O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

Jully 13/02/2024

Não entendi nada, pretendo em futuro próximo reler e vê se entendo alguma coisa. Mas gostei da escrita.

Lariiix 09/02/2024

??
Leitura rápida!

Sempre tive interesse em ler Edgar Allan Poe mas não sabia ao certo por onde começar. Achei essa edição do poema e resolvi ler por ser algo rápido.

A leitura foi muito interessante, eu gosto muito de literatura voltada para algo meio melancólico e o autor soube transmitir esse sentimento com maestria, mesmo com o texto sendo bem simples.
Gostei bastante, com certeza vou procurar ler mais obras do autor.

Ana Flávia 07/02/2024

Essa edição é bem legal. Além de ter várias ilustrações, ela é bilíngue! Muito bom ler com o texto original do lado.

feliperogue 06/02/2024

Sensacional análise de uma obra hipnotizante.
Essa edição de ?O Corvo? consta com as traduções de Machado de Assis, Fernando Pessoa, a versão original do poema em inglês de Edgar Allan Poe, três ensaios sobre versificação escritos pelo próprio Poe e mais dois ensaios escritos por Paulo Henriques Britto.

Quero dizer em primeiro lugar que o livro é esteticamente lindo. A capa, as ilustrações, a fonte? Tudo remete ao tema romântico e sombrio que tão bem caracteriza a estética das obras de Poe. Parabéns à Companhia das Letras por esse trabalho visual lindo.

O poema procura induzir o leitor a uma atmosfera mística e hipnótica. Temática essa que foi fielmente reproduzida muito bem na tradução de Fernando Pessoa, e não tão bem na de Machado de Assis. Sobre ?O Corvo? não tenho nenhuma ressalva, é uma obra absolutamente envolvente e, segundo os ensaios de Poe, meticulosamente planejada e executada com esse objetivo.

Os ensaios se tornam as vezes maçantes pela quantidade avassaladora de jargão técnico de Poe, embora ele tenha uma característica irreverente e divertida em sua dissertações a respeito de regras pré-estabelecidas e aos ?eruditos profundos?, que as criaram. Percebi um caráter fortemente lógico e crítico em Poe enquanto lia os ensaios. Além do que, tanto os ensaios dele quanto os de Paulo Henriques Britto se mostraram profundamente informativos e ensinadores.

Agora falando de Paulo Henriques. Fiquei absolutamente embasbacado com a proficiência em tradução demonstrada por ele. Paulo traduziu não só os ensaios como cada um dos poemas dos diversos autores citados por Poe durante estes nas notas de rodapé, mantendo os esquemas de rimas e seus significados quase sempre intactos. Paulo Henriques exibe uma capacidade incrível de tradução e me impressionou muito nesse aspecto.

Além disso, o entusiasmo dele em relação a técnica da escrita de poemas e ao autor Poe demonstrou um aspecto humano que me envolveu muito mais fortemente nos ensaios de autoria de Paulo. Foi como ter uma aula com um professor apaixonado pelo que ensina. Uma expressividade de sentimento crucial para a leitura e para a escrita de poesias. Sem dúvidas vou pesquisar mais sobre Paulo Henriques Britto depois de ler essa obra.

?O Corvo? é um livro técnico que exibe padrões de linguagem que podem ser complexos e não recomendáveis para alguém buscando ler uma narrativa ou apenas o poema. Mas é absolutamente fascinante do ponto de vista de escritores como eu.

Gleidson Pedro 05/02/2024

Profeta!, exclamei. Coisado demo!
Ainda assim, profeta, se pássaro
ou demo!
Pelo Céu que se curva sobre nós - pelo
Deus que ambos adoramos
Dizes a esta alma corroída pela tristeza, se,
no distante Éden
Há uma santa dama que os anjos chamem
Lenore,
Há uma rara e radiosa dama que os anjos
chamem Lenore?

Yasmin.Lopes 04/02/2024

Não é bem meu tipo de livro por conta de ser um poema com um ar bastante musical. Porém, a leitura não deixou de ser interessante.

Arih 29/01/2024

O poema é como uma montanha-russa, você sente calafrios com a presença constante do corvo, que simboliza a morte e se emociona com a força do amor que persiste após a perda.

