irrevogável de se tornar uma árvore, e mais: de um modo que isso não nos apareça um completo absurdo!

Um livro que se destaca pela escrita, pela história e pelas personagens. Coisa bem difícil de se conseguir de uma só tacada para um escritor, mas não para Hang Kang, pelo visto.
Paola 09/11/2023minha estante
Quero muito ler A cachorra

Thais645 09/11/2023minha estante
É um livro perturbador. Li que a autora o escreveu no celular enquanto amamentava a filha recém-nascida. Mas é uma história forte e mirabolante.

Invasão Bárbara 05/11/2023

A vegetariana
Vegetar tanto que um dia tu acorda e descobre que se tornou uma árvore.

Essa obra sul-coreana caiu nas minhas mão por causa do @cafeliterariosp do mês de março (e acabei não conseguindo participar do encontro).

Quem já leu A Redoma de Vidro da Sylvia Plath, vai reconhecer alguns ecos dele nessa obra.

A Vegetariana é a história de Yeonghye, uma mulher adulta socialmente invisível, sem sonhos, projetos ou planos. A família gosta muito dela por achar fácil lidar com sua personalidade, e o marido a escolheu justamente porque seria uma esposa que não daria trabalho.

Porém, Yeonghye passa a ter perturbadores pesadelos envolvendo carnificinas e canibalismo em florestas perto de onde famílias felizes fazem piqueniques. Ela para de comer carne e também evita dormir desde então, depois de algum tempo seu comportamento vai se tornando cada vez mais estranho e desajustado.

As pessoas próximas não percebem que ela está a beira de um surto. Passam a tratá-la apenas como um incômodo e exigem - entre gritos, repreensões e lagrimas - que ela volte a ser aquela mulher comportada e dócil de antes.

Pensando bem, esse livro é uma mistura de A Redoma de Vidro com A Metamorfose do Kafka.

O grande diferencial dessa narrativa, e que o torna tão difícil, é que a história, divida em três partes, é contada pelo marido, o cunhado e a irmã de Yeonghye. Acompanhamos o sofrimento da personagem através do olhar de pessoas que não a compreendem, que passam a sentir vergonha e desenvolvem estranhos sentimentos por ela.

Um quebra-cabeça vai sendo montado a partir dessas vozes externas, que nos levam a entender a complexidade e tristeza que envolvem a vida dessa mulher. Mesmo cercada de pessoas que dizem gostar dela, sempre esteve sozinha e se sentiu abandonada, reflexo de uma sociedade baseada em regras rígidas de comportamento e hierarquia social, algo nem tão distante de nós como gostaríamos.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

-natalia 01/11/2023

Leitura pesada
Não tenho certeza se entendi tudo o que o livro se propunha a trazer, mas gostei da experiência de ler, principalmente a partir da narração da irmã da Yeonghye.
Achei muito impactante como a história trouxe o machismo e a violência contra a mulher, que nesta história é tão silenciada. Acredito que pude gostar mais do livro a partir da leitura de resenhas que me forneceram perspectivas que eu não teria tido sem as ler.

Ana Beatriz 01/11/2023

Para mim esse livro fala muito sobre o domínio do próprio corpo e como acabamos cedendo ao que os outros esperam de nós.

E nós vemos aqui uma pessoa tentando romper essa situação, mas que tem sempre alguém tentando moldá-la de alguma forma diferente.

Uma decisão que em seu princípio pode ser vista como algo normal causou uma situação tão disruptiva na família e que não aceita perder qualquer tipo de controle sobre a protagonista.

As três narrações mostram bem isso. Para o marido qualquer mudança comportamental da mulher que fuja àquele padrão já estabelecido é algo fora do normal que deve ser contido.

O cunhado vê nessa nova realidade algo excitante ele quer possuir essa nova versão que é descoberta.

A irmã quer ter a sua irmã mais nova de volta para que a sua vida antiga também possa voltar. Para mim ela é a mais interessante, toda essa mudança causada pela Yeonghye deixa escancarado para ela como tudo o que ela fez até agora foi se enquadrar no que os outros esperam e querem dela.

Curioso como mesmo aqui nós não temos em nenhum momento a narração da protagonista, tudo que é contado sobre ela é sob o olhar de outros.

pedrobmendes 25/10/2023

Boa literatura!
Que maravilha de leitura foi essa! Não vou falar aqui sobre a história do livro mas sobre a escrita fluida e a criatividade imaginada. Mente aberta para criatividade única!

Maísa Colodel 21/10/2023

Foi uma boa leitura. Os pontos que queriam ser abordados foram mostrados, e eu poderia dizer que tem potencial de se tornar um clássico. Mas eu não sei porquê, mas eu esperava um pouco mais, pois vi muitas descrições de visceral e em alguns casos até perturbador.

Nicolas388 21/10/2023minha estante
Ahh, tô doido pra ler esse! ?

Isabella._. 20/10/2023

Grotesco e hipnotizantes
"Era um corpo do qual todos os excessos haviam sido eliminados" Visceral, grotesco, uma mulher sem voz,portadora de sentimentos não expressados.e homens tão ruins de reais

gilmarpsicologo 18/10/2023

Eu gostei muito da forma como a história é relatada, através de três perspectivas diferentes, sobre a decisão de uma pessoa em parar de comer carne. Me fez lembrar o quão complexos somos, e em consequência disso, somos tão incompreendidos.