Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Cris 31/12/2021

Rafaela passa suas férias na casa de seus avós em uma praia maravilhosa  e é lá que ela vê um menino sair do mar com os olhos tão azuis que ela não conseguiu desviar, ele pega sua mochila xadrez e sai andando sem rumo essa imagem ficou gravada em sua memória para sempre, quem é esse garoto?
Anos depois ela é uma jornalista e começa a trabalhar em um jornal, primeiro emprego sua chance de mostrar seu valor.
Bernardo um rapaz que não é sociável e gosta de trabalhar sozinho,  agora tem que ajudar Rafa a familiarizar-se e aprender o trabalho e nisso para ele não é fácil.
Apesar de tudo isso Rafa ainda escreve cartas para aquele menino da mochila xadrez que ronda seus pensamentos
Uma história que causa reflexão,  mas os acontecimentos são previsíveis que não deixa de ser uma felicidade e aquecer o coração com o final.

Lillian jéssica 25/12/2021

O romance mais perfeito que eu já vi
Eu li esse livro em 2019 e amei, esse ano tive que reler ele novamente e conseguir reler em 1 semana... esse livro é maravilhoso?

Nad' Openthebook 10/06/2020

Bernardo seu cria de satanás rs
Esse é o apelido "carinhoso" que Rafa dá a seu colega de trabalho, Bernardo.
Ambos vivem se alfinetando e discutindo no trabalho, ele é jornalista investigativo e ela sua estagiária.
Até que ele conhece Gisele, amiga da Rafa, e começa a sair com a mesma, Rafa fica possessa da vida, inventa mil coisas para justificar sua raiva sem se dar conta que está apaixonada por ele.

De início a história é um pouco cansativa porque não desenrola, mas quando a Rafa briga com a Gisele por e-mail relacionado ao Bernardo, aí a história começa a ficar interessante.

Algumas coisas inusitadas acontecem com a Rafa (um acidente que faz com que ela pare no hospital, uma suspensão na faculdade, um sequestro), que faz com que ela repare no Bernardo de um modo diferente, deixando de acha-lo um carrasco.

Ambos viajam juntos para fazer uma matéria, e acabam revelando seus sentimentos, começam a se relacionar, até que o Bernardo some sem dar explicações, pede transferência de setor e vai para outro país. Rafa decide sair do trabalho, ir morar em outro estado com seu irmão, e deixar sua história com Bernardo para trás. Até que recebe uma carta, que muda o rumo da sua vida, unindo passado e presente. (Não irei dar spoiler rs)

? Minha visão sobre a história

Os personagens são bem construídos, demorou a engrenar mas quando engrenou a história deslanchou, o final poderia ter sido melhor apresentado, com mais emoção, foi um final de Nicholas Sparks sem o suspense que ele faz, achei diversos erros de escrita que não achei nos demais livros da autora, não achei legal todo produto ou roupa que a personagem ia usar ficar falando a marca do mesmo, informação desnecessária. No mais gostei da história, o casal ficou fofo.

Paulinha 10/12/2021

Azul da Cor do Mar
Livro gostosinho de se ler. Não tem grandes emoções e nem histórias intensas. Não é meu livro favorito da autora.

Aninha 23/12/2020

Criei expectativas e...
Eu esperava mais do livro, achei a protagonista muito forçada, principalmente a relação dela com os irmãos e o par romântico,e o fato de todo mundo gostar dela sendo que ela não fez absolutamente nada, é minha opinião, enfim criei expectativa e quebrei a cara.
P.S. Essa é a primeira resenha que faço então só joguei o que realmente achei e senti sobre o livro.

rkive1 18/11/2022

Ele poderia dar certo, mas...
Sinceramente? Não foi uma boa leitura.

Antes de tudo queria dizer que é satisfatório ler histórias que se passam em nosso país.

Bem... senti que a autora não soube desenvolver bem as ideias e acabou botando muita coisa sem relevância para a história é as vezes até mesmo sem sentido, como o desenho de suástica.

Que ideia foi essa? De tanta coisa que a Rafaela poderia desenhar para passar tempo ela foi fazer desenho suástica? Com certeza teve muitas críticas quanto a isso que a autora poderia ter evitado.

Outra coisa totalmente jogada foi esse final, me senti bem decepcionada quanto ao desenvolvimento (ou a falta dele) em toda a história. Como a fuga repentina do Bernardo, a volta e a reconciliação em apenas 1 capítulo.

