Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Ju Oliveira 06/02/2014

Apaixonante!
Azul da cor do mar, definitivamente foi o livro que mais me empolgou, dos lançamentos de Fevereiro da Novo Conceito. Mal terminei o que estava lendo e já grudei nele, só larguei quando terminou. Li o primeiro livro da Marina Carvalho, Simplesmente Ana e tinha certeza que não iria me decepcionar com este lançamento. Dito e feito… novamente amei!!!

Rafaela, 21 anos, está no último semestre da faculdade de Jornalismo em Belo Horizonte. Ela é um desastre em pessoa, vive trombando em tudo, derrubando coisas e por vezes se dá muito mal, indo parar até no hospital por conta desse seu jeito descoordenado. Mas no que diz respeito à sua carreira, ela é totalmente o oposto. Responsável, dedicada e muito interessada em se dar bem na carreira de Jornalismo, ela agora conseguiu realizar o sonho de muitos estudantes prestes a se formar. Conseguiu um estágio na Folha de Minas, um conceituado jornal do seu estado e o terceiro maior do Brasil.

Mas seu sonho logo se torna um pesadelo, ao descobrir que será estagiária ligada diretamente a Bernardo, o melhor jornalista investigativo do jornal. Bernardo, logo de cara se mostra a pessoa mais arrogante, grosso e irritante do planeta. E o pior é que Rafa terá que literalmente ser a sombra de Bernardo. Ele, por sua vez, não faz a mínima força para ser agradável com sua estagiária, pelo contrário, faz o possível para complicar sua vida.

Mas Rafa é persistente e passa por cima das grosserias de seu companheiro de trabalho até porque, o restante da equipe do jornal, são uns amores com ela. Principalmente Marcelo, que não esconde seu interesse romântico por Rafa, desde que a conheceu. Mas seu coração está fechado para o amor. Na verdade, Rafa tem um amor platônico desde seus 11 anos. “O menino da mochila xadrez“, que ela via constantemente em uma de suas férias na praia de Iriri/ES. Apesar de ser ainda uma criança, com 11 anos, ela nutria uma curiosidade sobre a vida daquele menino misterioso, sempre carregando sua mochila xadrez.

Com o passar dos anos, Rafa começou a escrever uma espécie de diário, cartas direcionadas ao menino da mochila xadrez. E agora dez anos depois, se tornou praticamente um livro, onde todo dia ela escreve uma nova página. Sua ligação com esse menino é tão forte, que durante esses anos todos, ela jamais conseguiu se apaixonar de verdade.

Mas será possível que uma relação de ódio, possa ser transformar em amor? Pois é exatamente essa dúvida que está matando a Rafa. Por mais que ela odeie Bernardo e suas atitudes irritantes, ficar longe dele só a deixa deprimida, e faz com que o tempo não passe. Suas melhores amigas já sacaram isso, mas Rafa não admite que sinta outra coisa por Bernardo além de ódio e desprezo.

Azul da cor do mar é aquele tipo de livro que você não quer largar por nada. E fica irritada quando não tem outro jeito. Mesmo assim, volta correndo só pra ler qual será a próxima enrascada que a mocinha vai se meter. Eu achei bastante previsível, sabia qual seria o desfecho da história logo nas primeiras páginas. Mas Marina Carvalho tem o dom de nos encantar com suas histórias, e nem por isso achei chata ou cansativa. Pelo contrário, é encantador.

Rafa é uma personagem super querida, cativante, meiga apesar de ser um desastre ambulante. Bernardo, mesmo querendo demonstrar ser um bronco sem coração, no fundo, dava pra perceber que ele era gente boa. Já o Marcelo, eu não curti muito, achei ele meio sonso e sem graça. As melhores amigas da Rafa são uns amores e os irmãos dela são bem fofos também.

Enfim, eu ameeei o livro, fiquei triste quando acabou, queria mais. Quem se encantou por Simplesmente Ana, se prepara, porque certamente vai se apaixonar pela Rafa e o seu menino da mochila xadrez. Aliás… eu sinceramente não entendi porque o livro não se chama “O menino da mochila xadrez“. Seria o título perfeito! Apesar de que o título tem a ver com a história, mas eu particularmente prefiro o Menino da mochila…

Leitura mais que recomendada! Leiam, leiam, leiam!!!

site: http://juoliveira.com/cantinho/azul-da-cor-do-mar-resenha-sorteio/

Wade 18/01/2022

Previsível
Estava procurando um livro que a história se passava em Belo Horizonte, então acabei conhecendo esse livro por indicação de um site, porém o fato dele se passar em BH foi o motivo de ter conseguido terminar ele, também tenho que dar crédito a escrita fluida da autora.

