Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Giovana 24/01/2024

Li em uma sentada só!
Esse livro é tão sobre a adolescência e mais ainda sobre amizade e se descobrir no mundo. É incrível acompanhar Aristoteles se conhecendo aos poucos a medida que vive descobrindo seus sentimentos e o mundo com Dante (como a vida funciona, como é ter uma rotina e conciliar coisas triviais com a identidade de ser quem é com o que deseja ser). É sobre autoestima, problemas familiares e lutas internas que escondemos por acharmos que somos mais inteligentes evitando algo do que encarando de frente. É sobre amar e negar o amor, é sobre proteção, relação entre pais e filhos e, principalmente, sobre a raiva que nos domina e a prisão que entramos quando não conseguimos aceitar que amamos quem amamos. Mal posso esperar para ler o próximo livro. Uma leitura fácil, leve e trivial em todos os pontos. Amei e amo tanto Dante quando Aristoteles, se gostei dos idiotas adolescentes, nem sei o que sentirei com eles adultos.

Mateuzinhz 23/01/2024

Não me arrependo!?
Já posso começar dizendo que gostei bastante do livro :)
Os capítulos são muito curtos, isso acabava ajudando muitoo na leitura.
Ari e Dante ganharam meu coração ?
Me identifiquei muito com algumas partes do livro, no caso dos pais do Ari.
O livro trata de assuntos muitos pesados que a autora sobre retratar muito bem.
Recomendo muito! ?
Kelly 24/01/2024minha estante
Esse livro é muito gostosinho de ler!!! Fofo demais o relacionamento do Ari e do Dante!

Adrian55 23/01/2024

La vida
Ao longo dessa leitura, pude retornar várias e várias vezes aos 15, 16 e 17 anos. Época adolescente ?.

Acho que li tão rápido que não me permiti sentir tudo que o livro ofereceu. Mas, sem sombra de dúvidas, o autor foi certeiro em toda a trama.

O livro mostrou cuidado, dedicação e atenção. Amei a (des)construção de Ari em todo o decorrer da história. Consegui sentir a angústia dos sentimentos sufocados.

Enfim, leia. Só leia.???

Ps: Falei época dos 15 anos, mas só tenho 23?

hsjrock 23/01/2024

Esse livro é perfeito, o desenvolvimento dos personagens, da amizade e do romance deles. Uma leitura super gostosa, me prendeu muito, mal posso esperar pra ler o volume 2.

Pedro.Iderik 23/01/2024

Mais-que-perfeito
Nunca entendia a existência do pretérito mais-que-perfeito, como algo pode ser mais que perfeito? Mas esse livro, ele é mais que perfeito, simplesmente isso, descrevê-lo em outras palavras não seria suficiente, recomendo à todos!

angeltears 23/01/2024

Quando esse livro ficou famoso no ttk (há uns dois anos) eu queria muito ler, mas eu fiquei enrolando e só li agora pq vi pessoas falando que é parecido com Call Me By Your Name (um dos meus filmes preferidos). Eu gostei do livro, mas eu realmente deveria ter lido antes, pq mesmo que eu tenha só 15 anos (a mesma idade que o Ari tem no livro) eu sinto que eu iria me identificar mais.
Em algumas partes eu achei o Ari bemmm chatinho mas tudo bem, no geral, eu gostei do livro e fico feliz que eu tenha lido no verão

emi 23/01/2024

Confesso, o livro não me prendeu muito no começo, fiquei bem desmotivada em ler ele, mas também não me recordo ser por uma ressaca literária ou pelo livro em si, mas após os 10 primeiros capítulos eu simplesmente me apaixonei. O livro é muito legal e eu realmente gosto do Dante e do Ari, eles são tão legais e fofinhos, fico encantada quando lembro deles. Apoio a leitura e recomendo se aprofundar nessa história também.

Felipenho 23/01/2024

SURPREENDENTE!!
Estou sem palavras!!

Este não é apenas um livro que fala sobre romance. É um livro que trata do amadurecimento, que trata das diferentes famílias que existem, que nos mostra o preconceito enraizado na sociedade. Benjamin Alire Sáenz consegue transmitir para o leitor tudo isso de maneira espetacular.

O crescimento de Aristóteles durante a história é perceptível. De início, conhecemos um jovem que reprime suas emoções, que não gosta de compartilhar nada com ninguém. Porém, a cada capítulo, você consegue sentir Ari se abrindo ao mundo, à sua família, a Dante. Ele vai deixando de ser uma pessoa desinteressante, que não tinha interesses concretos nem vontade de se relacionar com os outros, e torna-se, cada vez mais, profundo.

Desde sua aparição, Dante se mostra um garoto diferente, no bom sentido. É extrovertido, inteligente, tem bons hábitos. É ele quem salva Ari de sua solidão, de suas barreiras emocionais. Que o faz crescer. Apesar de se mostrar um rapaz curioso e feliz, ele também tem seus problemas íntimos. O sentimento de vergonha, de achar que irá desapontar os pais, o acompanha durante toda a narrativa.

