O Código Bro

O Código Bro Matt Kuhn

Resenhas - O Código Bro

naniedias 17/02/2014

Garantia de boas risadas. True Story!
Muito bom!

Se você nunca assistiu aos episódios da série How I Met Your Mother, garanto que está perdendo a mais divertida série dos últimos anos...
Por outro lado, se já viu a série, sabe muito bem quem é Barney Stinson - um mulherengo que acima de tudo é um excelente contador de histórias. E certamente também já deve ter ouvido falar no "Código Bro", sempre mencionado pelo personagem. Esse livro é uma compilação - bastante divertida - das regras que, segundo o personagem, estão registradas nesse compêndio cujo conhecimento é obrigatório para todos os Bros.

Eu me considero feminista.
Mas na hora de rir das piadas nesse livro (não só eu mas todos aqueles que se dispuserem a fazê-lo) é preciso se despir de todos os seus princípios e valores morais. Isso porque as leis são muito engraçadas, divertidas e hilárias, mas machistas na mesma proporção.

Barney Stinson é um personagem que me leva às gargalhadas, principalmente porque o ator que o interpreta, Neil Patrick Harris, é sensacional. Mas não só por isso. As atitudes do personagem - talvez de forma intencional, talvez não - sempre me parecem caricatas ao extremo, uma forma de crítica ao machismo predominante na nossa sociedade.
Barney é "o pegador". Suas histórias sobre as mulheres com quem sai são sempre contadas por ele mesmo, o que deixa no ar a dúvida do quanto é real e do quanto é apenas imaginação do personagem (ainda mais quando, em alguns episódios, prova-se que sua versão da história é sempre exagerada e não acurada) como uma forma de se encaixar na sociedade.
Sabendo disso, o leitor pode ler O Código Bro preparado.

Eu já tinha visto esse livro há um bom tempo, mas não queria importar - até pela quantidade de tempo que os livros demoram para chegar aqui em casa.
Quando o vi dentre os lançamentos da Intrínseca esse ano, fiquei extremamente feliz e ansiosa para realizar a tão aguardada leitura.

Devo dizer que não me decepcionei.
A edição da editora está uma graça, a tradução ficou super bacana e o livro em si me fez rir bastante.

Não é uma leitura que vai mudar a sua vida (a menos que você seja um Bro totalmente perdido no mundo), mas certamente irá melhorar o seu humor.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

Lari 19/03/2021

Poucos entendem Barney Stinson
O livro traz a própria alma do personagem, com um humor ácido e que muitas vezes te faz pensar enquanto lê algumas piadas.

Gêmeas Sperandi 01/03/2014

Apesar se não acompanhar arduamente a série How I Met Your Mother, eu assisto alguns episódios perdidos. E, em todos que assisto, não há dúvida: O Barney é o personagem mais engraçado. Por isso, quando O Código Bro entrou no catálogo de lançamento da Intrínseca, logo vi que iria amar o livro!

O livro é um apanhado de códigos para que todos os homens (e mulheres também) possam se tornar "bros". Li em meia hora, e não conseguia parar de enviar fotos para os meus amigos, de tanto que ria dos códigos. Um mais engraçado do que o outro.

Acho que vale pra todos comprarem e lerem antes de sair pela noite, assim até colocamos em prática alguns códigos. É diversão garantida! No blog, várias fotos dos códigos. Um melhor que o outro, confiram!

site: http://www.gemeasescritoras.com/2014/03/resenha-o-codigo-bro.html

Isa Neves 01/03/2014

Fãs da série irão adorar!
Eu sou super fã de How I Met Your Mother, então quando soube do lançamento do livro fiquei bastante curiosa. Já tivemos glimpses do bro code durante a série, mas nunca fora nada "concreto" até então.

É uma leitura divertida, ri várias vezes enquanto lia, MAS confesso que me senti um pouco ofendida com alguns artigos machistas, embora não fossem todos. Porém, eu pude continuar a aproveitar a leitura, já que no fundo eu sabia que era só o humor do livro :P

Durante a maior parte do livro eu pude escutar a voz do Barney perfeitamente, como se ele estivesse pessoalmente falando comigo, e isso raramente ocorre quando estou lendo sobre um personagem já conhecido.