Além de questões BEM problemáticas que tem nesse livro que vi outras resenhas no site ressaltarem, tenho que citar uma que fiquei sem acreditar, o fato da protagonista do livro desenhar suástica para se distrair, não tem motivo NENHUM para isso, sendo que é colocado no livro de forma aleatória sem explicação cabível.

Sobre a revelação do ?garoto?, não tem surpresa nenhuma, né? Totalmente previsível, realmente o ponto positivo do livro vai para as citações dos locais de Belo Horizonte.

Mayhara 19/02/2019

Eu fiz o contrário com essa história, sem saber, eu li a versão do Bernardo primeiro e me lembro que não tinha me impressionado muito pela história, e achei comum. Lembro que pensei que eu jamais leria a versão principal.

E depois de ver muita indicação e falarem bem do livro "principal", decidi ler. Vi que eu devia ter ficado na minha opinião mesmo. Senti até que sob a perspectiva do Bernardo, a história ficou mais interessante.

Não gostei da Rafa (o olhar apaixonado do Bernardo faz com que ela seja mais interessante) e a história se arrasta demais sem nada de interessante acontecendo.

Ouvi muitas indicações por ser um livro engraçado e que as situações que a Rafa se coloca sejam hilárias, não achei. Senti mais vergonha alheia do que graça.

Não é um livro ruim, mas é comum.
Jeh 01/10/2019minha estante
Não sabia q tinha um livro sobre a persoecriva de Bernardo, mas durante a leutura oensei q se tivesse seria legal. Qual o nome do livro?

Gabriela1139 29/11/2023

Esse livro e simplesmente perfeito, se não force ele eu não teria descoberto esse mundo incrível da leitura

LetAcia 21/08/2022

O livro que eu sou obcecada
Rafaela passa todas as suas férias na casa dos seus avós em Iriri se divertindo com seus três irmãos mais velhos,todo dia ela via um garoto que passava pela sua janela,ele era um pouco mais velho que ela,então ela não tinha coragem de falar com ele. Um certo dia ela vai andar na praia com sua avó e ela ver o garoto,então de repente ele entra no mar com um bilhete na mão e Rafaela observa toda essa cena impressionada,quando o garoto volta do mar ele está sem o bilhete e nesse momento ele olha para Rafaela que fica encantada com olhos do garoto que são tão azuis quanto o mar,desde de então Rafa fica obcecada por garoto da mochila xadrez.

Táh 08/10/2020

Incrível
Eu amei a forma como a autora escreveu o livro e como ele prende a pessoa na história. E sem falar que é brasileiro.

Fabi 02/01/2021

Azul da cor do mar é um livro essencialmente engraçado e carregado de alguns clichês o que torna a história muito mais divertida. Uma coisa que é preciso se atentar é em relação as problemáticas que são abordadas muito superficialmente mas que leva-se em consideração o contexto em que foi escrita. Além disso, senti algumas lacunas na narrativa que poderiam ser preenchidas de uma forma muito mais elaborada, apesar disso, a história em si é muito boa e vale a pena dar uma valorizada em escritores nacionais.

ANE 13/04/2021

O garoto da mochila xadrez
Eu não sei vocês, mas eu procurei o garoto da mochila xadrez até em BIJU, toda mundo pra mim era ele. Leitura leve, apesar da Rafa algumas vezes ser uma chata, o Bernardo era um fofo, apesar de ter feito merda. Mas recomendo a leitura.

Lecomchaelivros 19/07/2020

Azul da cor do mar
Um romance leve, mas não consegui me ligar a nenhum personagem as partes que mais gostem não se referem ao romance e sim a parte jornalística e investigava no meio da história.

Michelli Prado 19/02/2018minha estante
Bem isso que me desagradou na leitura...No momento que ele some achei que tinha ido buscar a tal mochila, não ido para Londres....

