A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Saulo 30/06/2023

Agoniante
Uma narrativa densa, melancólica e violenta, mas que possui uma beleza e uma poesia muito sutis. Embora seja uma leitura difícil de ser digerida, toda a estranheza que ela traz consigo me fez consumir avidamente a obra.

ajbelei 30/06/2023

O estilo de abordagem é incrível, o livro dividido em 3 partes nas quais um personagem narra em seu ponto de vista a vida da verdadeira protagonista

Beatriz2824 30/06/2023

UM REDPILL, UM TARADO E O SILÊNCIO DE UMA MULHER HUMILHADA
Em um resumo, uma mulher que sempre foi submissa, acaba por se "rebelar" fazendo o que quer, quando quer. Desta forma, ela se tornar vegetariana, causa um sério colapso em todas as pessoas ao seu redor, desencadeando o fim do seu casamento, a ruptura com sua família e a toda debilidade da sua saúde mental.

Esse livro tem vários gatilhos, então se você é mais sensível, não recomendo muito, pois, há cenas de abuso sexual e agressão contra a mulher.

??Daqui pra frente pode conter spoiller:??

Vi nesse livro um paralelo com o livro metamorfose do Kafka, pois, a personagem também passa por uma metamorfose.

Gostei que assim como a autora deixa implícito a falta de voz e controle da personagem principal na própria vida e própria vontade, vemos os fatos do livro sendo narrados quase que inteiramente por terceiros. E só sabemos o que ela sente ou pensa, em pequenas e breves frases e trechos do livro, aos quais ela descreve pesadelos que teve apenas

No capítulo um, por seu marido, um redpill, que tem medo de mulheres, e diz de forma explicita que ficou com a personagem principal, pois, considera ela uma mulher mediana, que não o intimidaria. Porém, conforme, ela não abaixa a cabeça pra ele, o vemos a descrevendo cada vez mais como uma mulher louca e fora do controle, que tem o seu total desprezo, uma vez que, ela não está mais cumprindo o papel de mulher troféu, ao qual motivou ele a casar com ela.

No segundo capítulo vemos a visão do cunhado, que se sente atraído após perceber que a personagem principal foge dos padrões, porém, ao invés de admira-lá pela personalidade ou força, ele começa um processo de objetificação dela, algo que está fortemente inerente a sua personalidade, uma vez que, NUNCA se preocupou em respeitar os desejos e o corpo da própria esposa.

No terceiro e último capítulo, vemos a visão da irmã da personagem principal, ao qual passa por toda uma reflexão de arrependimento e compreensão do papel da mulher na sociedade, e faz toda uma análise de como a história terminaria, caso ela tivesse mais sonoridade e coragem que a irmã teve.

Todos esses três personagens tem algo em comum, não estão interessados em verdadeiramente compreender e ouvir a personagem principal, que possui uma história de agressões e repressões ao longo de toda a sua trajetória, até o último segundo do livro, ela não posso qualquer controle do que fazem com seu corpo ou com seu destino, e por esse motivo, há seu total colapso mental, mas, também há sua metamorfose.

O livro usa muito de metáforas para descrever o que é ser mulher dentro de uma cultura machista e patriarcal, que apesar de se passar no oriente, pode muito bem ser enquadrada aqui para o Brasil também.

O livro possui várias cenas deploráveis, bastante agonizantes, mas, também traz muitas reflexões sobre permissão, sanidade, respeito ao corpo da mulher e a importância de ouvir a voz feminina, das mulheres se unirem mais, da objetificacao e desprezo que a sociedade tem sobre o corpo de uma mulher, e o preço que mulheres corajosas podem pagar para serem livres.

Recomendo esse livro, foi super rápido e fluído de ler. Uma das melhores leituras de junho.

Naiade.Monteiro 29/06/2023

A fome da loucura
Aqui nessa história louca mostra a perspectiva de 3 personagens, cuja gira em torno de Yeonghye, uma pobre coitada que decidiu ser vegetariana.

Yeonghye não tem um minuto de paz, a familia quer enfiar nela bicho morto goela abaixo, o pai é agressivo e extremamente cavalesco, seu marido quer pegar a sua irmã e seu cunhado é tarado por ela e na sua mancha de nascença. Enquanto ela adoece, tem que lidar também com os sonhos malditos de carnificina e bichos em decomposição.