Recomendo a leitura de "O Corvo" a todos que apreciam poesia de qualidade, especialmente aqueles que se interessam por temas como a morte, o amor, a perda e o luto. É um poema que te marcará profundamente e te fará refletir sobre a vida, a morte e a força do amor.

Mari Vannucci 25/01/2024

Nunca mais
E a minh'alma dessa sombra, que no chão há mais e mais, Libertar-se-á... nunca mais!

Gosto muito desse poema de Poe. A musicalidade, a ambientação sombria, a melancolia?

Mica/Dalbem 23/01/2024

NUNCA MAIS.....
Perfeito, cativante, uma atmosfera assombrosa, amei ler este poema, havia ouvido falar muito pouco de Poe , e quando eu vi o livro, precisei ler...
E estou apaixonada demais ??
Perfeito amo livros com atmosfera que este poema/livro traz...

Iza 22/01/2024

O aniversário de 215 anos de Edgar Allan Poe despertou a vontade de reler "O corvo", poema que gostei bastante há um tempo atrás mas que não lembrava de nada. Dessa vez peguei essa edição visando ler não só a tradução mas também o original. Essa edição contém as duas traduções mais conhecidas, de Fernando Pessoa e de Machado de Assis. Em todas as versões foi possível fazer várias interpretações, anotações e marcações que se tornaram favoritas.

Me apaixonei novamente por esse poema. A escrita do Poe é extraordinária. Fico pensando como se deu o processo criativo com toda a fonética, musicalidade e profundidade do tema. Incrível também a forma primorosa como os autores traduziram, conseguindo manter o significado do poema e utilizando da melhor maneira as palavras.
Laura Januário 22/01/2024minha estante
Não sei se você já leu, mas existe um ensaio dele chamado ?A Filosofia da Composição?, onde ele faz a análise de seu próprio poema - O Corvo. É bastante interessante!

Iza 22/01/2024minha estante
Aaa obrigada pela indicação Laura! Vou procurar

Tiago.Guedes 22/01/2024

Nunca mais
A primeira vez que li O Corvo, fiquei impressionado pela sua atmosfera sombria e perturbadora. A linguagem estilizada e a musicalidade do poema me deixaram fascinado.

O poema me fez refletir sobre a natureza da morte e do amor. A história do narrador e sua amada Lenore é uma história de amor e perda. A presença do corvo, que representa a morte, é uma ameaça constante à felicidade do narrador.

O poema me deixou com uma sensação de melancolia e tristeza. É um poema sobre a perda e a impossibilidade de reviver o passado. No entanto, também é um poema sobre o poder do amor. Mesmo na morte, o amor pode persistir e causar dor.

O poema é uma obra-prima da literatura que continua a fascinar leitores de todas as idades. É um poema que vale a pena ler e reler, pois sempre revela novos significados.
Pedro 22/01/2024minha estante
Excelentíssima resenha!

Iago 21/01/2024

Poema curto.
Para Poe, um poema tem que ser curto. Algo para ler de uma vez e ficar extasiado. Seguindo a métrica, seguindo a ordem matemática, sendo perfeito. O poema em si é muito bom, sombrio e instigante. Os ensaios, para quem como eu não é um especialista, podem ser um pouco técnicos e enfadonhos. No mais, notei que Poe era bem arrogante e cheio de desafetos, genial e problemático, aparentemente morreu misteriosamente após uma vida curta. Do jeito que um poeta tem de ser. Ou não. Era um camarada complicado. Deveria ser uma companhia desagradável e pedante. Ah, o que sei? Apreciemos as boas obras.

Ricardo Lopes 20/01/2024

Primeiro poema
Primeiro poema que leio por vontade própria.

A tradução é legal mas a versão inglês é sensacional, o que faz essa versão bilíngue ser perfeita.

Sara mel 17/01/2024

O corvo
Um lindo e meio trágico poema ,
N se tem muito oq dizer ,apenas q é muito interessante a discussão trazida neste poema , bem dramático e divertido. Recomendo ler em voz alta , pois fez eu gosta ainda mais !

Carolysm!! 17/01/2024

Não sei o quê colocar no título.
Terminei esse livro em pouquíssimo tempo, e valeu cada segundo. Ilustrações lindas e ótima escrita. Por se tratar de um livro de poemas, creio eu que cada um terá uma interpretação diferente do quê se trata, mas isso em si já é ótimo para crescimento pessoal. Ótimo livro.