22/05/2014

O garoto da mochila xadrez
Sabe quando você ganha um livro, mas no fundo, no fundo, não está muito ansiosa para lê-lo? Então, era exatamente assim que estava quando recebi "Azul da cor do mar" junto com os lançamentos do mês da Editora Novo Conceito.

Embora tenha gostado bastante de "Simplesmente Ana" e ter ficado encanada com a escrita da autora, não estava com muita vontade de ler esse, por isso não criei muitas expectativas quando finalmente o peguei para ler. E pra ser sincera, agora não sei bem como começar essa resenha, pois é muito difícil falar de um livro do qual gostamos, mas prometo dar o meu melhor.

Rafaela Villas Boas é estudante de jornalismo, tem 21 anos, e mora em Belo Horizonte, ela é a caçula de três irmãos e mora com os dois mais novos. Seus dois maiores sonhos na vida são: se firmar na área do jornalismo investigativo e encontrar o menino dos olhos azuis, que ela conheceu certa vez quando estava passando as férias com sua família em Iriri, cujo o nome e de onde é, ela não sabe. A única coisa que sabe é que o garoto tinha uma mochila xadrez e carregava um envelope nas mãos. Desde então, durante longos dez anos, Rafaela foi perseguida pela imagem do garoto que ela viu certa vez quando estava prestes a completar onze anos.
Agora, prestes a se formar na faculdade, Rafaela, tenta buscar em todos os homens de olhos azuis que ela conhece, o garoto por qual se encantou quando era criança.

"O garoto já significou várias coisas para mim. Aos dez anos de idade ele era apenas um enigma, um mito, talvez um símbolo de liberdade para uma menina praticamente enclausurada. (...) Isso não impediu que, aos doze, ele aparecesse como o mocinho perfeito de quase todos os meus sonhos, o personagem principal de todas as minhas redações do colégio. (...) Aos dezesseis, eu reparava em qualquer garoto que fosse uns quatro anos mais velho que eu e tivesse olhos azuis. Devaneava se finalmente era ele, o meu garoto (...)."

Rafaela consegue uma vaga como estagiaria no jornal "Folha de Minas" um dos mais importantes jornais do Pais, para ela, seu segundo sonho estava começando a se realizar, a não ser por um colega muito antipático que a odiou desde o primeiro minuto.

Bernardo Venturini, é a personificação de Chris Hemsworth (Ok, acho que vocês já conseguiram imaginar mais ou menos como ele é, rs), só que na versão mal humorada. Bernardo não aceita muito bem a ideia de ter uma estagiaria e principalmente de ter que ficar grudado nela boa parte do dia.

"- Qual é o seu problema?
Como um vulcão prestes a entrar em erupção dentro de mim, coloquei para fora o que mais me incomodava.
- Meu problema é você! – Apontei o dedo para o peito de Bernardo. – Você e suas ambiguidades, sua grosseria, sua mania de se achar o máximo. – Respirei fundo, mas não parei. Já tinha começado mesmo. – Desde que conheci você, não tenho um só dia de paz de normalidade. Venho para o trabalho me perguntando o que devo esperar. Bernardo, você me trata mal, como se eu fosse um estorvo, uma peste. Eu nunca passei por isso na vida. Nunca!"

Entretanto, com o cenário de busca pelas noticias, logo esse ódio dos dois, se transforma em respeito, companheirismo, amizade e enfim numa paixão, que no incio é reprimida, mas que logo se torna algo impossível de resistir e mal podemos esperar a hora em que os dois ficarão juntos.

Eu me diverti muito lendo esse livro, e me arrependi de não ter pedo ele antes para ler, a Marina escreve muito bem, e a leitura simplesmente flui. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é que a história não gira apenas em torno dos personagens principais, foca também em outros pontos, um deles é o jornalismo investigativo, o que faz com que a leitura não fique cansativa quando chegamos a certo ponto da história.

Quanto ao Garoto da mochila xadrez, onde ele fica nisso tudo? Bom, vocês terão que ler para descobrir, e tenho certeza que não irão se arrepender.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2014/05/resenha-azul-da-cor-do-mar-marina.html

Izabela 03/03/2014

Eu estava maluca para ler esse livro (e também li em menos de um dia), a autora além de ser um amor de pessoa escreveu também Ela é uma Fera e Simplesmente Ana (dois livros que adorei), por isso estava bem animada. Era para eu ter lido até mais rápido, mas para o meio da brincadeira tive que fazer mala e o livro teve que ficar de lado por algumas horas. No geral é um livro bem leve e devorável, quando dei por mim já estava quase no final e estava dando alok porque os dois personagens principais estavam em Caxambu (minha cidade, a que cresci, pelo menos, e a que estou nesse exato segundo, rs). Ok, vamos focar na resenha, né?