Em geral: é um livro legal, mas com certeza mais voltado ao público masculino (além dos fãs de HIMYM)

lsonkwan 19/03/2022

livro super levinho que dá pra ler em apenas uma sentada. muito engraçado como consegui imaginar o barney escrevendo cada artigo kkkkkkk recomendo para todos os fãs de himym, principalmente pra curar ressaca literária!

Lu | @rei_no_literario 18/11/2020

Da série How I Met Your Mother
Esse livro definitivamente não irá fazer o menor sentido para quem não assistiu How I Met Your Mother, então só recomendo para quem é realmente fã da série.
Achei impressionante como o livro me trouxe a sensação de ouvir a voz do Barney enquanto eu lia. Certamente tudo que está nele o personagem diria, e é por isso que consegui imaginar ele falando cada palavra, cada trocadilho e imaginar ele contando aquelas histórias fortemente ficcionais que ele conta com tanta propriedade que se não fosse algo tão absurdo, certamente faria até a pessoa acreditar.
É um livro muito rápido de ler e super descontraído.
Tem umas partes bem machistas, mas eu comprei já sabendo que teria, pois já conhecia o personagem e botei isso na minha cabeça "é só um personagem estereotipado para agir como um tremendo babacão" para não passar raiva. Inclusive tem uma parte que ele mesmo se descreve mais ou menos assim.

Isabel.Cristina 20/05/2021

Não é porque um mano é um cara que ele também vai ser um Bro
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não preciso nem falar como é o livro né, todos conhecemos Barney Stinson
Dá para dar umas boas risadas e passar raiva também, Barney sendo Barney

"um Bro é um companheiro em que você pode confiar eternamente e que estará sempre pronto a ajudá-lo - a menos que tenha coisa melhor para fazer."

Ronnnnniep 20/08/2022

Artigo 151: Um Bro sempre escreve uma resenha
Um livro fácil de ler, mas pode ser visto como conteúdo machista caso o leitor não conheça o famoso Barney Stinson da série How I Met Your Mother, recomendo a leitura apenas para quem é fã mesmo, pois alguns dos artigos são bem pesados.

Em alguns momentos achamos alguns engraçados e até mesmo uns que podemos utilizar ou até utilizamos com nossos amigos casualmente, pois cada um de nós possuí um código Bro que levamos pra manter quem consideramos por perto.
O que pode ser absorvido mesmo de um conteúdo sem nexo, pode ser gratificante. HIMYM me ensinou muitas coisas boas e por isso se tornou uma das minhas séries de TV favoritas, e com certeza, mesmo o Barney consegue nos fazer enxergar tudo de um jeito diferente, do seu "Brojeito".

Artigo predileto: Artigo 7: Um Bro jamais admite não saber dirigir um carro com câmbio manual. Nem depois de um acidente.

Cesar Garcia 16/03/2023

Um código para a vida
O grande Barney Stinson escreveu essa obra muito importante sobre o código que todo Bro deve seguir.
O guru, o maior do laser tag, nos deixou essa obra imortal.
Um livro divertido para quem gosta da série How I Met Your Mother.

ju :) 05/02/2024

O código bro
QUE LIVRO BOM, MEU DEUS!

eu como fã de himym me apaixonei por esse livro, a atenção aos detalhes é de se admirar!

li em algumas horinhas, e ri demais!!

me senti como se eu realmente fosse um bro e em algumas páginas consegui até mesmo ouvir a voz do barney na minha cabeça.

?????

Mari 17/02/2024

Perfeito!!
É como se realmente o Barney tivesse falando com a gente. Quem assistiu a série sempre teve a curiosidade de saber do que se tratava o código bro, e o livro é tudo que eu imaginava. Perfeito!

Helô 01/06/2021

NUNCA. EM HIPÓTESE ALGUMA SIGA ESSAS REGRAS.

O livro é para ser engraçado, e realmente é algumas partes porque quem assistiu HIMYM sabe como Barney é, mas obviamente as regras desse livro não fazem sentido haha.

Fiquei curiosa para ler pq HIMYM é minha série favorita.

bruna.apolinario.718 05/09/2015

Para fãs da série
Com certeza um achado para quem é fã da serie, muito engraçada, realmente você consegue identificar o humor sádico do Barney o que deixa o livro mais encantador

Alex 27/08/2023

Barney stinson sabe muito. após ler o código bro até me sinto mais sábia e iluminada!! (muito divertido ter os livros da série