Se em pleno século XXI é difícil fazer parte da comunidade LGBT+, imagina em 1980, quando a maior parcela da população era extremamente preconceituosa ? E Bernardo, irmão de Ari, retrata isso muito bem.

A partir de certo ponto, percebi que as "amigas" de Aristóteles foram colocadas de lado. Quando estava começando a gostar delas... *PUF* Sumiram. O mesmo ocorre com as irmãs de Ari. Acho que elas poderiam ter sido melhor aproveitadas.

Outro coisa que não gostei tanto foi o fato de que, em um determinado momento, Dante foi "esquecido" e desenvolvido por trás das cortinas. Acho que Benjamin poderia ter feito alguns capítulos com o ponto de vista de Dante para sabermos o que ele estava fazendo, ou passando, de maneira mais aprofundada, como ocorre com Ari.

A escrita do autor te prende e transmite os sentimentos dos personagens muito bem. Nem um pouco cansativa. Sem perceber, você lê 50 páginas e fica querendo mais.

Particularmente, AMEI a história. Achei que seria mais um romance bobo, como o de "E se fosse a gente", mas acabei me surpreendendo positivamente. Enquanto lia, tinha a idade dos personagens no começo do livro, e posso garantir que o trabalho do autor é demais! Ele consegue trazer os dilemas, dúvidas e medos que, por diversas vezes, eu mesmo tenho.

Vale MUITO a pena ler!

Ju_2204 23/01/2024minha estante
AAAAAAH VC ACABOUUUU, quero saber de tudo depois

Thais 23/01/2024

Um livro que entra no rol dos melhores livros lidos, sem dúvida. Ele é tocante e fofo na medida certa, é escrito de maneira mágica e muito inteligente.

Chorei lágrimas que nem sabia que tinha. Há uma cena que me deixou sem chão, totalmente. Principalmente pelo fato de eu saber que ela é real e acontece muito.

Depois, fui presenteada com um dos finais mais lindos no mundo dos livros, o que me fez chorar ainda mais. Valeu a pena, cada segundo.

Aristóteles é complexo, único, o tipo de personagem que você não entende de cara, mas sabe que essa é a intenção do livro. Dante parece um livro aberto, mas tem seus medos, suas angústias, seus furacões interiores. Juntos, os dois são simplesmente a peça do quebra-cabeça que faltava um no outro.

Larissa3348 23/01/2024

Como não se apaixonar por essa história?
Ari e Dante por conde começar. Ari era apenas um garoto de poucas palavras, tímido e até mesmo solitário, mas com muitos pensamentos e emoções. E Dante era um garoto carismático, carinhoso, inteligente, adora falar de tudo é mais um pouco. Parecem totalmente opostos, mas é verão e tudo pode acontecer. Dois garotos de 15 anos nas férias, energia pra gastar, livros pra ler, e assuntos para conversar. Se vc quer um livro que aquece o coração, que reflete sobre a vida, e que vc vai dar sorrisos sinceros, e gritinhos de alegria, esse certamente é o livro certo pra vc! É um livro muito gostoso de ser ler. E mal posso esperar para ler o segundo.

Andre 22/01/2024

Bom?!
Eu achei este livro interessante pois ele tem uma história bem construída mas que ao meu ver não cria muita química entre os dois principais, durante todo o livro passa a impressão de que são literalmente apenas amigos que no final decidem que estão apaixonados, e durante a história tem uma certa transfobia que ao meu ver deveriam ter deixado uma nota para que um desavisado não saísse da leitura com aquela informação normalizada, não acho que ess parte deveria mudada ou ser apagada já que a história se passa nos anos 80/90 e na época a maior parte da pessoas realmente pensavam assim (infelizmente hoje em dia ainda são muitas), eu só acho que deveriam ter deixado essa nota esclarecendo essa parte (no meu livro físico eu mesmo fiz isso pra caso um dia ele caia nessas mãos)

19eighty-fine 22/01/2024

O quanto esse livro me surpreendeu não tá escrito. eu amei, eu fiquei obcecada (ainda estou), eu chorei, eu ri e eu surtei (e também quis me matar). acontece ????? mas tô falando serião melhor livro EVER. eu sou uma mistura do Ari e do Dante (principalmente do Ari). toda a história de amizade, auto conhecimento, o jeito que o Dante era livre e falava das coisas numa boa com os pais e com o Ari quando muitos não conseguem falar nada, porque os pais têm algum tipo de preconceito (como os meus), todo o desenvolvimento de caráter do Ari e a forma que ele é, é tão esse emoji ? (não me pergunta, mas faz sentido pra mim).

eu só queria ser eu mesma com os meus pais.

Felly0 22/01/2024

Magnífico
"Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa"

Que livro gostosinho de ler devorei tão rápido de tão bom que é Avi e Dante são meu conforto, os desafios e tudo mais que eles enfrentam são tão reais que é fácil de se identificar, gostei bastante dessa obra muito fluida e fácil de se ler.

damas 22/01/2024

Tudo é tao confortavel, ate a confusao da vida deles é adoravel
a escrita te leva ao fim do livro como uma manteiga derretida, rapida e leva
eu amo e quero o segundo