O livro conta a história da Rafaela, uma estudante de jornalismo que tem uma paixão inexplicável pelo curso e que consegue um estágio em um dos maiores jornais do país, o maior de Minas. Tudo estaria maravilhoso, não fosse o seu mais novo colega (e mentor) de trabalho, Bernado. Um jornalista metido e que acha que consegue e deve fazer tudo sem ajuda de ninguém, mas pelo olhos do chefe do jornal ele não só precisa de uma ajudinha extra (um toque feminino e delicado nas matérias) como ganhou uma sombra, quero dizer, estagiária. Rafa passa o livro tentando entender a relação dela com o seu mais novo colega de trabalho e ainda lidando com as amigas malucas (uma muito atirada e sem noção), os irmãos mega-protetores e o estágio para lá de puxado.

"(...) Se tratando daquele ser volúvel travestido de Clark Kent, sem os óculos e o cabelo preto, eu só esperava o pior." - Página 59

Além disso tudo Rafa ainda tem que lidar diariamente com seu passado. Com o menino para ser mais exata. Quando tinha onze anos ela estava de férias na praia, na casa de sua avó, e viu um menino de olhos azuis profundos deixando um papel ser levado pelas ondas do mar. O conteúdo do papel e a identidade do menino assombram a personagem principal desde então. A relação, meio doida, dela com o menino atrapalha até nas relações amorosas dela. Nenhum dos namorados, ficantes ou paqueras era o dono dos olhos profundos e isso a deixava maluca. Em meio a reportagens (muito) perigosas para o jornal e a toda essa bagunça de passado Rafa vai tentando descobrir o que o destino preparou para ela. E eu posso afirmar, o destino caprichou.

"(...) Como diz minha sobrinha de doze anos, as mina pira." - Página 96

Os personagens são uma graça. Rafa é uma jornalista mineira que rende boas risadas. Baixinha e com um temperamento forte é complicado não se identificar com ela por um motivo ou outro. Bernado é um personagem meio enigmático, muitas vezes eu tive que reler as falas dele para entender melhor as entrelinhas. O personagem me lembrou muito (mesmo) o Max (de Procura-se Um Marido, da Carina Rissi). Os dois são bem parecidos em vários aspectos. Os irmãos da Rafa são uma história a parte, eu me diverti muito com eles. As amigas dela e os outros jornalistas também são ótimos personagens. Eu adoraria ter colegas de trabalho como os dela. Uma redação leve e gostosa de trabalhar, quase me deu vontade de ser jornalista (eu disse quase).

O tchan da história fica na cara desde que você lê as primeiras páginas, mas essa parte clichê da um gostinho muito especial ao livro, não é segredo que amo histórias assim. Ah, e isso não atrapalha a leitura de forma alguma, acho digno deixar bem claro. Além de citar (e mostrar um pouco) da minha cidade, como comentei no começo, o livro se passa em BH e eu, mineirinha que sou, amei isso. Me diverti muito com o livro afinal me identificava com os lugares, com as manias e com as marcas brasileiras. Ah, como é bom achar livros nacionais bons. Eu fico mais feliz que criança na noite do natal. Dei cinco estrelas, sem nem precisar parar para pensar, mas meu favorito da autora continua sendo Simplesmente Ana.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

ray 02/12/2021

Divertido (:
Achei o livro muito divertido, jurei que era um clichê básico, mas acredito que foge um pouco porque tem um pouco dos relatos de Rafa e Bernardo no jornal, os casos, a investigação.. deixa a gente mais presa a história também. não só na expectativa do romance kkk

Sobre a revelação do garoto da praia a surpresa é zero né? kkk (pelo menos pra mim foi), mas foi tudo lindo. adorei ?

