A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Marília 19/07/2023

Leitura impactante
Existe algo na literatura escrita por mulheres sobre mulheres enlouquecendo que representa um sentimento generalizado. Apesar do acontecimentos mais extremos que aparecem no livro, muitas coisas acabam fazendo sentido quando penso sobre o que é existir numa sociedade machista e misogena. Um pouco do sentimento que tive com a leitura de A Filha Perdida de Elena Ferrante, mesmo este não sendo tão visceral quanto A Vegetariana.

Sofia 11/07/2023

Não esperava essa história?
O livro não era nada do que que eu esperava kkkk, mas gostei, a história prende bastante e você só quer ler e entender o que tá acontecendo.
A história não tem o ponto de vista da principal, só dos sonhos, o que seria bem interessante de ver, mas dos 3 povs o mais interessante foi o da irmã, gostei bastante, já que mostrou um pouquinho do passado dela e da Yeonghye. Achei interessante tbm que cada pov é em um momento de vida diferente da Yeonghye desde que ela se tornou vegetariana.
O livro com certeza tem temas mais profundos mas não tô tão acostumada com histórias nesse estilo, mass acho que vou procurar mais pq achei interessante, quem tiver recomendações de algo nesse estilo pode recomendar??

mille is reading 10/07/2023

Reflexivo.
"De repente, se deu conta de que nunca tinha vivido e ficou surpresa. Era verdade. Não tinha vivido de fato. Desde o tempo remoto da infância, tudo o que ela fizera foi aguentar."

Gostei de como a narrativa se desenrola sob o ponto de vista dos personagens. Me lembrou bastante o fluxo de consciência da Virginia Woolf. É um livro repleto de gatilhos, então não sei se sairia recomendando por aí, afinal cada um sabe seus próprios limites. No entanto, apesar dos desconfortos de uma história deveras grotesca e visceral, eu devorei esse livro em tempo recorde. É impossível parar de ler, até mesmo nos momentos mais angustiantes e difíceis de digerir. Me fez refletir sobre o quanto a gente aguenta para tentar manter a cabeça no lugar. A linha que nos separa da insanidade é de fato tênue.

Julia 09/07/2023

Perturbadoramente envolvente
A Han Kang consegue abordar assuntos com uma crueza chocante. Ainda prefiro atos humanos. Esse livro me fez refletir sobre nossas essências e sobre nossa postura frente a vida, e sobre a tênue linha que nos mantém sãos.

Rosie 09/07/2023

#MLI2023 - Um livro com apenas 1 palavra no título.
Achei esse livro tenso; difícil de assimilar; com personagens fortes e com personalidades fortes. É claramente o tipo de livro em que se os personagens fossem da vida real, se matariam.

Eu não sei se o termo certo para este livro seja "terror psicológico", mas neste momento é o termo que eu acho mais fácil de descrevê-lo.

Separando meus comentários por partes:

1°partes - esta primeira parte estamos no ponto de vista do marido da personagem principal. Que após se "rebelar" e decidir ser vegetariana, transforma a própria vida e a do esposo de ponta cabeça. Esse personagem achei egoísta, mimado, chato. O tipo de homem clássico da literatura asiática que só foca nele, no trabalho e no status. Um famoso homem misógino.

2° parte- Nesta segunda parte temos o ponto de vista do esposo da irmã mais velha da personagem. Ele é um dos personagens que achei mais improváveis ter um pov, fiquei bem chocada.

Achei bem interessante como ele envolveu o dilema da Yeonghye com o seu trabalho artístico. Ele sabia exatamente o que estava fazendo em todos os momentos, o que me fez achar ele o personagem mais real de todos nesta história.

3° parte - A última parte temos a narrativa pelo ponto de vista da irmã mais velha da Yeonghye. Um sentimento meio "sou a irmã mais velha e preciso cuidar da família", algo que quem é familiarizado com a cultura asiática entende que eles tem esse conceito.

Achei bem sentimental ela querer manter a irmã próxima mesmo com todos os conflitos internos que ela tem. Algo que no fundo, só algumas pessoas entendem.

_______________________________

No final quando entendi a Yeonghye fiquei muito surpresa, não pensei que o final dela seria como esse. A personagem também muito intensa. Definitivamente, minha definição é terror psicológico para esta história.

_______________________________

Obg por ler, bjs se cuide :)
Peculiar.mee 20/07/2023minha estante
amiga escolhi o msm livro pra mesma meta HAHAHAH. tmb ameii

Rosie 20/07/2023minha estante
Hahahaha

Wandrovski 09/07/2023

Galeeeeeera esse livro é FODA
Não tem outra palavra que consiga descrever o que esse livro é velho eu tentei eu pensei eu forcei mas ele é FODA

PauloLeal 08/07/2023

Um bom livro
O livro de Han Kang traz uma reflexão sobre liberdade e identidade. A protagonista toma a decisão de se tornar vegetariana, desencadeando um debate sobre o papel da sociedade na moldagem das nossas escolhas. Com uma narrativa voltada para o existencialismo, a autora questiona se somos realmente livres para forjar nosso próprio destino ou se estamos fadados a seguir as imposições culturais. Embora apresente algumas ressalvas em termos de fluidez narrativa e conclusão, "A Vegetariana" é uma leitura que provoca reflexões sobre a nossa relação com o mundo e nas coisas em que acreditamos serem as corretas.