A personagem não conseguiu me cativar e o romance e a inimizade me pareceu algo tão forçado. Eu realmente me esforcei.

Mas apesar desses e outros detalhes, a escrita é bem fluída e rápida de ler.
Marcile 22/12/2022minha estante
Sim! O final foi uma decepção total, esperava algo mais bem elaborado, e não um término tedioso onde tudo foi resolvido em meras dez páginas.

Mari 16/07/2020

Gostei bastante!!!!
Típica história cão e gato, Rafaela finalmente consegue o emprego dos sonhos na Folha de Minas mas ela não esperava ter um Cria do Satanás como chefe. Bernardo é um homem que não sabe trabalhar em equipe e ao descobrir que terá que "cuidar" de uma estagiária fica mais carrancudo que o normal.
O começo do livro obviamente é um pé de guerra constante mas no fundo apenas um amor encubado hahaha!

A grande questão é, será que durante todas as reviravoltas e novas paixões Rafa finalmente esquecerá O Garoto?

*CONTÉM SPOILER*
Algo que achei chato foi que finalmente quando começou o namoro do Bernardo com a Rafa, na primeira oportunidade de discussão (que na verdade nem ocorreu) o Bernardo "fugiu", óbvio que a proposta de emprego era incrível, mas se ele já sabia dela pra quê encher o coração da pobre Rafa de esperanças???
*CONTÉM SPOILER*

Felizmente o fim da história ocorreu tudo bem, então tirando esse defeito o livro é incrível, leve e com toques de humor
Kerla 18/10/2020minha estante
Também achei isso chato e sem lógica! Como assim vai embora sem falar nada?

Ju Oliveira 06/02/2014

Apaixonante!
Azul da cor do mar, definitivamente foi o livro que mais me empolgou, dos lançamentos de Fevereiro da Novo Conceito. Mal terminei o que estava lendo e já grudei nele, só larguei quando terminou. Li o primeiro livro da Marina Carvalho, Simplesmente Ana e tinha certeza que não iria me decepcionar com este lançamento. Dito e feito… novamente amei!!!

Rafaela, 21 anos, está no último semestre da faculdade de Jornalismo em Belo Horizonte. Ela é um desastre em pessoa, vive trombando em tudo, derrubando coisas e por vezes se dá muito mal, indo parar até no hospital por conta desse seu jeito descoordenado. Mas no que diz respeito à sua carreira, ela é totalmente o oposto. Responsável, dedicada e muito interessada em se dar bem na carreira de Jornalismo, ela agora conseguiu realizar o sonho de muitos estudantes prestes a se formar. Conseguiu um estágio na Folha de Minas, um conceituado jornal do seu estado e o terceiro maior do Brasil.

Mas seu sonho logo se torna um pesadelo, ao descobrir que será estagiária ligada diretamente a Bernardo, o melhor jornalista investigativo do jornal. Bernardo, logo de cara se mostra a pessoa mais arrogante, grosso e irritante do planeta. E o pior é que Rafa terá que literalmente ser a sombra de Bernardo. Ele, por sua vez, não faz a mínima força para ser agradável com sua estagiária, pelo contrário, faz o possível para complicar sua vida.

Mas Rafa é persistente e passa por cima das grosserias de seu companheiro de trabalho até porque, o restante da equipe do jornal, são uns amores com ela. Principalmente Marcelo, que não esconde seu interesse romântico por Rafa, desde que a conheceu. Mas seu coração está fechado para o amor. Na verdade, Rafa tem um amor platônico desde seus 11 anos. “O menino da mochila xadrez“, que ela via constantemente em uma de suas férias na praia de Iriri/ES. Apesar de ser ainda uma criança, com 11 anos, ela nutria uma curiosidade sobre a vida daquele menino misterioso, sempre carregando sua mochila xadrez.

Com o passar dos anos, Rafa começou a escrever uma espécie de diário, cartas direcionadas ao menino da mochila xadrez. E agora dez anos depois, se tornou praticamente um livro, onde todo dia ela escreve uma nova página. Sua ligação com esse menino é tão forte, que durante esses anos todos, ela jamais conseguiu se apaixonar de verdade.

Mas será possível que uma relação de ódio, possa ser transformar em amor? Pois é exatamente essa dúvida que está matando a Rafa. Por mais que ela odeie Bernardo e suas atitudes irritantes, ficar longe dele só a deixa deprimida, e faz com que o tempo não passe. Suas melhores amigas já sacaram isso, mas Rafa não admite que sinta outra coisa por Bernardo além de ódio e desprezo.