Tem um fortíssimo apelo dramático e de desassossego.
Podemos quase que sentir a aflição de Yeonghye e da sua irmã mais velha tendo que lidar com toda a merda.
Até notamos uma melhora na vida de Yeonghye, quando ela se afasta da familia pra curtir seu novo estilo de vida.

Livro forte que não é precisamente sobre ser vegetariano, mas que nos leva a entender um pouco a transição de um esquizofrénico de carne e osso para um estado vegetativo do seu corpo e mente. Que pode até soar literal pela perspectiva da Yeonghye, visto que a mesma acredita ser uma árvore, um vegetal que só precisa de sol e água.

Os sonhos podem realmente enlouquecer gente sã.

“Você tem razão, mana. Não vai demorar muito e deixarei de falar, de
pensar… Falta pouco…” :(

“Lembra que, quando era criança, você pedia para cheirar a melancia toda
vez que eu cortava uma? Algumas se abriam só de encostar a faca, e seu aroma
doce enchia a casa inteira, lembra?” :'(

Meu irmão detesta este livro. Nota 5. rssss
Clara Xavier @araclana 29/06/2023minha estante
Hhaha muito bom!!!!

Naiade.Monteiro 30/06/2023minha estante
Que livro maneiríssimo, Clarota. Devorei em 5h. Obrigada pela indicação. Ainda te passei mais um pouco rsss.

Ehkew 28/06/2023

Achei esse livro absurdo. Na primeira parte, senti muita curiosidade para ler e entender o que estava rolando com essas pessoas estranhas, gostei da mulher começar a se posicionar. Na segunda parte, pulei muitas partes porque me senti enojada, tipo consegui entender as alusões que estavam sendo feitas mas no geral foi uma mistura crime×bizarro, odiei. É na terceira, foi uma mistura de sensibilidade e angústia. Não é um livro que eu recomendaria.

Yasmim 26/06/2023

Não é bem uma resenha, mas...
O que segue aqui não é bem uma resenha e mais minhas considerações e interpretação acerca da história, vamos lá

Primeiro, eu gostei do livro. Ele é bem bizarro, nojento e interessante, mas fiquei enojada em muitas partes, inclusive teve uma específica que tive que pular pq era muito nojenta e desumana kkk então saibam que é um livro cheio de gatilhos

Segundo, eu acho muito interessante e inteligente o nome do livro ser a vegetariana e a protagonista nunca ter dito que de fato era uma, ela só falava que não queria comer carne, mas nunca falou em momento algum sobre ser vegetariana. Somente as pessoas ao redor dela usam esse rótulo pra se referir a ela, pq >ela< nunca nem sequer fala a palavra.

E isso é inteligente porque: o livro é dividido em três partes, cada parte narrada por uma pessoa que convive com a protagonista. Ou seja, a gente não sabe em momento nenhum o que ela pensa, só o que terceiros pensam dela. Ela não tem voz nenhuma e o título reflete isso.

E outro fato que torna tudo mais interessante é que o vegetarianismo é só um background. É a coisa menos importante da história.

A protagonista é uma mulher que viveu uma vida repleta de opressões e ela decide "se libertar" aderindo o vegetarianismo, como se ao tomar a decisão ela fosse tomar a rédea da vida dela e se livrar de toda a maldade humana. Então o fato de ela decidir não comer carne é só uma maneira de resistir às opressões que ela sofreu e sofre.

O pedaço de carne que a protagonista tá abdicando não é o animal em si, e sim a ela mesma, que como mulher é vista o tempo todo como um pedaço de carne e que é violentada como esses animais.

É um livro cheio de camadas e angustiante.

Aos poucos ela começa a transcender, "deixando de ser humana e se tornando uma planta", abdicando da condição que a sociedade opressora coloca nela pra conseguir chegar na sua essência, que nunca é vista.

Eu interpretei assim pelo menos kkk
believeyoucanflyaway 01/05/2024minha estante
Adorei sua resenha

Vanielly2 25/06/2023

Uma leitura rápida no avião. História estranha com gente esquisita, no fim foram pessoas que procuravam seguir o seu desejo mais carnal e tudo começou por causa de uma pessoa.