? Yeonghye estava determinada. Não se importava com o julgamento dos outros, com as expectativas sociais ou com as normas estabelecidas. Ela ansiava por algo mais profundo, algo que transcendesse a vida cotidiana. Ao se recusar a consumir carne, ela desafiava não apenas o sistema alimentar, mas toda a estrutura que sustentava a existência humana. Era como se ela estivesse dizendo: 'Não aceito ser apenas mais um ser humano preso às convenções e aos instintos. Quero me libertar e encontrar meu próprio significado.'"

Essa passagem do livro capta a essência existencialista presente na história, onde ela fica aquém das normas e das expectativas sociais, buscando uma liberdade que vá além do superficial. Então, a decisão de se tornar vegetariana é um ato de rebelião contra as limitações impostas pela sociedade e uma busca por um significado mais profundo na existência. Essa essência existencialista é marcada pela coragem de confrontar as estruturas estabelecidas e encontrar uma autenticidade própria.
#Caju 13/09/2023minha estante
Comecei ele hoje.

Nat 07/07/2023

Uma reunião de família no hospício é o que eu recomendo!
Não sei o que falar desse livro além do fato de a palavra perfeita para defini-lo seja visceral. Foi uma leitura rapida, li uma parte antes de dormir e as outras duas hoje após acordar. Senti falta apenas de um capítulo na visão da personagem principal, na primeira parte do livro tem algumas passagens que parecem ser seus pensamentos e eu gostaria de ter lido mais disso. Em um geral, um bom livro mas não sei se eu recomendaria pra alguém por este ser um livro com uma história um pouco difícil de ser entendida e até mesmo lida.

Rodrigo.Souza 07/07/2023

Queria virar uma planta
Terminei a vegetariana sem entender muito bem o propósito do livro até q vi uma resenha (ler antes de morrer - vegetariana) q mostra o contexto histórico da Coréia e as reflexões fizeram muito mais sentido. até agora tô sem palavras

ok me pediram pra falar sobre:
passei a leitura toda com uma angústia que não sabia explicar e só conseguia pensar ?tem algo de errado?. e é isso mesmo que eu acho que o livro tem para nos passar.
inúmeras passagens de abuso (seja psicológico ou físico) ao longo da vida da personagem e de seus familiares é retratado nesse livro de uma forma tão banal (graças às vozes que narram esse livro) que o incômodo é sentido desde a primeira página até a última.
fiquei triste com o final, mas era o mais realista possível. e me revoltei demais com o fato da saúde mental da personagem ir cada vez mais se acabando e absolutamente NENHUM personagem sequer se preocupar com os reais sinais além do simples fato de ela expressar seu desejo de não querer comer carne.
acho que é isso Michele, o resto você pode descobrir lendo vc mesmo pq o livro é bem curtinho.
Andreza 07/07/2023minha estante
QUE ÓDIO AKAKSKSK manda áudio contando o final q eu marco ?lido? aqui

Rodrigo.Souza 07/07/2023minha estante
te manque mulher ksksksksks

Monroe 05/07/2023

O QUE FOI ISSO?
Eu me sinto tão confuso com tudo que eu li. A sensação ao terminar é de medo, medo de enlouquecer, medo de estar a viver dentro de um sonho muito obscuro e pertinente. Eu amei.
vicqs 09/07/2023minha estante
Eu me lembro até hoje do sentimento quando terminei esse livro, simplesmente inteligentíssimo!

Flavia 05/07/2023

Surpeendente, assutador e corajoso. Yeonghye se rebela e rompe os limites impostos durante toda sua vida. Angustiante e igualmente libertador, ao terminar precisei de um abraço.

Mavi 03/07/2023

Não sei o que eu esperava
Eu fiquei muito envolvida na leitura. Desde as primeiras páginas eu me peguei imersa na história e na atmosfera da narrativa. Gostei muito do livro ser dividido em tres partes, cada uma contada por um ponto de vista diferente. O horroroso do marido da personagem me incomodou desde a primeira frase. O marido da irmã dela, entretanto, conseguiu superar na sua mediocridade. O livro é cheio de pessoas chatas e completamente invasivas com suas atitudes. Aos poucos a personagem principal (que mal tem falas durante o livro) vai indo cada vez mais fundo na sua renúncia inicial. Confesso que não sei o que senti em relação ao final do livro e provavelmente ainda terei que discutir e pensar mais sobre mas de fato foi uma leitura muito boa.

Ana 01/07/2023

Um livro ok não recomendo mas tambem não desrecomendo acho q vale a pena leitura mas não teria gastado meu tempo ?¿ enfim conflitante não sei oq acho