Fui uma boa menina?

Fui uma boa menina? Carolina Munhóz

Resenhas - Fui uma boa menina?

Leh 09/09/2020

i. Gostei do tema principal: família.
ii. Confesso que não gostei muito da personagem principal, apesar de entender os motivos dela. (Acho que fui influenciada pelo pouco que conheci dela)
iii. Me senti como se ela estivesse falando comigo, no início.
iv. Adorei a mudança de narração.
v. O final foi ótimo.

Paula Santos 19/07/2020

Comecei a ler esse livro sem ter buscado uma única informação sobre ele. Nem havia me dado conta de que era tão curtinho (li pelo kindle, não vi o tamanho). Acho que coloquei muita expectativa, acabei julgando pelo nome do livro que ali teria uma história super empolgante, mas só me frustrei. Uma pena!

RicckOliveira 03/06/2020

Belíssimo e agradável
"Fui uma boa menina?" É um belo conto de natal, até mesmo para mim que só vejo essa data como uma bela desculpa para se empanturrar de comida [rsrsrs]. Confesso ter ficado um pouco emocionado com tudo o que a personagem central nos conta, por vezes até refleti que o que ela conta sobre seus pais é algo que ocorre em muitas famílias, até mesmo na minha, eu não tenho tanto afeto do pai, mas também percebi que por vezes eu tão bem não permito tal aproximação. Mas enfim, voltemos a falar sobre a fantástica obra de Carolina Munhóz, o inicio dessa história deu uma pirueta no meu cérebro, pois eu estava indo em uma direção de que seu pai havia sido o responsável pelo acontecido a sua mãe, mas no fim eu fiquei com cara de trouxa e dei gargalhadas. Leiam é uma leitura rápida, porém satisfatória e incrível.

Ana Monteiro 25/05/2020

Um conto de natal
Achei fofo e com um final legal. No início eu estava achando chato, mas logo ficou bom.

Mirele Saionara 12/04/2020

Nada demais
Foi uma história ok,tipo não é horrível mas não é ótima, da pra ler rsrs

Thalles.Haydan 12/04/2020

Fui uma boa menina?
Eu simplesmente adorei essa história!! Uma trama familiar envolvendo a família mais perfeita do mundo mágico. Eu simplesmente adorei a forma como a história é contada, essa divisão de formato de carta/terceira pessoa, a forma como a trama se desenvolve, o plot do final da história, enfim... Eu gostei bastante e recomendo.

Michele 05/04/2020

Em tempos que quarentena.. lendo todos os livros perdidos.
Como descrito no título resgatei esse livro pensando em ter uma leitura tranquila e interessante, fui comprada pela capa linda, admito, mas o conteúdo é de lamentar. Fraco, obsoleto e desinteressante de mais para mim, um eterno diálogo com o diário Rosebud nada impressionante.Eu preciso tentar olhar com bons olhos os novos literários brasileiros, mas é difícil muita das vezes. Não sei se outros livros dela são bons (se os tem impressos e distribuídos), mas esse com certeza, não atendeu as minhas expectativas.

Nathi 03/04/2020

Foi só isso?
Não foi um completo desperdício de tempo (se bem que terminei ele em 10 minutos), mas sério,foi só isso?!
Esse livro vai contar a história de uma menina que escreve no diário dela, até aí ok, mas então ela fica reclamando, reclamando e então a história entra na perspectiva de terceira pessoa e pronto. Fim do livro.
Tinha um ótimo potencial, tenho certeza que se a autora tivesse desenvolvido melhor os personagens teria ficado bem legal, mas quando chegou nas últimas páginas ela simplesmente correu com o final!
Não me agradou, porém não foi um total desperdício de livro, pois é super curtinho e dá para ler rapidamente, ótimo para passar o tempo. Só esperava mais...
Guilherme.Goncalves 08/04/2020minha estante
Talvez é um "piloto" e não foi pra frente. Sei lá. Que estranho.

Nathi 08/04/2020minha estante
Eu também achei super estranho! Foi tão rápido e correram tanto no final...

Stephany 03/04/2020

Tipo bleh
Primeiro que comecei a ler esse conto sem nem fazer ideia do que se tratava, foi uma surpresa saber que era de Natal com direito a Papai Noel e tudo hehe no começo achei que ia ser legal, mas quando tudo começou a fazer sentido eu só pensei "é sério? quanto drama!"
Então o final é bonitinho, mas não compensa o começo melodramático, é aquilo, tudo se resolveria numa boa conversa.
P.S a capa é realmente linda e atrativa, uma estrela só por ela hehe

Camila1176 05/02/2020

Senhor Noel.
Nas páginas do diário uma adolescente conta seus dramas familiares, mas ela faz isso de forma repetitiva o que torna a história entediante. Dá muitas voltas, mas acaba tendo um final diferente.

Jéssica Bueno 30/01/2020

Conto simples e bom.
Fui uma boa menina? Trata-se de um pequeno conto narrado por uma mulher aparentemente transtornada por uma situação traumatizante em sua família.

O conto é narrado em primeira pessoa até certo ponto, onde a personagem escreve em seu diário, que denominou Rosebud.