Milena490 22/06/2023

É O QUE?
Ao decorrer da história eu só conseguia pensar em "mano que 🤬 #$%!& tá acontecendo aqui?". E vai piorando com o passar do tempo. Mas ao mesmo tempo que é bizarro, é incrível. Não sei se o objetivo do livro era esse, mas para mim pareceu que a protagonista estava passando pelo desenvolvimento de uma esquizofrenia, então é bem forte abordar esse tema, além de que o livro fala sobre o fetiche do cunhado dela e tal. Enfim, teve sim muitos aspectos que não gostei, mas o livro é bom, vale a leitura apesar de ser um pouco insano. Um dia talvez eu releia e tente entender melhor o que rolou.

laurabs29 20/06/2023

Causa repulsa
Depois de ter lido eu sinto como se nada importasse, que a minha realidade é sem cor. Parei por um instante e me coloquei no lugar de Yeonghye, por que não podemos ser árvores? Se fossemos árvores, o mundo seria tão ruim? No fundo, todos viramos árvores, só que a Yeonghye não o fez no momento ideal. Enfim, muitas reflexões, muito enjoo. Acho que o natural não assusta tanto, por isso ela seguiu esse caminho.

fernanda2019 19/06/2023

Direto para o hospício
O livro conta a história de uma mulher que virou vegetariana subitamente depois de ter uns pesadelos perturbadores, a história dela é contada por todos, menos ela.
Livro incrível, toca em todos os temas que aborda com uma profundidade e uma delicadeza maravilhosa.

Leiz 17/06/2023

Pesado
Uma única história com três narrativas diferentes, cada uma delas com enfoque em um personagem e cada uma com um clímax. Achei pesado devido às questões humanas trazidas, mas foi justamente essas questões que me prenderam na história.

iMahxy 12/06/2023

Achei estranho e com o começo perturbardor
Eu suspeitava que os princípios que levou a personagem principal a ser vegetaria não seria explicado, e se foi eu não peguei, mas eu tenho quase certeza que não foi explicado. Eu gostei da primeira parte, o livro é dividido em três partes e cada uma delas é narrado por pessoas diferentes. Eu gostei da primeira parte parte pelo processo que a personagem passou, mas vou te conta aquele marido dela e igualmente todos os homens na vida desse mulher são uns fdpt nojentos.
O marido dela narra a primeira parte e gente que nojo... O cara criticava tudo, se sentia julgado por tudo, achava que ela tinha que ser pacata e recatada como "uma mulher deve ser". O final dessa parte foi tão perturbador.
A 2 parte narrada pelo cunhado, outro asquerosos que narra ela de forma erótica durante toda parte 2, só porque ela tem uma macha magnólia e ele tá obcecado por isso ;-; e fiquei chocada como ela aceitou aquilo, mas pra mim aquilo que ele fez foi pura manipulação com os sentimentos dela.
A última parte é narrada pela irmã, mas eu quase não entendi nada, aqui a principal está num estado mais avançado a ponto dela acha que é um planta e eu realmente queria entender o porquê desse sentimento dela.

Rond 12/06/2023

Uma jornada perturbadora
"A Vegetariana" é uma obra fascinante escrita pela autora sul-coreana Han Kang, que mergulha intensamente nas temáticas da saúde mental, suicídio, relações familiares problemáticas, violência sexual, violência doméstica e a rebeldia contra os normativos culturais.

O livro proporciona uma imersão intensa na vida de Yeong-hye, uma mulher atormentada por sonhos violentos que a levam a renunciar ao consumo de carne. Essa aparentemente simples decisão desencadeia uma série de eventos que revelam uma análise profunda da sociedade e da família, explorando temas como violência, sexo, infidelidade, fantasias, loucura e abuso.

A narrativa é construída a partir do ponto de vista de três personagens ligados a Yeong-hye, mantendo o leitor em um estado de desconforto ao não permitir o acesso à perspectiva da protagonista acerca dos eventos que a envolve. Isso cria uma atmosfera de angústia e intriga, fazendo com que o leitor se sinta tão perturbado quanto a personagem principal.

Apesar de seu conteúdo potencialmente perturbador, "A Vegetariana" merece elogios por sua prosa bela e brutal. A obra é aterrorizante, intrigante, brutal e bonita, destacando-se por sua capacidade de provocar reflexões e despertar emoções profundas.

Recomendo fortemente essa experiência literária cativante que se lê num fôlego, mas que demanda tempo para ser completamente compreendida e assimilada, deixando um rastro duradouro de questionamentos na mente do leitor.

Moon? 10/06/2023

Que coisa estranha
Olha, se eu fosse definir esse livro em uma palavra seria estranho.
por muitas vezes eu esqueci que tava lendo diante dos absurdos escritos, fazia muito tempo que eu não sentia isso.
algumas cenas vão ficar comigo por um longo tempo ainda.