Jess 25/10/2021

Grande surpresa!
Apesar de ser uma história simples e com uma reviravolta não muito difícil de se adivinhar, como foi gostosa e fluida essa leitura!
Daquelas boas pra sair um pouquinho da realidade, se distrair, rir e se divertir. Confesso que leria fácil outras coisas da autora, que escreve muito bem, na minha humilde opinião (kkkkk). E fico ainda mais feliz de ser alguém de tão pertinho de mim!

Para os fãs de um bom romance clichê, de leitura rápida e fácil, é uma ótima pedida! ?

Ana Martines 10/08/2014

Rafaela viveu uma experiência única na sua infância em suas férias na cidade de Iriri, onde sua vó morava. Todos os dias daquele mês, ela via aquele garoto desconhecido caminhar com a sua mochila xadrez até a praia e sentar lá, olhando para o mar. Um dia, este garoto se levantou e mergulhou na água, com um papel na mão. Quando saiu, o papel não estava mais com ele, e seus olhos se cruzaram. Aquele azul ficou marcado na memória dela e, 11 anos depois, ela ainda sonhava com O Garoto.

Hoje, aos 21 anos, Rafaela está prestes a se formar em jornalismo na PUC de Minas Gerais e, por via de uma das suas professoras, consegue um estágio no melhor jornal da cidade. Mas, nem tudo é tão perfeito assim. A função dela é seguir cada passo do melhor jornalista da empresa, ser a sua sombra. Mas, ao conhecê-lo, começa a cogitar se o emprego vale mesmo a pena.

Bernardo mostra-se arrogante e ríspido ao redor de Rafaela. Não gosta de trabalhar em equipe, não sabe ensinar, apenas agir. Ela também não deixa as coisas mais fáceis, querendo agir com ele. Por muito tempo os dois agem como inimigos mortais, não conseguindo ter uma conversa sem um tom mais alto ou um xingamento no meio.

"- Meu problema é você! Apontei o dedo para o peito de Bernardo Você e suas ambiguidades, sua grosseria, sua mania de se achar o máximo. Respirei fundo, mas não parei. Já tinha começado mesmo. Desde que conheci você, não tenho um só dia de paz, de normalidade. Venho para o trabalho me perguntando o que devo esperar. Bernardo, você me trata mal, como se eu fosse um estorvo, uma peste. Eu nunca passei por isso na vida. Nunca!

Mas, para piorar, Bernardo é exuberante. Conquistador. Na primeira saída da equipe, as amigas de Rafaela aparecem para fazer companhia a ela e, do nada, Gisele começa um caso com o rapaz. Ali, na frente de Rafaela. E é então que o ciúmes-não-é-ciúmes começa. Rafaela o detesta, não consegue ficar ao seu redor e, tudo o que sentiu ao ver os dois se beijando foi humilhação na frente da sua equipe de trabalho. Ou assim ela tenta se convencer.

E com isso o livro se desenrola, cheio de momentos de tensão entre Rafaela e Bernardo, que são obrigados a trabalhar 6 horas por dia, 5 vezes por semana, juntos. Entre confusões e milhares de tropeços da garota, que mostra-se cada vez mais nervosa e atrapalhada perto do colega de trabalho, os dois precisam se aturar enquanto o estágio dela durar.

"... Melhor viver de uma ilusão e ser feliz do que encarar a fúria da realidade e me estrepar."

Marina Carvalho nos traz mais um livro para ler e se encantar. Um livro perfeito para deitar na cama em um dia de chuva, se enrolar no edredom e devorá-lo. Foi isso que eu fiz. Em menos de 6 horas me deliciei nas 336 páginas de puro amor-ódio. E eu não me arrependo nem um pouco disso. O livro me prendeu a ponto de me deixar sem noção do tempo ou do que acontecia ao meu redor.

A Novo Conceito também teve um cuidado especial com a obra. A diagramação é a definição do livro: lindíssima! Com alguns desenhos variados para separar as cenas, e a cada início de capítulo um trecho diferente sobre como se portar em um jornal, o livro tornou-se ainda mais gostoso de ser lido. Sem dizer que essa capa é simplesmente maravilhosa.

Azul da Cor do Mar é um livro leve, recomendável para todas as idades e gerações. Quem gostou de Simplesmente Ana, também da autora, irá se apaixonar ainda mais por esta obra. Um romance que aborda família, amizade e a carreira dos jornalistas, pronto para esquentar o coração de todos em uma tarde fria.

site: www.vicioemlivros.com