Ao longo do conto, o leitor pode ir juntando as informações oferecidas pela personagem e descobrir quem ela é e a importância de sua família para o mundo.

MINHA OPINIÃO

Encontrei esse conto no play store de graça e decidi baixar, pensei que se tratava de um livro, mas quando vi a quantidade de páginas fiquei bem curiosa para ler, o conto tem apenas 24 páginas.

Achei a narrativa muito boa, creio que nunca tenha lido algo da autora e achei muito boa a escrita. É simples e flui super bem e não achei erros gramaticais.

O conto é curto mas consegue montar um universo novo em cima de histórias de natal, que todo mundo conhece, achei inovador.

Nota: 4

site: https://www.instagram.com/p/B7XCeHSjocI/

Gabyh 12/05/2019

"Esse dia nunca deixará de existir. As casas nunca deixarão de ser decoradas. Quem conseguiria fazer o mundo parar de comemorar uma das datas mais festivas do calendário? Eu nunca terei esse poder, Nunca recebi atenção, imagina então ter o poder de fazer esse dia ser esquecido por todos. Ou pelo menos por uma pessoa. Ah, como eu queria que ele esquecesse."

O livro é pequeno o que faz com que seja uma leitura bem rápida, desde o início já vemos que se trata das anotações de uma garota - a filha da família Claus - em seu diário - que ela chama de Rosebud.

A história começa com o relato de uma garota em seu diário, onde vemos seus problemas familiares, como a menina sente falta da mãe e alimenta um grande rancor por seu pai - que de acordo com ela sempre foi ausente - assim como da grande movimentação de pessoas em sua casa, principalmente na data festiva no final do ano. No decorrer das páginas conseguimos perceber quem é essa família, o que nos faz entender um pouco essa ausência do pai da garota, mas ao mesmo tempo nos mostra uma menina que não se esforça para entender seus pais e ver somente as coisas da forma como ela deseja.

"Consigo ouvir o meu riso sarcástico. O segundo em uma só manhã. Não soltei o terceiro, pois sabia que a bondade de minha mãe tinha limite e o tempo dela também. Naquele horário ela deveria estar finalizando as preparações para a celebração, mas não estava. Não! Ela escolheu aquele dia para procurar algo em meu armário."

É fácil perceber que a protagonista é uma personagem que não gosta da data comemorativa e muito menos do clima festivo que acomete a maioria das pessoas no final do ano, mas em nenhum momento é abordado de forma profunda o motivo de tal ódio pela data. Só a história do pai não ser tão presente como a garota gostaria não deu certo, ficou a desejar.

Percebemos que a todo momento a menina relata que se sentiu deixada de lado e negligenciada por seu pai a maior parte de sua vida, principalmente no dia do natal já que o mesmo sempre estava muito ocupado organizando as coisas e presenteando as crianças que foram boas no decorrer do ano, a questão é que sua menina nunca havia sido boa o suficiente, ela simplesmente não gostava daquele feriado, principalmente após o último ano quando sua mãe faleceu.

Não entenda errado, é claro que entendo que a menina sente falta da mãe e que gostaria que as coisas fossem diferentes, mas pelos relatos dela, em nenhum momento do livro vemos que ela tentou ver a história pelo outro lado, nunca tentou entender o empenho de seus pais para aquela data, ela só sentia que não era o suficiente já que em algum momento de sua vida ficou sabendo que seu pai queria ter tido um filho para passar seus ensinamentos para ele.

"É que na verdade estou nervosa. Não sei se no próximo segundo ele baterá na porta ou não. Qual seria a minha reação se o fizesse? Será que devo abrir? Eu já deveria ter passado dessa fase e é claro que não devo abrir. Por causa dele não a tenho mais. Isso é o mais correto a fazer, não?"

De uma forma geral é uma história bonitinha, poderia ter sido melhor abordada ou até mesmo mais estruturada, é um tema que permite se melhor desenvolvida, mas a autora consegue demonstrar que não importa quem você seja, os problemas familiares podem existir em qualquer lugar, mesmo onde menos se espera. Mas o final foi muito arrematado, como se a autora tivesse se cansado de escrever a história mas precisava finalizar ela logo, o que deixou aquela sensação de que está faltando algo.

"Houve então um momento de descontração. Afinal estava conversando com minha mãe. E se existia algum tipo de doçura naquela família vinha dela. Com certeza! Brincando, culpou a genética paterna pelo meu temperamento dramático. Ela sorriu e disse que me amava."

Jenifer Tertuliano 08/01/2019

Fofinho
Um conto de natal extremamente fofo!!! E os personagens são tão inusitados que não vou citar nomes, para não dar spoiler!!
De início somos apresentados ao diário de uma adolescente, e aos dramas que ela da sua vida, membro de uma das famílias ícones do natal ela sofre com a ausência de seus pais, e logo nas primeiras páginas ela nos conta sobre o falecimento da sua mãe.
A partir de então ela corta relações com o pai, muda de cidade e de vida, até o momento que numa noite de Natal, ela recebe a visita do pai, para acertarem as diferenças.