Azul da cor do mar é aquele tipo de livro que você não quer largar por nada. E fica irritada quando não tem outro jeito. Mesmo assim, volta correndo só pra ler qual será a próxima enrascada que a mocinha vai se meter. Eu achei bastante previsível, sabia qual seria o desfecho da história logo nas primeiras páginas. Mas Marina Carvalho tem o dom de nos encantar com suas histórias, e nem por isso achei chata ou cansativa. Pelo contrário, é encantador.

Rafa é uma personagem super querida, cativante, meiga apesar de ser um desastre ambulante. Bernardo, mesmo querendo demonstrar ser um bronco sem coração, no fundo, dava pra perceber que ele era gente boa. Já o Marcelo, eu não curti muito, achei ele meio sonso e sem graça. As melhores amigas da Rafa são uns amores e os irmãos dela são bem fofos também.

Enfim, eu ameeei o livro, fiquei triste quando acabou, queria mais. Quem se encantou por Simplesmente Ana, se prepara, porque certamente vai se apaixonar pela Rafa e o seu menino da mochila xadrez. Aliás… eu sinceramente não entendi porque o livro não se chama “O menino da mochila xadrez“. Seria o título perfeito! Apesar de que o título tem a ver com a história, mas eu particularmente prefiro o Menino da mochila…

Leitura mais que recomendada! Leiam, leiam, leiam!!!

site: http://juoliveira.com/cantinho/azul-da-cor-do-mar-resenha-sorteio/

Glenda 20/04/2014

Divertido, leve e nacional
Primeira vez que leio um romancezinho água com açúcar nacional, e fiquei satisfeita. É claro que “Azul da cor do mar” não foge de todos aqueles clichês que caracterizam os romances do gênero: há uma mocinha inteligente, atrapalhada e cheia de dúvidas, um cara lindo, inteligente e charmoso, antipatia entres os dois no início, e previsibilidade. Mas você só pega um desses da estante quando quer algo leve e gostoso de se ler, e esse romance da Marina Carvalho é justamente assim.

O mistério que envolve o Garoto da Mochila Xadrez é legal, gostaria mais, inclusive, se a autora tivesse arranjado um jeito de dar um foco maior a ele e arranjado um desfecho mais interessante, mas tudo bem, gostei assim mesmo.

A narradora, Rafaela, é daquelas mocinhas inteligentes, bem vestidas, com problemas de coordenação e, por mais que ela diga que não, um tanto fútil (o livro é cheio de referências às marcas que ela usa, da cor e marca de um esmalte a um removedor de maquiagem eficiente. Há um momento, inclusive, em que ela menciona ter gasto todo seu salário em um vestido. Se isso não é ser fútil, perdoem minha ignorância). Mas ela é uma garota legal, sim.

Quanto ao Bernardo, bem, ele é um gato meio temperamental.

O que achei legal, também, ao ler esse livro, foram as diversas referências a personalidades famosas do Brasil, como Fátima Bernardes, Cid Moreira, Evaristo Costa, Paula Fernandes, Neymar e várias outras. Foi diferente, interessante.

Pretendo ler outros livros da autora, então recomendo pra quem gosta de um romance bobinho de vez em quando.

Fabi 02/01/2021

Azul da cor do mar é um livro essencialmente engraçado e carregado de alguns clichês o que torna a história muito mais divertida. Uma coisa que é preciso se atentar é em relação as problemáticas que são abordadas muito superficialmente mas que leva-se em consideração o contexto em que foi escrita. Além disso, senti algumas lacunas na narrativa que poderiam ser preenchidas de uma forma muito mais elaborada, apesar disso, a história em si é muito boa e vale a pena dar uma valorizada em escritores nacionais.

Wade 18/01/2022

Previsível
Estava procurando um livro que a história se passava em Belo Horizonte, então acabei conhecendo esse livro por indicação de um site, porém o fato dele se passar em BH foi o motivo de ter conseguido terminar ele, também tenho que dar crédito a escrita fluida da autora.

Além de questões BEM problemáticas que tem nesse livro que vi outras resenhas no site ressaltarem, tenho que citar uma que fiquei sem acreditar, o fato da protagonista do livro desenhar suástica para se distrair, não tem motivo NENHUM para isso, sendo que é colocado no livro de forma aleatória sem explicação cabível.

Sobre a revelação do ?garoto?, não tem surpresa nenhuma, né? Totalmente previsível, realmente o ponto positivo do livro vai para as citações dos locais de Belo Horizonte.